
CRM gratuito: 25 Melhores para seu negócio em 2025

Atualmente, a melhor forma de rastrear todos os dados dos clientes é através de um sistema de CRM, e felizmente, existem algumas opções de CRM gratuito disponíveis no mercado.
Gerenciar o relacionamento com seus clientes é crucial para que possa acompanhar cada etapa da interação entre a equipe de vendas e o consumidor, identificar problemas no processo de vendas, calcular a conversão através de um funil de vendas bem estruturado e otimizar a jornada de compra.
Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre um CRM, quais são as suas funções e apresentamos os melhores CRM gratuitos para que você deixe as planilhas de Excel de lado e comece a automatizar processos.
O que é um CRM?
Se você ainda não sabe o que é CRM e para que serve, vamos começar apressando o conceito por detrás da palavra CRM.
A sigla CRM deriva do inglês para Customer Relationship Management, que em tradução literal significa gestão de relacionamento com clientes.
Ou seja, os sistemas CRM são ferramentas equipadas com funções e recursos projetados para ajudá-lo não apenas a estruturar seu funil de vendas e processo de vendas como um todo.
Além disso, essas ferramentas permitem que seja possível administrar o trabalho de sua equipe, delegar tarefas, agendar contatos e o follow up com clientes, entre outras funcionalidades.
Vale a pena usar um CRM gratuito?
Os melhores CRM grátis do mercado já oferecem automação, integração com demais ferramentas para otimizar a captação e segmentação de leads - como por exemplo plataformas de e-mail marketing, chats online para sites, sistemas ERP, entre outros.
Basta conferir os recursos e destaques de cada CRM grátis listado abaixo e você poderá entender com facilidade porque vale a pena começar a usar um. Vamos lá!
1. Brevo
O Brevo oferece uma das melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado e conta com um plano inteiramente gratuito.
Ele é uma ferramenta completa para quem deseja realizar mais vendas e obter um gerenciamento completo dos seus clientes.
Com o CRM gratuito Brevo é possível acompanhar todos os seus relacionamentos com clientes gerenciados em um só lugar, centralizando dados de contatos, organizando-os e segmentando-os de forma eficaz e mantendo o controle de seus follow ups para nunca perder uma oportunidade de venda.
Destaques:
- Gerenciamento de contatos ilimitados já no plano grátis;
- Segmentação avançada de leads;
- Formulários de inscrição personalizáveis;
- CRM de vendas.
E além disso, a empresa também oferece soluções integradas de e-mail marketing para que você possa disparar campanhas de e-mails para seus contatos, criar modelos de e-mail, fazer SMS marketing e mais.
2. JivoChat
O JivoChat agora conta com recursos de CRM já disponíveis em nosso plano grátis! Dessa forma, além de poder comunicar-se com seus clientes através do chat online, WhatsApp no plano profissional, Facebook Messenger, e-mail e telefone.
Também é possível cadastrar leads em sua base, delegar oportunidades e negócios para operadores, acompanhar as etapas do funil de vendas e aproveitar o melhor da integração do seu chat online ao CRM.
Isso claro, sem mencionar que você também pode usar o JivoChat como canal de comunicação interna de seu negócio, conectando setores e equipes e construindo o relacionamento com clientes em uma única solução.
Destaques:
- Gerenciamento de contatos ilimitados;
- Acompanhamento de negociações e histórico;
- Integrado aos canais de atendimento disponíveis no JivoChat;
- Cadastre leads do chat em sua base e crie novas oportunidades de vendas.
Para saber mais sobre nossos recursos de CRM, confira nosso plano gratuito ou converse com a nossa equipe aqui no chat, estamos sempre felizes em atendê-lo!
3. Pipedrive
Se você está em busca de um CRM voltado para vendas, o Pipedrive é a escolha ideal para o seu negócio.
Não ficando nem um pouco atrás da ferramenta anterior, o Pipedrive não é um CRM gratuito, porém oferece um período de teste grátis de 30 dias para novos usuários e se destaca como um dos melhores sistemas CRM no mundo.
