10 melhores formas de calcular frete
Calcular o preço do frete corretamente é um processo importante para maximizar o lucro tanto de lojas quanto de transportadoras.
Porém, é comum que os detalhes sobre este tipo de serviço geram dúvidas entre empreendedores e gestores.
Compreender o funcionamento do frete é importante para fazer o cálculo de forma correta e otimizar o processo de logística.
Isso possibilita a oportunidade para que empreendedores ofereçam promoções atrativas relacionadas ao valor de entrega de seus produtos, atraindo um número maior de clientes.
Se você deseja aprender mais sobre este assunto, confira o nosso artigo e conheça as melhores formas de calcular frete.
Formas de calcular o frete
Sempre que algum tipo de movimentação é feita, o cálculo do frete se faz necessário. Afinal, cada transação conta com variáveis diferentes que devem ser calculadas com exatidão.
Caso isso não seja feito, é possível que um valor errado seja cobrado trazendo prejuízos ou espantando clientes.
A forma mais comum de fazer o cálculo é através da seguinte fórmula:
Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem
Confira a seguir algumas das principais formas de enviar mercadorias.
Direto
Nesta modalidade, a carga é coletada no remetente e é enviada diretamente ao destinatário. Os tributos são aplicados no cálculo de acordo com o regime de recolhimento ou a legislação estadual.
Frete CIF
O remetente é responsável pelo pagamento do seguro da carga, da gestão de riscos e do valor. Esse custo será adicionado no preço final dos itens, por isso é popular em operações de empresas para seus clientes.
Frete FOB
Também chamado de frete Livre a Bordo, nesta modalidade o cliente é responsável pelo custo da movimentação, seguro e gestão de riscos.
Portanto, o destinatário sempre será responsável por ajustar os processos com a transportadora. Isso faz com que o método seja mais usado em operações B2B, de empresas para outras empresas.
Subcontratação
Nesta modalidade a transportadora faz uma contratação de outra empresa para fazer a entrega. Neste caso, a prestadora de serviços emitir o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) isento de impostos.
Carga fechada
A mercadoria transportada ocupa todo ou a maior parte do espaço do caminhão. Nesta modalidade é usado apenas um ponto de entrega, por isso o frete é calculado de acordo com base no tamanho do transporte, distância percorrida e características da carga.
Carga fracionada
É o transporte de pequenos pedidos, por isso o método conta com vários pontos de entrega em seu trajeto.
Além disso, a cobrança leva em consideração fatores como peso do item, espaço ocupado no veículo, distância e mais.
Dependendo do método escolhido, novas variáveis podem fazer parte do cálculo.
Algumas das principais são: distância percorrida, modal de transporte, tributos, pedágios e até mesmo o valor do produto que está sendo transportado.
Calcular o frete de forma automatizada vale a pena?
Contar com ferramentas que apresentam as informações sobre o frete e as disponibilizam de forma ágil traz vários benefícios.
É comum que empresas especializadas utilizem planilhas do Excel para facilitar o cálculo e evitar erros.
No entanto, estas planilhas precisam ser atualizadas quanto a mudanças na tabela ANTT e preço do combustível. Isso faz da calculadora de frete uma alternativa viável para automatizar este processo.
Estas ferramentas levam em consideração cada detalhe relacionado ao transporte, que influencia o lucro de empresas e o preço final dos produtos, como combustível, manutenção, pedágios, entre tantos outros.
Utilizar uma planilha atualizada ou um serviço de cotação pode garantir que estes cálculos estejam sempre corretos e ofereçam o valor mínimo, maximizando os lucros.
Os benefícios de automatizar o cálculo do frete podem ser vistos na padronização de processos, aumento de produtividade, previsibilidade de demanda, aumento da competitividade, diminuição de erros, melhoria no atendimento e aumento de confiabilidade.
10 formas de calcular o frete: melhores ferramentas
Após conhecer os principais métodos de envio e os benefícios da automatização do cálculo, confira as melhores ferramentas para calcular o frete dos seus envios.
1. Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma de logística que une empreendedores, ecommerce e transportadoras.
O site oferece uma calculadora gratuita para conferir o preço do frete tradicional ou de logística reversa. O cálculo leva em consideração altura, largura, comprimento, peso e valor da carga.
O serviço também conta com a cotação simultânea com várias transportadoras diferentes que facilita o envio para donos de ecommerce e oferece oportunidades para empresas de transporte.
