18 Ferramentas de SEO para melhorar seu ranqueamento

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Lucas C.
Lucas C.
CMO

Seja o seu site uma loja virtual ou blog, melhorar seu posicionamento nas buscas do Google é essencial para que seu negócio na internet cresça e receba mais visitantes e clientes.

Para isso, é necessário aprender sobre SEO - sigla para otimização para motor de busca em inglês. Essas técnicas permitem ajustar qualquer página de seu site para ser encontrada mais facilmente nesses motores de busca.

Para facilitar a vida de quem trabalha na internet, existe uma série de ferramentas de SEO grátis no mercado, aumentando as possibilidades de seu site ficar melhor ranqueado no Google. Confira abaixo 15 dessas ferramentas e escolha a sua!

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Confira também: 6 razões para começar um blog em seu ecommerce

1. Google Analytics

Não há como deixar o Google Analytics fora do primeiro lugar dessa lista. Mesmo que seja muito provável que já o utilize em sua rotina, reforçamos a importância de usar essa ferramenta com frequência.

Dizemos isso pois ela é a que fornecerá todas as informações que precisa saber sobre seu site e as páginas contidas nele.

Através do Google Analytics, é possível saber quantas visitas seu site recebeu, quais páginas mais acessadas, comportamento dos usuários em seu site e se possui links quebrados, entre uma infinidade de outras informações.

Usar o Google Analytics é primordial e pode acessá-lo através do link.

Analytics

2. Google Search Console

Outra das ferramentas de SEO grátis oferecidas pelo Google. O Search Console é utilizado para analisar os cliques vindos de pesquisas feitas no Google, mostrando quantas vezes seu site aparece em resultados de pesquisas, mostrando tudo que precisa saber sobre o tráfego originado por buscas no Google.

Além disso, a ferramenta também envia notificações sobre erros críticos em seu domínio, entre outros. Conheça mais do Google Search Console acessando o link.

3. Planejador de palavras-chave do Google

A terceira ferramenta do Google essencial para trabalhar o SEO de seu site. O Planejador de palavras-chave do Google pode ser utilizado de diversas maneiras, sendo a mais útil delas descobrir a quantidade de buscas que uma determinada palavra-chave recebe.

Você também pode inserir a URL de seu site na ferramenta, que retornará uma série de sugestões de palavras-chave que pode trabalhar em sua página. Comece a utilizá-lo a partir do link.

4. Google Optimize

Menos conhecida que as citadas acima, o Google Optimize é um pouco mais complexa que as outras ferramentas de SEO grátis. Além de relatar sobre as oportunidades e problemas para o SEO de seu site, a plataforma faz uma análise sobre as experiências de suas páginas.

Ou seja, ele investiga se o que está oferecendo é interessante para o usuário, como uma mensagem na área de checkout ou alguma funcionalidade extra.

Ele pode ser integrado ao Google Analytics e é ideal para realizar testes A/B de suas páginas. Conheça mais sobre o Google Optimize acessando o link.

Optimize

5. Google Data Studio

A mais recente entre as ferramentas de SEO grátis criada pelo Google. Apesar do Analytics ser uma plataforma completa para conseguir informações sobre a performance do seu site, ela não é muito amigável na hora de gerar seus relatórios, sendo pouco compreensível por quem não está habituado a ferramenta.

O Google Data Studio - ainda em fase de testes - foi lançado com a intenção de facilitar profissionais de marketing digital a criarem relatórios e apresentações. Clique no link para acessar e começar a usar o Google Data Studio.

Embora não possa ser classificada como uma plataforma de SEO, o Google Trends é ideal para saber quais são as notícias - e palavras-chave - mais comentadas em sua área.

Basta acessar a página e buscar tópicos de acordo com sua área de negócio, segmentando a busca por localização e categoria, caso ache necessário.

A partir daí, o Google Trends mostrará o crescimento nas buscas em um intervalo definido pelo usuário, permitindo que saiba o que está "bombando" e o que está deixando de ser tendência.

7. Google PageSpeed

Apesar de palavras-chaves serem importantes para o SEO da sua página, vale lembrar que não é a única métrica levada em consideração pelos motores de busca.