O CRM é bastante fácil de usar, sendo configurado em apenas poucos minutos e você já poderá definir as etapas do funil de vendas da sua empresa.
Além disso, é possível gerenciar seus leads e negócios, rastrear comunicações, automatizar partes repetitivas de seu trabalho, gere relatórios detalhados e obter insights sobre o seu negócio com as soluções disponíveis na ferramenta.
Destaques:
- Mais de 150 aplicativos integrados;
- Funis personalizáveis e com campos de contatos personalizados;
- Gerenciamento de oportunidades de vendas através de uma visão completa de cada negócio em aberto e seu histórico;
- Caixa de entrada de e-mail já disponível no plano Essencial.
Vale a pena experimentar o CRM free por 30 dias e conferir todos os recursos que você precisa antes de decidir migrar para o plano profissional que melhor se adeque ao seu negócio.
4. RD Station
A RD Station é uma empresa brasileira com sede em Florianópolis e também oferece uma das melhores soluções de CRM e automação de marketing do mercado.
No plano de CRM gratuito, você já tem acesso à automação e integração nativa com o RD Station Marketing, de forma que seja possível integrar e impulsionar o trabalho de sua equipe de marketing e vendas através de uma única plataforma de CRM.
É possível utilizar desde funis múltiplos, ter acesso a relatórios avançados, disparos de e-mail e muitos outros recursos do RD Station.
Destaques:
- Funil de vendas e histórico de interações;
- Lembretes para tarefas e follow ups;
- Integração com WhatsApp e WhatStation;
- Modelos de email;
- Disparador de emails da ferramenta.
Ao acessar, selecione o RD Station CRM e confira todas as funcionalidades incluídas no plano grátis. Mas claro, vale a pena explorar os planos profissionais para quem deseja escalar seu próprio negócio.
5. Ploomes
A Ploomes é uma das maiores empresas de CRM da América Latina, oferecendo uma plataforma que reune CRM, automação de processos, geração de propostas, pedidos e contratos em um só lugar.
A ferramenta oferece uma visão 360° de clientes, auxiliando a gestão de carteiras e fidelização.
A plataforma também oferece consultas externas, API aberta e integração com seu ERP.
Destaques:
- CRM de Vendas
- Funil de Vendas
- Automação de documentos
- Gerador de propostas comerciais
- Visibilidade gerencial
- Workflow e BPM
6. Zoho CRM
A Zoho é outra opção de CRM gratuito responsável por disponibilizar diversas soluções digitais para negócios, e o seu sistema CRM também não deixa a desejar.
Além disso, com essa ferramenta é possível interagir com seus clientes em diferentes canais, gerenciar várias equipes em uma única discussão, e utilizar a inteligência artificial para prever tendências de negócios.
Dessa forma será possível otimizar os resultados a partir do uso dos painéis interativos que irão fornecer análise do impacto dos seus negócios.
Uma ótima oportunidade para quem deseja ser mais estratégico, e investir na melhoria de qualidade dos seus processos de venda. Seu plano gratuito oferece suporte até 3 usuários e oferece as ferramentas essenciais, como leads e documentos.
Destaques:
- Automação de vendas e gerenciamento do processo;
- Gestão de desempenho;
- Vendas preditivas;
- Vendas omnichannel.
7. Bigin
Bigin é um CRM criado pelo Zoho, porém com o foco em orientar e realizar a gestão de relacionamento entre clientes de pequenas empresas, ou de empresas iniciantes oferecendo recursos completos em um valor bastante atrativo para o mercado.
O CRM gratuito Bigin oferece integração com outras ferramentas do Zoho, além de pipeline único, 500 registros, entre outros recursos.
É possível também realizar o gerenciamento de fluxos criando fases de negociação personalizáveis, fluxos de trabalho que minimizem as tarefas repetitivas, e fechamento de negócios através de uma visão geral do seu fluxo de vendas.
Não deixe de conferir os valores desse CRM que é ideal para pequenos negócios acessando o link do site.
