CRM gratuito: 18 Melhores para seu negócio em 2024
Atualmente, a melhor forma de rastrear todos os dados dos clientes é através de um sistema de CRM, e felizmente, existem algumas opções de CRM gratuito disponíveis no mercado.
Gerenciar o relacionamento com seus clientes é crucial para que possa acompanhar cada etapa da interação entre a equipe de vendas e o consumidor, identificar problemas no processo de vendas, calcular a conversão através de um funil de vendas bem estruturado e otimizar a jornada de compra.
Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre um CRM, quais são as suas funções e apresentamos os melhores CRM gratuitos para que você deixe as planilhas de Excel de lado e comece a automatizar processos.
O que é um CRM?
Se você ainda não sabe o que é CRM e para que serve, vamos começar apressando o conceito por detrás da palavra CRM.
A sigla CRM deriva do inglês para Customer Relationship Management, que em tradução literal significa gestão de relacionamento com clientes.
Ou seja, os sistemas CRM são ferramentas equipadas com funções e recursos projetados para ajudá-lo não apenas a estruturar seu funil de vendas e processo de vendas como um todo.
Além disso, essas ferramentas permitem que seja possível administrar o trabalho de sua equipe, delegar tarefas, agendar contatos e o follow up com clientes, entre outras funcionalidades.
Vale a pena usar um CRM gratuito?
Os melhores CRM grátis do mercado já oferecem automação, integração com demais ferramentas para otimizar a captação e segmentação de leads - como por exemplo plataformas de e-mail marketing, chats online para sites, sistemas ERP, entre outros.
Basta conferir os recursos e destaques de cada CRM grátis listado abaixo e você poderá entender com facilidade porque vale a pena começar a usar um. Vamos lá!
1. Brevo
O Brevo oferece uma das melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado e conta com um plano inteiramente gratuito.
Ele é uma ferramenta completa para quem deseja realizar mais vendas e obter um gerenciamento completo dos seus clientes.
Com o CRM gratuito Brevo é possível acompanhar todos os seus relacionamentos com clientes gerenciados em um só lugar, centralizando dados de contatos, organizando-os e segmentando-os de forma eficaz e mantendo o controle de seus follow ups para nunca perder uma oportunidade de venda.
Destaques:
- Gerenciamento de contatos ilimitados já no plano grátis;
- Segmentação avançada de leads;
- Formulários de inscrição personalizáveis;
- CRM de vendas.
E além disso, a empresa também oferece soluções integradas de e-mail marketing para que você possa disparar campanhas de e-mails para seus contatos, criar modelos de e-mail, fazer SMS marketing e mais.
2. Pipedrive
Se você está em busca de um CRM voltado para vendas, o Pipedrive é a escolha ideal para o seu negócio.
Não ficando nem um pouco atrás da ferramenta anterior, o Pipedrive não é um CRM gratuito, porém oferece um período de teste grátis de 30 dias para novos usuários e se destaca como um dos melhores sistemas CRM no mundo.
O CRM é bastante fácil de usar, sendo configurado em apenas poucos minutos e você já poderá definir as etapas do funil de vendas da sua empresa.
Além disso, é possível gerenciar seus leads e negócios, rastrear comunicações, automatizar partes repetitivas de seu trabalho, gere relatórios detalhados e obter insights sobre o seu negócio com as soluções disponíveis na ferramenta.
Destaques:
- Mais de 150 aplicativos integrados;
- Funis personalizáveis e com campos de contatos personalizados;
- Gerenciamento de oportunidades de vendas através de uma visão completa de cada negócio em aberto e seu histórico;
- Caixa de entrada de e-mail já disponível no plano Essencial.
Vale a pena experimentar o CRM free por 30 dias e conferir todos os recursos que você precisa antes de decidir migrar para o plano profissional que melhor se adeque ao seu negócio.
3. Ploomes
Especializado no processo comercial completo, o Ploomes é outro sistema CRM que apresentamos aqui. Com suas funcionalidades pensadas nas necessidades comerciais deste mercado.
