O que são objetivos SMART e como eles ajudam seu negócio

Tempo de leitura4 minutos
Victoria Salemi
Victoria Salemi
Editora de conteúdo na Nuvemshop

Quando você tem um negócio, precisa se preocupar com diversos aspectos para poder ter sucesso. Para muitos deles, você costuma criar metas e objetivos guiados por alguns números, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators, em inglês). Entretanto, existe uma forma de criar objetivos específicos que tornaram a estratégia do seu negócio muito mais clara.

Esses objetivos específicos costumam ser chamados de objetivos SMART. Esse segundo nome é um acrônimo com as iniciais de características que essas metas devem ter para que se tornem mais perceptíveis para você e para todos os envolvidos em seu negócio.

Se você tem ou quer criar uma loja virtual, por exemplo, é ótimo que você estabeleça aonde quer chegar com seu e-commerce. Entretanto, com os objetivos SMART, você poderá ajustar o que precisa e recalcular a rota do seu negócio, caso necessário, com muito mais agilidade. Então, vamos conhecê-los?

Objetivos SMART

Objetivos SMART, basicamente, são objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Vamos entender um pouco melhor o que significa, na prática, cada uma dessas características:

Específico (Specific)

Suas metas devem se traduzir em objetivos específicos. Isso significa que, quanto mais detalhado você for, mais fácil saber o que você está buscando. Então, por exemplo, ao invés de estabelecer algo como "aumentar os canais de venda da marca", opte por "começar a vender pela internet por meio de uma loja virtual" para torná-lo específico.

No exemplo acima, você já está deixando evidente a forma como vai aumentar seus canais de venda, qual será o novo meio por onde você vai comercializar seus produtos. Assim, fica mais fácil medir os resultados quando as ações começarem em prol desse objetivo.

Mensurável (Measurable)

Ao criar um objetivo mensurável, você incluirá métricas que você pode medir ao passo que atua para conquistar sua meta. Então, no exemplo de aumentar seus canais de venda, você poderia optar por "quero ir de um para quatro canais de venda em que minha marca atua".

Você consegue medir quantos novos canais atingiu. Pense em números e porcentagens para que você possa guiar seu trabalho. Assim, fica muito mais fácil que todos olhem e entendam exatamente o que se espera daquele objetivo específico.

Alcançável (Achievable)

Outro ponto fundamental dos objetivos SMART é que eles devem ser alcançáveis. Isso significa que você não deve criar um objetivo absurdo, que já está óbvio que ainda não chegou o momento para que você o atinja, por mais duro que você trabalhe.

Imagine que você acabou de contratar o serviço de uma plataforma de e-commerce e ainda não fez muitas vendas nessa sua primeira experiência como empreendedor, a de uma loja virtual. Será que já vale a pena colocar como objetivo para o mesmo ano escalar as vendas no e-commerce, começar a vender pelo Instagram e abrir uma loja física?

No exemplo acima, é pouco provável que todas essas metas sejam alcançadas. Portanto, trace objetivos que estejam ao seu alcance. Eles podem ser ambiciosos, é claro, mas não podem beirar o impossível!

Relevante (Relevant)

Também é importante que seu objetivo seja relevante. O que isso significa? Basicamente, que você deve correr atrás de metas que signifiquem algo para o sucesso do seu negócio.

Se você vende camisas na internet, um objetivo relevante pode ser aumentar em 40% o faturamento anual da sua loja ou aumentar em 70% o número de estampas ofertadas para os clientes. Os objetivos podem estar relacionados a diversas frentes da empresa, mas devem todos ser relevantes para atingir o principal propósito do negócio.

Temporais (Time-bound)

Por fim, é fundamental que esses objetivos sejam delimitados no tempo. Isso significa que você deve colocar um prazo para concluir suas metas. Dessa forma, esses objetivos não se perdem com o tempo.

Então, por exemplo, podemos pensar em um objetivo SMART completo para uma loja virtual fictícia da seguinte forma:

  • Aumentar em 50% o faturamento do e-commerce de camisas no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.

Determine seus objetivos SMART

Conclusão

Os objetivos SMART são uma forma de facilitar o trabalho em seu negócio. Isso porque, da forma como eles são estruturados, fica muito mais simples saber onde se está e aonde se quer chegar. Dessa forma, não só a pessoa que estabeleceu essa meta, mas toda a equipe pode trabalhar guiada por essas metas.

Esses objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais vão te orientar a trabalhar de forma muito mais assertiva para alcançá-los. Então, está pronto para definir seus objetivos SMART?

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