Como fazer uma carta de apresentação [Guia Completo]

Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Quando está buscando por um emprego, a forma como você se apresenta a uma empresa na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho acaba contando no processo seletivo. A seleção muitas vezes começa antes mesmo da escolha dos currículos que serão avaliados.

Na hora de conquistar um emprego, é fundamental possuir um bom currículo, mas além disso uma boa carta de apresentação é primordial. É uma forma de deixar o recrutador te conhecer um pouco sobre você antes de se aprofundar nos detalhes

Mas além disso, também é uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão do avaliador. Apresentar-se de forma correta com uma boa carta de apresentação e as chances de uma entrevista irá aumentar.

Porém, se vacilar, pode prejudicar para conseguir aquele trabalho dos sonhos. Pensando nisso, vamos mostrar o passo a passo de como fazer uma carta de apresentação que vai te ajudar a conseguir mais oportunidades de entrevistas.

O que é carta de apresentação?

Mas antes de começar a apresentar como fazer uma carta de apresentação, você sabe o que é carta de apresentação. A mensagem ou carta de apresentação é um documento que geralmente acompanha o currículo quando o candidato se inscreve no processo seletivo.

Este instrumento é utilizado para apresentar suas motivações em relação aquela vaga em que você se candidatou. Dessa forma, cada carta de apresentação deve ser única e elaborada baseada nas particularidades do cargo e da empresa desejada.

O envio da carta de apresentação costuma ser feita em três situações de candidatura, sendo elas ao enviar o currículo por e-mail, ao entrar em contato através de "Trabalhe conosco" em sites ou por sites de emprego.

A carta de apresentação é um documento breve, onde você deve manter um tom de formalidade na redação. Além da função de se apresentar, o diferencial em relação ao currículo é o foco no marketing pessoal.

Dessa forma, o objetivo da carta de apresentar é destacar suas qualidades e experiências, ao invés de apenas indicá-las em tópicos como é feito nos currículos, que costumam ser bastante diretos e enxutos.

Estrutura da carta de apresentação

Se você possui dúvidas de como fazer uma carta de apresentação para enviar às empresas que se candidatou, a primeira coisa que você precisa conhecer é a sua estrutura. A carta de apresentação costuma seguir a seguinte ordem:

  • Local e data;
  • Nome do destinatário;
  • Título do destinatário e nome da empresa;
  • Endereço do destinatário;
  • Saudação inicial – "Prezado(a) (destinatário)" ou outra expressão similar de respeito;
  • Texto da carta – cerca de 300 palavras, entre três e cinco parágrafos, aproximadamente;
  • Despedida cordial;
  • Seu nome;
  • Suas informações de contato.

Quando enviar uma carta de apresentação

Antes de enviar a sua carta de apresentação é importante ler com atenção a proposta de emprego e as regras de envio do currículo.

Se a empresa pedir para que uma carta de apresentação seja enviada, é obrigatório que envie este documento. Não mande o seu currículo sem a carta, pois é possível que seu currículo seja descartado na hora da avaliação.

O mesmo vale para o caso inverso, se a empresa especificar que não deseja receber o documento, envie apenas o currículo sem a carta de apresentação.

Agora, se não estiver especificando se a carta de apresentação deve ou não ser enviada com o currículo, então é melhor enviá-la. Já que ela pode ajudar a aumentar suas chances de conseguir um emprego.

Como fazer uma carta de apresentação

Agora que você já conhece melhor o que é a carta de apresentação e para que ela serve, então chegou o momento de escrever a sua, ou melhorar a que você já escreveu.  Fizemos um passo a passo para você criar a sua.

Ferramentas como o Kittl possuem modelos e templates de currículos que podem ser fácilmente modificados e personalizados para carta de apresentação.

Deseja criar uma carta de apresentação personalizada e com design único? O Kittl pode ajudar a criar essa carta personalizada. Podendo adicionar elementos especiais em sua carta e torná-la única para aquela vaga.

Para fazer uma carta de apresentação no Kittl, basta fazer o login na ferramenta, podendo ser através da sua conta do Google, Facebook ou Apple. Ao entrar, você tem inúmeras opções de design para começar a criar.

Abra o Kittl, na aba de pesquisa digite na aba de pesquisa "letterhead", e pronto.

Você será redirecionado para dentro do editor e na aba lateral esquerda poderá escolher um dos modelos de cartas disponíveis para editar como desejar.

Recorte tela inicial Kittl

O editor de carta de apresentação do Kittl conta com uma interface bem intuitiva e fácil de utilizar. Basta clicar e arrastar para você poder criar sua carta de apresentação, mesmo sem possuir conhecimentos gráficos aprofundados.

