CRM para Advogados: 10 melhores para seu escritório

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente, a melhor maneira de rastrear todos os dados dos clientes é por meio de um sistema de CRM. Segundo uma pesquisa realizada pela Resco.net, 74% das empresas afirmam que a tecnologia CRM oferece melhor acesso aos dados do cliente.

Obter insights mais profundos sobre os clientes é fundamental para proporcionar experiências mais personalizadas e significativas. Os usuários também recomendam a tecnologia de CRM para aprimorar o gerenciamento de relacionamentos e melhorar o rastreamento de interações.

O relacionamento com o cliente é uma parte essencial do trabalho do advogado. No entanto, manter o controle manual de dezenas de pessoas pode ser bastante desgastante.

Por isso, vale a pena investir em um bom CRM para advogados, pois a ferramenta permite automatizar diversos processos e controlar de maneira centralizada o contato com o cliente. Pensando nisso, separamos uma lista com algumas opções de CRM para advogados. Confira!

O que é CRM para escritórios de advocacia e como funciona?

De maneira geral, CRM, da sigla "Customer Relationship Management", trata-se de um conjunto de táticas, práticas e estratégias de gestão interna com o objetivo específico de manter clientes fidelizados e satisfeitos com os serviços prestados, levando-os a recomendar o estabelecimento para terceiros.

No contexto dos escritórios de advocacia, a importância do CRM é ainda maior, uma vez que existem práticas de marketing proibidas para esses estabelecimentos, conforme determinado pela OAB. Portanto, um CRM para advogados é a melhor alternativa para atrair mais clientes.

Cada estabelecimento e empresa desenvolve sua própria estratégia para implementar um sistema CRM, variando de acordo com seus objetivos e forma de tratar os clientes. No entanto, independentemente do estabelecimento, existem alguns passos e características que servem como base, tais como:

  • Montagem da base de dados dos clientes;
  • Aprofundar-se nos conceitos de CRM, como funil de vendas;
  • Criar campanhas direcionadas de engajamento com clientes;
  • Estabelecer um atendimento ativo.

Qual a importância do CRM para advogados?

Advogados são profissionais cuja imagem é fundamental para o sucesso de seus escritórios. Eles precisam transmitir credibilidade e confiança para atrair e fidelizar clientes. É nesse contexto que o CRM para advogados desempenha um papel crucial, ao viabilizar e centralizar toda a estratégia de relacionamento da empresa com seus clientes.

Para começar a aplicar os conceitos de CRM em seu escritório de advocacia, é necessário reservar um tempo para analisar a situação atual e estruturar os processos.

Isso porque é essencial ter uma compreensão profunda de como a empresa opera, quem são seus clientes e quais serviços oferece, a fim de reunir todos os dados necessários para utilizar o software de forma eficaz.

Melhores softwares de CRM para advogados

Agora que entendemos a importância do CRM para escritórios de advocacia, separamos uma lista com 10 ferramentas de CRM para auxiliá-lo a conquistar mais clientes e impulsionar seus resultados.

1. Brevo

O Brevo se destaca como uma das plataformas de CRM mais usadas no mercado, além de oferecer funcionalidades de automação de marketing.

Assim como em qualquer nicho de mercado, o Brevo é uma excelente opção para quem procura um CRM para advogados. Com essa ferramenta, é possível criar páginas de destino, elaborar anúncios no Facebook e trabalhar na segmentação do público-alvo.

Essas soluções visam potencializar a eficácia de suas campanhas, tudo em um único lugar. Assim, você pode explorar todo o potencial de suas equipes de marketing e vendas por meio de um conjunto completo de ferramentas que impulsionarão o crescimento de seu negócio.

O Brevo também apresenta diversas opções de planos, permitindo que você escolha aquele que melhor se adapte às suas necessidades e orçamento.

captura de tela do Brevo

2. Pipedrive

Quando se trata dos melhores sistemas de CRM é impossível não mencionar o Pipedrive. Utilizado por milhares de profissionais no Brasil e em todo o mundo, é uma excelente escolha.

Ao utilizar essa ferramenta, a empresa garante o foco nos negócios certos, ou seja, é possível compreender o momento de cada negociação ou processo e direcionar os esforços para as oportunidades mais estratégicas.

Por meio das plataformas de CRM do Pipedrive, você tem acesso a diversas funcionalidades, tais como:

  • Gerenciamento de leads: por meio de formulários e chats personalizados;
  • Rastreamento de comunicação: ligações, e-mails e histórico de conversas;
  • Automatização: para tarefas administrativas e repetitivas;
  • Informação e relatórios: para acompanhar métricas;
  • Integrações com outros aplicativos: para uma experiência mais completa.

captura de tela do PipeDrive

3. Ploomes

A Ploomes oferece três soluções em uma única ferramenta integrada: CRM, Funil de Vendas e Automação de Propostas.

Com seus serviços de plataformas de CRM, é possível centralizar toda sua base de clientes e manter suas informações atualizadas e facilmente disponíveis para toda sua equipe.

