15 dicas de SEO para ecommerce: como ranquear sua loja

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Investir na divulgação é uma das principais estratégias de lojas virtuais que desejam atrair cada vez mais visitantes qualificados para suas páginas.

Apesar de oferecer resultados, a mídia paga tem custos que fazem com que não seja viável para negócios pequenos e médios manterem campanhas ativas constantemente.

Nesse contexto, a busca orgânica é uma das principais ferramentas para que negócios digitais consigam se destacar e conquistar novos clientes.

Por isso muitos empreendedores preferem investir no SEO para ecommerce, que oferece a possibilidade de gerar tráfego qualificado sem precisar pagar por anúncios.

As buscas orgânicas geradas por essa estratégia são fundamentais para os ecommerces, gerando impactos significativos em suas vendas.

Se você tem interesse em aprender mais sobre essa técnica para aplicá-la em seu site, confira o nosso conteúdo com as melhores dicas de SEO para seu negócio virtual. Vamos lá?

O que é SEO para ecommerce?

Trata-se da prática de aplicar técnicas de SEO em sites de vendas, com foco em lojas virtuais.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre), um conjunto de técnicas e estratégias voltadas para melhorar o posicionamento orgânico de sites nos resultados de um mecanismo de buscas como o Google.

Portanto, o SEO para ecommerce pode ser entendido como o processo completo, levando em consideração o planejamento para implementar as otimizações até as aplicações de técnicas que aumentam o tráfego e geram vendas.

As otimizações podem ser realizadas de várias formas em vários aspectos diferentes de um site, como em seu conteúdo, especificações técnicas, usabilidade, links e ações externas.

Por que é importante fazer SEO para lojas virtuais?

Negócios de todos os tamanhos podem se beneficiar, e muito, de estratégias de SEO.

A visibilidade é algo fundamental para os resultados de um ecommerce, já que precisam competir com inúmeros concorrentes que também estão online.

O fato de ser o resultado de uma busca orgânica também é muito relevante. Segundo um estudo feito pela Conversion, consumidores brasileiros confiam 77% mais em resultados orgânicos do que em links patrocinados.

Portanto, estar no topo dos resultados nos mecanismos de busca é uma das melhores formas de fazer suas páginas receberem mais visitas.

Também é importante pontuar que esse tráfego gerado é qualificado e gratuito, conquistando a confiança do seu público e posicionando sua marca como autoridade em sua área de atuação.

Quais são os principais elementos de uma estratégia de SEO para ecommerce?

As estratégias de SEO se mostram cada vez mais importantes em um mercado onde os clientes são exigentes e atentos.

Confira a seguir os principais pontos que uma estratégia de SEO precisa ter e executar bem.

Conteúdo para todas as etapas da jornada de compra

A jornada de compra é um conceito importante de marketing que mapeia o caminho percorrido pelo cliente até a compra.

Ela começa quando o produto é descoberto, passa por etapas de interesse, comparação, decisão e compra.

É importante que sua loja virtual esteja presente para esse consumidor em cada uma das etapas, apresentando dados relevantes.

Suas páginas de produtos precisam ter descrições detalhadas, apresentar benefícios, dicas de uso, várias imagens, informações técnicas e avaliações de clientes.

Criar uma rede de links internos e externos é uma etapa importante da estratégia com o objetivo de gerar autoridade para seu site.

Isso é o link building e é algo levado em consideração pelos mecanismos de buscas na hora de ranquear os resultados.

Também é importante que suas páginas se referenciam umas às outras, criando uma boa experiência de usuário e mostrando que suas páginas têm relevância.

Se suas páginas tiverem relevância ao serem indicadas em outros sites, os sites de busca irão entender que seu site é confiável e uma referência em sua área.

Confira também nosso artigo sobre o que é Customer Success.

15 dicas de SEO para ecommerce para rankear sua loja

Confira a seguir as melhores dicas de como fazer SEO para ecommerce e gerar mais tráfego orgânico em sua loja virtual.

1. Defina as palavras-chave para seu funil de vendas

Definir as palavras-chave corretas para serem trabalhadas é uma das chaves para o sucesso com SEO.

