Varejo Online: O que é e 16 plataformas para começar

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O varejo online é um dos mercados que mais tem crescido no mundo, o que despertou o interesse de diversas empresas e empreendedores em criar seus próprios e-commerces para começar a vender online.

Este processo, que há pouco tempo era muito trabalhoso e exigia muitos recursos, hoje pode ser feito em apenas alguns minutos. Isso porque as plataformas de e-commerce permitem que qualquer pessoa possa construir um site, sem a necessidade de gastar muito tempo e nem investir muitos recursos. 

Se você tem interesse de vender pela internet e está a procura de uma plataforma capaz de atender as necessidades do seu negócio, confira nosso guia completo.

O que é varejo online e como ele funciona?

Também conhecido como e-commerce, o varejo online é um modelo de negócios que consiste na venda de produtos ou serviços pela internet. Diferente das lojas físicas, todas as transações ocorrem através de plataformas digitais, como sites, aplicativos e marketplaces.

Dessa forma, os consumidores podem comprar de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora utilizando dispositivos conectados à internet, como computadores, notebooks, smartphones, tablets, etc.

Como o varejo online funciona

O funcionamento desse modelo envolve várias etapas. Aqui estão as principais:

  1. Plataforma de venda: O vendedor utiliza um site próprio, aplicativo ou marketplace (como Amazon, Mercado Livre ou Shopee) para exibir os produtos disponíveis.
  2. Catálogo de produtos: As lojas online apresentam os itens com descrições detalhadas, fotos de alta qualidade e, muitas vezes, vídeos demonstrativos.
  3. Carrinho de compras: O consumidor seleciona os produtos que deseja e os adiciona ao carrinho virtual, onde pode revisar e ajustar a compra antes de prosseguir.
  4. Pagamento online: O cliente efetua o pagamento por meio de métodos como cartão de crédito, Pix, boleto bancário ou carteiras digitais.
  5. Logística e entrega: Após a confirmação do pagamento, o vendedor organiza o envio dos produtos, seja por meio de transportadoras, Correios ou entrega direta.
  6. Atendimento ao cliente: O varejo online geralmente oferece suporte para tirar dúvidas, resolver problemas e acompanhar pedidos.

Benefícios do varejo online

Confira os principais benefícios que tornam esse modelo uma escolha cada vez mais popular entre consumidores e empreendedores:

  • Conveniência: Conforme destacamos anteriormente, os consumidores podem realizar compras a qualquer hora e de qualquer lugar.
  • Variedade: Comerciantes tem a possibilidade de oferecer uma ampla gama de produtos que podem não estar disponíveis em lojas físicas.
  • Comparação de preços: Os consumidores conseguem facilmente pesquisar e comparar preços, o que consequentemente melhora a experiência de compra.
  • Custos reduzidos: Para os vendedores, manter uma loja online costuma ser mais econômico do que uma loja física.

Como criar varejo online

Separamos abaixo uma lista com diversas plataformas que podem ajudá-lo a criar seu próprio carejo online, confira as opções e encontre a melhor alternativa de acordo com seus objetivos!

1. Wix

Popular no mundo inteiro, a Wix é uma plataforma de ecommerce que oferece todos os recursos necessários para criar um varejo online de sucesso. 

Empreendedores que optarem pelo serviço poderão utilizar a funcionalidade de recuperação de carrinhos abandonados, adicionar um número ilimitado de itens à sua loja e até mesmo vender nas redes sociais. Tudo isso a partir do plano mais simples.

A opção é bastante acessível e não exige conhecimento em design ou programação para criar seu site e suas páginas. 

E-commerces criados através do Wix podem utilizar templates prontos modernos e serem otimizados para dispositivos móveis.

A hospedagem oferecida pela empresa também é de boa qualidade, além de oferecer domínios personalizados para seus usuários.

Já o plano mais avançado permite a promoção de itens do seu site em marketplaces e até mesmo vendas por assinatura.

Crie sua loja virtual com a Wix

2. Nuvemshop

Considerada uma das melhores plataformas de e-commerce brasileiras e reconhecida pelo prêmio ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) de melhor plataforma de ecommerce em 2021, a Nuvemshop permite a customização de sites de vendas com diversos modelos profissionais prontos.