Além disso, o Melhor envio também conta com boas condições de frete, rastreamento de encomendas, gerenciamento de envios e suporte de uma equipe especializada em logística.
2. Truckpad
A empresa Truckpad que oferece soluções para empresas e motoristas conta com sua própria ferramenta de cálculo de frete que é gratuita.
O serviço está atualizado com todas as mudanças da tabela ANTT e leva em consideração o quilômetro rodado, eixo do veículo, custos diretos e indiretos da operação.
Calcular através da ferramenta é algo fácil, basta informar a cidade onde a carga será buscada, a cidade destino, tipo de caminhão e a carroceria necessária para transportar a carga.
O resultado irá indicar os custos e gastos envolvidos com pedágio, combustível e outras opções.
3. Hivecloud
Especializada na gestão de frete, sistema para transportadoras e emissão de CTe e MDFe, a Hivecloud também conta com uma ferramenta para fazer o cálculo de frete de carga fracionada.
A empresa oferece uma planilha gratuita que pode auxiliar profissionais a calcular corretamente o valor de seu frete, levando em consideração todas as taxas e custos do serviço de transporte.
A tabela permite fazer o cálculo destas atividades de forma rápida e prática, agilizando o atendimento aos clientes que poderão receber com mais rapidez o valor de seu frete.
Quer aprender a usar o Excel profissionalmente? Confira a nossa lista com os melhores cursos de Excel online.
4. Calculo de frete Autônomo
O Cálculo de Frete Autônomo é um serviço desenvolvido para auxiliar profissionais do transporte e o desenvolvimento do setor no transporte rodoviário. A ferramenta faz um raio-x dos custos envolvidos com o transporte.
É possível acessar a calculadora diretamente pelo site ou através de um aplicativo. Então, a plataforma calcula corretamente o valor do frete a ser cobrado.
Os resultados são gerados por um sistema inteligente que considera todos os custos relacionados ao transporte da carga.
5. Datamex
Focada em oferecer serviços especializados para o setor de transporte, a empresa Datamex também conta com uma ferramenta para automatizar o cálculo mínimo de ferente.
Sua calculadora leva em consideração o tipo de tabela utilizada, a categoria da carga, o número de eixos do veículo, além da cidade de origem, destino e a distância em quilômetros.
6. Cobli
Oferecendo serviços de entrega e atendimento, a Cobli desenvolveu uma calculadora de frete no Excel em que é possível calcular o frete de frotas com facilidade.
Através dela é fácil conhecer os seus custos e calcular o valor mínimo a ser cobrado pelo frete. A planilha é gratuita e está pronta para ser usada logo após o download.
O cálculo considera gastos com a viagem, como consumo de combustível, horas e dias trabalhados pelo motorista e outros detalhes.
7. Calcula Frete
O Calcula Frete é uma ferramenta online para calcular o valor mínimo do frete usando a tabela ANTT atualizada.
A plataforma é bastante simples e basta acessar o site para utilizá-la. O cálculo leva em consideração o tipo de carga, o número de eixos, distância, tipo de carga e até mesmo o retorno.
8. Tabelas de Frete
O site Tabelas de Frete também oferece uma calculadora de fretes gratuita para seus usuários.
A opção é um pouco mais básica, levando em consideração apenas a categoria do transporte, tipo de carga, número de eixo e distância.
9. Calculadora Frete Correios
A Calculadora Frete Correios é uma ferramenta online que pode ser utilizada para calcular com precisão o preço do envio de encomendas através dos Correios.
10. Frenet
A Frenet também conta com sua própria ferramenta para fazer o cálculo de fretes dos Correios e Jadlog.
A calculadora leva em consideração as informações básicas de envio e faz simulações de envios com desconto quando comparados ao preço de balcão das empresas de transporte.
Bonus: Mandaê
Não podemos deixar de falar da Mandaê que tem o jeito mais fácil de se enviar o que você quiser pelo correio.
O usuário baixa o aplicativo, tira uma foto do que quer enviar e, dentro do prazo de uma hora, equipe Mandaê busca o objeto onde ele estiver e faz o envio.
Escolheu a melhor forma de calcular frete para seu negócio?
Esperamos que a nossa lista tenha apresentado as melhores formas de calcular frete para o seu negócio.
Se você também tem interesse em otimizar o armazenamento de mercadorias, confira nosso artigo sobre o que é a gestão de estoque e como fazê-la corretamente.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!