Como usar o Notion: dicas para melhorar sua produtividade
A organização é uma etapa essencial para quem busca bons resultados em seus estudos, trabalho e até mesmo liderando equipes.
Não existe um segredo para isso. Contudo, as pessoas que têm sucesso na hora de se organizar contam com algo em comum: o uso de uma ferramenta para não centralizar todas suas informações apenas em sua cabeça.
Nesse contexto, o Notion é um app que oferece todos os recursos para melhorar a qualidade da sua organização, seja pessoal ou profissional.
A ferramenta oferece várias opções de customização e é capaz de substituir várias outras ferramentas.
Confira nosso artigo e aprenda o que é e como usar o Notion.
O que é o Notion?
O Notion é um aplicativo para dispositivos iOS, Android, Mac e Windows que oferece uma "área de trabalho" completamente personalizável.
O app oferece várias ferramentas em um lugar só para facilitar a organização e gerenciamento de informações.
O ambiente de trabalho oferece aos usuários a possibilidade de escrever em um bloco de texto limpo, criar um quadro com estilo kanban, usar calendário, fazer listas, criar sua própria wiki e até mesmo fazer fluxos de trabalho.
Como usar o Notion em seu computador ou smartphone
Usar o Notion é bem simples, independente do seu dispositivo preferido.
Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Notion e baixar a ferramenta, usar sua versão para navegadores ou baixar em seu celular.
Depois disso, basta criar uma conta e começar a personalizar seu workspace.
Como usar o Notion: principais recursos
É importante entender que o Notion é muito mais do que um editor de texto na nuvem, a ferramenta conta com diversos recursos para ajudar a organizar suas tarefas.
- Agenda
- Calendário
- Tabelas
- Checklists
- Notas
- Lista de tarefas
- Blocos de textos
- Modelo de Kanban
- Imagens
- Vídeos
- Arquivos
O mais interessante é que esses recursos podem ser adicionados ao seu documento a partir de um modelo pronto.
Depois de adicionar a opção escolhida, basta customizar os modelos de acordo com suas necessidades.
Como usar o Notion: personalizando sua área de trabalho
Existem diversas opções de customização geral e para cada página do seu arquivo.
É possível alterar o nome do seu espaço de trabalho, definir um ícone, criar um domínio personalizado, adicionar colegas e até mesmo conferir métricas de visualização.
Para acessar essas opções, basta acessar a versão de desktop e clicar em Configurações e Membros no canto superior esquerdo da tela.
Como adicionar capas para suas páginas
Uma dica de como usar o Notion para estudar é deixar seus documentos mais temáticos e organizados usando capas para suas páginas.
Fazer isso é bem simples, basta:
- Passar o mouse em cima do título da página
- Clicar em Adicionar capa
- Escolher uma imagem oferecida pelo Notion ou fazer o upload de uma nova imagem.
Como usar modelos
O Notion também oferece acesso a diversos modelos com funcionalidades diferentes, todos separados por categorias.
Para criar uma nova página usando um modelo, siga os passos:
- Clique em Adicione uma página
- Clique em Modelos
- Escolha um modelo a partir de sua funcionalidade
A ferramenta divide os recursos em várias categorias, é possível encontrar modelos prontos para:
- Produto
- Marketing
- Engenharia
- Design
- Startup
- Vendas
- Recrutamento
- RH
- TI
- Organização pessoal
5 Dicas de como usar o Notion no dia a dia
Confira a seguir algumas dicas de como usar o Notion para tornar sua organização mais prática.
1. Marcar outras páginas e pessoas
Caso esteja colaborando com outras pessoas, é possível marcá-las em alguma parte do seu conteúdo usando @ e o seu nome.
Essa é uma forma prática de indicar sobre um conteúdo importante em sua página.
Também é possível marcar outras páginas, facilitando o acesso entre páginas dentro do seu espaço de trabalho. O processo é o mesmo, basta usar @ e o nome da página que deseja marcar.
2. Travar página
Se você deseja que o conteúdo de uma de suas páginas não seja alterado, saiba que é possível "travá-la" para que fique apenas como uma página de leitura.
Para fazer isso, basta clicar no ícone de três pontinhos na parte superior e clicar no item Bloquear página.
3. Criar um índice para suas páginas
Uma dica para tornar páginas com muito conteúdo mais dinâmicas é adicionar um índice em seu começo.
Fazer isso é bem fácil, basta escrever o comando /table. Uma janela com opções será aberta, então basta escolher o item Índice.
4. Importar dados de outros aplicativos
Outra forma de como usar o Notion para otimizar seu espaço de trabalho é importar dados de outras ferramentas.
O app conta com um recurso nativo para integrar dados de outras plataformas, como:
- Google Calendar
- Google Docs
- Asana
- Trello
- Evernote
- Confluence
- Word
- Dropbox Paper
- Workflowy
- Quip
- CSV
- HTML
5. Usar os lembretes
O Notion também conta com um recurso de lembretes para garantir que seus usuários não irão se esquecer de compromissos e tarefas importantes.
Para fazer isso, basta acessar o item no qual deseja criar um lembrete e seguir os passos:
- No campo de texto digite @ e selecione a opção Hoje
- Uma tag com o dia de hoje será adicionada
- Clique em hoje no seu item
- Configure as opções de notificação de acordo com suas preferências
Aprendeu como usar o Notion?
Esperamos que o nosso artigo tenha mostrado como essa ferramenta pode ajudar a melhorar sua produtividade centralizando vários recursos em uma só plataforma.
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