Como colocar link no Instagram em 2024 (GUIA RÁPIDO)

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A utilização de links no Instagram é uma das estratégias mais eficazes para direcionar tráfego e impulsionar vendas. Esse recurso permite aumentar as visualizações nos seus vídeos do YouTube, promover conteúdos do seu blog, direcionar consumidores para páginas de produtos, entre outras possibilidades.

No entanto, como adicionar links no Instagram, já que não é possível inserir links clicáveis nas legendas das postagens no feed?

O que muitos desconhecem é que você pode enviar links via direct ou aproveitar o espaço da bio do Instagram para incluí-los.

Dominar essas ferramentas é essencial para alcançar resultados expressivos na plataforma. Com isso, metas como aumento de tráfego e vendas se tornam mais fáceis de atingir.

Se você quer saber como colocar link Instagram, confira nosso artigo e descubra as melhores práticas. Com essas dicas, você conseguirá direcionar mais visitantes para suas páginas de produtos, aprenderá a adicionar links do WhatsApp no Instagram, inserir links nos stories, e conhecerá as ferramentas que podem ajudar. Vamos começar?

Antes de ensinarmos tudo que você precisa saber sobre como adicionar links no Instagram, sabemos que, se você está interessado em direcionar pessoas para seu WhatsApp ou páginas, poderá aproveitar dicas e estratégias profissionais para melhorar seus resultados.

Para isso, recomendamos o curso InstaBoss, uma mentoria que cobre a criação de perfis comerciais até o desenvolvimento de estratégias de marketing nas redes para o seu negócio.

Nele, você pode ir muito além de aprender como colocar link do WhatsApp no Instagram e realmente desenvolver uma estratégia que ajude a impulsionar o seu perfil e melhorar o engajamento na rede social.

Curso de Instagram para Negócios

É a maneira mais antiga de compartilhar links no Instagram, isso faz com que seja muito conhecida por seus usuários.

A bio é o espaço de um perfil reservado especialmente para a adição de informações pessoais ou comerciais, no caso de empresas, profissionais e personalidades. Qualquer perfil, com qualquer número de seguidores, tem acesso a este recurso.

Em diversas estratégias de marketing um link principal é utilizado na bio e atualizado conforme campanhas com o objetivo de gerar tráfego são atualizadas. Isso gerou uma prática comum na utilização comercial da rede social: a adição de variações do texto "confira o link na bio" em legendas de publicações.

Esta chamada para ação pode atrair a atenção de usuários e fazer com que acessem o link definido em sua biografia.

Você pode adicionar até 5 links na bio do Instagram, uma função acessível a todos os usuários da plataforma e que é fácil de usar. O processo pode ser feito tanto pelo aplicativo no celular quanto pelo computador, seguindo os mesmos passos:

  1. Toque na sua foto de perfil no canto inferior direito da tela;
  2. Selecione "Editar perfil";
  3. Na seção "Links", clique em "Adicionar links";
  4. Escolha a opção "Adicionar link externo";
  5. Insira o URL desejado e o título para o link;
  6. Finalize clicando em "Concluir" no canto superior direito.

captura de tela do instagram

Como já mencionamos, adicionar um link do WhatsApp no Instagram é uma excelente maneira de levar os seguidores da rede social diretamente para sua caixa de mensagens no aplicativo.

Existem duas formas de incluir o link do WhatsApp Business no Instagram. A primeira segue o mesmo procedimento descrito anteriormente, onde você insere o URL personalizado do seu número comercial.

Muitas empresas utilizam ferramentas como um gerador de links de WhatsApp e o Taplink para criar um link direto e organizá-lo de forma prática. Depois de gerar a URL, basta adicioná-la ao seu perfil no Instagram e está feito!

A segunda maneira de adicionar o link do WhatsApp no Instagram é ativando o botão "WhatsApp" no seu perfil. Veja como:

  1. Toque na sua foto de perfil no canto inferior direito;
  2. Clique em "Editar";
  3. Selecione "Exibição do perfil";
  4. Ative a opção "Exibir informações de contato".

captura de tela do instagram

Os Stories são um dos formatos de conteúdo mais populares no Instagram, amplamente consumidos pelos usuários. Sua popularidade e capacidade de alcance fazem desse recurso uma ótima opção para compartilhar e divulgar seus links.

Devido à alta demanda, o Instagram disponibilizou uma funcionalidade que permite a adição de links nos Stories, acessível para todos os usuários, tanto em perfis pessoais quanto comerciais. Veja como inserir um link nos Stories do Instagram:

  1. Crie um novo Story;
  2. Toque no ícone de adesivos no topo da tela;
  3. Escolha o adesivo "Link";
  4. Insira o URL do site ou página para onde deseja direcionar seus seguidores;
  5. Toque em "Concluído" para adicionar o link ao seu Story.

captura de tela do instagram

Uma dica útil para aumentar os cliques no seu link é utilizar stickers e gifs que incentivem seus seguidores a interagir com o Story, como arrastar a tela para cima.

Loja do Instagram

A loja do Instagram é uma plataforma que libera a criação de publicações em que é possível marcar seus produtos através de etiquetas clicáveis. A funcionalidade é limitada ao uso de links para produtos, porém, é algo excelente para lojas virtuais.

O recurso é liberado para perfis que ativaram o Instagram Shopping em sua conta. Porém, sua utilização só poderá ser feita após a criação de um catálogo de produtos no Facebook que deve ser importado para o Instagram.