O serviço também conta com funcionalidades como o cálculo de frete automático no carrinho de compras, páginas separadas por categorias, uma ferramenta de busca que funciona a partir do filtro de produtos e mais.

A empresa também conta com ferramentas para o gerenciamento e estratégias de marketing digital integradas na plataforma, opções de serviços para logística e um app para que empreendedores possam controlar seu negócio através do seu celular.

Saiba como criar uma loja virtual e transformá-la em seu trabalho online com a Nuvemshop

3. SITE123

O foco do serviço oferecido pelo SITE123 é a criação fácil e objetiva de e-commerces de vários formatos e segmentos a partir de layouts prontos e customizáveis. 

O principal objetivo é a facilidade para os empreendedores. Em apenas alguns passos é possível criar um ecommerce e colocá-lo no ar usando a plataforma.

4. Ecwid

Apesar de não ser tão popular quanto às opções anteriores de nossa lista, o Ecwid é uma ótima plataforma de e-commerces.

Qualquer pessoa pode usar o serviço para criar sua loja e vender pela internet com facilidade. 

Um dos destaques do Ecwid é a oportunidade de adicionar seu catálogo aos marketplaces oferecidos nas redes sociais como o Instagram e o Facebook.

O serviço também conta com opções de configurações simples e a oportunidade de impulsionar anúncios a partir da própria plataforma.

Logo Ecwid

5. Tray

Vencedora do prêmio ABCOMM de melhor plataforma de ecommerce, a Tray é uma ótima opção para quem deseja criar uma plataforma de vendas online eficiente.

O serviço conta com todos os recursos necessários para criar sites otimizados e personalizados, onde é possível realizar o gerenciamento de clientes, produtos e estoques.

A plataforma também permite a criação de banners personalizados para suas páginas, programas de fidelidade, cupons de desconto e a adição de elementos para impulsionar o marketing e as vendas.

Os layouts prontos oferecidos pelo serviços são otimizados para dispositivos móveis. 

6. Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma brasileira que oferece uma ótima opção para e-commerces. 

O serviço permite a criação de sites para varejo online com facilidade e praticidade. Além disso, é possível usar sua loja de aplicativos para adicionar novas funcionalidades às suas páginas e usar temas exclusivos da loja.

Uma das maiores vantagens da plataforma é que ela permite sua utilização com um plano grátis, que pode ser melhorado conforme o desempenho do seu negócio.

Logo loja integra e texto "você pode ter uma loja virtual grátis"

7. Cartpanda

O Cartpanda é uma alternativa bastante sólida para empreendedores que desejam começar a vender online, mas ainda não têm tanto poder de investimento.

A plataforma conta com planos de uso padrão, mas também oferece uma opção sem mensalidade em que as taxas são cobradas por negociações feitas pelo seu serviço. 

As funcionalidades oferecidas garantem o gerenciamento de suas páginas, certificado SSL, checkout transparente, recuperação de carrinhos abandonados e diversos outros recursos.

8. Jumpseller

Apesar de apresentar uma galeria de temas limitada em tamanho, os templates oferecidos pela Jumpseller são excelentes e podem ser utilizados em diversos segmentos.

A plataforma de ecommerce é bastante fácil de usar e conta com diversas funcionalidades, opções de envio e até mesmo pagamento local. 

Quem deseja criar um site mais personalizado com a cara do seu negócio irá contar com diversas opções de customização e um serviço de suporte bastante ativo.

9. WooCommerce

Por fim, a última adição à nossa lista é o WooCommerce, uma plataforma desenvolvida para facilitar vendas online pelo WordPress.

Isso significa que o serviço conta com uma grande variedade de extensões e integrações que podem ser adicionadas em sites para aumentar sua funcionalidade e eficiência.

A opção também conta com inúmeros temas prontos e um painel de administração completo.

10. Webnode

O Webnode conta com os recursos necessários para o desenvolvimento de sites de ecommerce, como a adição de blogs e páginas empresariais. 