Guarde e organize dados cadastrais, histórico de interações, compras realizadas, orçamentos solicitados, entre outros dados para que possa analisar seu público-alvo e obter insights sobre como melhor atendê-los.

Além disso, também poderá gerenciar as tarefas e atividades de sua equipe de forma profissional, recebendo até mesmo alertas por e-mail e sincronizando com o Google Calendar.

captura de tela do Ploomes

4. RD Station

Se você está em busca de uma ferramenta de CRM, o software da Resultados Digitais é uma escolha garantida entre os melhores sistemas do mercado. A integração com a ferramenta de automação de marketing é certamente um dos principais diferenciais para os usuários dessa plataforma.

O RD Station CRM permite aos usuários gerenciar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, otimizar os processos, contribuindo para o aumento da receita da empresa e garantindo o sucesso do cliente.

Isso é viabilizado pela organização dos processos e pela visão completa do funil de vendas. Assim, a equipe comercial sabe exatamente como estão as vendas e pode garantir melhores resultados.

Além disso, o RD Station CRM possibilita a criação de tarefas e automações que garantem a eficiência e a produtividade de todos os envolvidos na rotina comercial. Também oferece visibilidade sobre o desempenho das equipes e ações por meio dos relatórios gerados pela ferramenta.

5. Agendor

Outra ótima escolha de CRM para advogados é o Agendor. Esta ferramenta auxilia na identificação das fontes e segmentos de clientes que geram mais receita, assim como nas categorias de produtos e serviços mais procuradas pelos seus potenciais clientes.

O Agendor também oferece campos personalizados que permitem registrar informações detalhadas sobre os clientes, como o tipo de processo ou área de atuação, o que ajuda na qualificação e priorização dos leads.

Além disso, a plataforma mantém um histórico completo de negócios e interações, o que permite acessar todas as informações relevantes a qualquer momento, garantindo um acompanhamento mais eficiente dos processos.

Outra vantagem do Agendor é ter múltiplos funis de vendas, que podem ser adaptados para o fluxo de trabalho de um escritório de advocacia, auxiliando desde a prospecção de novos clientes até o atendimento pós-fechamento.

A plataforma ainda oferece relatórios personalizados, permitindo que você analise o comportamento dos clientes e identifique as estratégias mais eficazes para o seu escritório.

Além dessas funcionalidades, o Agendor também disponibiliza recursos para melhorar a produtividade e oferecer um atendimento mais personalizado, incluindo:

  • Integração com o WhatsApp;
  • Geração de propostas comerciais;
  • Telefone virtual inteligente;
  • Envio de e-mails diretamente pela plataforma;
  • Automações de tarefas e e-mails;

6. ADVBox CRM

Indicado para advogados independentes e para aqueles que desejam crescer, o ADVBox CRM é uma excelente opção de CRM para advogados. Essa ferramenta oferece um sistema de gerenciamento do atendimento aos clientes antes e depois do fechamento de contrato de honorários.

Com o ADVBox CRM, o advogado tem um sistema totalmente web para hospedar as informações necessárias para atender seus clientes.

É um CRM para gerenciar os contatos de pessoas interessadas em contratar seus serviços e assim aumentar sua base de clientes rapidamente, com acesso único mas com até 10 aparelhos simultâneos, facilitando o registro de compromissos pela secretária.

Além disso, permite a organização dos contatos, agendamento de reuniões e de tarefas futuras, envio de emails e SMS automáticos para relembrar possíveis clientes de enviar documentos.

Possui um histórico de atendimentos para facilitar a comunicação com secretária, recepcionista, assistentes ou estagiários, e uma biblioteca de modelos de documentos como procurações e contratos de honorários.

7. Bizapp

Outra excelente opção para quem procura um CRM para advogados é o CRM Bizapp. Essa ferramenta oferece um serviço para gestão de negócios em escritórios de advocacia.

Com ela, é possível aprimorar a captação de novos casos e a gestão de negócios, acompanhar resultados em tempo real e construir uma base de dados unificada, que compartilhada numa visão 360, se transforma em uma verdadeira fonte de insights.

Além disso, com o Bizapp, seu escritório terá uma melhor experiência digital e potencializará as ações de marketing e eventos. Também permite ter uma visão unificada de todos os negócios.

Trata-se de uma poderosa plataforma de engajamento e relacionamento com clientes. Acompanhe em tempo real os casos potenciais e atividades de outras práticas, com uma visão consolidada de negócios do escritório. Transforme seu CRM para advogados em uma plataforma ainda mais poderosa.

8. Bitrix24

Bitrix24 é outra opção de CRM para escritórios de advocacia, advogados e serviços jurídicos. Ele permite agendar compromissos e, como o tempo é muito valioso, seus calendários online possuem permissões de acesso flexíveis, para que um gerente de escritório designado possa gerenciar agendas para vários advogados.

Os orçamentos e faturas do Bitrix24 permitem faturar clientes a cada hora e verificar se ninguém está ficando para trás nos retentores mensais.

Documentos e contatos também são gerenciados no Bitrix24. Ele até registra e grava todas as chamadas telefônicas recebidas e efetuadas para a sua advocacia, se necessário. Por essas razões, o Bitrix24 é considerado o melhor CRM para escritórios de advocacia.