São essas palavras que determinam como e quão fácil é para os consumidores encontrarem seu negócio nos sites de buscas.

É importante que seu site atraia tráfego durante todos os passos da jornada de compra, usando palavras-chave head tail e long tail.

As palavras head tail são voltadas para consumidores que ainda estão na etapa de pesquisa, por isso são mais curtas e gerais. Um exemplo seria "fogão".

Já as palavras long tail são mais específicas para consumidores que já decidiram o que comprar. Um exemplo seria "fogão cooktop 5 bocas frete grátis".

Entenda que as duas têm diferenças, apesar das palavras head tail gerar mais tráfego, elas são menos efetivas em taxa de conversão.

Já as palavras long tail atraem menos visitantes, mas têm uma chance maior de conversão por atrair consumidores que já estão perto do momento de decisão de compra.

2. Use bons títulos com palavras-chave

Após identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio, é hora de usá-las de forma inteligente em suas páginas para fazer com que os mecanismos de busca compreendam que são seu assunto principal.

Também é importante respeitar o limite de caracteres usado pelos mecanismos de busca, portanto, busque não passar dos 63 caracteres.

3. Mantenha as heading tags organizadas

Heading tags são recursos usados para classificar títulos e subtítulos em HTML.

Basicamente são códigos de marcação HTML conhecidos como H1, H2, H3, até o H6, sendo elencados por uma hierarquia de conteúdo.

Essa organização é importante para que os mecanismos de busca identifiquem com mais facilidade qual assunto está sendo abordado.

O H1 deve ser usado apenas uma vez por página. Já os outros headings podem ser repetidos, mas tome cuidado para não exagerar em seu uso.

4. Crie meta descriptions

A meta description é um texto descritivo que acompanha o título de páginas, sendo apresentado abaixo deles nos resultados em páginas de buscas.

Aproveite esse espaço para usar palavras-chave e criar textos que funcionem como pequenos anúncios que motivem o usuário a visitar sua página.

Utilizar esse recurso é importante para o seu ranqueamento. Lembre-se também de respeitar o limite máximo de caracteres usado pelo Google, que é de 160 caracteres.

5. Otimize suas imagens

Imagens são fundamentais para atrair a atenção dos possíveis clientes. Contudo, para o nível de SEO usar apenas imagens bonitas e de qualidade não é o suficiente.

Além de usar fotos interessantes e apresentar os detalhes de suas imagens, é importante que ela não seja pesada para afetar o tempo de carregamento de suas páginas.

Também é importante usar tag para indicar um texto alternativo que aparece quando a imagem não é exibida e a tag que está relacionada ao nome original do arquivo.

Nesse espaço, escreva uma descrição informativa e bem clara para que o Google entenda os elementos visuais presentes nesses arquivos.

6. Use URLs amigáveis

A URL é o endereço na internet do seu site, mas também é um elemento muito relevante para seu desempenho em SEO. Afinal, ela ajuda os mecanismos de busca a achar suas páginas e entender sobre o que elas tratam.

Essa lógica também é aplicada para os usuários. Portanto, preferia uma estrutura de URL mais simples e compreensível, use palavras-chave e descreva de forma clara o conteúdo da página.

Confira nossa lista com os melhores cursos de SEO da internet.

7. Crie boas descrições para seus produtos

Descrições detalhadas de produtos são importantes para qualquer tipo de público e consumidor.

Portanto, crie descrições interessantes, atraentes e bem completas quanto aos detalhes dos produtos.

Evite repetir textos padrões e repassados por fabricantes, pois outros sites podem usar esse mesmo conteúdo.

Busque criar um texto único, que desperte o interesse do consumidor e use as palavras-chave mais relevantes nesse trecho.

8. Faça a linkagem interna

A relevância de uma página é medida pelos mecanismos de busca através da linkagem interna, um fator muito importante para o ranqueamento em SEO.

Isso significa que páginas importantes que transferem suas autoridades para páginas menos acessadas fazem com que os mecanismos de busca entendam que essas páginas também são relevantes.

