Otimize Seu Frete e Saiba Como Sair na Frente da Concorrência
A entrega é um dos elementos da logística que gera maior expectativa no público. E não é para menos. Nas compras pela internet, não é possível sair com o artigo embaixo do braço após o pagamento, diferentemente das lojas físicas. Um dos motivos que faz do frete o calcanhar de Aquiles de muitos vendedores online.
Por outro lado, não há como negar o quanto a experiência de compra virtual transformou parte do modo como o público adquire seus produtos. Antes, a única opção era enfrentar o trânsito, seja de carro, ônibus, bicicleta ou a pé mesmo.
Antigamente, era preciso ir pessoalmente às lojas. Hoje isso é uma questão de escolha. Assim como a forma de ter em mãos os artigos comprados. O que coloca o potencial do frete como critério de competitividade no e-commerce.
Portanto, sai na frente o lojista que souber aproveitar o frete como uma estratégia importante para as vendas!
Entenda como o frete impacta seus clientes
Atualmente comprar atirado no sofá ou no intervalo do trabalho se tornou tão fácil e intuitivo, que o público parece ter esquecido que sempre houve um custo no transporte de qualquer aquisição.
Afinal, se antes se gastava combustível e tempo para ir às compras, atualmente se ganhou em comodidade. Mas, essa despesa continua lá. E de alguma forma, o tempo envolvido pode ter se modificado, até otimizado, mas ele permanece na equação.
Por isso, a eficiência na entrega das encomendas online se tornou um fator de competitividade tão grande entre os e-commerces. Não são apenas os melhores produtos e preços que estão em jogo.
A briga passou a ser por quem consegue oferecer maior eficácia quando o assunto é ter conforto (que também equivale à menor tempo) durante a compra. E claro, se for barato, melhor ainda.
Neste cenário, uma forma de reduzir as chances do transporte espantar seus clientes é entender direitinho como funciona o cálculo de fretes. Você pode saber mais no artigo feito exclusivamente sobre este tema clicando no link: Como calcular frete e comparar preços.
Acompanhe o ritmo do mercado
Conforme a tecnologia avança e possibilita a criação de novas tendências de consumo, o público se torna a cada dia mais exigente. Antes bastava comprar sem sair de casa. Agora não. Facilidade se tornou sinônimo de agilidade.
Para ter condições de atender com qualidade as expectativas dos clientes, sem fazer seus lucros irem por água abaixo, é necessário ter bons contratos com transportadoras.
Entretanto, seria um grande erro tratar o frete meramente como um gasto do seu e-commerce! Principalmente quando ele pode ser usado para construir diferenciais interessantes.
Ainda assim, não há como fugir da questão custo-benefício na escolha de seus meios de entrega.
A estratégia então é pensar em novos modelos baseados nas características dos públicos que você pretende atingir. Se sua loja virtual atende todo o país, pode ser vantajoso oferecer algum tipo de condição especial para os consumidores no Sudeste, Sul e Nordeste.
O critério neste exemplo é direcionar um plus para as regiões onde moram as maiores concentrações de clientes online. Para ilustrar melhor, trazemos os números com a distribuição das vendas no país, conforme a pesquisa E-commerce Radar 2018, realizada pelo Neoatlas, referência em dados sobre o setor:
Onde os consumidores online estão concentrados
Invista em mais alternativas de fretes
Certamente você conta com mais de um fornecedor para equipar seu estoque, pois sabe dos riscos de ficar refém de uma única fonte. Com o envio das encomendas a lógica deve ser a mesma.
Ter uma tabela com preço e condições acessíveis não basta para garantir a eficiência de suas entregas. A grande sacada é dispor de um rol diversificado de transportadoras, com características distintas e especificidades que se complementam!
Ao ampliar as alternativas para envios, você fica preparado para solucionar com facilidade eventuais problemas. No caso de uma greve dos Correios ser deflagrada, quem utiliza também transportadoras privadas terá mais opções para não atrasar as entregas.
Vantagem semelhante pode ser vista no caso de uma paralisação como a dos caminhoneiros: lojistas que embarcam pedidos com empresas atuantes no modal aéreo são menos impactados.
Esteja atento às datas-chave do calendário
Todo vendedor sabe o quanto é essencial estar pronto para o aumento dos pedidos em cada data comemorativa. Entretanto, esse cuidado não pode englobar apenas o estoque. Seu frete também precisa comportar a elevação do volume de entregas!
Aqui é outro setor que a variedade de alternativas irá ajudá-lo, pois será possível enviar encomendas de acordo com os atributos de cada transportadora. Use isso na hora de planejar envios em grandes temporadas de vendas.
Avaliar a possibilidade de oferecer frete grátis, ou algum abatimento no preço do transporte também desponta entre as estratégias válidas para demandas sazonais.
O investimento em ofertas de envio distintas é possível com a segmentação por regiões que falamos mais acima. É possível empregar essa técnica através de cupons exclusivos. Assim se apresenta um frete mais em conta aos olhos do público.
Obviamente, cabe analisar se o preço será embutido no valor final do produto ou, se o seu faturamento tem como absorver o valor da entrega. Dessa forma, sua loja virtual pode fazer do transporte de mercadorias um diferencial e não um gasto!
Compare preços com uma calculadora de fretes
Todas as dicas que trouxemos neste artigo apontam para a mesma direção: tornar a sua gestão de fretes mais competitiva. Por isso, nossa última dica é que você confira os benefícios de uma calculadora de fretes.
Você pode encontrar esse serviço no Melhor Envio, um sistema que o ajuda a otimizar o capital destinado às suas entregas e o tempo gasto para isso.
Chega de burocracias e de ter que negociar individualmente tabelas de fretes. Com a nossa tecnologia, é fácil cotar envios com os Correios e transportadoras privadas simultaneamente.
Confira as ferramentas que podem ser decisivas para fazer seu e-commerce sair na frente da concorrência!
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!