E dentre os recursos que se destacam podemos citar a possibilidade de definir um workflow operacional de vendas B2B, automação de propostas comerciais com cálculo de impostos complexos, automação de documentos (como contratos e ordens de serviço), gestão de base de clientes com uso de funil e outros.
Para atender bem o mercado B2B, o CRM também conta com a possibilidade de integrar com a base de dados do ERP, que é um sistema quase que mandatório para a gestão empresarial do mercado em questão.
Dessa forma, o departamento de vendas consegue fazer toda a operação em uma única ferramenta, prática e eficiente, enquanto os gestores têm maior visibilidade do que está sendo feito no setor comercial.
Destaques:
- Centralização de toda sua operação comercial
- Intuitivo e fácil de implementar
- Integração com base de dados ERP
- Definição de Workflow operacional
Apesar de não oferecer um CRM grátis, o Ploomes conta com um teste gratuito e seu plano é montado de acordo com as necessidades do seu negócio.
4. RD Station
A RD Station é uma empresa brasileira com sede em Florianópolis e também oferece uma das melhores soluções de CRM e automação de marketing do mercado.
No plano de CRM gratuito, você já tem acesso à automação e integração nativa com o RD Station Marketing, de forma que seja possível integrar e impulsionar o trabalho de sua equipe de marketing e vendas através de uma única plataforma de CRM.
É possível utilizar desde funis múltiplos, ter acesso a relatórios avançados, disparos de e-mail e muitos outros recursos do RD Station.
Destaques:
- Funil de vendas e histórico de interações;
- Lembretes para tarefas e follow ups;
- Integração com WhatsApp e WhatStation;
- Modelos de email;
- Disparador de emails da ferramenta.
Ao acessar, selecione o RD Station CRM e confira todas as funcionalidades incluídas no plano grátis. Mas claro, vale a pena explorar os planos profissionais para quem deseja escalar seu próprio negócio.
5. Zoho CRM
Fechando nossa lista, apresentamos mais uma opção profissional que atende mais de 150 mil empresas em 180 países.
A Zoho é responsável por disponibilizar diversas soluções digitais para negócios, e o seu sistema CRM também não deixa a desejar.
Além disso, com essa ferramenta é possível interagir com seus clientes em diferentes canais, gerenciar várias equipes em uma única discussão, e utilizar a inteligência artificial para prever tendências de negócios.
Dessa forma será possível otimizar os resultados a partir do uso dos painéis interativos que irão fornecer análise do impacto dos seus negócios.
Uma ótima oportunidade para quem deseja ser mais estratégico, e investir na melhoria de qualidade dos seus processos de venda.
Destaques:
- Automação de vendas e gerenciamento do processo;
- Gestão de desempenho;
- Vendas preditivas;
- Vendas omnichannel.
A solução conta com um período de avaliação do CRM gratuito de 30 dias e planos escaláveis para quem deseja aproveitar todos os recursos disponíveis.
6. Bigin
Bigin é um CRM criado pelo Zoho, porém com o foco em orientar e realizar a gestão de relacionamento entre clientes de pequenas empresas, ou de empresas iniciantes oferecendo recursos completos em um valor bastante atrativo para o mercado.
O CRM Bigin permite que você interaja com seus clientes em potencial, criando formulários, realizando o envio de emails e mantendo uma visão completa da interação com cada potencial cliente.
É possível também realizar o gerenciamento de fluxos criando fases de negociação personalizáveis, fluxos de trabalho que minimizem as tarefas repetitivas, e fechamento de negócios através de uma visão geral do seu fluxo de vendas.
Não deixe de conferir os valores desse CRM que é ideal para pequenos negócios acessando o link do site.
Destaques:
- Criado especialmente para pequenos negócios
- Planos acessíveis
- Gerenciamento e personalização de fluxos
7. JivoChat
O JivoChat agora conta com recursos de CRM já disponíveis em nosso plano grátis! Dessa forma, além de poder comunicar-se com seus clientes através do chat online, WhatsApp no plano profissional, Facebook Messenger, e-mail e telefone.
