16 emails de boas vindas para clientes e colaboradores

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O email de boas-vindas é uma estratégia muito utilizada no marketing digital para receber bem seus assinantes e definir o tom que será usado em sua relação.

Empresas com um plano de marketing bem estruturado usam essa técnica por conta de sua efetividade.

Segundo o levantamento realizado pela GetResponse, emails de boas-vindas têm uma taxa de abertura de 82%.

E de acordo com a Dinamize, 45% dos leads fecham sua primeira compra após seu cadastro na loja. Portanto, o email marketing é uma ferramental fundamental para promover resultados para o seu negócio.

O que deve ter em um email de boas-vindas?

Criar um bom email de boas-vindas irá fazer com que seus leads tenham interesse em conhecer mais sobre sua marca e produtos.

Confira a seguir o que não pode faltar no seu primeiro contato direto com os consumidores.

Apresentação da sua empresa e seu produto

Essa é sua primeira oportunidade de comunicação direta com os clientes. Aproveite esse momento para apresentar sua marca, produtos e vantagens.

Apresente o valor do seu produto ou serviço

Nesse momento os clientes estão interessados em entender qual é o real valor de sua oferta.

Utilize essas mensagens de boas-vindas para apresentar o valor que sua solução pode oferecer a esses consumidores.

Mostre que seu negócio presta atenção em seus clientes

Como já citamos, os emails de boas-vindas têm uma taxa de abertura muito superior ao de emails padrão. Enquanto mensagens de boas-vindas têm 82% de abertura, emails padrão contam apenas com 24%.

Aproveite esse momento de curiosidade dos leads para desenvolver um relacionamento comercial que seja vantajoso para ambos.

Auxilie os clientes quanto a utilização de produtos e serviços

Se o seu ramo é o B2B, os clientes esperam e precisam de ainda mais atenção. Nesses casos, a solução precisa ser efetiva e rápida para resolver seus problemas o quanto antes.

Portanto, ajudá-los quanto a utilização de sua solução pode ser um fator crucial na fidelização desses clientes.

Agradeça

Por mais que você apresente uma boa oferta ou uma isca digital interessante, nem todos os consumidores serão convertidos.

Portanto, dê valor para aqueles que escolheram se tornar cliente de sua marca. Aproveite esse momento para mostrar que sua marca se importa com seus clientes, o quanto eles valem para você e como está disposto a cooperar com eles.

10 modelos de email de boas-vindas para clientes

Confira a seguir uma lista com modelos de mensagens de boas-vindas para clientes.

3 embalagens de carta chegando representando emails com uma pessoa dentro de um deles

1. Email de boas-vindas pessoal

Quando uma pessoa real assina o email de uma empresa, é possível aumentar em mais de 20% a taxa de cliques únicos em emails promocionais.

Portanto, se você é um vendedor, diretor ou CEO, mandar um email com um toque pessoal é uma ótima formar criar uma sensação de compra individual, além de promover a confiança e lealdade dos clientes.

Esse modelo é ainda melhor quando utilizado no contexto da primeira compra de um cliente, sendo enviado após a confirmação da venda.

Confira o modelo pronto:

Prezado [Nome do cliente], Sou [Nome], [Cargo na empresa] e venho aqui agradecer pessoalmente por nos escolher. Estabelecemos [Nome da empresa] para [missão da empresa ou dores do cliente].

Caso tenha interesse em saber mais sobre [Produto ou serviço], confira o nosso [FAQ ou guia] através desse [Link para o FAQ ou guia]. Caso tenha qualquer dúvida, basta responder esse email. Estou aqui para ajudar você.

Cumprimentos, [Nome] [Cargo]

2. Email de boas-vindas focando no produto

Esse modelo de email tem como principal objetivo apresentar seu produto ou serviço. A proposta é ajudar o cliente a entender como usar sua solução.

Leve em consideração recursos que podem ajudar o cliente a ter sucesso com sua solução, como um guia detalhado ou um vídeo tutorial.

Confira o modelo pronto:

Olá [Nome do cliente], Seja bem-vindo à [Nome da empresa]. Estamos muito felizes em tê-lo como um cliente.

