Curva ABC: O que é e como aplicá-la?
A Curva ABC é uma importante ferramenta para quem possui um negócio físico ou um ecommerce e deseja otimizar a sua tomada de decisão.
Através dessa ferramenta é possível melhorar a sua gestão de fluxo de caixa, do seu estoque e a realização de inventários dos seus produtos.
Assim você garante um melhor controle de gastos investindo apenas o necessário para manter os produtos que possuem alta demanda em estoque e consequentemente impedindo que o seu dinheiro fique parado.
Se você deseja saber mais sobre a curva ABC continue a leitura desse artigo pois trouxemos essas e muitas outras informações sobre essa ferramenta.
O que é a curva ABC?
A Curva ABC é uma ferramenta que permite determinar quais são os itens mais importantes para a sua empresa.
Esses itens, são aqueles que geralmente vão demandar maior atenção na hora do controle de estoque ou durante a realização de inventários, pois eles possuem maior demanda.
Ao utilizar essa ferramenta, os seus itens recebem diferentes classificações e através dessas classificações você pode separá-los por relevância.
Os dados utilizados para a elaboração da curva são dispostos em um gráfico que facilita a visualização daqueles produtos que devem ser priorizados.
Ela pode ser aplicada independente do seu negócio ser físico ou uma loja virtual, e você pode avaliá-la periodicamente dependendo do seu objetivo.
Para a construção da Curva a ABC você pode utilizar qualquer ferramenta que permita a construção de planilhas e gráficos, entretanto a mais simples e conhecida é o Excel.
Você precisa conhecer a ferramenta onde você irá construí-la, ou seja, é necessário dominar o básico de Excel.
Se você não tem conhecimento de Excel, não se preocupe, pois no próximo tópico apresentaremos alguns cursos para que você possa construir a sua curva ABC com tranquilidade e maior assertividade.
Cursos para aprender a fazer a Curva ABC
Você já sabe que uma das principais ferramentas que permite a construção de uma curva ABC é o Excel.
Para a construção da Curva ABC no Excel é necessário ter domínio desse software, pois você precisará utilizar fórmulas e também construir gráficos.
Existem cursos de Excel que permitem que você aprofunde os seus conhecimentos sobre a ferramenta e vá do básico ao avançado, e alguns deles até ensinam como construir a curva ABC.
Para que você possa ampliar seus conhecimentos e construir a sua própria curva ABC, abaixo iremos apresentar dois cursos de Excel e um curso focado em gerenciamento e gestão.
Excel Básico Avançado 5 Cursos - Formação Especialista
Esse é um treinamento completo em Excel, reunindo 5 cursos em um único pacote.
São mais de 400 aulas passo a passo com cerca de 40 horas de videoaulas.
O curso começa com uma revisão rápida dos conceitos básicos e fundamentais da ferramenta, progredindo gradativamente para assuntos mais avançados.
O conteúdo trabalha com gráficos, tabelas dinâmicas, dashboards, Power Query, macros, VBA, cenários e muito mais.
O que é preciso saber antes de construir uma curva ABC?
Agora que você já sabe quais são os cursos que irão ajudar você a aprofundar os seus conhecimentos sobre Excel e Curva ABC, vamos conhecer alguns elementos básicos e relevantes que fazem parte da construção da curva.
Ao construir a Curva ABC você poderá optar por utilizar apenas a categorização dos valores obtidos nos cálculos, ou exibi-los em um gráfico que facilitará a visualização.
Os valores de corte, ou de classificação, da Curva ABC são fictícios e cada tipo de negócio pode apresentar o seu próprio padrão, pois não existe uma regra fixa e são utilizados apenas parâmetros.
Dessa maneira, você pode optar por seguir o nosso exemplo, ou pode tentar encontrar os valores mais adequados para o seu negócio.
- Os itens identificados na classe A do gráfico são aqueles itens considerados de maior importância ou relevância para a sua empresa, e correspondem a cerca de 20% do total de itens, onde ocorre a maior demanda, por exemplo esses itens tendem a ter uma demanda de 65% a 80%. Aqui podemos analisar através da visão de Pareto.
- Os itens classificados na classe B correspondem a cerca de 30% dos itens, e que têm valor ou importância mediana para o seu negócio que podem corresponder a uma demanda de 15 ou 10%.
- Já os itens de classe C são aqueles que apresentam menor relevância e que correspondem a 50% do total são itens com demandas de 10% a 5%.
Essas classificações são essenciais para que você possa compreender onde cada item se encontra na curva, e assim interpretar a relevância de cada um desses itens para o seu negócio.