Também é possível cadastrar leads em sua base, delegar oportunidades e negócios para operadores, acompanhar as etapas do funil de vendas e aproveitar o melhor da integração do seu chat online ao CRM.
Isso claro, sem mencionar que você também pode usar o JivoChat como canal de comunicação interna de seu negócio, conectando setores e equipes e construindo o relacionamento com clientes em uma única solução.
Destaques:
- Gerenciamento de contatos ilimitados;
- Acompanhamento de negociações e histórico;
- Integrado aos canais de atendimento disponíveis no JivoChat;
- Cadastre leads do chat em sua base e crie novas oportunidades de vendas.
Para saber mais sobre nossos recursos de CRM, confira nosso plano gratuito ou converse com a nossa equipe aqui no chat, estamos sempre felizes em atendê-lo!
8. Fleeg
O Fleeg é outro CRM brasileiro que oferece excelentes recursos profissionais para quem busca otimizar o relacionamento com clientes, gerenciar contatos e organizar processos de vendas.
Com a integração Fleeg e JivoChat assim que o cliente entrar em contato com você pelo chat as informações de contato serão automaticamente registradas no CRM aumentando a produtividade do seu time.
Também é possível centralizar seus canais de atendimento, e fazer todo o rastreamento do caminho que o lead percorreu no seu site até chegar ao atendimento.
Com ele, você poderá aproveitar integrações, automação de marketing, soluções para pré-venda, gestão de vendas, pós-vendas e mais.
Destaques:
- Fluxos de relacionamento;
- Funil de vendas e pipeline de oportunidades;
- Disparos de e-mail inclusos;
- Páginas de captura.
O sistema conta com um período de teste de seu CRM gratuito por 10 dias e, após isso, você pode escolher um plano sem fidelidade adaptado para o número de usuários que utilizarão a ferramenta!
9. Freshsales
Para quem busca por uma solução de CRM inteligente de verdade, recomendamos o Freshsales. Ele foi desenvolvido com Freddy AI, uma inteligência artificial capaz de ajudá-lo a descobrir os melhores leads, aumentar o engajamento com seu público e conduzir negócios do início ao fechamento.
O CRM Freshsales oferece uma visão cronológica do engajamento do cliente com o seu negócio através de uma linha do tempo de atividades.
É possível utilizar a ferramenta para definir os estágios do ciclo de vida percorridos pelo público em sua jornada, mapear as atividades de vendas e acelerar suas conversões.
Destaques:
- Gerenciamento de contatos, contas e negociações;
- Fases do ciclo de vida do contato;
- Formulários web e rastreamento de site;
- Pontuação preditiva de contatos com o uso da Freddy AI.
Além dos planos profissionais, você pode acessar a página oficial do Freshsales e optar por dar seus primeiros passos através do plano gratuito para sempre, que já disponibiliza recursos de gerenciamento de contatos, telefone e chat integrados e suporte para a sua equipe.
10. Agendor
O Agendor é mais uma opção de CRM grátis disponíveis no mercado, e orgulhosamente brasileiro. A plataforma é elogiada por sua interface intuitiva, facilidade de uso, praticidade e por oferecer um suporte ao cliente ágil e acessível.
Dados recentes indicam que o CRM do Agendor tem mais de 10 mil empresas como clientes no Brasil. Algumas das soluções oferecidas pela plataforma podem explicar parte de seu sucesso, como:
- Múltiplos funis de venda
- Campos obrigatórios por etapa do funil
- Geração de propostas personalizadas
- Envio de e-mails no CRM
- Campos personalizados
- Cadastro de empresas e pessoas
- Calendário de atividades
- Automações de tarefas e e-mails
- Relatórios e métricas de vendas
- Geração de lead
- Telefone virtual com inteligência artificial
- Personalizações
- Integração com WhatsApp
11. HubSpot CRM
O HubSpot conta com uma opção de CRM gratuito para empreendedores individuais e pequenas empresas.
A plataforma oferece recursos gratuitos para toda sua equipe de forma grátis, auxiliando em ações de marketing, vendas e atendimento.