A plataforma, assim como outras opções em nossa lista, também conta com diversos templates customizados para vários segmentos de atuação. 

Os recursos de edição do Webnode permitem a criação e edição de e-commerces com facilidade. O sistema de adição de produtos e criação de domínio personalizado facilita muito o gerenciamento do negócio.

11. Dooca

Assim como outras opções em nossa lista para a criação de varejo online, o Dooca conta com todas as funcionalidades necessárias para criar um e-commerce eficiente.

O serviço oferece recursos como acompanhamento de carrinho de compras, integração com ferramentas de ERP, soluções para frente e transportadoras.

Desde seu plano mais básico, os usuários poderão contar com os principais métodos de pagamento em seu site, design responsivo e certificado SSL. 

12. iSET

Presente de forma ativa no mercado desde 2007, a iSET conta com uma plataforma muito prática, confiável e bem construída.

O serviço oferece diversas soluções integradas que auxiliam qualquer pessoa a desenvolver seu próprio e-commerce.

É possível encontrar várias opções de customização para o seu site, promovendo uma experiência de cliente de sucesso através de um design responsivo e otimizado.

A plataforma oferecida pela iSET também conta com marketplaces para fazer vendas e opções para impulsionar sua marca.

13. Bagy

Otimizado para ser fácil e rápido de usar, o Bagy é a ferramenta recomendada para quem deseja agilidade para criar seu e-commerce e até mesmo vender online.

Isso significa que a plataforma oferece ferramentas mais simples, porém funcionais.

Além disso, a empresa permite que os usuários façam um teste gratuito onde é possível até mesmo colocar uma loja de ecommerce no ar em cerca de 15 minutos.

Logo Bagy

14. Oruc

Oferecendo as principais opções para e-commerces, o Oruc é uma ótima opção para empreendedores que já tem um negócio físico e desejam começar a vender na internet.

A plataforma conta com funcionalidades desenvolvidas para a conversão de vendas, otimização de SEO, processo de vendas manuais feitas por outros canais, integrações com ERP, diversos métodos de pagamento e envio.

15. Brasil na Web

A Brasil na Web é uma plataforma completamente nacional premiada pela ABCOMM na categoria Empresa Premium. 

O serviço se destaca por oferecer a opção de criar sites de varejo online gratuitamente, sem um limite de visitantes, itens cadastrados e usuários.

A plataforma também conta com todas as funcionalidades necessárias para criar sites eficientes, como customização, SEO, gerenciamento de estoque e muito mais.

16. Weebly

Simples e fácil de usar, o criador de sites de e-commerce Weebly é uma ferramenta bastante acessível e intuitiva.

O serviço conta com recursos bastante simples para customizar suas páginas e criar uma loja eficiente que gera vendas.

8 dicas para criar um varejo online que vende

Apenas escolher uma boa plataforma para criar seu e-commerce não é o suficiente para atrair clientes e vender bem. 

Para otimizar ao máximo seus resultados será preciso usar outras ferramentas e tomar algumas ações para gerar tráfego e converter os consumidores.

Confira as principais dicas para criar um varejo online que vende.

Crie um e-commerce responsivo

Não importa a plataforma escolhida para criar o site do seu negócio, garanta que o seu e-commerce será responsivo. Assegure que todas as páginas estarão otimizadas para todos os tipos de dispositivos.

Isso é importante porque cerca de 53% das vendas na internet são feitas por usuários de dispositivos mobile.

Crie um site com um design profissional

Causar uma boa impressão é algo muito importante para que os consumidores acessem seu site e não desistam de fazer uma compra. 

Comprar produtos e contratar serviços pode ser algo comum entre as pessoas, no entanto, sites pouco otimizados e que não apresentem um visual profissional podem afastar possíveis clientes.

Evite problemas como esse escolhendo um modelo profissional que seja sério e transmita confiança, além de combinar com sua marca.

Esteja preparado para atender os clientes

O atendimento de qualidade é um aspecto fundamental em empresas de qualquer segmento. Portanto, não fique preso a apenas um canal de atendimento, invista em novas oportunidades para atender bem os consumidores.