Existem plataformas de ecommerce que facilitam este processo possibilitando a integração de seu site com a loja do Instagram.

Após a ativação do recurso, será possível marcar produtos em publicações, além de exibir uma nova aba em seu perfil com um guia de produtos, possibilitando a navegação pelos clientes, que podem comprar a partir desta área do seu perfil.

Anúncios

O anúncio é uma das maneiras mais práticas e eficazes de divulgar links para uma campanha de marketing através da rede social. A plataforma de anúncios patrocinados encontrada no Instagram é muito potente e conta com diversas opções de segmentação que podem aumentar a eficácia dos seus anúncios.

Claro, o alcance orgânico é essencial para manter seu perfil relevante, gerando interações e conquistando novos leads. Contudo, investir em anúncios pagos é parte essencial de estratégias na rede social para alcançar números relevantes de venda de produtos ou serviços.

Vale ressaltar que apenas perfis comerciais podem criar anúncios. Caso sua conta já esteja configurada corretamente, será possível desenvolver campanhas com publicações patrocinadas tanto no feed, quanto nos Stories, adicionando até mesmo links com a opção "arraste para cima" sem a necessidade de 10 mil seguidores.

Confira a seguir algumas das melhores ferramentas para gerenciar links e usá-los em seu Instagram.

O Taplink é uma ferramenta de gerenciamento de links que permite aos seus clientes escolherem a melhor e mais conveniente forma de comunicação. Isso é feito através de uma página que reúne todos os seus principais links em um só lugar.

O gerenciador de links pode ser usado na bio do seu Instagram, mas também pode ser adicionado em qualquer outra rede social.

Sua página permite até mesmo a criação de pedidos e pagamentos online através do seu link. Uma ótima oportunidade de aumentar o interesse em seus serviços e produtos, além de aumentar a probabilidade de vendas.

Para quem busca aprender como colocar link no Instagram, um gerenciador de links é a melhor solução pois permite que você inclua um único link que leva seguidores para uma página que agrupa e organiza todos os seus links, como uma central de redirecionamento.

Gerencie seus links através do Taplink

O WhasApp é o aplicativo de chat mais popular do Brasil. A maior parte dos smartphones do país conta com o app instalado. Toda essa popularidade fez com que vários consumidores prefiram ser atendidos através da ferramenta de conversa.

Porém, adicionar o número de sua empresa em seus dispositivos é uma tarefa que exige um pouco de tempo e pode fazer com que alguns leads percam o interesse. Uma forma de otimizar estas interações é através da criação de links para conversas no WhatsApp.

Contamos com uma ferramenta onde é possível criar seu link de WhatsApp gratuitamente para ajudar seu negócio a vender mais.

3. Short.io

O Short.io é uma ferramenta encurtadora de link que possibilita criar links dinâmicos personalizados que usam o seu domínio. Sua conta pode ser criada gratuitamente e os resultados dos acessos de seus links poderão ser analisados através de relatórios de tráfego.

4. Linktree

O Linktree é um gerenciador de link fácil de usar que permite centralizar todos os seus principais endereços eletrônicos em um só lugar. Os links podem ser criados em segundos e as páginas podem ser customizadas através de uma ferramenta de arrastar e soltar, dando personalidade à sua página.

5. Later

Por fim, o Later é mais um gerenciador de links. Assim como outras opções, sua proposta é reunir vários links em um lugar só. O que o diferencia de outras opções é a integração com publicações do Instagram Shopping e com produtos do Shopify.

Como você deve ter percebido até agora, há várias maneiras de adicionar links no Instagram para aumentar a visibilidade da sua marca na plataforma. Contudo, antes de começar a incluir links em tudo, é fundamental seguir algumas boas práticas para garantir o sucesso nas suas divulgações. Aqui estão algumas dicas:

Antes de publicar o link para seus seguidores, certifique-se de que a página de destino está funcionando corretamente e oferece uma boa experiência ao usuário. Seu site é responsivo? Carrega rapidamente ou é lento? Está otimizado para dispositivos móveis? Essas são questões importantes a serem consideradas antes de inserir um link no Instagram.

Ofereça exatamente o que prometeu

Se você indicou que o link levará o usuário a uma página com descontos progressivos no seu e-commerce, entregue exatamente isso. Evite chamadas exageradas que não correspondem ao conteúdo prometido, pois isso pode fazer com que seus seguidores se sintam enganados, resultando em unfollows e perda de confiança na sua marca.

Desenvolva CTAs eficazes

Os CTAs, ou "Chamadas para Ação", são cruciais para persuadir o usuário a clicar no seu link. Use verbos no imperativo, como "Compre agora", utilize cores chamativas e posicione o CTA em um local estratégico da tela. Realize testes A/B para identificar qual chamada gera os melhores resultados para o seu negócio.

Com a recente atualização do Instagram que permite adicionar até 5 links na bio, muitos negócios passaram a aproveitar esse espaço para incluir links importantes, como o endereço do e-commerce, outras redes sociais, cursos, e mais.

Se você precisa compartilhar vários links na bio do Instagram, considere centralizar todos eles em uma única plataforma, já que o Instagram limita o número de links diretos na bio. Explore as opções de agregadores de links que mencionamos anteriormente.

Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil e trazido informações relevantes sobre como usar links no Instagram.

Se você deseja otimizar seu atendimento para gerar resultados em seu negócio, considere começar a usar um chat online em seu site. O JivoChat é uma ferramenta profissional de chat que permite monitorar o acesso de visitantes e iniciar conversas com convites proativos personalizados.

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