QR Code: como gerar, o que é e como funciona
O QR code não é uma tecnologia nova, mas vem ganhando cada vez mais uso dos últimos anos para cá e, assim, muita gente ainda não está por dentro de tudo em relação ao seu funcionamento, quais propósitos ele cumpre ou mesmo como usá-lo ao seu favor.
Vamos ensiná-lo como gerar seus próprios QR Code e dar dicas sobre como você pode usar essa tecnologia e seu próprio site, redes sociais ou até mesmo em sua empresa. Além disso, caso também tenha dúvidas sobre algum desses aspectos sobre o código QR, neste artigo poderá encontrar as respostas para todas elas. Vamos lá!
Como gerar QR Code
Se você já sabe o que é e está interessado em aprender a gerar QR code, ficará feliz em saber que não é nem um pouco difícil. Na verdade, basta usar uma ferramenta gratuita para fazer isso dentro de alguns segundos. Para ajudá-lo, assim como desenvolvemos uma ferramenta para criar links para WhatsApp, também disponibilizamos uma ferramenta para gerar QR code própria do JivoChat, inteiramente gratuita. Siga os passos abaixos para usá-la.
Passo 1: primeiramente, acesse a página da ferramenta.
Passo 2: informe seu endereço de e-mail e então selecione o tipo de dado que deseja transformar em um código QR entre as opções: URL do site, telefone, SMS ou texto puro.
Passo 3: preencha os campos com as informações solicitadas de acordo com o tipo de código QR que você está criando e então clique no botão para gerar seu código QR e baixá-lo.
Agora basta publicar a imagem de seu código onde desejar ou até mesmo imprimir para usá-la.
O que é QR Code?
O código de resposta rápida, ganhou seu nome a partir do inglês, QR Code (*Quick Response Code*) e, por mais que ele possa parecer ser uma tecnologia nova ou recente, a verdade é que o QR code foi criado no ano de 1994 por uma empresa do Grupo Toyota, a Denso-Wave, no Japão.
Ele é, essencialmente, uma evolução do famoso código de barras, sendo também um código bidimensional (de duas dimensões) que consiste de um gráfico capaz de representar uma sequência de caracteres. Estes podem ser:
- Endereços de URL (links diretos);
- Números de telefone;
- Localizações georreferenciadas;
- Endereços de E-mail;
- Contatos para dispositivos móveis ou números de SMS;
- Link para WhatsApp;
Entre diversos outros usos. Seu propósito original, quando criado pela Denso-Wave, era facilitar a catalogação de peças na produção de automóveis.
Porém, sua utilização através de números de celular só se tornou possível a partir de 2003, quando aplicativos voltados para sua leitura começaram a ser desenvolvidos e disponibilizados nos sistemas operacionais.
Como ler QR Code com seu smartphone
O código QR pode ser lido a partir de essencialmente qualquer dispositivo ou de forma impressa, ou seja, ele não precisa ser exibido de forma digital para funcionar - basta que o código esteja completo e seja claramente visível, de forma semelhante à um código de barras.
Uma curiosidade interessante é que o código QR possui elementos que permitem correção própria para ajudar a garantir que ele ainda possa ser lido mesmo quando houverem danos ou ruídos na imagem.
Como ler QR Code no Android
Em um smartphone Android, você pode ler códigos QR nativamente através do Google Lens, que usa o próprio aplicativo de câmera do dispositivo para fazer a leitura. Siga os passos abaixo para fazer isso.
Passo 1: primeiramente, abra o aplicativo de Câmera de seu dispositivo Android.
Passo 2: com o aplicativo de Câmera aberto, toque e segure por poucos segundos o botão Home de seu dispositivo (o botão que você usa para voltar para a tela inicial do smartphone).
Passo 3: assim que o assistente do Google Lens aparecer, selecione o botão indicado pela seta vermelha na imagem abaixo para abrir o aplicativo para ler QR code.
Passo 4: centralize o QR Code que deseja ler na sua câmera e pronto, o aplicativo Câmera do Android será capaz de interpretá-lo sem problemas.
