Taxa de Conversão: Como Medir e Como Aumentar?

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Davi P.
Davi P.
COO

Seja você um empreendedor digital, profissional de marketing, representante comercial ou alguém interessado em abrir seu próprio negócio, provavelmente já deve ter ouvido falar a palavra conversão diversas vezes em pesquisas e matérias de blogs.

Mas afinal, o que é taxa de conversão? Como calcular? Por que ela é importante e como você pode aumentá-la e, consequentemente, impulsionar os resultados de seu negócio?

É para responder a todas estas perguntas que criamos este conteúdo. Aprenda tudo sobre a taxa de conversão e confira nossas dicas sobre o que fazer para converter mais visitantes em clientes em seus canais de vendas digitais.

O que é taxa de conversão?

Essencialmente, essa taxa é uma métrica utilizada para calcular os resultados e o retorno de suas ações, estratégias, campanhas, etc.

O resultado da conversão pode se identificar a partir de diversos tipos de ações, como:

  • Quantos visitantes preencheram um formulário de sua landing page e informaram e-mail de contato;
  • Quantos leads compraram um produto ou serviço após uma sessão de atendimento;
  • Quantos consumidores chegaram à sua loja e realizaram uma compra a partir de um anúncio nas redes sociais;
  • Entre diversos outros exemplos…

É possível afirmar que uma conversão acontece sempre que um cliente toma uma ação desejada - de acordo com os resultados esperados.

Inclusive, uma excelente forma de acompanhar as conversões em seu negócio é a partir da definição das etapas de seu funil de vendas.

Acompanhe a taxa de conversão através do funil de vendas

Dessa forma, sempre que o cliente atingir as próximas etapas: de visitante para lead, de lead para uma oportunidade, de uma oportunidade para um cliente cadastrado em sua base.

Por que acompanhar essa taxa?

Sabendo o que é a taxa de conversão, é importante reconhecer o porquê você deve acompanhá-la para cada ação individualmente. Sendo eles:

  • Ajuda a medir resultados de testes A/B e identificar o que funciona e o que não traz resultados;
  • Evita que desperdice dinheiro, recursos e tempo em ações que não estão gerando conversões;
  • Auxilia na previsibilidade de resultados, a partir dos resultados obtidos e avaliados de campanhas e ações que deram certo - desde que estas ainda sejam relevantes para o consumidor de seu negócio;

Afinal, se sua taxa de conversão for boa, isso significa que o que está fazendo está dando certo e gerando resultados.

Inclusive, especialmente no que diz respeito à campanhas de marketing digital, tanto no Inbound quanto no Outbound Marketing, buscar formas de impulsionar suas conversões deve ser um dos objetivos primários.

Como calcular a taxa de conversão?

Finalmente, está na hora de apresentar como você pode calcular a taxa de conversão - agora que já sabe onde aplicá-la.

Na verdade, este cálculo é extremamente simples e didático. Basta utilizar a fórmula a seguir e aplicá-la no cenário ou ação que deseja mensurar:

( Número de Conversões / Número de Consumidores Atingidos ) x 100

Onde o número de conversões é o resultado obtido (cadastros realizados, vendas, etc.) e o número de consumidores atingidos é o total de pessoas que tiveram qualquer contato com a ação em questão.

Para exemplificar, considere uma conversão de uma campanha de e-mail que objetiva reativar clientes inativos para que assinem o serviço vendido por um negócio. Se o e-mail for enviado para uma base de 5000 consumidores e 45 destes clicarem no link para reativar sua assinatura, a taxa de conversão seria:

( 45 / 5000 ) x 100 = taxa de conversão de 0.9%

Ou seja, esta campanha de e-mail marketing foi capaz de reativar e converter 0.9% dos clientes inativos da base utilizada.

Como saber se minha taxa de conversão é boa? De acordo com estatísticas da Invesp, a taxa de conversão de um ecommerce gira em torno de 2% a 4%. Ou seja, a cada 100 visitantes, este ecommerce realiza, em média, de 2 a 4 vendas.

Dicas para aumentar sua taxa de conversão

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como calcular, certamente deve estar curioso para saber o que pode ser feito para aumentar suas chances de converter consumidores através da jornada do cliente pelas etapas de seu funil.