Ou seja, é a partir da classificação que você compreende quais são os itens que devem ter maior atenção o seu estoque.
O gráfico da Curva ABC é um gráfico de eixo X (gráfico horizontal) que representará SKU ( unidades mantidas no estoque) dos seus produtos, e também ao eixo Y (vertical) que representará o valor acumulado consumido pelos itens ou % acumuladas.
Através desse gráfico você obtém uma representação visual dos produtos e também da sua demanda.
Por que a Curva ABC é importante para o controle de estoque?
Através da Curva ABC é possível compreender qual é a dinâmica de funcionamento do seu negócio, por exemplo, se os itens da Classe A estão em falta significa que você está perdendo dinheiro.
Pois, os itens da classe A são itens de alta demanda e ou seja, tê-los em estoque é vantajoso para você.
Já os itens da classe B e C, são os menos buscados, se você tem um acúmulo desses itens no seu estoque, significa que o seu dinheiro está parado e você deve encontrar maneiras de mitigar essa situação.
Qual é a visão de pareto e porque ela é importante para a Curva ABC?
Quando mencionamos os itens da classe A correspondem a cerca de 20% dos itens que a sua empresa vende e que eles chegam a ter até 80% da demanda, estamos mencionando o princípio de pareto.
O princípio de Pareto é uma das 7 principais ferramentas da qualidade. Esse princípio é baseado na concepção de Volfredo Pareto que percebeu que 80% das terras da Itália pertenciam a 20% da população.
Ou seja, seguiam a regra 80/20: essa regra fala que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.
E se inserirmos e aplicarmos essa regra ao contexto da curva ABC, veremos que 80% dos lucros de uma empresa provém de apenas 20% de seus produtos.
Mas não quer dizer que você deve ignorar o restante, e por isso você deve fazer o uso da Curva ABC e compreender mais sobre a dinâmica de vendas do seu negócio.
Curva ABC como fazer no Excel
Se você ainda está se sentindo perdido e não sabe como começar, neste tópico iremos mostrar a construção de uma Curva ABC no Excel.
Tenha uma listagem dos seus produtos
O primeiro passo para fazer a sua Curva ABC, é ter uma listagem com os principais produtos do seu negócio.
Se você quer construir uma Curva ABC para verificar qual foi o consumo dos seus produtos ao longo de um ano, é preciso ter em mãos a quantidade de produtos consumidos e também o valor unitário de cada produto.
Você pode utilizar sistemas do tipo ERP para como o GestãoClick para simplificar a sua gestão de estoque e usufruir das outras ferramentas que a plataforma oferece.
Monte uma matriz tripla no Excel
Com a sua lista em mãos, abra o Excel e monte uma matriz semelhante a da imagem a seguir.
Inicialmente você deve se preocupar com as três primeiras colunas.
A primeira coluna é a coluna de identificação do produto, a segunda coluna exibe a quantidade vendida do produto, e a terceira é o valor unitário de cada produto.
Faça o cálculo de total de vendas de cada produto
Depois de montar a sua matriz tripla, é preciso adicionar mais uma coluna. O dado que vamos utilizar nesta coluna é o valor adquirido com a venda dos produtos (valor usado) no período que você definiu.
Ou seja, multiplique a quantidade de produtos (uso) vendidos pelo valor unitário de cada produto.
Após obter o valor usado de cada produto, vamos obter o valor total usado, esse valor é a soma dos valores usados de todos os produtos.
Após o cálculo organize a sua matriz em ordem decrescente de acordo com o valor total usado.
Cálculo da porcentagem individual
Para saber qual é a representação de cada produto no valor total, vamos fazer o cálculo da porcentagem individual para cada produto.
Esse cálculo é feito através da divisão do valor usado de cada item pelo valor total usado.
Lembre-se que queremos esse valor em porcentagens e por tanto temos que multiplicar o valor fracionário exibido por 100 ou então utilizar a ferramenta %.
Cálculo de porcentagem acumulada
Depois do cálculo da porcentagem individual, é realizado o cálculo da porcentagem acumulada.
O cálculo da porcentagem acumulada é obtido através das regrinhas:
- A porcentagem acumulada para o item 1 é a porcentagem individual desse item
- Para todos os demais itens, a porcentagem acumulada será igual a sua porcentagem individual mais a porcentagem acumulada até o item anterior
Observe os exemplos abaixo e acompanhe as figuras:
- A porcentagem do item 7 por exemplo, vai continuar a mesma. Essa é a sua porcentagem acumulada.