Outro aspecto que tem se tornado bastante importante é a velocidade de carregamento. O Google PageSpeed é a melhor ferramenta para analisar se sua página está demorando a carregar em qualquer tipo de dispositivo, seja um computador, smartphone ou tablet.

PageSpeed

Para usá-lo, basta clicar no link e inserir a URL do seu site, clicando no botão Analisar, como pode ser visto na captura de tela acima.

Em seguida, o aplicativo mostrará a velocidade média de carregamento do seu site, separando os relatórios por Mobile e Desktop, dando algumas sugestões de otimização.

Veja também no blog Jivochat: Hospedagem de sites - Porque é importante escolher o melhor serviço possível

8. Webpeak


A WebPeak é um conjunto de ferramentas de SEO, voltado para empresas que querem atingir o topo dos principais buscadores. Disponibiliza recursos com tudo que você precisa para ter sucesso no Marketing Digital do seu negócio!

É a primeira (e única) ferramenta de SEO e marketing digital 100% nacional, que possui uma Consultoria de marketing digital com engenheiros e desenvolvedores, especialistas em corrigir problemas para atingir o topo dos buscadores.

Controle os erros de seu site com mais precisão, melhore a otimização de suas páginas, alcance melhores posicionamentos no Google, espionando a concorrência e buzz social a partir de uma única plataforma!

Com a WebPeak sua empresa vai melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas, focando na qualidade do site para os principais mecanismos de busca e experiência do usuário, trabalhando de forma alinhada às atualizações dos buscadores e muito mais!

Conheça os planos:

  • Plano SEO LITE (mensal)
  • Plano SEO BASIC (trimestral, semestral e anual)
  • Plano SEO FIT (trimestral, semestral e anual)
  • Plano SEO ULTRA (trimestral, semestral e anual)

Todos os planos incluem:

  • Tour guiada pelas funcionalidades;
  • Suporte via chat ao vivo e tickets;
  • Dados do Alexa, Moz, Majestic;
  • Integração com Google Analytics;
  • Integração com Search Console;
  • Integração Facebook;
  • Integração com Google Meu Negócio.

Coloque seu site no topo com a WebPeak!"

9. GetGenie

É uma ferramenta completa para quem deseja otimizar conteúdos e fazer auditorias de SEO no seu blog ou site em parâmetros SEO.

Nessa ferramenta você terá recursos de análise SEO, pesquisa de palavras-chave para produzir o seu conteúdo, análise da concorrência e um assistente de IA para otimizar seus conteúdos de maneira que você alcance melhores resultados.

Além disso, também poderá utilizar a inteligência artificial para criar imagens personalizadas e atrativas para o seu público.

Ou seja, é uma ferramenta para quem deseja ganhar vantagem da concorrência e obter resultados mais rapidamente com trabalho simplificado.

10. Sitechecker

O Sitechecker é uma das ferramentas de auditoria de sites de SEO mais completas disponíveis. Com esta ferramenta, você poderá pesquisar em seu site ou blog todos os erros técnicos de SEO.

Não só fornece mais dados do que você obterá de muitas outras ferramentas, mas também torna mais fácil editar seu site e fazer alterações que irão melhorar seu SEO.

Ferramentas adicionais, como SEO Chrome Extension e a capacidade de integração com o Google Analytics e o Google Search Console, economizarão ainda mais tempo e aumentarão os benefícios que você obtém com esta ferramenta.

Sitechecker

11. Keyword Tool

Uma das melhores maneiras de encontrar palavras-chave de cauda longa para trabalhar em seu blog. Palavras-chave de cauda longa são extensões de palavras menores, que servem a um propósito mais específico.

Por exemplo, um texto com a palavra-chave "chat online com vídeo" pode ser considerada de cauda longa, enquanto "chat online" é a versão curta e mais abrangente.

É nesse quesito que o Keyword Tool ajuda na área de SEO. A ferramenta pode ser acessada pelo navegador gratuitamente, bastando inserir a palavra-chave que deseja estender, além da localidade e idioma do seu site.

