Como usar QR Code: aprenda a ler e criar seus próprios códigos
O QR Code é uma ferramenta funcional que está sendo cada vez mais usada conforme a popularização dos smartphones.
Por um tempo, o recurso caiu no esquecimento, no entanto, sua característica de proporcionar um acesso rápido a landing pages e informações importantes fez com que o recurso dinâmico e eficaz voltasse a ser utilizado por negócios
É bem comum encontrar marcas que usam o código em suas estratégias de marketing e ações de publicidade.
Se você deseja saber como usar o QR Code e até mesmo como criar seus próprios códigos para aproveitar esta tecnologia em seu empreendimento, confira o nosso artigo.
O que é QR Code?
O QR Code é um código rápido no formato de etiqueta que armazena dados e dá acesso a eles quando lido por um dispositivo.
O recurso funciona de forma bem similar ao código de barras, porém, sua leitura é mais fácil e prática porque pode ser feita pelas câmeras de smartphones, enquanto o código de barras precisa de um leitor específico.
Após ler o código, o aparelho utilizado irá direcionar seu usuário para o destino configurado por quem criou o código.
O código não é novidade. O sistema foi desenvolvido por uma empresa japonesa em 1994 com o objetivo de catalogar peças de carros em uma linha de produção.
Foi em 2003 que a linguagem começou a se tornar mais popular por que grande parte dos celulares contavam com uma tecnologia capaz de ler o código.
Com a popularização dos smartphones, o uso do recurso também cresceu.
Antigamente era preciso de um aplicativo específico para ler os códigos, hoje os celulares já contam com um leitor de QR Code em suas câmeras nativas. Isso torna a utilização do código mais rápida e prática.
Qual a diferença entre um QR Code e um código de barras?
Os dois códigos contam com representações gráficas diferentes. O código de barras tradicional apresenta uma numeração e uma série de barras claras e escuras.
É preciso de um scanner emissor de raio vermelho para os ler. Quando lido, a informação do código de barras é enviada para um computador e convertida em números.
Então, de acordo com o código e as informações cadastradas no banco de dados, as informações são apresentadas de uma forma que possam ser entendidas por qualquer pessoa.
O QR Code apresenta uma série de códigos e caracteres codificados em uma imagem quadrada, possibilitando uma grande capacidade de armazenamento.
Seu código pode ser interpretado pela câmera nativa de smartphones e aplicativos.
Como usar o QR Code?
Hoje em dia a maior parte dos smartphones e tablets Android e iPhone contam com um leitor de QR Code em suas câmeras nativas.
Para usar um QR no iPhone primeiro é preciso ativar este recurso. Para fazer isso, siga os passos citados abaixo:
- Abra o app "Ajustes"
- Selecione o item "Câmera".
- Ligue a chave "Escanear Códigos QR".
- Após ativar o recurso, basta apenas abrir a câmera do iPhone e apontá-la para o QR Code.
No Android, geralmente os aplicativos de câmera nativos já estão ativados, portanto, basta apenas abrir o aplicativo e apontá-lo para o QR Code.
Alternativas de leitores de QR Code no celular
Caso seu modelo de smartphone não permita a leitura dos códigos com sua câmera nativa, confira algumas opções de aplicativos que permitem a leitura dos códigos QR.
1. QR Code Reader
Disponível tanto para sistemas Android quanto iOS, o app é bastante popular nas lojas de aplicativo. Ele funciona como os leitores nativos, permitindo ler os códigos e executar suas funções.
Além disso, o app também registra um histórico de códigos que já foram lidos em seu celular.
2. Barcode Scanner
O Barcode Scanner também está disponível na loja de aplicativos de dispositivos Android e iOS.
O app é bem básico e conta apenas com a função de quase todo tipo de código e identificar dados de forma bem detalhada, incluindo códigos QR.
3. Shazam
O Shazam é um aplicativo criado para reconhecer músicas. Apesar disso, o app pode ser usado para reconhecer QR codes assim como outras opções da lista.
4. Snapchat
Por fim, o Snapchat assim como o Shazam, é um aplicativo que não foi criado com a finalidade de digitalizar códigos QR.
No entanto, a rede social como foco no compartilhamento de vídeos, imagens e mensagens também permite a leitura dos códigos apenas apontando a câmera do app e seguindo seus direcionamentos.
Como criar um QR Code
Criar um QR Code é uma tarefa bem fácil que pode ser feita por qualquer pessoa.
O código tem sido bastante usado em etiquetas de produtos direcionado aos sites de suas marcas, também por influenciadores em seus materiais online para direcionar seus seguidores à uma loja ou seu próprio site.
A melhor forma de criar os códigos de uma maneira simples e rápida é através de ferramentas online.
Para criar seu código gratuitamente, acesse essa ferramenta de criar QR Code grátis e siga os passos abaixo:
- Acesse o site da ferramenta de criação.
- Insira seu email no campo indicado.
- Escolha o tipo de dado que deseja, entre: URL do site, telefone, texto ou SMS.
- Insira o conteúdo desejado, uma informação que será mostrada por quem irá ler o código QR.
- Por fim, clique no botão "Gerar e baixar QR Code".
Como usar o QR Code no seu negócio
O QR Code proporciona uma maneira interativa para que sua marca possa se relacionar com o público.
Seu funcionamento permite que negócios ofereçam conteúdos exclusivos através das etiquetas. O recurso pode ser usado de inúmeras maneiras criativas, o que torna sua aplicação no marketing bastante relevante.
Se você está interessado em descobrir formas de como engajar seu público através deste processo simples e interativo, confira as sugestões abaixo.
1. Envie clientes para uma landing page
Uma das formas mais populares de usar o QR Code é direcionar consumidores por uma landing page relacionada a um produto, serviço e até mesmo ações.
Para que isso funcione, é importante que exista contexto entre a peça e a landing page.
2. Ofereça mais informações sobre um produto
Os códigos também podem ser utilizados para melhorar a experiência dos clientes.
O espaço em uma etiqueta é muito pequeno para compartilhar informações e detalhes do uso de um produto. Usar um QR Code permite que seus clientes descubram mais detalhes sobre as funcionalidades e finalidades de um produto.
Tudo isso de uma forma interativa, simples que estimula o engajamento.
3. Ofereça um cupom de desconto
Uma forma de estimular a interação com o seu público é oferecer cupons de desconto através do QR Code.
Outra maneira interessante de usar o recurso e surpreender seus clientes é oferecer descontos com o código nas partes internas das embalagens de seus produtos.
4. Ofereça o link para download de um app
O QR Code também pode ajudar muito na divulgação de novos aplicativos.
Para fazer isso disponibilize o código para download de apps em cartazes, flyers promocionais, embalagens, vídeos na internet e até mesmo em vídeos de publicidade na TV.
Pronto para começar a usar o QR Code?
O QR Code é um recurso fácil de usar que pode proporcionar aos consumidores diversas experiências com sua marca.
Se você desejar usar o código para iniciar uma conversa por chat online, confira a ferramenta profissional JivoChat.
Através dela é possível conversar em tempo real com seus clientes, obter resultados do seu desempenho e até mesmo monitorar os visitantes em seu site.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!