Algo muito importante para os e-commerces é o chat online em suas páginas, permitindo o atendimento direto e diminuindo a chance que consumidores desistam de comprar ao serem redirecionados para outros canais.

Além disso, integre os canais com rede sociais, SMS, telefone email e até mesmo o atendimento físico em suas lojas para oferecer uma experiência de atendimento omnichannel em seu negócio, permitindo que cliente sejam atendidos de forma integrada e sem interrupções.

Ofereça as opções mais populares de pagamento e entrega

Tão importante quanto criar um excelente design para o seu site é oferecer as melhores opções de pagamento e opções de entrega populares. 

Isso ajuda o seu varejo online a transmitir mais confiança e profissionalismo aos seus clientes.

Ao escolher a plataforma para criar seu site, lembre-se de optar por uma opção que facilite a inclusão de boas opções de pagamento e entrega, oferecendo um serviço de checkout transparente, além de envios rápidos e rastreáveis.

Gerencia um ótima logística de entrega

Oferecer um bom serviço para seus clientes é algo essencial para o seu negócio prosperar. Portanto, se o seu e-commerce trabalha com produtos físicos que precisam ser entregues ou até mesmo retirados em uma loja, crie um plano de logística excelente.

Tenha como meta otimizar o controle de estoque, embalagens, métodos de envio e a velocidade no tempo de entrega. Cada um destes pontos podem se somar e se tornarem os diferenciais da sua marca.

Crie campanhas de marketing digital

Após criar seu site será preciso investir em campanhas de publicidade e marketing digital para atrair novos visitantes às suas páginas.

Portanto, elabore estratégias de marketing, produza conteúdo e invista na comunicação do seu negócio.

Alavanque o seu negócio e venda com as redes sociais

Criar páginas nas redes sociais mais usadas pelo seu público-alvo e mantê-las de forme eficiente pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.

Plataformas como o Instagram e o Facebook Ads permitem a elaboração de anúncios especializados para que novos consumidores conheçam sua marca ou até mesmo para gerar mais vendas.

A presença nas redes ajuda a aumentar a visibilidade de sua loja e permite que sua marca aproveite mais oportunidades de negócios, como a venda de produtos para nichos específicos.

Otimize seu site e as páginas de produtos para SEO

Otimizar seu site e suas páginas para os mecanismos de busca é o que irá garantir a visibilidade online do seu negócio.

Apenas com uma boa estratégia de otimização para SEO é que os seus produtos irão aparecer na primeira página de buscas e serão encontrados com mais facilidade pelos consumidores.

Escreva descrições completas nas páginas de produtos, use imagens de alta qualidade e comprimidas para otimizar o tempo de carregamento, assegure que todas as informações mais importantes estão presentes e trabalhe palavras-chave que estejam ligadas ao produto vendido.

FAQ - Varejo Online

1. O que é varejo online?

Varejo online é a venda de produtos ou serviços pela internet, por meio de plataformas como sites, aplicativos ou marketplaces.

2. Preciso de experiência em design ou programação para criar meu e-commerce?

Não. Atualmente, plataformas como Wix e Nuvemshop oferecem templates e ferramentas fáceis de usar, sem necessidade de conhecimento técnico.

3. Quais são as melhores formas de pagamento para meu e-commerce?

É importante que você ofereça opções mais utilizadas como cartão de crédito, Pix, boleto bancário e carteiras digitais, afim de aprimorar a experiência de compra dos seus futuros clientes.

4. Como otimizar meu e-commerce para SEO?

Use descrições detalhadas, palavras-chave relevantes, imagens otimizadas e garanta que o site seja responsivo para dispositivos móveis.

5. O que é um "checkout transparente"?

É um sistema de pagamento integrado no seu site, sem redirecionamento para páginas externas, o que aumenta a confiança do cliente.

Não se esqueça, a ferramenta de atendimento profissional JivoChat pode ajudar o seu negócio crescer através do chat online, a unificação de vários canais de atendimento em um só lugar e a opções de iniciar interações com convites proativos para conversa.

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