Nossa missão é [Declare a missão], por isso temos certeza que , como nosso [Solução] você pode [Problema do cliente].

Confira nosso [Vídeo, tutorial ou guia] para encontrar informações detalhadas sobre nosso [Solução], saiba mais sobre seu uso, recursos e dicas de como utilizar.

Fique bem!

[Seu nome]

3. Email de boas-vindas para avaliação gratuita

Esse tipo de email oferece uma ótima oportunidade de começar uma relação positiva com clientes em potencial que estão explorando sua ferramenta.

Evite mandar muitas mensagens nesse estágio, é importante que o cliente tire suas próprias conclusões quanto a solução.

Aproveite o conteúdo dessas imagens para auxiliar a experiência dessas pessoas. Apresente ou indique onde esses leads podem encontrar guias e tutoriais.

É importante que essa mensagem seja seguida de outras mensagens até o período final da avaliação. Portanto, envie mensagens apenas quando for relevante e para ajudar o cliente avançar em sua jornada.

Confira o modelo pronto:

Olá [Nome do cliente], tudo bem? Bem-vindo à [Nome da empresa].

Seu teste grátis já começou. E o que acontece depois?

Fique de olho em sua caixa de entrada. Vamos enviar dicas e estratégias para extrair o máximo [Produto ou serviço].

Caso queira uma demonstração personalizada, marque um horário com um de nossos especialistas: [Link de agendamento].

Se tiver alguma dúvida, acesse nosso [FAQ ou guia] ou entre em contato com nossa equipe de suporte através do [Endereço de email]. Eles terão prazer em ajudar você.

Cumprimentos, [Seu nome]

4. Email de boas-vindas após inscrição

Um dos emails de boas vindas para clientes mais comum é o de agradecimento por se inscrever em seu newsletter ou banco de dados para receber algum conteúdo de valor.

Explore o interesse pelo conteúdo e apresente seu produto ou serviço. Contudo, tenha cuidado para não exagerar no tom, um discurso muito voltado a venda pode fazer com que clientes evitem fechar negócio.

Confira o modelo pronto:

Olá [Nome do cliente], Muito obrigado por se inscrever em [Nome do seu newsletter]!

Aqui está [Material usado como isca digital, caso tenha sido utilizado].

[Explicação e link para obter o conteúdo].

Para ter mais informações sobre [Tema trabalhado na campanha], visite o nosso blog ou acesse [Página do site] para saber mais sobre [Solução oferecida].

Fique à vontade para entrar em contato conosco através do [Endereço de email] para tirar suas dúvidas. Estaremos feliz em ajudar você.

Cumprimentos, [Seu nome]

5. Email de boas-vindas com presente

Uma forma interessante de incentivar vendas é o uso de ofertas e descontos especiais, uma estratégia interessante de cross-selling.

De acordo com um estudo feito pelo Invesp, mais de 80% dos clientes dizem ser mais incentivados a comprar um produto ou serviço que oferece um desconto ou uma promoção.

Portanto, seu time pode oferecer algum presente ou código de desconto que complemente a experiência do cliente.

Confira o modelo pronto:

Olá, [Nome do cliente]. Obrigado por adquirir [Produto ou serviço].

Oferecemos para você um [Desconto ou oferta] em [Item relacionado ao desconto ou oferta] como forma de agradecimento.

Para aproveitar essa oferta especial, basta usar o código: [Código da oferta] em sua próxima compra.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe de suporte. Estaremos felizes em ajudá-lo.

Cumprimentos, [Seu nome]

6. Email de boas-vindas após a criação de conta

Esse email de boas-vindas tem como objetivo de receber bem novos usuários que se cadastraram em sua plataforma.

Geralmente empresas que oferecem soluções SaaS utilizam esse tipo de mensagem para dar boas-vindas a clientes em potencial

Confira o modelo pronto:

Olá, [Nome do cliente], Obrigado por criar uma conta [Nome da empresa].

Aqui, nós temos como missão [Descrever sua missão e como ela resolve o ponto de dor do cliente].

