15 melhores ferramentas de e-mail marketing em 2024

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Mesmo que seja uma das primeiras opções para comunicação online, o email nunca "saiu de moda". Usado extensivamente até hoje, as ferramentas de email marketing são um dos principais aliados para alavancar sua estratégia de marketing.

Uma pesquisa feita pela HubSpot em 2024 com agências de marketing digital revelou que o o email Marketing é considerado por esses 95% dos profissionais de Marketing o canal mais eficaz e relataram que o e-mail é a mídia que gera mais vendas para seus negócios.

Por isso, é essencial que adote uma ferramenta de email marketing e comece desde já a desenhar sua estratégia para fazer crescer e vender através de sua lista de e-mails. Confira abaixo 15 das melhores ferramentas de email marketing que pode testar em seu negócio.

O Que é Email Marketing?

Email marketing é uma estratégia que utiliza emails para se comunicar com uma audiência e aumentar a conscientização sobre uma marca.

É uma parte importante da automação de marketing, uma tecnologia que permite coletar e expandir sua base de clientes em potencial através de conteúdos úteis e abordagens personalizadas. Além disso, é uma ferramenta eficaz em um funil de vendas.

O email marketing se destaca por sua relação custo-benefício, sendo fácil de criar e manter, além de ser amigável aos usuários e altamente personalizável.

É possível personalizar o conteúdo enviado, mas é importante não se limitar a enviar apenas promoções e anúncios. Engajar a audiência com newsletters e artigos informativos pode transformar simples leitores em clientes, algo fundamental para o sucesso do seu negócio online.

O que são ferramentas de Email Marketing?

Uma ferramenta de email marketing é um software que ajuda a alcançar os objetivos de uma campanha de email marketing. Com ele, é possível gerenciar e controlar a comunicação com sua audiência de forma eficaz.

À medida que sua lista de e-mails cresce, enviar milhares de mensagens diariamente se torna desafiador. No entanto, com a ferramenta certa, é possível simplificar esse processo e manter a produtividade.

A maioria dos softwares oferece insights sobre o desempenho da campanha, como quem abriu o email e quem clicou nos links. Essas informações permitem ajustar e melhorar o desempenho das próximas campanhas.

Conheça as melhores ferramentas de e-mail marketing

Para que você possa conhecer mais sobre as ferramentas de e-mail marketing e quais são os seus recursos, elaboramos uma lista com as principais no mercado.

1. Brevo

SendinBlue agora é Brevo! Além de oferecer todas as funcionalidades necessárias para criar campanhas incríveis de e-mail marketing, o Brevo também inclui e-mails transacionais, como confirmações de pedido e pagamento.

A ferramenta de email marketing do Brevo se destaca por unir esses dois serviços essenciais, facilitando o trabalho de lojistas e empresários ao combinar os tipos mais comuns de correio eletrônico em um só lugar.

Com uma variedade de recursos de e-mail marketing, o Brevo permite manter seu público engajado, ajudando você a enviar suas mensagens no momento certo.

A plataforma oferece um CRM para construir relacionamentos duradouros, automação de marketing, segmentação de público, criação de landing pages e muito mais.

Monitore o desempenho de suas campanhas com estatísticas em tempo real e relatórios detalhados. Descubra essas e outras funcionalidades visitando nosso site.

Com 4 planos incríveis a partir de R$ 95,00 por mês, o Brevo tem a opção ideal para suas necessidades atuais.

Destaques:

  • Plataforma com recursos completos de email marketing
  • Automação de marketing
  • Emails transacionais
  • Criação de Landing pages
  • Relatórios de campanha
  • Opções de planos

Captura de tela do Brevo

2. Pipedrive

O Pipedrive é outra excelente opção na nossa lista de ferramentas de email marketing, além de contar com uma ferramenta de CRM altamente eficaz e de uso simplificado.