Esta ferramenta conta com uma variedade de ferramentas que permitem a criação de design de diferentes categorias, desde cartões de visita, logotipos e panfletos até publicações para as redes sociais.

Ao finalizar a sua edição, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg e PDF.

Dicas para fazer uma boa carta de apresentação

A ideia é mostrar os pontos importantes que deve conter em uma carta de apresentação e garantir que esse documento cumpra seu objetivo. Confira nossas dicas do que colocar na sua carta de apresentação.

1. Personalize o texto

Se você deseja chamar atenção para seu currículo e se apresentar, esqueça aquelas fórmulas prontas que não dizem nada e ainda mostram falta de criatividade.

O ideal é personalizar ao máximo o seu texto, por exemplo, tente descobrir o nome da pessoa para quem vai enviar o currículo e direcione o texto para chamar a atenção dessa pessoa ou empresa.

2. Aproveite o corpo do e-mail

Caso você vá enviar seu currículo por e-mail, uma boa dica é criar a sua carta de apresentação diretamente no corpo da mensagem.

Isso pode acabar chamando mais a atenção de quem vai receber, além de ser mais prático e evitar que precise abrir algum documento para começar a ler.

3. Mostre que tem os requisitos

Caso a vaga anunciada tenha a descrição dos requisitos técnicos, mostre dentro da sua carta de apresentação que você atende a todos esses requisitos exigidos.

4. Demonstre como você pode contribuir

Quando estiver escrevendo sua carta de apresentação, é importante inserir informações dizendo de que maneira você pode contribuir com a empresa que está te oferecendo a vaga de emprego. Pois, este acaba sendo o objetivo da carta de apresentação.

5. Deixe claro que buscou informações

Uma dica em relação a este item 5 é mostrar que você buscou informações sobre a empresa e apresentar na carta que você conhece o ambiente em que deseja se inserir, além de ter informações sobre a vaga.

Ilustração de uma pessoa escrevendo uma carta

6. Preste atenção à aparência da carta

Algumas empresas podem gostar de receber cartas de apresentação menos formais e sérias, com cores e diagramações. Especialmente empresas de áreas criativas como design gráfico e publicidade.

Entretanto, para a maioria das vagas, é melhor apostar em uma carta simples, com uma aparência mais formal. Além disso, você pode utilizar modelos prontos de carta de apresentação, que mostramos acima.

7. Siga o tamanho ideal

Cartas de apresentação muito longas acabam se tornando cansativas e mostra uma falta de capacidade de destacar apenas as informações mais importantes  sobre sua experiência profissional. Então, o número ideal é entre três e cinco parágrafos.

Em contrapartida, cartas muito curtas perdem totalmente o seu objetivo de apresentar quem você é. Busque criar parágrafos curtos, entre quatro e seis linhas, e não envie uma carta de apresentação com mais de uma página.

8. Aprenda a falar bem de si mesmo(a)

Não tem sentido fazer uma carta de apresentação para emprego sem falar sobre si e suas qualidade. Use e abuse dos seus cases de sucesso e não tenha medo de mostrar suas competências, habilidades, talentos e conhecimento.

É importante que o recrutador saiba o que ganhará contratando você. Enfatize seus pontos fortes e o que pode oferecer, faça sua apresentação de forma honesta, mas sem modéstia.

9. Saiba contornar a sua falta de experiência ou de habilidades

Caso você não possua alguma habilidade exigida, não é necessário indicar isso em sua carta de apresentação. Este documento tem a finalidade de destacar aquilo que você pode agregar de positivo para a empresa, caso seja escolhido.

Não minta no seu currículo ou carta de apresentação, caso não tenha domínio de uma ferramenta útil para aquela vaga, demonstra o compromisso que irá correr atrás para aprender.

Agora, se você está criando uma carta de apresentação para seu primeiro emprego, aborda aspectos da sua formação acadêmica que destacam você dos demais candidatos.

10. Você foi indicado para a vaga? Deixe isso claro!

Ser indicado por alguém para a vaga que você está se candidatando é uma excelente vantagem. Informa isso de forma clara na sua carta de apresentação, e também insira-a no corpo do e-mail quando encaminhar seu currículo e carta para a empresa.

Aprendeu como fazer uma carta de apresentação?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a descobrir como fazer uma carta de apresentação para enviar para conquistar o emprego naquela vaga que se candidatou.

Caso você esteja procurando emprego e formas de conseguir complementar a sua renda, confira nosso artigo sobre como trabalhar pela internet.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download