9. EasyJur

Independente do tamanho do seu escritório, o EasyJur é um CRM para advogados que oferece inúmeras vantagens e benefícios para os escritórios de advocacia. Por ser um software extremamente completo, é considerado por muitos como uma solução para todos os problemas encontrados nos escritórios.

Essa ferramenta oferece um workflow automatizado para controladoria jurídica e gestão ágil de prazos e audiências com Inteligência Artificial. Além disso, conta com robôs de captura de intimações de processos em segredo de justiça e INSS.

O EasyJur também possui diversos recursos consultivos e extrajudiciais ágeis, como a metodologia ágil Kanban para gestão de projetos, extrajudicial, contratos e demandas consultivas em diversas áreas como tributário, imobiliário, societário, M&A, LGPD, entre outros.

10. Calculo Jurídico

Outra opção de CRM para advogados é a plataforma desenvolvida pelo Cálculo Jurídico. Essa ferramenta auxilia os escritórios de advocacia na gestão do relacionamento com os clientes, integrando os dados e outras informações deles com outras plataformas de cálculos.

O aumento da produtividade do seu escritório e da sua equipe é uma das vantagens, pois as tarefas ficam mais eficientes, principalmente as repetitivas, como o aumento da automação de registros ou o envio de lembretes. Além disso, oferece gestão centralizada e mais eficaz, com o gerenciamento de contratos, monitoramento do histórico dos clientes e organização de deveres ou compromissos em um só lugar.

O acompanhamento de processos com uma visão mais clara e sempre atualizada facilita a tomada de decisões em cada caso. No geral, proporciona um melhor atendimento ao cliente, com acesso rápido às informações e ao histórico dele, possibilitando uma assessoria mais individualizada e personalizada

Como implementar um CRM para advogados?

Como explicamos, não basta adotar o CRM para fazer o controle de clientes para advogados sem fazer uma boa pesquisa antes. Posto isso, confira o passo a passo simples de como escolher uma ferramenta para o seu escritório!

1. Analise a situação atual

Veja como está o relacionamento com os seus clientes no momento e anote pontos bons (para manter) e pontos ruins (para melhorar). Analise também o relacionamento com quem ainda não é cliente, se houve perdas de oportunidades e por que aconteceram.

2. Revise os processos

Por trás de uma boa estratégia de CRM sempre há um processo organizado e sólido. Como acontece a trajetória do seu cliente desde que ele entra em contato pela primeira vez até, finalmente, assinar um contrato com seu escritório? E depois?

Se não há clareza dessas etapas do início ao fim, fica muito mais difícil construir um relacionamento duradouro, fazer o controle de clientes ou, ainda, converter vendas. No caso dos escritórios de advocacia, você pode começar revisando os seguintes processos:

  • descrever as metas que quer alcançar (quantos clientes, quais nichos, etc);
  • entender as necessidades do cliente (mapear as dores que levaram os seus clientes até seu escritório);
  • desenvolver um bom relacionamento com quem já está na casa (mais chance de permanência ou retorno);
  • excelência no atendimento;
  • mapear clientes em potencial (não perder nenhuma oportunidade).

3. Crie um fluxo de vendas

O fluxo de relacionamento acontece desde o primeiro contato com o cliente e continua enquanto ele decidir ficar com seu escritório.

Já o de funil de vendas acaba ao fechar o contrato — porém, é muito importante para identificar oportunidades de vendas e evitar perdê-las no meio do caminho.

Exemplo de um funil básico para escritórios de advocacia:

Contato inicial (Telefone? Formulário? E-mail?) > Apresentação de proposta > Negociação > Fechamento de contrato > Financeiro e documentação > Cliente

4. Gerencie as etapas e os contatos

Após ter o processo estruturado, você precisa manter a entrada e saída de clientes sempre organizada e fluindo bem.

Para isso, é preciso documentar as etapas de venda e, sempre que entrar um novo contato (potencial cliente), atualizar o seu andamento nessas fases, até que o negócio seja fechado. Com esse tipo de documentação, fica mais fácil:

  • identificar em qual momento do fluxo de vendas os potenciais clientes estão desistindo de fechar negócio com seu escritório;
  • saber quando tempo leva, em média, para que as pessoas virem clientes de fato (tempo de maturação para a compra);
  • fazer análises para saber quais os meses que mais converteram, quem entrou em contato, mas não voltou a demonstrar interesse (reativação de oportunidades), entre outros.

Conheceu o melhor CRM para advogados?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor CRM para advogados e auxilie na organização e no relacionamento dos clientes do seu escritório de advocacia.

Entretanto, para obter os melhores resultados, é importante ficar atento para que sua plataforma de atendimento ao cliente seja tão completa e profissional quanto seu CRM.

Para isso, conheça o JivoChat, uma ferramenta omnichannel que oferece verdadeiras soluções para impressionar seus leads, desde o chat online em seu site, até integrações com outras plataformas de mensagem, como o próprio Facebook Messenger. A melhor parte é que ele pode ser integrado ao seu CRM, confira agora mesmo!

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