Confira algumas dicas e aspectos que têm grande impacto em seus resultados:

1. Otimize todas suas páginas para conversão

O primeiro passo para aumentar suas conversões é gerar uma excelente primeira impressão.

Por mais que a tendência de comprar online continue a crescer dentre os consumidores brasileiros, transmitir credibilidade e profissionalismo é extremamente importante para reter clientes em suas páginas.

Por isso, imagens quebradas, erros de usabilidade, design não responsivo ou incompatibilidade com os dispositivos móveis (mobile) são aspectos graves.

Imagine realizar um disparo de e-mail marketing onde o template utilizar não carrega corretamente no smartphone de seus clientes, por exemplo. Este é o tipo de cenário que você deve evitar ao máximo.

Não perca: Como otimizar sua página de produto para converter mais

Otimize suas páginas para conversão

2. Alavanque seus canais de atendimento

O atendimento ao cliente não existe apenas para prestar suporte e resolver os problemas de clientes cadastrados. Inclusive, se você só atende consumidores para estes propósitos, está perdendo oportunidades de negócios.

Portanto, outro fator extremamente importante para aumentar suas taxas de conversão é alavancar o atendimento e oferecer uma experiência personalizada para cada visitante ou cliente que acessar sua página.

Para isso, considere inclusive investir em canais modernos, como é o caso do chat online - que apresenta um índice de satisfação de 73% entre os consumidores digitais, maior que qualquer outro canal oferecido.

Dessa forma, você poderá não apenas aumentar sua taxa de conversão, como também conseguirá impulsionar suas chances de fidelizar clientes e transformá-los em promotores de sua marca.

3. Tenha objetivos bem definidos para suas campanhas

Ao elaborar sua estratégia de marketing digital, assim como quais campanhas e ações fazem parte da mesma, é importante ter seus objetivos bem definidos, como por exemplo:

  • Obter o endereço de e-mail e telefone de visitantes;
  • Vender um determinado produto que é o carro chefe de seu negócio;
  • Gerar mais cadastros para envio de Newsletter;
  • Reativar clientes inativos que não compram há algum tempo;
  • Entre outros…

Isso não significa que uma única ação não tenha o potencial de atingir mais de um objetivo simultâneamente - ou que você deva fazer apenas uma coisa de cada vez.

Porém, delimitar seus objetivos dessa maneira te permite ter uma visão mais clara dos resultados, além de facilitar o cálculo da taxa de conversão ao aplicar a fórmula apresentada anteriormente.

4. Aplique técnicas de vendas

Pode parecer óbvio, mas é certamente aplicar técnicas de vendas como descontos, promoções exclusivas, fazer upsell e cross sell são excelentes formas de apresentar diferenciais e agregar valor às ofertas e produtos ou serviços oferecidos.

Não existe uma resposta mágica para qual é a melhor forma de atingir seus clientes, tudo irá depender do perfil, estudo de público-alvo, canais de vendas oferecidos, pontos de contato, entre diversos outros fatores.

Portanto, descubra a melhor forma de engajar sua audiência ao utilizar nossa próxima dica.

5. Faça testes A/B

Uma das melhores formas de identificar qual modelo de campanha, landing page, página de produto ou outros elementos geram mais conversões é através da realização de testes A/B.

Esses testes tem como objetivo comparar duas propostas para que você possa mensurar os resultados e conversões gerados por cada uma delas.

Existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a realizar testes A/B, portanto não trabalhe na base do "achismo" acreditando que o modelo que escolheu utilizar para determinada ação está correto.

Ao invés disso, obtenha dados concretos e otimize o direcionamento de seus recursos.

Pronto para converter mais?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a entender tudo que precisa sobre a taxa de conversão. Agora o próximo passo é descobrir como você pode aumentá-la em seu próprio negócio digital.

Que tal começar instalando um chat online em sua página gratuitamente? Com o JivoChat, você poderá reter visitantes e conversar com os mesmos em tempo real, o que permite que sua equipe de atendimento e vendas possa acompanhá-los durante toda sua jornada através das etapas de seu funil de vendas.

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