A proposta da ferramenta é ser uma opção fácil de usar, com uma interface intuitiva e que permite acompanhar e analisar atividades em tempo real.
Destaques:
- Ferramentas de marketing
- Ferramentas de vendas
- Ferramentas de atendimento
- Ferramentas de ecommerce
12. Bitrix24
O Bitrix24 é uma opção de CRM gratuito com recursos impulsionados por IA e usuários ilimitados.
A plataforma conta com mais de 35 ferramentas integradas a um CRM que faz desde a captura de leads até a criação de faturas.
Além de gerenciamento de leads, o serviço conta com recursos de marketing omnicanal, gerenciamento de projetos e equipes, atendimento ao cliente e mais.
Destaques:
- Gerenciamento de leads
- Vendas impunsionadas por IA
- Gestão de clientes
- Marketing Omnicanal
- Gerenciamento de projetos e vendas
13. AgileCRM
O Agile CRM é uma opção gratuita que permite até 10 usuários e não precisa de cartão de crédito.
A plataforma oferece todos os recursos necessários para suas operações, com vendas, marketing e serviços em um só lugar.
Os planos além da versão gratuita também são acessíveis e oferecem várias ferramentas e integrações que podem otimizar seus resultados.
Destaques:
- Lead Scoring
- Acompanhamento de email
- Campos personalizáveis
- Acompanhamento de vendas
14. FreeCRM
O FreeCRM é uma opção de CRM gratuito que oferece um ano sem custos.
Essa versão da plataforma permite até 100 mil contatos e 100 usuários em seu time. Contudo, não conta com suporte técnico ou campanhas.
A versão grátis pode ser atualizada para uma opção mais avançada a qualquer momento.
Destaques:
- Mobile iOS & Android
- Rastreamento de eventos e tarefas
- Formulários
- SMS
- Campanhas de marketing
15. VtigerCRM
O Vtiger é uma alternativa de CRM de código aberto, atingindo a marca de mais de 5 milhões de downloads.
A plataforma permite gerenciar seu pipeline de vendas de forma completa sem custos e sem a complexidade de aprender um CRM por completo.
Destaques:
- Automação de vendas
- Capacitação de vendas
- Gerenciamento de pipelines
- IA
- Analytics e Inteligência
16. Zapier
O Zapier CRM conta com uma versão gratuita que oferece recursos de automação para pequenas empresas e empreendedores individuais.
Apesar de não ser uma alternativa de CRM convencional, o serviço pode ser usado para integrar diversas plataformas de vendas, marketing, atendimento ao cliente e até mesmo apoio para outros CRM.
Em sua versão grátis, a ferramenta permite até 100 autorizações por mês e 5 automatizações entre aplicativos.
Destaques:
- Plataforma de automação
- Recursos de IA
- Atividades ilimitadas
17. CapsuleCRM
O Capsule é uma opção de CRM gratuito que oferece todos os recursos básicos para 2 usuários, até 250 contatos e 50 MB de espaço por conta.
Também é possível fazer um teste gratuito onde todos os recursos e benefícios da versão ultimate estão liberados.
Destaques:
- Templates de email
- Assistente de IA para email
18. Insightly
O Insightly é um CRM gratuito que reúne soluções de marketing, vendas e equipes em um só lugar.
A proposta da plataforma é oferecer uma visão completa dos seus clientes durante toda sua experiência de compra.
Destaques:
- Gerenciamento de pipeline
- Lead tracking
- Gerenciamento de oportunidades
- Automação de fluxo de trabalho
- Gestão de projetos
Qual o melhor CRM grátis?
Não há realmente uma resposta única para esta pergunta, afinal, não temos como saber quais são as especificidades de seu próprio negócio.
O mais importante na hora de escolher um sistema CRM é identificar quais são as funcionalidades e recursos que você realmente precisa e avaliar como eles podem impactar positivamente o desempenho de sua equipe.
Por isso, separamos algumas dicas para que você possa avaliar por si mesmo qual é o melhor CRM gratuito.