Isso faz com que as páginas internas tenham mais relevância para ferramentas como o Google. Portanto, quanto mais links internos de qualidade as páginas receberem, mais importantes serão e terão um melhor desempenho nos resultados.

9. Destaque as avaliações de clientes

Um comportamento comum de grande parte dos consumidores, antes de fazer uma compra, é conferir recomendações de outras pessoas que já adquiriram aquele item.

Portanto, se os seus produtos têm qualidade, é importante apresentar as avaliações e comentários de seus clientes.

Essa prova social pode ser o empurrão final que o consumidor indeciso precisava para comprar do seu site.

Isso porque as provas sociais oferecem confiança aos visitantes quanto a sua marca, já que podem conferir a experiência compartilhada por outros consumidores.

10. Otimize a velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do seu site e suas páginas é um item crucial no ranqueamento de SEO para ecommerce.

As pessoas consomem conteúdo na internet de forma rápida e não têm paciência para sites que demoram mais de 3 a 5 segundos para carregar.

Quando sites levam muito tempo para serem carregados ou terem suas imagens apresentadas, é bem provável que a maioria dos visitantes deixem sua página e procurem a concorrência.

Para evitar uma taxa de rejeição alta é importante conferir todos os itens do seu site que podem ser otimizados para diminuir o tempo de carregamento.

Uma dica importante é usar a ferramenta PageSpeed Insights, oferecida pelo Google, para medir a velocidade de carregamento e ajudar a corrigir erros que geram lentidão em seu site.

11. Organize a arquitetura do seu site

O SEO é uma estratégia importante para atrair visitantes para o seu site. Quando essas pessoas acessam suas páginas, é importante que sua loja virtual funcione corretamente, caso contrário, esses consumidores podem buscar a concorrência.

Busque criar uma arquitetura bem organizada que ofereça uma boa experiência de navegação para o usuário e para a leitura dos mecanismos de busca.

Use páginas completas, mas intuitivas e simples para que os visitantes possam entender com facilidade como funciona o seu ecommerce.

Busque manter a estrutura organizada e hierarquizada. Um exemplo seria: Página inicial > Departamento > Categoria > Produto.

Essa organização cumpre o papel de orientar os visitantes e funciona como uma linkagem interna.

Ao manter essa estrutura bem organizada, você irá ajudar os robôs do Google a passar pela sua loja virtual. Dessa forma, serão capazes de entender como as páginas se conectam e o sentido entre elas.

12. Fique atento quanto as mudanças do algoritmo

As dicas que passamos são valiosas para executar bem uma estratégia de SEO, apesar disso, o Google é uma plataforma que vive em constante mudança.

Isso significa que técnicas que funcionam bem hoje, podem deixar de gerar bons resultados na semana que vem.

Portanto, mantenha-se atualizado sobre as mudanças no algoritmo do Google e faça as alterações necessárias para que seu negócio continue relevante e bem ranqueado.

13. Crie páginas responsivas

Atualmente quem não presta atenção nos usuários mobile é deixado para trás. Isso porque usuários contam com uma experiência pior e os próprios mecanismos de busca dão prioridade para páginas responsivas.

Pense no conceito de mobile firts, a ideia de criar páginas primeiro para usuários mobile e depois adaptá-las para usuários desktop.

É importante que todas as suas páginas sejam bem adaptadas para qualquer tipo de dispositivo, proporcionando uma boa experiência de navegação para qualquer tipo de visitante.

14. Faça marketing de conteúdo

Por mais que o marketing de conteúdo não seja a estratégia ideal para todos os ecommerces, ele é uma forma interessante de trazer visitantes para marcas que desejam criar valor para seus consumidores.

Além disso, produzir conteúdo de qualidade pode ajudar seu negócio a se posicionar como referência em seu nicho, adicionando ainda mais valor para sua marca.

Outra vantagem desse tipo de estratégia é possibilidade de explorar ainda mais palavras-chave para gerar tráfego orgânico.

15. Use uma plataforma eficiente para seu ecommerce

Utilizar uma plataforma de ecommerce bem posicionada no mercado é uma forma interessante de garantir que sua loja virtual será otimizada.