Destaques:
- Criado especialmente para pequenos negócios
- Planos acessíveis
- Gerenciamento e personalização de fluxos
8. Fleeg
O Fleeg é outro CRM brasileiro que oferece excelentes recursos profissionais para quem busca otimizar o relacionamento com clientes, gerenciar contatos e organizar processos de vendas.
Com a integração Fleeg e JivoChat assim que o cliente entrar em contato com você pelo chat as informações de contato serão automaticamente registradas no CRM aumentando a produtividade do seu time.
Também é possível centralizar seus canais de atendimento, e fazer todo o rastreamento do caminho que o lead percorreu no seu site até chegar ao atendimento.
Com ele, você poderá aproveitar integrações, automação de marketing, soluções para pré-venda, gestão de vendas, pós-vendas e mais.
Apesar de não oferecer um CRM gratuito, ele conta com um período de testes grátis por 10 dias e, após isso, você pode escolher um plano sem fidelidade adaptado para o número de usuários que utilizarão a ferramenta!
Destaques:
- Fluxos de relacionamento;
- Funil de vendas e pipeline de oportunidades;
- Disparos de e-mail inclusos;
- Páginas de captura.
9. Freshsales
Para quem busca por uma solução de CRM inteligente de verdade, recomendamos o Freshsales. Ele foi desenvolvido com Freddy AI, uma inteligência artificial capaz de ajudá-lo a descobrir os melhores leads, aumentar o engajamento com seu público e conduzir negócios do início ao fechamento.
O CRM Freshsales oferece uma visão cronológica do engajamento do cliente com o seu negócio através de uma linha do tempo de atividades.
É possível utilizar a ferramenta para definir os estágios do ciclo de vida percorridos pelo público em sua jornada, mapear as atividades de vendas e acelerar suas conversões.
O CRM gratuito da Freshsales foi pensado para quem está começando a fazer uma gestão de clientes eficientes, com equipes de até 3 usuários. Esse plano oferece modelos de e-mail, chat ao vivo e integração com telefone.
Destaques:
- Gerenciamento de contatos, contas e negociações;
- Fases do ciclo de vida do contato;
- Formulários web e rastreamento de site;
- Pontuação preditiva de contatos com o uso da Freddy AI.
10. Agendor
O Agendor é mais uma opção de CRM gratuito disponível no mercado, e orgulhosamente brasileiro. A plataforma é elogiada por sua interface intuitiva, facilidade de uso, praticidade e por oferecer um suporte ao cliente ágil e acessível.
Dados recentes indicam que o CRM do Agendor tem mais de 10 mil empresas como clientes no Brasil. Algumas das soluções oferecidas pela plataforma podem explicar parte de seu sucesso, como:
- Múltiplos funis de venda
- Campos obrigatórios por etapa do funil
- Geração de propostas personalizadas
- Envio de e-mails no CRM
- Campos personalizados
- Cadastro de empresas e pessoas
- Calendário de atividades
- Automações de tarefas e e-mails
- Relatórios e métricas de vendas
- Geração de lead
- Telefone virtual com inteligência artificial
- Personalizações
- Integração com WhatsApp
11. Clientar CRM
Clientar CRM é uma ferramenta de CRM totalmente nacional, simples, fácil de usar e uma ótima opção para empresas que fazem vendas consultivas e desejam profissionalizar a sua gestão comercial.
Visualização total de todas as atividades e interações da sua equipe de vendas com o seu cliente. A empresa fornece treinamento, possibilidade de atendimento in company e valores bem acessíveis para qualquer empresa.
Principais destaques:
- Gestão completa da carteira de clientes, o Clientar separa automaticamente os clientes em prospects, ativos e inativos e propostas em aberto.
- Ferramentas de follow up que mantêm o foco do vendedor no atendimento ao cliente.
- Robusto pacote de relatórios de vendas, produtos, interações com o cliente e curva ABC de Pareto.
- É possível criar seus formulários e customizar como desejar.
- Crie funil ou etapas de vendas de acordo com a sua realidade e seu modelo de negócio.
