Qual a importância de ter um uma IA no seu site?
A inteligência artificial (IA) é um dos recursos tecnológicos mais versáteis que existem, podendo ser aplicada de muitas maneiras, como na indústria, em nosso dia a dia e até em mesmo na própria internet, como em sites.
Apesar de parecer algo recente, a IA não é um assunto novo, uma vez que já vem sendo desenvolvida e aplicada há um bom tempo. A diferença é que agora ela está mais próxima de nós.
O que antes era dominado apenas por engenheiros e profissionais da tecnologia, se tornou corriqueiro e tem trazido mudanças significativas na maneira como interagimos, compramos, trabalhamos e até vivemos.
Um exemplo de inteligência artificial que usamos todos os dias é o aparelho celular. Quando estamos escrevendo uma mensagem de texto em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, as frases podem ser completadas sozinhas.
Nós precisamos apenas escolher aquela que melhor se adéqua ao contexto, o que facilita e diminui o tempo da escrita. Por isso, a IA não está relacionada apenas a ideias futuristas, como robôs e máquinas que vemos em filmes, por exemplo.
A aplicação em sites é um exemplo disso e pode trazer muitos benefícios para usuários e empresas. É sobre a importância da inteligência artificial em sites que trataremos neste artigo, por isso, acompanhe a leitura.
O que a IA acrescenta aos sites?
Muitos são os benefícios trazidos pela aplicação da inteligência artificial em sites, sendo usufruídos por empresas dos mais diversos setores, como uma de entrega expressa moto.
Exemplo disso é a melhora das experiências em compras personalizadas, pois a IA possibilita um marketing personalizado, aumentando o engajamento dos clientes e do público em geral.
Com isso, é possível fidelizar os clientes e melhorar as vendas. Tudo porque essa tecnologia consegue identificar hábitos de compras e navegação dos consumidores.
Ela faz isso analisando transações que são armazenadas em nuvem, levando até os clientes ofertas personalizadas.
Ela também automatiza a interação com os clientes, substituindo a necessidade de mão de obra humana, por meio de canais de comunicação como:
- E-mails;
- Chats;
- Redes Sociais;
- Ligações telefônicas.
Conforme os atendimentos vão acontecendo, o site de uma empresa de ambientação 3d que use a inteligência artificial analisa os dados coletados em cada comunicação.
Se ela for combinada com o aprendizado de máquinas, quanto mais se relacionarem com o consumidor, melhor se torna no atendimento ao cliente.
Como exemplo disso, temos o chatbot, que pode interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, seja em sites ou aplicativos. Essa função é tão vantajosa que, atualmente, é usada por 85% de todas as interações que acontecem com clientes.
A IA também oferece assistência em tempo real, algo muito importante para uma empresa que necessite de comunicação constante com um grande número de clientes.
As empresas de aviação, por exemplo, que transportam milhões de pessoas todos os dias ao redor do mundo, usam a inteligência artificial para enviar informações sobre viagens de maneira personalizada.
As empresas de ônibus, além de investirem em soluções como sinalização horizontal preta, também usa a IA para monitorar os veículos, podendo informar aos seus passageiros onde eles se encontram, prazo estimado de chegada, dentre outras informações.
Dessa forma, os clientes podem obter essas informações tanto no site da empresa, quanto em seus aplicativos.
A mineração de dados é outro benefício, pois a inteligência artificial pode ser baseada na computação em nuvem, descobrindo informações importantes durante o processamento do Big Data.
A vantagem disso é a obtenção de insights que ajudam a destacar a empresa em meio aos seus concorrentes. E esses recursos estão implementados em nosso dia a dia de maneiras muito simples.
Por exemplo, as plataformas de streaming usam a mineração de dados para oferecer aos seus usuários conteúdos semelhantes àqueles que eles já assistiram.
Em uma plataforma e-commerce de roupas, por exemplo, esse recurso pode ser usado para oferecer aos clientes produtos de tamanhos adequados, materiais, cores etc.
Algumas atividades operacionais também são automatizadas, como o estoque, mesmo em lojas virtuais. Dessa forma, uma fabricante de grande painel de publicidade pode verificar se possui todos os insumos necessários para a fabricação.
Nos sites da empresas, a venda só é realizada quando o produto pretendido se encontra disponível, por meio de dados coletados pela inteligência artificial.
Ainda em relação ao estoque, a IA aplicada aos sites prevê períodos de sazonalidade para que a marca mantenha seu estoque sempre em um volume adequado, evitando possíveis erros.