Caso tenha dificuldades fazendo isso dessa maneira, existem aplicativos que você pode instalar diretamente da Google Play para isso, como por exemplo o Barcode Scanner, que possui mais de 100 milhões de downloads na loja.
Como ler QR Code no iOS
De forma semelhante ao Android, também é possível ler um QR code com o aplicativo de câmera nativo dos iPhones e outros dispositivos que tenham iOS e acesso à câmera. Siga os passos abaixos para fazer isso:
Passo 1: primeiramente, abra o aplicativo Câmera a partir da tela de início do dispositivo, da Central de Controle ou diretamente a partir da Tela Bloqueada.
Passo 2: no aplicativo de Câmera, selecione a câmera frontal do dispositivo iOS e posicione-a em direção ao código QR que deseja ler.
Passo 3: não mexa o dispositivo até que receba uma notificação no topo da tela informando o conteúdo do código. Então, toque na notificação para abrir o link associado ao código QR.
Como usar o QR Code em seu negócio
Agora que você sabe o que é, como ler e como criar um QR code, deve estar pensando em como você pode incorporar essa tecnologia em seu próprio negócio. Para isso, confira algumas dicas abaixos sobre como empresas já usam tal código em suas campanhas de marketing digital e vendas para facilitar o compartilhamento de informações.
Oferecer conteúdo adicional
Considerando que os QR codes podem armazenar links diretos ou outros tipos de conteúdo, um de seus maiores usos por parte de empresas é para entregar informações adicionais aos seus clientes.
Você pode, por exemplo, incluir um código desse tipo em um panfleto para suas campanhas de marketing e, ao ler o panfleto, o cliente em potencial poderá acessar a página de seu site, por exemplo.
Além disso, você também pode transformar links para eBooks, artigos, webinários e outras fontes de conteúdo em um QR que pode ser lido facilmente através da câmera do dispositivo, facilitando seu acesso.
Redirecionar tráfego
Outro bom exemplo de uso de QR code é no redirecionamento de tráfego e visitantes em páginas ou nas redes sociais. Você pode, por exemplo, fazer uma publicação em suas redes sociais com um código que leva todo visitante que o ler à uma landing page específica de seu negócio.
Não se esqueça de incluir CTAs (Call to Action, ou chamada para ação) nas publicações para que as pessoas sintam-se curiosas e interessadas em fazer a leitura e descobrir o que você está oferecendo.
Além disso, você também pode usá-lo em suas campanhas de marketing digital para oferecer cupons de descontos e coletar informações de contato de seus clientes através de um formulário, entre diversos outros exemplos.
Meio de pagamento
Sim, o QR code já pode ser usado como meio de pagamento de forma que o consumidor possa simplesmente realizar sua leitura e ser levado à uma página de checkout onde poderá concretizar uma transação diretamente através do celular.
Essa pode ser uma alternativa interessante caso queira oferecer tal forma de pagamento diretamente em sua loja online, por exemplo.
Hoje, já existem gateways de pagamento que oferecem esta opção para consumidores, como por exemplo o próprio Mercado Pago.
Validação de dados
Existem empresas que fazem o uso do código QR para a validação de dados, como por exemplo para conferir se ingressos para um evento são legítimos, ou até mesmo como parte de sistemas de segurança, de forma que seja necessário fazer a leitura do código para liberação de acesso.
Pronto para começar a usar o QR Code?
Agora que você sabe tudo sobre essa tecnologia, explore formas de usá-la em seu próprio negócio, como por exemplo enviá-los para seus clientes durante sessões de atendimento para que possa redirecioná-los ou até mesmo fazer cobranças.
Mas lembre-se, trazer clientes à sua página é apenas o primeiro passo, você precisa ser capaz de captá-los, tirar dúvidas e fortalecer o relacionamento entre a marca e seus consumidores diretamente em seu site.
Para isso, experimente instalar o JivoChat em seu site e não deixe de integrá-lo aos seus demais canais de atendimento!
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!