O Mercado Livre é seguro?

Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Garantir sua segurança na hora de comprar e vender na internet é fundamental para proteger seus dados e dinheiro.

O Mercado Livre é uma das principais plataformas de marketplace na América Latina, apesar disso, é muito importante sempre se manter atento na hora de comprar e vender.

A natureza dos marketplaces faz com que diversas pessoas tentem se aproveitar da plataforma para aplicar golpes e fraudes.

Por isso, sites sérios oferecem recomendações, precauções e programas para garantir sua segurança como cliente ou vendedor.

Confira a seguir nosso artigo para descobrir se o Mercado Livre é seguro e aprender algumas dicas de como usar o site com segurança.

O Mercado Livre é seguro?

Assim como já explicamos, nenhuma plataforma de marketplace está livre de usuários mal intencionados e possíveis golpes.

Por isso, para avaliar se um serviço é seguro, é importante conferir quais são as ferramentas e as medidas tomadas pela empresa para mitigar qualquer risco aos seus usuários.

Vamos conferir a seguir os principais recursos que o Mercado Livre oferece para garantir a segurança de seus usuários.

Pagamentos pelo Mercado Pago

O Mercado Pago é a plataforma de pagamentos do Mercado Livre, que oferece mais camadas de proteção para seus usuários.

A ferramenta funciona como uma garantia para o cliente quando utilizada, liberando o dinheiro para o vender apenas quando a mercadoria tem sua entrega confirmada e está em conformidade com o anúncio.

Avaliação de vendedores pelos usuários

O perfil dos vendedores na plataforma conta com um indicador que mostra a qualidade do seu atendimento e se os seus envios são entregues dentro do prazo.

Essa é uma ferramenta importante, pois permite que os clientes evitem vendedores problemáticos e optem por comprar a partir de lojas mais seguras.

Além disso, é possível conferir perguntas feitas por clientes interessados e as respostas feitas pelo vendedor.

Todo produto também conta com um espaço para avaliações, onde os clientes podem compartilhar sua experiência com o produto, recomendando ou não a sua compra.

Programa Compra Garantida

O Mercado Livre também criou o programa Compra Garantida para garantir mais segurança aos seus usuários.

O objetivo desse programa é garantir que o dinheiro dos clientes seja protegido até que receba seus produtos. Caso recebam e o item não seja o esperado ou se arrependam da compra, a plataforma irá se responsabilizar pelo reembolso.

Usando o seu serviço Mercado Envios, a empresa é capaz de garantir que esse processo funcione da melhor forma possível desde a entrega até a possível devolução.

O programa consiste em:

  • Garantir o reembolso em caso de contingência ao receber sua compra.
  • Proteger o dinheiro durante todo o processo.
  • Caso o cliente não receba o produto, o Mercado Livre assegura 28 dias de cobertura a partir do momento da compra.
  • No caso de arrependimento ou produto diferente, com defeito ou incompleto, o cliente tem 30 dias corridos para solicitar a devolução.

Para utilizar o recurso basta acessar a página do programa Compra Garantida.

Verificação de identidade

Também é importante ressaltar que a plataforma conta com recursos para identificar a identidade dos vendedores, adicionando outra camada de proteção para diminuir o risco de golpes e perfis falsos.

Como comprar no Mercado Livre com segurança?

Confira a seguir as principais dicas para comprar no Mercado Livre com segurança.

1. Confira se o vendedor é MercadoLíder

É importante sempre conferir se o vendedor oferece um bom atendimento e faz suas entregas no tempo esperado. Essas informações podem ser conferidas no espaço da direita da página.

2. Faça perguntas ao vendedor

Assim como as compras em qualquer tipo de ecommerce, ler as avaliações de produtos é importante.

Contudo, o Mercado Livre oferece uma opção mais direta para esclarecer suas dúvidas. É possível deixar perguntas ao vendedor.

Portanto, quando tiver qualquer tipo de questionamento, confira se o vendedor já respondeu alguma pergunta parecida. Caso contrário, deixe a sua pergunta.

3. Dê preferência ao Envio Full

Uma dica interessante é preferir produtos que contam com o método de envio Mercado Envios Full.

Essa modalidade de envio é feita pelo próprio Mercado Livre, que conta com um centro de distribuição para armazenar os produtos e gerenciar a logística.

É uma forma de garantir mais segurança tanto para vendedores, quanto para compradores.

4. Adicione todas opções para recuperação de senha

Proteger sua conta também é muito importante, portanto, garanta que todas as suas informações para recuperação de senha estão atualizadas em sua conta:

  • Mensagem de texto
  • Email alternativo
  • Pergunta secreta

5. Use um código de segurança em seu celular

O Mercado Livre conta com uma integração com o app Authy. A partir dele é possível configurar um código de acesso que será enviado para seu celular ao fazer o login em sua conta.

O aplicativo está disponível apenas para dispositivos móveis Android e iOS. Para instalar a configuração, siga os passos:

  1. Acesse Minha Conta
  2. Configuração
  3. Segurança
  4. Código de segurança

6. Tome cuidado com qualquer email suspeito

Enviar emails para roubar dados é uma forma comum de golpe na internet. Portanto, esteja sempre atento às mensagens que chegam em sua caixa de entrada.

Sempre lembre de checar o remetente, caso o e-mail venha de um endereço que não seja mercadolivre.com.br ou @mercadopago.com.br, ignore e apague a mensagem.

Inspecione links antes de clicá-los. Ao passar o seu mouse sem clicar sobre um link, é possível ver a página para qual ele irá direcioná-lo.

Caso o endereço não comece com www.mercadolivre.com.br ou www.mercadopago.com.br, não clique.

Sempre tome muita precaução com seus dados sensíveis. Mensagens que solicitam seus documentos ou dados de cartão de crédito não são verdadeiras, já que esse tipo de consulta nunca é feito através de email.

Qual é mais seguro: Mercado Livre ou Amazon?

Não existe uma forma objetiva de responder essa pergunta, já que as duas plataformas têm expressão internacional e oferecem diversas medidas de segurança para seus usuários.

Contudo, é importante avaliar suas necessidades e as particularidades de cada plataforma para escolher a melhor opção na hora de comprar.

Geralmente consumidores que buscam por mais opções e preços mais acessíveis preferem comprar no Mercado Livre, já quem valoriza um atendimento ao cliente mais completo e a possibilidade de frete grátis opta pela Amazon.

Descobriu se o Mercado Livre é seguro?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como o Mercado Livre é seguro e apresentado dicas úteis para evitar problemas comprando na plataforma.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre esse tipo de plataforma para começar a vender online, confira nosso guia completo sobre o que é marketplace e como esse modelo funciona.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download