Com recursos de arrastar e soltar, o Pipedrive permite criar designs personalizados ou escolher entre modelos prontos. A segmentação de destinatários é simplificada, pois você pode adicionar endereços de e-mail utilizando os dados armazenados no Pipedrive.

Ao acessar o nome de um contato, você terá não apenas informações e histórico desse contato, mas também acesso a toda a comunicação por e-mail: quais mensagens foram recebidas, quais e-mails foram abertos e muito mais.

Essa funcionalidade permite estimular o interesse dos clientes em potencial e personalizar suas ofertas de acordo com suas necessidades específicas. A ferramenta de email marketing inclui recursos como:

  • Editor de e-mails
  • Análises de e-mails
  • Segmentação de e-mails

O Pipedrive conta com seis opções de planos pagos que podem ser adaptados conforme as exigências da sua empresa, e todos esses planos incluem um período de teste gratuito de 14 dias.

Captura de tela do Pipedrive

3. E-goi

A E-goi é uma das mais completas ferramentas de email marketing no mercado, oferecendo soluções multichannel para seus clientes, que vão além de apenas disparos de e-mail marketing.

Descubra tudo o que o E-goi pode oferecer no seu kit completo, com soluções automatizadas para e-mail e mobile, incluindo envios de SMS, notificações e até mesmo chamadas de voz.

Assim como as outras opções da nossa lista, o E-goi fornece relatórios detalhados para acompanhar o sucesso da sua campanha, com taxas de abertura, número de cliques e conversões geradas a partir dos disparos.

Você pode segmentar sua base de clientes, usar modelos prontos para seus e-mails e até mesmo aproveitar recursos específicos para Ecommerce, como a recuperação de carrinhos abandonados.

Com uma variedade de recursos, o E-goi oferece 4 planos para você escolher de acordo com suas necessidades. E se quiser dar um upgrade, os planos começam a partir de R$ 54 por mês.

Não deixe de conferir também o E-book gratuito deles sobre os segredos do E-mail marketing. Temos certeza que gostará de conferir as dicas e a melhor parte: sem custos!

Destaques:

  • Soluções multicanal
  • Soluções automatizadas
  • Relatório de acompanhamento de campanhas
  • Segmentação de clientes
  • Modelos prontos para e-mail marketing.

Captura de tela do E-goi

4. Nitronews

O Nitronews foi a primeira ferramenta de email marketing com modalidade totalmente gratuita no Brasil.

Presente no mercado desde 2006, o Nitronews combina facilidade de uso com eficiência. Sua interface limpa e atraente tem conquistado cada vez mais usuários satisfeitos.

Com o Nitronews, é simples criar suas campanhas de e-mail marketing. Basta selecionar sua lista de contatos, criar sua mensagem e enviar.

Além disso, você pode agendar o envio de e-mails e aproveitar outros recursos da plataforma, como segmentação de contatos por qualidade, geração de relatórios, criação de landing pages e integração com outras plataformas.

Um recurso interessante é o Ranking de Contatos, que atribui uma nota de 0 a 10 com base nas interações dos destinatários com as mensagens. Contatos com baixo ranking são automaticamente desativados, economizando recursos e mantendo sua base de contatos limpa.

Sendo uma ferramenta brasileira, o Nitronews tem a vantagem de oferecer suporte em português, proporcionando um atendimento especializado que é seu grande diferencial.

A plataforma possui 3 planos que variam de acordo com a quantidade de contatos ou de envios mensais. Nos planos pagos, está incluída uma consultoria gratuita feita por especialistas.

O Plano Gratuito atual possibilita 10.000 envios mensais para até 2000 contatos. Se você quer aproveitar recursos mais avançados do Nitronews, o Plano Básico está acessível a partir de R$ 39/mês, enquanto o Plano Pró pode ser adquirido a partir de R$ 93/mês.

Destaques:

  • Envios rápidos e inteligentes
  • Segmentação avançada
  • Desativação de contatos não engajados
  • Planos por quantidade de contatos ou envios.
  • Facilidade de suporte

5. RD Station

A RD Station é uma empresa que oferece diferentes soluções de marketing para seu negócio, entre elas, uma robusta plataforma de de CRM de vendas.