- API de integração com o seu ERP e ferramentas de marketing digital.
12. CRM PipeRun
O PipeRun é outra opção entre os melhores CRM de vendas 100% desenvolvido no Brasil. Seu objetivo é aumentar a produtividade dos representantes de vendas, seja no início, no meio ou no fechamento das vendas.
Algumas das principais funcionalidades dele são: agenda pública (estilo You Can Book Me), pipeline visual, alerta de estagnação de oportunidades, automações de atividades, ligações VoIP gravadas na plataforma, gerador de propostas em PDF, email tracker.
Além disso, essa ferramentas CRM também conta com assinatura eletrônica de documentos (termos, contratos, etc), integração com JivoChat, RD Station, Dinamize, Exact Sales, Ramper e muitas outras ferramentas do stack de vendas.
Com o PipeRun seu time comercial economiza tempo, ganha produtividade e aumenta suas receitas e lucros. Totalmente na nuvem, o PipeRun é o CRM online mais versátil e com melhor custo/benefício do mercado.
Apesar de não contar com um plano de CRM gratuito, o PipeRun possui um período de testes de 14 dias do melhor CRM, conheça os planos oferecidos:
- Pro;
- Flow;
- Performance.
13. HubSpot CRM
A HubSpot é uma empresa altamente respeitada em termos de produtos de marketing digital. Além disso, a HubSpot oferece um dos melhores CRM, completamente gratuito. O sistema é completo e pode ser adaptado a diferentes tipos de negócios.
O aplicativo oferece todas as ferramentas necessárias para melhorar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas para eles.
É a melhor opção para aqueles que desejam integrar as equipes de marketing e vendas, além de ter uma visão abrangente de tudo, de forma fácil e conveniente. Essas ferramentas CRM, permite instalar um plugin no Gmail ou Hotmail para acompanhar as informações dos emails em tempo real.
Além disso, o sistema possui um painel, onde você arrasta os leads de acordo com o estágio no funil de vendas. E classificar os ganhos e perdas dos negócios, acessando compromissos marcados e contratos enviados anteriormente. Além de várias outras funcionalidades.
14. Salesforce
Conhecido mundialmente, o Salesforce é uma das melhores CRM para empresas de pequeno e médio porte que estão em busca de uma ferramentas CRM que ofereça uma boa quantidade de recursos e personalizações.
Ele possui um excelente custo-benefício e conta com recursos muito interessantes, como assistente pop-up, criação de tarefas automáticas com notificações para os responsáveis, relatórios customizáveis e muito mais.
Apesar de não oferecer um plano completamente gratuito, o Salesforce conta com uma versão de testes por 30 dias que permite você conhecer todas as funcionalidades da ferramentas antes de escolher um plano pago.
Principais destaques:
- Assistente pop-up para personalizar a experiência do usuário;
- Criação de tarefas automáticas;
- O Einstein Activity Capture sincroniza dados entre a Salesforce, o e-mail e o calendário; *Layout intuitivo.
Para mais informações sobre os diferentes serviços e planos oferecidos, basta acessar o site e acessar a área de "Serviços & Planos".
15. monday CRM
Outra opção em nossa lista de CRM gratuito temos o Monday CRM, um sistema completo e personalizável que se adapta ao seus ciclos de vendas, permitindo que você organize tudo do pré-venda ao pós-venda.
Além disso, com essa ferramenta CRM é possível gerenciar contratos, clientes e propospects em um único lugar, automatizar o processo de vendas e centralizar toda comunicação com seus clientes.
Principais destaques:
- Possibilidade de personalizar e adaptar a ferramenta conforme seu ciclo de vendas evolui;
- Capacidade de automatizar o processo de vendas;
- Oferece integração com aplicativos como Google Agenda e diversos outros;
- Gerenciamento de prospects, contratos e clientes em uma única ferramenta.
16. Insightly
O Insightly é uma ferramenta robusta muito conhecida no mercado por sua versatilidade e capacidade de atender os mais diferentes tipos de negócios. Apesar de não ser uma plataforma totalmente grátis o Insightly oferece um período de teste de 14 dias.