- Se quisermos a porcentagem do item seguinte que é o item 9, teremos que pegar o valor da sua porcentagem individual (25%) e somar ao valor da porcentagem acumulada do item 7 (42%). Esse valor resultará 67% de porcentagem acumulada para o item 9.
- Para o item seguinte, que é o item 5, devemos seguir os mesmos passos. Valor da porcentagem individual do item 5 (7%) e a porcentagem acumulada do item anterior, que é o item 9, (67%) a soma dessas porcentagens resultará no valor 74%.
Esse cálculo deve ser realizado sucessivamente para os demais itens da matriz.
Classificação de corte
A próxima etapa é definir uma classificação para cada item, vamos utilizar o exemplo da classificação ABC que mencionamos acima:
- Classificação A = 80%
- Classificação B = 90%
- Classificação C =100%
Ou seja, todos os itens da sua matriz que exibem porcentagem acumulada abaixo de 80% devem ser incluídos na classificação A.
Todos os itens com porcentagem entre 80 e 90% serão incluídos na classificação B e todos os itens entre 90 e 100% serão incluídos na classificação C.
Para classificar os itens faça uma tabela menor com a legenda de cada uma das classificações como no exemplo abaixo.
Para criar classificações distintas, é necessário utilizar a ferramenta SE, assim você poderá ver em qual classificação cada um dos produtos se encaixa facilmente, e para dar mais visibilidade a isso basta pintar as cédulas de cores diferentes.
Criando o gráfico da Curva ABC
O próximo passo envolve a construção do gráfico, para simplificar a construção da curva ABC basta selecionar os valores de porcentagem individual e os valores de porcentagem acumulada.
Aperte em inserir na barra superior, e selecione a opção gráfico de colunas agrupadas. Assim que você selecionar essa opção o gráfico será exibido.
Dê dois cliques com o botão direito do mouse em cima das barras correspondentes a porcentagem acumulada e em seguida clique com o botão esquerdo do mouse e selecione a opção "Alterar tipo de gráfico série"
Assim que você selecionar essa opção é possível visualizar uma janela onde você poderá modificar o estilo de dado apresentado.
Modifique o gráfico de barras da porcentagem acumulada para um gráfico de linha e você terá como resultado um gráfico a representação do seu gráfico de Curva ABC.
Existem outros gráficos que também são possíveis de representar uma curva ABC e que são mais didáticos, mas eles exigem habilidades mais avançadas em Excel.
Não esqueça de editar o nome do gráfico e também o seu eixo para quando você precisar utilizá-lo.
Como utilizar os dados da Curva ABC no seu controle de estoque
Depois de calcular a sua curva ABC é hora de utilizar esses dados para criar estratégias de marketing para melhorar a gestão do seu negócio.
Pois não se esqueça de que não adianta realizar todos esses cálculos e adquirir os dados se você não vai transformá-los em informações úteis para o seu negócio.
Controle de estoque
Uma vez que você saiba quais são os produtos que são mais importantes, você pode manter uma avaliação periódica e verificar se a demanda desses produtos continua a mesma.
Assim você não vai precisar se preocupar em deixar o seu dinheiro parado ou não. Além disso, é uma boa oportunidade para você renegociar com os seus fornecedores.
Pois se determinado produto possui alta demanda, significa que você irá adquirir mais produtos e é uma ótima oportunidade para pedir descontos e garantir que o seu estoque não fique em falta.
Faça promoções
Se você detectou que alguns produtos não saem do seu estoque de jeito nenhum, por que não comunicar ao público que eles estão disponíveis a um valor mais baixo do que eles comprariam?
Promoções são uma ótima oportunidade para você fazer queima de estoque e principalmente daqueles produtos que possuem baixa demanda.
Seja criativo e aproveite para utilizar estratégias de marketing de relacionamento e também de marketing promocional.
Análise os valores dos seus produtos
Por exemplo, se você detectou que x produto tem bastante demanda porque não colocá-los em preços mais competitivos?
O mesmo é válido para produtos com menor demanda, como já falamos, promoções são uma ótima maneira de fazer queima de estoque.
Entretanto, todas as estratégias devem ser analisadas cuidadosamente, pois mesmo que você tenha calculado a curva ABC, existem outras características que você deve considerar.
Estude outras ferramentas além da curva ABC
Nesse artigo você foi capaz de aprender o que é uma curva ABC e como montar a sua, ressaltamos que é importante que invista em cursos, leituras para poder fazer uma gestão de estoque eficiente e se manter atualizado das principais ferramentas que são utilizadas no mercado.
Sistemas ERP também são bastante eficientes e contribuem muito para que você possa tornar a sua gestão ainda mais rápida e menos trabalhosa.
Bons estudos!
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!