Acesse nossa página [Link da página] para conhecer mais sobre nossa ferramenta e seus recursos.

No caso de qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com nossa equipe de suporte através do [Endereço de email]. Eles estarão felizes em contribuir com o seu sucesso.

Cumprimentos, [Seu nome]

7. Email de boas-vindas pós-compra

Mesmo depois de usar emails marketing para converter leads em clientes, você ainda pode dar boas-vindas para essas pessoas que acabaram de fechar uma compra.

Receba essas pessoas como clientes, agradeça pela compra e ofereça instruções que ajudem na experiência com sua solução.

Confira o modelo pronto:

Prezado [Nome do Cliente], Obrigado por comprar [Nome do produto ou serviço]. Nós acreditamos que você [Explique como seu produto irá solucionar a dor do cliente] usando nossa solução.

Para garantir o melhor uso, confira nosso [FAQ, guia ou base de conhecimento] sobre como configurar e usar o produto corretamente.

Caso tenha dúvidas ou encontre algum problema, entre em contato com nossa equipe de suporte. Vamos ficar felizes em contribuir com seu sucesso.

Cumprimentos,

[Seu nome]

8. Email de boas-vindas em busca de feedback

Esse é um email importante para empresas que estão em busca de melhorias no seu atendimento, produto ou serviço.

Utilizar esse espaço com um grande potencial de engajamento é uma forma inteligente de coletar dados com o feedback de lead e clientes.

Aproveite para buscar insights que ajudem a entender as motivações dos clientes e faça perguntas que irão ajudar a segmentar emails futuros.

Confira o modelo pronto:

Olá, [Nome do cliente]!

Obrigado por se juntar à [Nome da empresa]. Nós preparamos [Serviço ou produto] por conta da [História que representa as dores dos clientes.].

Eu adoraria saber os motivos que atraíram você para o [Produto ou serviço]. O seu feedback é valioso para que a gente siga entregando exatamente o que os clientes desejam.

Você pode responder a este email ou simplesmente clicar e acessar o questionário: [Link].

Nos próximos dicas, enviarei mais alguns emails. Eles vão ajudar você a obter o máximo do [Produto ou serviço].

São estratégias valiosas para ajudar você.

Cumprimentos,

[Seu nome]

9. Email de boas-vindas de lembrete

Apesar de não ser propriamente um email de boas-vindas, funcionando mais como um acompanhamento, esse tipo de email é importante para receber novos usuários.

Empresas de SaaS tem como prática comum rastrear quanto tempo leva para novos leads começarem a usar seu serviço.

Isso é importante porque se um usuário fez seu cadastro e não está usando suas ferramentas, isso pode significar que tem algo errado.

Então, por que não dar boas-vindas novamente com uma mensagem amigável?

Confira o modelo pronto:

Olá [Nome], Vimos que você não iniciou [Teste gratuito ou o uso do nosso serviço]. Mal podemos esperar para ver os resultados surpreendentes em seu negócio.

Basta acessar aqui [Link para a página de login] para começar e dar uma olhada em nosso [Guia ou base de conhecimento] para obter dicas sobre como usar nosso [Produto ou plataforma].

Como sempre, nossa equipe de suporte está aqui para ajudar. Entre em contato com eles em [Endereço de e-mail] se tiver algum problema ou dúvida.

Tenha um bom dia! [Seu nome]

10. Email de boas-vindas básico

Em alguns casos, o email de boas-vindas pode ser uma das melhores alternativas para obter um bom desempenho.

Para esse tipo de email mais breve é importante manter um número de palavras entre 50 a 125, gerando uma taxa maior de resposta.

Para isso, use uma saudação, se apresente e use um CTA no final.

Confira o modelo pronto:

Olá [Nome], Obrigado por participar da [Nome da empresa].

Esperamos que nosso serviço [Vantagem do seu produto].

Por favor, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte [e-mail] se surgir alguma dúvida.

Tenha um ótimo começo!

[Seu nome]

4 melhores ferramentas para enviar emails de boas-vindas automáticos

Confira a seguir as melhores ferramentas do mercado para automatizar seus emails de boas-vindas.