O Insightly conta com recursos avançados de automação que melhoram a eficiência operacional, fornece insight valiosos sobre o desempenho do seu negócio e integra-se facilmente a ferramentas, como o Google Workspace e Microsoft 365.
Principais destaques:
- Centraliza as informações e dados dos seus clientes;
- Fácil integração com outras ferramentas;
- Possibilidade de criar a rastrear funis de vendas;
- Interface intuitiva e fácil de usar;
- Possibilidade de criar campanhas e testes A/B;
17. ADVBox CRM
Desenvolvido para atender advogados independentes, o ADVBox CRM é uma ferramenta totalmente web que te permite hospedar e organizar todas as informações necessárias para atender seus clientes.
Com esta ferramenta CRM para advogados é possível gerenciar os contatos das pessoas interessadas em contratar seus serviços, organizar agendamento de reuniões e tarefas, enviar e-mail e SMS automáticos e muito mais.
Para facilitar ainda mais a sua rotina, o ADVBox ainda conta com um histórico de atendimento e uma biblioteca repleta de modelos de documentos, como procurações, contratos de honorários, etc.
Principais destaques:
- Solução desenvolvida com advogados em mente;
- Sistema de gerenciamento de clientes para antes e depois do fechamento dos contratos;
- Acesso único para até 10 aparelho simultâneos;
- Histórico de atendimentos que facilita a comunicação com outros colaboradores;
- Biblioteca com modelos de documentos como procurações, contratos, etc.
18. Bizapp
Ainda falando dos melhores CRM focados em atender advogados, não poderíamos deixar de mencionar o Bizapp, uma ferramenta completa que tem como objetivo te ajudar a gerenciar seu escritório de advocacia.
Através do Bizapp seu escritório consegue captar novos casos com mais facilidade, acompanhar os resultados em tempo real e estruturar uma base de dados e informações unificadas. Entretanto, o Bizapp não conta com um plano totalmente gratuito, apenas períodos de testes em cada plano.
Principais destaques:
- Possibilidade de captar novos casos e acompanhar resultados em tempo real;
- Te permite criar uma base de dados unificada;
- Oferece serviços de gestão específicos para escritórios de advocacia.
19. Bitrix24
O Bitrix24 é considerado um dos melhores CRM do mercado, principalmente quando o assunto é ajudar escritórios de advocacia, advogados e serviços jurídicos em geral.
Com ele é possível agendar compromissos, gerenciar documentos e contatos de clientes, além de registrar e gravar todas as chamadas telefónicas que forem recebidas e efetuadas para o seu negócio.
Além disso, o Bitrix24 te permite realizar chamadas de vídeo e conferências em HD para até 100 participantes e conta com um relógio on-line integrado que sua equipe pode usar para iniciar, pausar ou encerrar o dia de trabalho.
20. Meets CRM
Outra opção da nossa lista com os melhores CRM, vamos falar do Meets, uma ferramenta brasileira com um plano inteiramente gratuito que te permite administrar até mil contatos e clientes, ideal para quem está começando.
O Meets está disponível para Android e iOS e conta com integração com algumas das principais plataformas do mercado, incluindo WhatsApp, Facebook Lead Ads, Messenger, soluções do Google e muito mais.
O plano de CRM gratuito do Meets permite apenas um usuário e o cadastro de 1000 contatos e clientes.
Principais destaques:
- Rastreamento de oportunidades;
- Soluções de atendimento;
- Gestão de atividades da equipe de vendas;
- Funil de vendas para acompanhar seus processos.
21. Agile CRM
Outra opção de CRM gratuito é o Agile CRM. Essa ferramenta é uma plataforma ideal para pequenas e médias empresas que procuram centralizar operações do seu negócio. Com uma all-in-one, o Agile CRM une automação de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
O seu plano gratuito oferece recursos básicos para até 10 usuários, mas além disso, é possível testar os planos mais completos por 14 dias.
