Promoções de Black Friday na loja virtual: como criar as melhores

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Giovanna Quaresma
Giovanna Quaresma
Analista de Marketing na iSET

Focar nas promoções de Black Friday na sua loja virtual proporciona efeitos mais amplos do que o aumento nas vendas. Como resultado imediato das ações de promoção, você verá o número de clientes crescer. Afinal, conseguirá atrair mais público para conhecer seus produtos ou serviços.

Com boas promoções atrativas, você consegue fidelizar clientes. Isso significa que quem consome o que você vende tem uma percepção tão positiva da marca que a concorrência cai por terra, independentemente das comparações de preço. Além disso, os clientes que são fidelizados se tornam embaixadores da marca, isto é, ajudam a divulgar e a atrair novos consumidores. Contribuindo assim para a identidade da marca, com a qual ele se identifica.

A marca é consolidada: com os embaixadores da marca conquistados, sua empresa será vista como algo maior do que um logotipo no produto. A visibilidade e credibilidade também aumentarão em consequência e o seu negócio se tornará uma referência em seu nicho de mercado.

Agora que você provavelmente já está convencido sobre as vantagens de criar promoções de Black Friday na sua loja virtual, continue lendo e descubra como fazer as melhores!

Defina o objetivo das promoções de Black Friday

Fazer uma promoção sem um planejamento é um erro comum para iniciantes no assunto e que pode ser evitado. Afinal, tudo que você investe tempo e dinheiro merece um propósito.

Por exemplo, você está organizando uma campanha promocional com qual finalidade? Vender os produtos que estão virando o ano no estoque? Chamar novos clientes? Ganhar publicidade? Alavancar a venda de outros produtos que não estão na promoção?

Sempre que você iniciar uma nova promoção, o objetivo deve estar bem definido, pois ele pode determinar quais tipos de estratégias você vai adotar e quais as melhores formas de colocá-las em prática.

Conheça o público-alvo das promoções

Para fazer qualquer ação em uma loja virtual é preciso conhecer o público-alvo. Definir e analisar o seu público-alvo é a principal garantia de que a sua campanha atingirá os resultados esperados e de que seu orçamento não será desperdiçado.

Portanto, é preciso saber quem eles são, quais os seus hábitos de consumo, em quais redes sociais eles estão, como gostam de ser notificados sobre as promoções e que tipo de produtos estão buscando.

Esses procedimentos contribuem não apenas para maior efetividade da promoção, mas também para orientar a produção de conteúdo, os canais de divulgação a serem utilizados, as métricas a serem avaliadas, os produtos a serem oferecidos, entre outros fatores diretamente relacionados a seu público.

Ofereça o que o cliente quer

Seus clientes só perceberão o valor em uma promoção caso ela seja realmente relevante para os seus interesses. É importante que ele não se sinta enganado pela promoção e que os preços da campanha realmente ofereçam algo positivo.

A melhor forma de saber como oferecer valor ao cliente é descobrir quais mercadorias o cliente busca e oferecer descontos progressivos, mix de produtos ou compras relacionadas, para que assim ele compre dois ou mais itens de uma única vez.

Valorize clientes fidelizados

Manter um consumidor é muito mais barato do que conquistar novos clientes. E a melhor parte disso é que o cliente que é fiel à sua loja voltará a fazer compras periodicamente, sempre em busca de novos produtos ou para substituir os antigos.

Soluções como programas de fidelidade baseados em volume de compras, brindes e promoções exclusivas mesmo na Black Friday são uma excelente forma de manter o relacionamento com quem sabe reconhecer o valor da sua marca e contribui para o seu crescimento.

Toda promoção tem um prazo

Lembre-se disto: toda promoção precisa ter um prazo! Por óbvio, quando uma campanha começa a se estender, perde-se o senso de urgência e valor, sem contar o fato de criar a sensação em alguns usuários de que a ação foi falsa.

Você pode optar por fazer uma "Black Week" ou só ficar com o dia da Black Friday mesmo, mas cuidado para não estender demais, tornando o evento desinteressante.

Fixe um prazo e cumpra-o, mesmo se as vendas estiverem como você sonhou. Isso pode contribuir inclusive para a chamada "compra por impulso", já que na próxima promoção os usuários comprarão com um certo senso de urgência, uma vez que já sabem que realmente é um curto período promocional e não um blefe da sua loja virtual.

Além disso, também é possível fazer novas promoções na Cyber Monday!

Escolha bem o tipo de promoção a fazer

Sabe o que você deve levar em consideração para escolher bem o tipo de promoção a fazer na Black Friday? Cada oferta é focada em um objetivo ou público diferente. Dentre algumas boas opções para usar na Black Friday deste ano, estão: promoção progressiva, descontos/promoções tradicionais, descontos na compra em atacado, etc.

Meça os resultados

Independentemente do seu foco, toda campanha de promoção caminha para o mesmo objetivo final: aumentar a venda de produtos e, consequentemente, gerar mais lucro para a empresa.

E se é necessário investir algum tempo planejando a efetividade da promoção, também é ideal que se invista a mesma quantidade de tempo acompanhando e analisando o desempenho da ação.

Existem duas formas de fazer esse acompanhamento: por meio de uma análise em tempo real, compreendendo como cada produto e anúncio está se comportando ou quando a promoção termina para extrair relatórios que reúnam um compilado de boas práticas para auxiliar no planejamento dos próximos passos.

É interessante que ambos sejam utilizados, pois podem servir de insights em diferentes momentos da execução.

Chegamos ao fim do post, espero ter ajudado você! Agora, comece logo a planejar suas promoções, pois a Maior Black Friday de Todos os Tempos está chegando!

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Aproveite e confira também as 16 maiores dicas para a Black Friday da sua loja online!

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