Onde a IA é mais indicada: e-commerce ou blog?
Quando falamos em sites, logo nos vêm à mente diferentes endereços na web, como uma loja e-commerce, ou sites comuns de empresas, como uma de automação residencial pelo celular e blogs.
A verdade é que a IA pode ser aplicada tanto em e-commerce quanto em blogs, no entanto, nas plataformas de venda, essa tecnologia pode ser usada como mecanismo de recomendação.
Para isso, são usados os dados de clientes, como seus hábitos de consumo e preferências por determinadas marcas. Dessa forma, é possível recomendar os melhores produtos.
As recomendações se baseiam em dados do perfil e históricos de exibição - que levam a produtos correspondentes, que se reúnem - e os agrupados.
A inteligência artificial também cria pesquisas centradas nos clientes, levando até eles resultados relevantes para suas pesquisas.
Ela também ajuda a converter clientes que, por alguma razão, abandonaram o carrinho, e estiveram a poucos cliques de comprar o produto. Dessa forma, são enviados e-mails personalizados que ajudam a concretizar a venda.
A inteligência artificial também proporciona pesquisas por voz e imagem. Por exemplo, se a pessoa procura por wobbler display, a IA analisa o que está sendo solicitado. Depois, envia resultados de acordo com a pesquisa feita.
Esse recurso é muito importante, uma vez que a pesquisa por voz está sendo cada vez mais usada.
Com relação aos blogs, a aplicação da inteligência artificial se dá, principalmente, nas estratégias de Marketing de Conteúdo, pois esses materiais são veiculados por meio desse canal.
Um de seus usos é na produção de conteúdo em escala, mas que ainda não está sendo usado por muitas empresas, por conta de seus custos e complexidade.
De qualquer forma, em um futuro próximo, a IA será responsável pela criação de conteúdos de diversos tamanhos e na quantidade que a empresa deseja, com qualidade para os leitores.
No presente, ela é muito usada para estratégias de conteúdo, baseada em dados para fornecer insights que ajudam a montar a estratégia.
Exemplo disso é a comparação, que tem a capacidade de analisar e comparar se um material sobre leitor qr code para controle de acesso, por exemplo, teve um bom desempenho.
Dessa forma, a empresa consegue avaliar quais tipos de materiais realmente atraem seu público, investindo neles e descartando aqueles que não trouxeram nenhum tipo de resultado positivo.
Como a IA revolucionou o meio digital
Depois de ler este texto, fica fácil imaginar e entender de que maneira a inteligência artificial promoveu uma revolução no meio digital.
Quando usamos esse termo, nos referimos a sites, blogs, aplicativos, redes sociais e-mails e tudo o que existe dentro da web. Esses canais são importantes por muitas razões, mas, principalmente, porque facilitam a comunicação.
Dessa forma, se uma pessoa quer falar com uma empresa desenvolvedora de software para loja de brinquedos, pode utilizar um desses canais para se comunicar.
A inteligência artificial já vem auxiliando no atendimento ao cliente, respondendo dúvidas e passando as informações que ele precisa.
Além disso, sites de busca como o Google investem na IA para otimizar seus recursos e oferecer a melhor experiência aos seus usuários.
As plataformas e-commerce conseguem observar o comportamento de seus consumidores e levar até eles aquilo que precisam, solucionando seus problemas.
Ou seja, analisando essas e muitas aplicações da inteligência artificial, como o ChatGPT e outras, nos meios digitais, podemos observar que ela se transformou em uma verdadeira máquina de obter informações, resolver problemas e otimizar serviços.
Por conta disso, a tendência é que essa tecnologia se desenvolva cada vez mais, trazendo soluções mais rápidas, modernas e práticas, sem as quais, futuramente, nenhuma empresa poderá viver sem.
Com isso, podemos concluir que a inteligência artificial, assim como tudo o que envolve tecnologia, veio para tornar nossa rotina muito mais prática, seja na hora de vender ou de comprar.
O dia a dia mais moderno e com respaldo dessa tecnologia, nos permite experienciar mais facilidades em diversos setores, estando em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente.
Para as empresas, no entanto, ela vem se transformando em uma necessidade cada vez mais importante, principalmente no que diz respeito ao atendimento ao cliente rápido e personalizado.
Tendo isso em vista, os dois lados dessa relação saem ganhando, com sites que oferecem mais oportunidades para as empresas e clientes que têm acesso a serviços de qualidade superior, desde seu primeiro contato com a empresa em suas páginas virtuais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.*
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