Destaques:
- Gestão de contatos e pipelines de vendas automatizadas;
- E-mail marketing e campanhas multicanal;
- Integração com ferramentas como Shopify, redes sociais e Google Workspace.
22. Streak CRM
O Streak CRM é um CRM gratuito totalmente integrado ao Gmail, permitindo administrar funis de vendas, suporte ao cliente e projetos diretamente na caixa de entrada. Essa ferramenta oferece a personalização de pipelines para diferentes necessidades, como vendas, recrutamento e gerenciamento de projetos.
Além disso, oferece automação de e-mails, lembretes e tarefas repetitivas, otimizando o fluxo de trabalho. Entre seus recursos, o Streak permite rastrear e-mails para monitorar aberturas e cliques, além de disponibilizar snippets e modelos prontos para agilizar a comunicação.
A plataforma também se integra de forma nativa ao Google Workspace, conectando-se a ferramentas como Drive, Calendar e Sheets, além de oferecer suporte a integrações via API.
O plano gratuito do Streak inclui um pipeline, rastreamento de até 200 e-mails por dia e 50 snippets. Já aqueles que desejam explorar funcionalidades mais avançadas podem aproveitar um teste gratuito de 14 dias nos planos pagos, que incluem opções como o Pro e o Enterprise.
23. Nectar CRM
O Nectar CRM é uma solução focada na experiência do cliente e no atendimento, ideal para empresas que valorizam um suporte eficiente e personalizado no pós-venda. A plataforma permite a gestão centralizada de interações em diversos canais, como e-mail, chat, telefone e redes sociais, garantindo respostas ágeis e atendimento integrado.
Entre seus diferenciais, o Nectar CRM conta com automação de fluxos de trabalho para agilizar respostas e direcionamento de tickets, além de ferramentas de análise de sentimentos e feedbacks para aprimorar a satisfação do cliente.
A plataforma disponibiliza um teste gratuito de 14 dias com acesso a todas as funcionalidades, porém, não conta com uma versão gratuita permanente após esse período.
24. Alboom CRM
O Alboom CRM é uma ferramenta desenvolvida para otimizar a gestão de leads, oportunidades e negociações, permitindo a personalização de pipelines de vendas para um acompanhamento mais estratégico do processo comercial.
Além disso, facilita o agendamento de tarefas, reuniões e follow-ups, garantindo uma comunicação eficiente e organizada com os clientes. Os usuários podem acessar os dados armazenados na plataforma sempre que necessário, assegurando que nenhuma oportunidade seja perdida.
Entre seus recursos, destacam-se a administração de contatos, o monitoramento do funil de vendas e a captação de novos leads, além de funcionalidades de automação de marketing e atendimento ao cliente.
25. Capsule CRM
O Capsule CRM se destaca entre as opções gratuitas do Capterra, oferecendo uma solução centralizada para a gestão de relacionamentos com clientes. A plataforma conta com pipelines configuráveis, permitindo que as empresas estruturem seu processo de vendas de forma personalizada e acompanhem cada etapa, desde a captação do lead até o fechamento do negócio.
Com suas ferramentas de gerenciamento de contatos, as empresas podem armazenar informações detalhadas sobre clientes e prospects, facilitando interações mais personalizadas e estratégias de marketing mais eficazes.
O plano gratuito do Capsule CRM atende até dois usuários e possibilita o cadastro de até 250 contatos, oferecendo funcionalidades essenciais para pequenas empresas que buscam organização sem custos iniciais.
Qual o melhor CRM grátis?
Não há realmente uma resposta única para esta pergunta, afinal, não temos como saber quais são as especificidades de seu próprio negócio.
O mais importante na hora de escolher um sistema CRM é identificar quais são as funcionalidades e recursos que você realmente precisa e avaliar como eles podem impactar positivamente o desempenho de sua equipe.
Por isso, separamos algumas dicas para que você possa avaliar por si mesmo qual é o melhor CRM gratuito.