A partir daí, o Keyword Tool oferece mais palavras-chave que pode trabalhar. É possível usar o Keyword Tool gratuitamente sem limitações, mas a versão Pro traz mais algumas vantagens, como a possibilidade de visualizar o volume de busca das palavras-chave, entre outros.

12. SEOQuake

Uma extensão gratuita para navegadores, o SEOQuake permite analisar as métricas de SEO de qualquer página que estiver acessando.

Ele também permite comparar páginas, analisar links externos e internos - principalmente se estiverem quebrados, prejudicando seu SEO - e descobrir o nível de dificuldade para ranquear em uma determinada palavra-chave.

Confira os detalhes completos sobre o SEOQuake - disponíve para Chrome, Firefox, Opera e Safari - clicando no link.

13. Browseo

Esse aplicativo web é útil para conferir seu site da mesma maneira que um motor de busca o visualiza, sem distrações.

Ele destaca partes que são relevantes para o SEO de sua página e como está hierarquizando os principais elementos de sua página, permitindo analisar e reconhecer onde seu site pode melhorar para obter um melhor posicionamento nos motores de busca. Clique no link e coloque a URL de seu site para usar o Browseo.

Leia também: 7 tipos de ferramentas de ecommerce que precisa usar em sua loja virtual

14. Seobility

Funcionando de maneira parecida ao SEOQuake mas sem a necessidade de instalar uma extensão no seu navegador, o Seobility permite que analise o SEO de seu site.

Ele analisa suas páginas e mostra quais aspectos pode corrigir em cada uma delas, identificando problemas como conteúdo duplicado ou erros estruturais do código.

O Seobility também monitora seu domínio e envia alertas quando surge algum problema. A ferramenta é grátis para apenas um domínio, sendo necessário assinar um plano caso tenha mais de um site sob sua tutela. Acesse a página do Seobility para saber mais sobre a plataforma.

Seobility

15. Copyscape

Uma das piores coisas que podem acontecer ao seu site é descobrir que ele foi duplicado. Sites duplicados são penalizados pesadamente pelo Google, perdendo muito ranqueamento enquanto ambas as páginas estiverem online.

O Copyscape é uma ferramenta que permite descobrir se o seu site ou qualquer conteúdo dele foi plagiado na web, permitindo que tome as atitudes necessárias para não ter seu ranking SEO penalizado.

Basta clicar no link e inserir a URL de seu site para saber se seu site foi plagiado.

16. Keywords Everywhere

Essa extensão para o Google Chrome é ideal para quem já utiliza o planejador de palavras-chave do Google, mencionado anteriormente.

O Keywords Everywhere mostra automaticamente o volume de busca sobre qualquer palavra-chave que procurar na internet.

Ou seja, ele elimina a necessidade de visitar a página do planejador toda vez que precisar saber quantas buscas uma keyword recebe.

17. SEO Spider Tool

Outro analisar de URLs, o SEO Spider Tool é uma das ferramentas grátis de SEO que permite aos usuários analisar seu site e suas páginas.

Ele verifica elementos como tags duplicadas, links quebrados e indica tags que pode incluir em outros artigos para melhorar seu SEO.

Sua versão gratuita permite que analise até 500 links e o software pode ser baixado para PC ou Mac através do link.

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18. Seed Keywords

Finalizando a lista de ferramentas grátis de SEO, temos o Seed Keywords, que aborda o planejamento de palavras-chave de maneira um pouco diferente.

Ele te ajuda a pensar como um usuário está pensando ao fazer uma busca, permitindo que crie cenários no qual precise fazer uma busca.

Por exemplo, ao criar um cenário no qual um usuário está buscando por uma solução em chat online, você deverá escrever uma pergunta, se colocando no lugar de alguém que precisa atender os visitantes do seu site.

A partir daí, você mesmo deverá responder a pergunta, criando palavras-chave que pode usar para buscar no Google e ter uma noção do que os usuários escrevem nos motores de busca quando precisam de algo.

O Seed Keywords é gratuito e pode ser usado acessando o link.

Seed

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