Como Migrar Seus Clientes do Instagram Para a Loja Virtual

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Davi P.
Davi P.
COO

Hoje, o Instagram conta com diversos recursos que permitem a transformação de seu perfil de negócios em um verdadeiro ecommerce dentro da rede social. Nele, é possível listar seus produtos, marcá-los em imagens e vendê-los de forma prática.

Mas será que o Instagram realmente é a melhor plataforma para seu ecommerce? Quando é a hora de trazer seus clientes para uma loja virtual? Se já se questionou sobre algum destes pontos, nos acompanhe enquanto tratamos sobre como a loja online pode ajudá-lo a reter clientes e fazer seu ecommerce crescer.

Antes de mais nada, é importante oferecer o mesmo canal de comunicação disponível no Instagram em sua loja. Se lá clientes podem conversar através do Direct, na página de seu negócio você precisa de um chat para oferecer a mesma experiência. Para isso, instale o JivoChat e confira todos os recursos projetados para ajudá-lo a converter mais.

Como alinhar o Instagram com suas estratégias de marketing digital

As campanhas com o objetivo de alcançar consumidores e levá-los direto para seu site geralmente ganham destaque nas estratégias de marketing digital. Contudo, conquistar uma boa base de seguidores e torná-los fã de sua marca é uma maneira de vender enquanto a autoridade de sua marca aumenta.

Compreender todos os recursos que o Instagram oferece e sua dinâmica com o ecommerce é essencial para aumentar os resultados da sua loja virtual. Quem desejam sucesso na plataforma precisam se especializar, por isso recomendamos o curso Estratégia de marca no Instagram, que cobre desde a criação de perfis comerciais até a dicas sobre o algoritmo da rede.

Por quê migrar para a loja virtual?

Existem diversos aspectos e métricas que podem afetar nossa decisão de trazer nosso ecommerce para uma loja virtual, especialmente quando já está concretizando vendas no Instagram. É importante saber identificar quais são os sinais e motivos que podem nos levar a fazer isso, assim como entender quando é a hora certa de migrar para uma plataforma de ecommerce.

Para isso, vamos avaliar algumas das vantagens e melhorias que podem ser alcançadas ao trazer sua base de clientes do Instagram para a loja. E a partir destes diferenciais, você conseguirá entender qual o melhor momento para fazer isso.

1. Escalabilidade do seu negócio

Um dos pontos mais importantes e com maior impacto em seu ecommerce é o quão escalável é a sua estrutura de vendas no Instagram. O Instagram Shopping permite que usuários façam comentários nas postagens de seus produtos e também deixa que seus clientes em potencial conversem com você através do Direct.

Além disso, é possível organizar seus produtos em categorias utilizando os recursos da ferramenta. Porém, a medida que seu negócio crescer, poderá encontrar barreiras enquanto utilizando apenas o Instagram para vender online, especialmente na questão do atendimento.

O Instagram não permite que você contrate mais agentes de suporte para que possam trabalhar simultaneamente e suprir uma demanda de atendimento elevada, por exemplo. Isso significa que quanto mais leads conseguir, mais difícil será responder à todos na velocidade necessária para mantê-los satisfeitos e interessados.

Se você está perdendo conversões pois não consegue acompanhar esta demanda, está na hora de migrar para uma plataforma de ecommerce e instalar sua própria solução de chat online. Fique atento à este indicativo.

Migrar do Instagram para a Loja Virtual Escalabilidade

2. Qualidade do atendimento

Apenas suprir a demanda de visitantes solicitando atendimento não é o suficiente. Além desta questão, o Instagram também limita suas possibilidades de oferecer um atendimento personalizado, ou mesmo uma experiência omnichannel à seus clientes.

Diferente do Instagram Direct (o canal de comunicação da rede social), com uma plataforma mais robusta e completa de atendimento ao cliente na sua loja virtual, você poderá conectar diferentes canais para oferecer um atendimento integrado, de qualidade e personalizado à seus visitantes.

O chat online na loja permite que você possa colher dados de seus visitantes, entender suas preferências e segmentar sua base de clientes. Melhorando significativamente os resultados de suas campanhas de e-mail marketing, assim como sua estratégia de vendas e ações publicitárias.

3. Maiores oportunidades de conversão

Seus posts no Instagram servem muito bem o papel de engajar com sua base de seguidores e público alvo. Porém, eles não permitem que você aja de forma proativa para abordar visitantes. Na verdade, por mais que seja possível analisar métricas sobre quantas pessoas viram e clicaram em suas postagens, nada disso pode ser feito em tempo real, enquanto estão acessando suas ofertas.

Por outro lado, utilizando uma ferramenta de atendimento profissional na loja online, você será capaz de observar quais páginas e categorias seus visitantes estão acessando em seu site, em tempo real. A partir disso, poderá configurar convites proativos, abordando-os com ofertas, cupons de desconto, informações pertinentes à seus interesses e mostrando-se disponível para atendê-lo.

Esse diferencial faz com que seu ecommerce saia de uma posição reativa, apenas esperando que os clientes venham até seu canal de atendimento. Agora você pode ir até eles e facilitar a entrada no seu funil de vendas, impactando positivamente suas taxas de conversão.

4. Integrações com soluções de ecommerce

Outro fator a se considerar é que com o Instagram Shopping, você tem acesso a um número bem limitado de integrações, plugins e ferramentas que podem ajudá-lo a vender mais, como soluções de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.

Já na loja virtual, poderá utilizar diversos recursos para fortalecer seu ecommerce e conseguir vender mais. Alguns exemplos são ferramentas para carrinhos de compras, melhores possibilidades de visualização do produto na página (com alterações de cores, tamanhos, ou mesmo imagens em 360º), ferramentas para obter e disponibilizar avaliações de usuários e mostrá-los de forma mais prática, entre as mais variadas soluções.

5. Eu devo abandonar o Instagram?

É verdade que uma loja virtual oferece melhores oportunidades e ferramentas para acompanhar e administrar os resultados de seu ecommerce, mas isso não quer dizer que você deva parar de utilizar o Instagram, especialmente caso já tenha bons resultados na rede social.

Muito pelo contrário, migrar seus clientes do Instagram para a loja virtual tem como base melhorar ainda mais suas vendas e presença online. Continue utilizando a rede social juntamente à sua loja, como um canal de marketing digital e feito para engajar com seu público alvo.

A ideia é que, com sua loja online independente ao Instagram, você não fica preso a vender apenas aos usuários da rede social, ou seja, terá um alcance maior e poderá abranger uma nova fatia de clientes interessados em seus produtos.

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Agora que entende as vantagens e conhece as novas oportunidades para vender mais ao migrar do Instagram para a loja virtual, lembre-se que precisará de uma verdadeira solução de atendimento para acolher este fluxo de visitantes vindo da rede social e de outras fontes.

Para isso, faça a integração do JivoChat à sua loja e seja capaz de oferecer um atendimento de altíssima qualidade, com ferramentas de callback, transferência de arquivos e muitos outros recursos para ajudá-lo a conquistar e reter visitantes. Comece a utilizar agora mesmo, gratuitamente para até 5 agentes!

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