5 dicas para bater metas de vendas no seu Ecommerce

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Luciano Santos
Luciano Santos
Strategic Partnership (Loja Integrada e Xtech Commerce)

Metas, de forma geral, são importantes para qualquer parte da empresa. Seja em âmbito organizacional, departamental ou individual, as metas ajudam a empresa a colocar todos os colaboradores trabalhando pelo mesmo propósito — além de motivar os profissionais. Independentemente do nível hierárquico, há um objetivo, um foco para seguir.

No caso das metas de vendas, especificamente, elas têm um valor ainda mais especial. Afinal, as vendas estão no centro dos negócios, não é mesmo? Confira nossas dicas neste texto!

Por que é importante bater metas de vendas?

Alcançar metas, de uma forma geral, é importante para a motivação, pois gera um senso de sucesso e capacidade — e isso anima qualquer pessoa para persistir e atingir melhores resultados.

Mas, além de empolgar equipes, as metas de vendas, especificamente, ajudam a garantir que a empresa obterá os resultados de que precisa para continuar funcionando. As vendas geram a principal receita do seu negócio, por isso, esses objetivos devem ser estabelecidos com assertividade e atingidos continuamente.

5 dicas para bater metas de vendas

A seguir, vamos listar algumas dicas úteis que podem ser adotadas por você e pela sua equipe!

1. Crie pontos de verificação

Pontos de verificação são aqueles momentos em que você para tudo o que está fazendo para medir os resultados: de negociações que estão se encaminhando para fechar a desafios enfrentados para bater metas de vendas.

O ideal é criar pontos de checagem antes do prazo final estipulado para a meta. Além disso, é importante estabelecer esses momentos de verificação com certa frequência — diariamente, semanalmente, mensalmente e assim por diante.

2. Pense fora da caixa

Se você está analisando seus pontos de verificação e percebendo que não está perto de atingir os resultados da forma como gostaria, talvez seja a hora de olhar para as suas estratégias e pensar fora da caixa.

Você não vai conseguir resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Então, pense e reflita sobre ideias inovadoras que vão colocá-lo(a) em outro patamar.

3. Reveja as metas

Se, mesmo com as duas ações anteriores, você segue com resultados abaixo do que gostaria, pode ser o caso de rever as suas metas. Talvez elas sejam agressivas demais, não levem em consideração as flutuações do mercado, entre outros. Lembre-se de que as metas devem ser realistas!

4. Analise as suas tarefas

Analisar as tarefas e processos da empresa também é essencial para ajudá-lo(a) a bater metas de vendas. Eles estão orientados para as suas metas? Você está priorizando aquelas atividades que vão colocá-lo(a) mais perto das suas metas? Você está procrastinando algo que poderia colaborar mais com os seus resultados?

Se você não pode se dar ao luxo de focar exclusivamente em bater metas (por exemplo, se o seu negócio for pequeno e não tiver um time de vendas), defina dias ou períodos na semana para dedicar-se exclusivamente a isso.

5. Concentre-se nos clientes rentáveis

Você pode dedicar muito tempo a um cliente que não está pronto para uma compra ou em outro que vai gerar rentabilidade. Em qual você apostaria? A resposta é óbvia e fácil, mas a verdade é que nem todos os vendedores percebem isso. Atenção! Isto não quer dizer que você deva deixar nenhum consumidor de lado, mas talvez eles não devam estar com a equipe de vendas, e sim com outra.

Isso é importantíssimo para lidar com os consumidores que chegam até a empresa e oferecer um atendimento personalizado. Se o visitante da sua loja ainda não está preparado para uma compra, o ideal pode ser passá-lo para a equipe de marketing de conteúdo, por exemplo, para que ele receba mais informações sobre a empresa.

Classifique os interessados que chegam até a sua empresa. Em que etapa da jornada de compra ele estão? Estão prontos para se converter em clientes? Precisam de um mais tempo para conhecer melhor o produto e/ou a empresa? Com base nisso, a equipe de vendas poderá concentrar todas as suas energias em pessoas que já querem realizar uma compra.

Como você pode ver, entender melhor quem é a pessoa que chegou na sua empresa é fundamental para dedicar esforços para os consumidores certos. Ou seja, aqueles que estão no momento ideal para converter, para quem você sabe o que falar e cujo estágio da fase de compra já foi identificado, para abordá-los no timing perfeito.

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