Brevo

O Brevo é uma excelente plataforma para criar conexões que resultam em crescimento através do email marketing.

O recurso de email transacional permite enviar emails automáticos imediatos sem demora.

A plataforma oferece uma configuração rápida, personalização de templates, integração com CMS e um preço acessível.

Pipedrive

O Pipedrive é uma excelente opção de ferramenta de email marketing, pois você poderá criar designs personalizados ou então optar pelo envio de modelos já existentes na hora de criar seus emails.

Além disso, é possível segmentar destinatários é simplificada ao adicionar endereços de e-mail, fazendo uso dos dados armazenados no Pipedrive.

Sempre que o nome de um contato for acessado, você não apenas terá acesso às informações e histórico desse contato, mas também a toda a comunicação via e-mail: quais mensagens foram recebidas, quais e-mails foram abertos e muito mais. O Pipedrive conta com seis opções de planos pagos que podem ser adaptados conforme as exigências da sua empresa, e todos esses planos incluem um período de teste gratuito de 14 dias.

E-goi

Essa é uma ferramenta eficiente para criar e enviar campanhas, criando sua base e evoluindo sua estratégia.

A plataforma conta com todas as ferramentas para aumentar e qualificar sua base de dados. Isso permite criar oportunidades de negócios com formulários, emails de boas-vindas, landing pages e muito mais.

Nitronews

Com Nitronews é fácil realizar as suas campanhas de email marketing, basta selecionar sua lista de contatos, criar a sua mensagem e enviar.

Você ainda pode realizar o agendamento de envio de emails e desfrutar dos outros recursos da plataforma como fazer a segmentação de contatos por qualidade, gerar relatórios, criar landing pages e fazer integração com outras plataformas.

Totalmente brasileira, além de ter a vantagem de ser em português, o atendimento especializado é o grande diferencial.

6 modelos de email de boas-vindas para colaboradores

Receber bem os novos colaboradores é importante para garantir que eles sintam-se parte da equipe, os encorajando a trabalhar em equipe.

colaboradora recebendo email de boas vindas e sendo recebida por colegas

É importante ter uma boa primeira impressão, criando um bom tom e clima organizacional.

  • É com enorme prazer que damos as boas-vindas por estar entrando em nossa empresa! Estamos seguros que você e seu valor têm muito a agregar ao nosso trabalho, troca de conhecimentos e experiências. Estamos ansiosos para começar os projetos que temos pela frente!
  • Seja bem-vindo ao time e parabéns por sua nova posição. Temos certeza que suas habilidades e experiência irão nos ajudar muito. Esperamos ir longe com a sua presença. Se você tiver quaisquer dúvidas ou problemas, por favor, não hesite em me chamar ou mandar um e-mail.
  • Hoje é dia de mais um jogador entrar e vestir a camisa do time. Nossa equipe ganha mais do que um colaborador pronto para jogar, ela ganha também um aliado essencial em nossa busca pela vitória! Seja muito bem-vindo ao nosso grupo!
  • Sabemos que o primeiro dia de trabalho pode ser um tanto quanto intimidador, mas por aqui você pode ficar tranquilo, pois prezamos por manter uma equipe em sintonia, acolhida e com o máximo de conforto possível. Desejamos boa sorte e as nossas mais sinceras boas-vindas, que sua jornada com a gente seja repleta de boas experiências e conquistas!
  • Estamos mais do que animados por ter você com a gente a partir de hoje. Temos plena confiança de que você é a pessoa certa para essa posição e será um prazer trabalhar com você em nossos projetos. Seja muito bem-vindo à equipe!
  • Gostaríamos de desejar a você boas-vindas e boa sorte nesta sua nova jornada em nossa empresa! A partir de agora, somos uma equipe focada em objetivos em comum. Que você tenha muito sucesso nesta nova fase em nossa empresa!

Preparado para enviar emails de boas-vindas?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a aproveitar a alta taxa de cliques em emails de boas-vindas, otimizando os resultados do seu negócio.

Caso tenha interesse em aprofundar seus estudos e conhecimentos sobre estratégias digitais, confira nosso artigo sobre o que é marketing digital.

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