Como calcular porcentagem no Excel

Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Seja para profissionais ou para organização doméstica, o Excel é uma das melhores ferramentas para gerenciamento e organização.

O programa conta com diversas fórmulas que podem ser usadas para tornar tarefas do dia a dia mais práticas. Neste contexto, uma dúvida muito comum é como calcular porcentagem no Excel.

Se essa é uma de suas dúvidas na hora de usar o programa, confira o nosso artigo e aprenda as melhores formas de calcular porcentagens usando o Excel. Vamos lá?

Como calcular porcentagem no Excel: passo a passo

De forma geral, o conceito de porcentagem indica um valor dividido por 100. Portanto, quem deseja descobrir 25% de um número precisa multiplicá-lo por 25 e depois dividir o resultado por 100.

Contudo, os cálculos com porcentagem podem ser mais complexos e variados do que o exemplo que usamos. 

É possível calcular a porcentagem em relação a um valor total, desconto de um produto e lucros.

Para otimizar seus processos e não precisar multiplicar valores decimais a todo momento, basta usar o Excel para automatizar este trabalho.

Confira a seguir um passo a passo para fazer os cálculos mais básicos de porcentagem na ferramenta.

Passo 1: Selecione a coluna em que você deseja que os números de porcentagem sejam exibidos. 

Com a seleção feita, clique na aba "Geral" indicada na imagem e selecione "Porcentagem".

adicionando porcentagem na célula do Excel

Passo 2: Existem duas formas de calcular a porcentagem no Excel. A primeira é dividindo o número escolhido pelo valor total.

Para fazer isso, clique na célula e insira o sinal de igual (=) no começo da linha e digite o número do qual deseja obter a porcentagem. 

Use o símbolo de barra (/) para fazer a divisão e preencha com o valor total. Aperte enter e a porcentagem será exibida na célula.

A segunda forma é mais prática, basta selecionar a célula desejada inserir o sinal de igual (=)

Então, clique no número desejado, insira o símbolo de barra (/) e clique no valor total.

Passo 2 de como calcular porcentagem no Excel

Agora basta apenas apertar Enter para que a porcentagem seja exibida na célula desejada.

Seguindo o exemplo, usamos a seguinte fórmula: =B3/B6.

Passo 2.1 de como calcular porcentagem no Excel

Passo 3: Caso queira praticidade, saiba que é possível calcular a porcentagem de uma coluna inteira de uma vez só. É possível fazer isso fixando o divisor (total).

Para realizar esse processo, na primeira célula use a fórmula padrão e insira o símbolo monetário ($) entre a letra e o número da célula que será fixada, o valor total.

Após fazer isso aperte Enter, selecione essa célula e a copie. Selecione as células desejadas e cole ou aperte Ctrl+V. 

Pronto, sua coluna inteira irá apresentar os valores em porcentagem do total.

Passo 3 de como calcular porcentagem no Excel

Como calcular porcentagem de lucro no Excel

Outra utilidade das tabelas é calcular a porcentagem de lucro no Excel. Uma tarefa que pode agilizar processos de comerciantes e empresários.

Em nosso exemplo, vamos usar apenas os valores mais básicos, de custo e venda dos itens.

Contudo, custos variáveis podem ser adicionados ao cálculo, como impostos e frete. Basta apenas ajustar a fórmula para adicionar esses elementos.

Passo 1: Para começar, precisamos saber o valor do lucro em R$ e então, posteriormente iremos descobrir o lucro em porcentagem.

Fazer isso é simples, basta apenas usar uma fórmula básica subtraindo o custo do produto do valor de venda. 

Utilizando nossa tabela como exemplo, seria a seguinte fórmula: =C2-B2 para conferir o lucro do Produto 1.

Passo 2: Para calcular a porcentagem de lucro no Excel é preciso fazer uma divisão básica entre o valor do lucro em reais pelo valor da venda.

Usando o Produto 1 como exemplo novamente, vamos aplicar a seguinte fórmula: =D2/C2.

Caso queira que todos os itens da coluna também sejam calculados, copie a célula da porcentagem que acabou de calcular e cole nas outras células da coluna.

Passo a passo de como calcular porcentagem de lucro no Excel

Como somar o valor em porcentagem no Excel

Outra possibilidade para trabalhar com o Excel neste contexto é fazendo o cálculo de aumento em porcentagem.

Em nosso exemplo vamos usar um boleto com o valor de R$ 455,00 e uma multa de 3%.

Para calcular os 3% do valor do boleto siga os passos listados.

Selecione a célula em que deseja exibir o valor da multa. 