Armazenamento na nuvem
Embora a maioria dos CRM atualmente sejam hospedados na nuvem, ainda existem algumas empresas que podem vender opções de CRM físico.
Com um CRM gratuito hospedado na nuvem, você se isenta da necessidade de obter um servidor e manutenção técnica dentro da sua empresa.
Além disso, o compartilhamento de informações e dados se torna muito mais fácil quando você dá preferência a um software com hospedagem na nuvem.
Esse tipo de hospedagem também permite que os recursos desses softwares de CRM sejam escaláveis e possam crescer à medida que o seu negócio cresce.
Conheça as funcionalidades do CRM
Entender quais são as necessidades da sua empresa é um passo fundamental para que você possa entender quais são as funcionalidades que irão atender às suas necessidades.
Além disso, alguns CRM disponibilizam alguns recursos que vão muito além da gestão de relacionamento com o cliente.
Por exemplo, enquanto um sistema de CRM como o Brevo e RD Station estão integrados diretamente com seus recursos de campanhas de marketing, os recursos de CRM do JivoChat estão diretamente integrados à nossa plataforma de comunicação interna e atendimento ao cliente através de chat online, telefone, WhatsApp, Facebook, entre outros canais.
O fato é que, se você tem a opção de usar um sistema moderno para administrar seu pipeline de vendas e, principalmente, de forma gratuita, não há porque ficar quebrando a cabeça ou perdendo tempo em planilha de Excel, por exemplo.
Lembre-se que funcionalidades de CRM são projetadas para impulsionar a produtividade de sua equipe e você pode conquistar este benefício sem colocar a mão no bolso.
Verifique a possibilidade de realizar integrações
Se você deseja escolher um CRM para otimizar o seu negócio, é importante considerar se ele permite integrações com diferentes sistemas.
Com o avanço da tecnologia e o armazenamento na nuvem é possível integrar recursos de diferentes softwares para tornar o seu CRM mais completo.
Nesse sentido, é muito importante conhecer quais são esses sistemas e se ele permite que as integrações sejam realizadas a partir de sistemas que você já utiliza, dessa forma será mais confortável para adaptar-se ao uso de CRM.
E quando falamos de integrações, estamos falando sobre as inúmeras possibilidades como: ERP, Seu website, plataformas para registrar transações e outras possibilidades.
Análise a experiência do usuário
Um dos critérios mais importantes para definir o melhor CRM gratuito é entender como você se sente ao utilizá-lo.
Uma interface amigável vai permitir que você e sua equipe possam encontrar as funcionalidades mais rapidamente, um design intuitivo é primordial para que o seu CRM tenha sucesso e seja aplicável dentro da sua empresa.
Por isso, tantas empresas oferecem um período de testes gratuitos ou uma versão gratuita que é mais simples, justamente para que você possa testar a funcionalidade e usabilidade do seu CRM.
Além disso, a disponibilidade de suporte no seu idioma nativo e rapidez para resolver os chamados e urgências
Vale a pena investir em um CRM pago?
Como você pôde notar através dos serviços apresentados em nossa lista, todas as soluções contam também com planos pagos.
A resposta curta para esta pergunta é: sim, desde que você queira escalar seu negócio e ter acesso aos recursos avançados oferecidos pela ferramenta.
Um CRM é uma ferramenta dedicada a ajudá-lo a atingir objetivos como: melhorar as suas vendas, conquistar mais clientes, fidelizar e reter consumidores, etc. Para quem deseja potencializar as suas chances de atingir tais objetivos, vale a pena investir e aproveitar essas soluções ao máximo.
Encontrou o CRM gratuito ideal para você?
Esperamos que tenha conseguido encontrar a solução ideal para seu negócio a partir dos recursos e funcionalidades oferecidos por cada um dos sistemas apresentados em nossa lista.
Não se esqueça, o próprio JivoChat conta com recursos de CRM disponíveis na versão grátis para sempre para que você possa administrar a sua equipe de vendas e integrar todos seus canais de comunicação ao mesmo tempo, fale conosco aqui no chat para saber mais!
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