Com diversos modelos de e-mail e um editor intuitivo de arrastar e soltar, criar suas campanhas de e-mail marketing é simples e eficiente.

Além disso, você pode segmentar sua base de clientes e acompanhar relatórios detalhados para medir o desempenho de suas campanhas.

Integrado à plataforma de CRM da sua empresa, o RD Station Marketing se destaca ainda mais. Essa integração permite utilizar diversas métricas e dados para refinar suas estratégias de e-mail marketing, sendo esse o grande diferencial da ferramenta.

Com 4 modelos de planos que se adequam ao porte do seu negócio e suas necessidades, o RD Station Marketing oferece o plano Light, com um teste gratuito de 10 dias e custo de R$ 65/mês após o período de teste.

Já o plano Pro, com um custo inicial a partir de R$ 999/mês, inclui suporte exclusivo em português, implementação personalizada da ferramenta e acompanhamento estratégico com um especialista.

Destaques:

  • Plataforma com amplos recursos de marketing
  • Emails segmentados
  • Sequência de emails (autoresponder)
  • Emails agendados

Captura de tela do RD Station

6. Zoho Campaigns

Quando se trata de soluções empresariais, a Zoho se destaca oferecendo uma variedade de soluções para praticamente todos os aspectos que você precisa gerenciar em seu negócio.

Com o Zoho Campaigns, você pode usar modelos prontos ou criar e-mails profissionais usando o editor de arrastar e soltar.

O Zoho Campaigns também oferece relatórios em tempo real, permitindo que você acompanhe a taxa de abertura de seus e-mails e avalie o sucesso de suas campanhas.

Recursos de automação tornam seu trabalho mais eficiente, permitindo agendar disparos, gerenciar e segmentar leads e até mesmo realizar testes A/B para descobrir qual campanha teve melhor desempenho.

A plataforma também oferece uma solução exclusiva para lojas virtuais e e-commerce, permitindo enviar acompanhamentos de compras e mensagens de abandono de carrinho para aumentar suas vendas.

Com três opções de planos que podem ser personalizados de acordo com a quantidade de contatos que você deseja gerenciar, a Zoho oferece uma plataforma repleta de recursos. O plano lite custa US$ 1 por usuário e o plano mais popular é o premium, que custa US$ 4 por usuário.

Destaques:

  • Editor drag & drop
  • Relatórios em tempo real
  • Automatização de marketing
  • Segmentação de leads
  • Soluções para ecommerce e lojas virtuais
  • 3 opções de planos personalizáveis

Captura de tela do ZohoCampaings

7. Mailify

O Mailify é uma das ferramentas de e-mail marketing que conta com integração com o WordPress e algumas das maiores plataformas de ecommerce no Brasil, entre elas o Prestashop e o Magento.

Com essa ferramenta, você pode gerenciar contatos, automatizar o envio de e-mails e utilizar modelos para criar mensagens de forma fácil e eficaz.

Além disso, a ferramenta oferece recursos como eye tracking preditivo e permite configurar disparos de SMS em massa, tornando-a uma solução completa para alcançar e nutrir seus leads em qualquer dispositivo.

A plataforma combina automação e inteligência artificial para ajudar você a alcançar seus objetivos com suas campanhas de e-mail marketing.

Ferramentas de E-mail Marketing Mailify

Destaques:

  • Integração com as principais plataformas de ecommerce
  • Automação de email
  • Modelos de criação de mensagem
  • Eye tracking preditivo

8. GetResponse

O GetResponse é outra opção de ferramentas de email marketing. E esse software é ideal para pequenas e médias empresas, sendo uma das opções mais econômicas disponíveis.

Uma vantagem do GetResponse é que, mesmo com o aumento de valor à medida que sua empresa cresce, ele não se torna extremamente caro.