Insira o símbolo de igual (=), selecione a célula com o valor total do boleto, insira o símbolo de asterisco (*) e selecione a célula com a porcentagem.

Seguindo o exemplo, vamos gerar a seguinte fórmula: =A2*B2.

Para calcular o valor total do boleto junto à multa, basta apenas clicar na célula desejada, inserir o símbolo de igual (=), clicar no valor do boleto, inserir o símbolo de mais (+) e clicar no valor em reais da multa. 

Seguindo o exemplo, vamos gerar a seguinte fórmula: =A2+C2.

Calculando porcentagem de multa para um boleto

Como calcular desconto em porcentagem no Excel

Assim como somamos uma porcentagem com as dicas de agora pouco, também podemos subtrair uma porcentagem.

Esse é um cálculo prático para quem deseja calcular o desconto de um produto com praticidade.

Em nosso exemplo vamos usar um produto que vale R$ 3.346,92 e irá receber um desconto de 8% no pagamento à vista.

A ideia é muito parecida com a que explicamos no item anterior. Confira o passo a passo para entender.

Passo 1: Primeiro precisamos descobrir qual é o valor do desconto. Para isso selecione a célula desejada e insira o símbolo de igual (=).

Então, selecione a célula com o valor do produto, insira o símbolo de asterisco (*) e selecione a porcentagem do desconto. 

Pressione Enter e confira o valor do desconto em reais. 

Seguindo o exemplo, a fórmula utilizada será: =A2*B2.

Passo 2: Após ter descoberto o valor do desconto em reais, basta apenas subtrair esse valor do preço do produto.

Seguindo o nosso exemplo, será preciso apenas utilizar a seguinte fórmula na célula desejada: =A2-C2.

Passo a passo de como calcular desconto em porcentagem no Excel

Como calcular a variação em porcentagem entre dois valores no Excel

Outra dúvida muito comum de quem está começando a usar o Excel é como calcular a variação em porcentagem entre dois valores no Excel.

Essa situação acontece comumente com empresas que desejam controlar as vendas por mês, entendendo a variação de receita de um mês para o outro.

A fórmula para fazer este processo calcula a diferença entre os dois números subtraindo o valor mais recente do valor original e dividindo o resultado pelo valor original.

De forma prática, podemos usar a fórmula: =(B2-A2)/A2.

Para entender melhor, vamos usar o exemplo de um vendedor que vendeu R$ 759,00 em julho e faturou R$ 959,99 em agosto.

Desta forma, basta subtrair o ganho mais recente do ganho original, dividido pelo resultado original. Neste exemplo, vamos ver que o lucro foi de 26,48%.

Passo a passo de como calcular a variação em porcentagem entre dois valores no Excel

Como calcular porcentagem no Google Sheets

O Google Sheets é uma alternativa gratuita para quem não conta com a versão paga do Excel. É preciso apenas de uma conta Google e acesso a internet para usar a plataforma.

O Sheets funciona de uma forma muito semelhante ao Excel, portanto, diversos processos irão funcionar da mesma maneira. Apenas alguns recursos estarão 

Para calcular a porcentagem usando o Google Sheets, basta selecionar a célula em que deseja obter o resultado e marcá-la como porcentagem.

Então, clique nela e insira o símbolo de igual (=). Clique na célula da amostragem, insira o símbolo de barra (/) para a divisão e clique na célula com o total, então pressione Enter.

Seguindo o nosso exemplo, você poderá usar a fórmula: =B2/A2.

Passo a passo de como calcular porcentagem no Google Sheets

Quer aprender mais do que calcular porcentagem no Excel?

Se você deseja aprender mais do que calcular porcentagens no Excel, dominando outros processos e recursos da ferramenta, considere fazer um curso.

O Curso de Excel - Expert Cursos é uma ótima opção de curso completo que ensina sobre os principais recursos, ferramentas e funções do programa.

Confira um resumo do conteúdo do curso: 

Carga horária: 30 horas

Certificado: Oferece um certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Apresentação e configuração completa do layout 
  • Comandos iniciais 
  • Fonte, Alinhamento e Numeração 
  • Funções mais utilizadas 
  • Sequências e Atalhos 
  • Planilhas, Tabelas e Gráficos 
  • Tabelas Dinâmicas 
  • Logotipo para Orçamento 
  • Gráficos Dinâmicos 
  • Funções avançadas (Somase, Se, PROCV, PROCH, Cont.se) 
  • Macros 
  • Criação de Dashboards 
  • Desing inteligente para apresentação 
  • Validação de Dados 
  • Funções Financeiras

Tipo de acesso: Oferece acesso vitalício ao curso enquanto estiver disponível online.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download