Além disso, utilizar esse tipo de serviço facilita a construção e a administração de sua loja através de recursos de cadastro de produtos, métodos variados de pagamento, relatórios, acompanhamento de pedidos, entre tantos outros.

Confira uma lista com as principais opções disponíveis no mercado:

Ferramentas de SEO para ecommerce

Depois de conferir as dicas de como aplicar o SEO para ecommerce, confira algumas ferramentas que podem ajudar a otimizar sua estratégia.

GetGenie

É uma ferramenta completa para quem deseja otimizar conteúdos e fazer auditorias de SEO no seu blog ou site em parâmetros SEO.

Nessa ferramenta você terá recursos de análise SEO, pesquisa de palavras-chave para produzir o seu conteúdo, análise da concorrência e um assistente de IA para otimizar seus conteúdos de maneira que você alcance melhores resultados.

Além disso, também poderá utilizar a inteligência artificial para criar imagens personalizadas e atrativas para o seu público.

Ou seja, é uma ferramenta para quem deseja ganhar vantagem da concorrência e obter resultados mais rapidamente com trabalho simplificado.

Ahrefs

O Ahrefs é uma plataforma para otimização de SEO e estratégias de marketing digital.

A ferramentas faz análise avançadas de domínios e é uma ótima opção para gerenciar estratégias de backlinks.

Os recursos também ajudam a estruturar o link building em seu site.

Além disso, o serviço conta com recursos como: content explorer, site explorer, comparação de domínios, content gap, links quebrados e muito mais.

SEMrush

O SEMRush é um aplicativo utilizado para auxiliar estratégias variadas de marketing digital.

No campo de SEO, a plataforma ajuda negócios com backlinks, palavras-chave, mecanismos de pesquisa, auditoria de site e muito mais.

É possível utilizá-la para coletar informações sobre seu negócio e seus concorrentes, além de permitir conferir o desempenho dos seus conteúdos.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma extensão para navegadores que ajuda a explorar palavras-chave para sua estratégia de SEO.

A ferramenta permite descobrir volume de busca por palavras-chave, potencial dessas palavras para resultados orgânicos e pagos, analisar concorrentes e receber sugestões.

Principais erros de SEO que seu ecommerce deve evitar

Quem não tem muita experiência com esse tipo de estratégia pode acabar cometendo alguns erros na hora de fazer SEO para ecommerce.

Contudo, é muito importante evitar que esses erros aconteçam, pois eles podem atrasar seus resultados e prejudicar seu desempenho.

Confira a seguir os erros mais comuns e aprenda a evitá-los.

Conteúdo externo duplicado

Esse é um erro relacionado a páginas externas que copiam o seu conteúdo ou quando sua loja utiliza textos prontos de seus fornecedores e fabricantes.

Isso faz com que seja mais difícil para as plataformas de busca identificar qual dos sites é mais relevante.

Outro risco é ajudar sua concorrência a se posicionar melhor nos resultados, já que o Google pode entender que o outro domínio tem mais autoridade.

Algumas ferramentas que podem ajudar a conferir sites com o mesmo conteúdo que o seu são o CopySpider e o CopySpace.

Conteúdo interno duplicado

Esses são trechos de textos ou textos completos que aparecem em diversas URLs do seu site. Isso também pode afetar seus resultados.

A principal solução é usar a canonical tag, que serve para mostrar a prioridade de uma página e mostrar aos mecanismos de busca qual deve ser exibida.

A entrada e saída de produtos pode fazer com que páginas deixem de existir e gerem links quebrados.

Isso pode gerar o bastante conhecido "erro 404" ou "página não encontrada".

Uma forma de evitar esse erro é utilizar ferramentas para encontrar links quebrados em seu site. Também é possível atuar com o redirecionamento 301 fazendo os usuários serem enviados para outras páginas online.

O que achou das dicas sobre SEO para ecommerce?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado informações relevantes para ajudar em sua estratégia de SEO para ecommerce.

Caso tenha interesse em desenvolver uma estratégia completa e integrada, confira nosso artigo com as melhores ferramentas para ecommerce e alavanque seus resultados.

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