Armazenamento na nuvem
Embora a maioria dos CRM atualmente sejam hospedados na nuvem, ainda existem algumas empresas que podem vender opções de CRM físico.
Com um CRM gratuito hospedado na nuvem, você se isenta da necessidade de obter um servidor e manutenção técnica dentro da sua empresa.
Além disso, o compartilhamento de informações e dados se torna muito mais fácil quando você dá preferência a um software com hospedagem na nuvem.
Esse tipo de hospedagem também permite que os recursos desses softwares de CRM sejam escaláveis e possam crescer à medida que o seu negócio cresce.
Conheça as funcionalidades do CRM
Entender quais são as necessidades da sua empresa é um passo fundamental para que você possa entender quais são as funcionalidades que irão atender às suas necessidades.
Além disso, alguns CRM disponibilizam alguns recursos que vão muito além da gestão de relacionamento com o cliente.
Por exemplo, enquanto um sistema de CRM como o Brevo e RD Station estão integrados diretamente com seus recursos de campanhas de marketing, os recursos de CRM do JivoChat estão diretamente integrados à nossa plataforma de comunicação interna e atendimento ao cliente através de chat online, telefone, WhatsApp, Facebook, entre outros canais.
O fato é que, se você tem a opção de usar um sistema moderno para administrar seu pipeline de vendas e, principalmente, de forma gratuita, não há porque ficar quebrando a cabeça ou perdendo tempo em planilha de Excel, por exemplo.
Lembre-se que funcionalidades de CRM são projetadas para impulsionar a produtividade de sua equipe e você pode conquistar este benefício sem colocar a mão no bolso.
Verifique a possibilidade de realizar integrações
Se você deseja escolher um CRM para otimizar o seu negócio, é importante considerar se ele permite integrações com diferentes sistemas.
Com o avanço da tecnologia e o armazenamento na nuvem é possível integrar recursos de diferentes softwares para tornar o seu CRM mais completo.
Nesse sentido, é muito importante conhecer quais são esses sistemas e se ele permite que as integrações sejam realizadas a partir de sistemas que você já utiliza, dessa forma será mais confortável para adaptar-se ao uso de CRM.
E quando falamos de integrações, estamos falando sobre as inúmeras possibilidades como: ERP, Seu website, plataformas para registrar transações e outras possibilidades.
Análise a experiência do usuário
Um dos critérios mais importantes para definir o melhor CRM gratuito é entender como você se sente ao utilizá-lo.
Uma interface amigável vai permitir que você e sua equipe possam encontrar as funcionalidades mais rapidamente, um design intuitivo é primordial para que o seu CRM tenha sucesso e seja aplicável dentro da sua empresa.
Por isso, tantas empresas oferecem um período de testes gratuitos ou uma versão gratuita que é mais simples, justamente para que você possa testar a funcionalidade e usabilidade do seu CRM.
Além disso, a disponibilidade de suporte no seu idioma nativo e rapidez para resolver os chamados e urgências
Vale a pena investir em um CRM pago?
Como você pôde notar através dos serviços apresentados em nossa lista, todas as soluções contam também com planos pagos.
A resposta curta para esta pergunta é: sim, desde que você queira escalar seu negócio e ter acesso aos recursos avançados oferecidos pela ferramenta.
Um CRM é uma ferramenta dedicada a ajudá-lo a atingir objetivos como: melhorar as suas vendas, conquistar mais clientes, fidelizar e reter consumidores, etc. Para quem deseja potencializar as suas chances de atingir tais objetivos, vale a pena investir e aproveitar essas soluções ao máximo.
Encontrou o CRM gratuito ideal para você?
Esperamos que tenha conseguido encontrar a solução ideal para seu negócio a partir dos recursos e funcionalidades oferecidos por cada um dos sistemas apresentados em nossa lista.
Não se esqueça, o próprio JivoChat conta com recursos de CRM disponíveis na versão grátis para sempre para que você possa administrar a sua equipe de vendas e integrar todos seus canais de comunicação ao mesmo tempo, fale conosco aqui no chat para saber mais!
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