O GetResponse oferece uma incrível variedade de 500 modelos de e-mail que você pode aproveitar, sendo essa sua principal vantagem.

A ferramenta possui recursos simples para iniciantes, mas também conta com funcionalidades avançadas como newsletters, e-mails transacionais, editor de arrastar e soltar, entre outros.

No entanto, as regras de automatização do serviço de e-mail marketing são um pouco mais limitadas em comparação com outras opções da lista, o que pode não ser indicado para quem faz um uso extensivo desta funcionalidade.

Você pode experimentar o GetResponse gratuitamente por 30 dias, então aproveite! O plano pago do GetResponse começa a partir de US$ 19 por mês. Eles também oferecem o plano GetResponse Max, com preço de acordo com as necessidades da sua empresa.

Destaques:

  • 500 modelos de email para você utilizar
  • Emails de newslatters
  • Emails transacionais
  • Automatização de emails
  • Gratuita por 30 dias

9. Dinamize

A Dinamize é uma empresa com 20 anos de experiência no desenvolvimento de ferramentas de e-mail marketing, sendo premiada várias vezes como a melhor plataforma do Brasil.

O Dinamize Mail é a versão mais recente da plataforma, oferecendo recursos como um editor de e-mails responsivo com funcionalidade de arrastar e soltar, fluxos de automação de e-mail, SMS marketing, notificações push, teste A/B para e-mail, entre outros.

Com atendimento totalmente em português, a Dinamize oferece uma variedade de treinamentos online, uma área completa de tutoriais e um atendimento humanizado por telefone, chat e e-mail.

A plataforma é utilizada por pequenas marcas e grandes empresas, sendo ideal para quem está iniciando suas ações de e-mail marketing e busca uma plataforma profissional.

Destaques:

  • Editor de emails responsivo
  • Fluxos de automação
  • Recursos de email marketing
  • Criação de landing pages

10. MailChimp

O MailChimp é uma das plataformas de email marketing mais populares, sendo utilizada por milhões de empresas que enviam e-mails diariamente.

Ele vai além de ser apenas uma ferramenta de email marketing - o MailChimp se orgulha de ser um conselheiro pessoal para você nesse assunto. Isso significa que você receberá insights com base nos dados das suas campanhas e conselhos personalizados para suas próximas ações.

Você pode utilizar o plano gratuito que oferece recursos básicos, porém com a marca do MailChimp anexada aos seus emails.

Com a versão gratuita, você pode ter uma lista de até 2.000 inscritos e enviar 12.000 emails por mês para seus assinantes. Além disso, receberá tutoriais úteis sobre diversos tópicos para melhorar suas estratégias de campanha.

Além de campanhas de email, você também pode criar estratégias de marketing para alcançar suas metas. Isso inclui páginas de destino (landing pages), formulários de pop-up e até mesmo cartões postais.

O MailChimp oferece 3 pacotes de assinatura além do gratuito. O plano Essencials está disponívei a R$ 27,50/mês e R$ 42,50/mês para o Standard. Além desses planos, existe o plano Premium por R$ 835/mês.

11. Constant Contact

O Constant Contact é uma das melhores ferramentas de email marketing disponíveis no mercado há aproximadamente 20 anos. Essa plataforma oferece apenas planos premium, o Email (básico) e o Email Plus (avançado), e disponibiliza um período de teste gratuito de 30 dias.

O Constant Contact é conhecido por sua facilidade de uso, auxiliando empresas e organizações sem fins lucrativos na criação de campanhas de email marketing excepcionais.

Com o recurso de editor de arrastar e soltar, você pode criar e editar facilmente modelos de email responsivos para dispositivos móveis.

Além disso, o Constant Contact oferece recursos poderosos de segmentação de listas. Você pode direcionar seus contatos enviando emails relevantes com base em seus dados. A plataforma também reenvia automaticamente os emails que seus contatos deixaram de abrir.

Essa plataforma de email marketing também é útil para lojas online, pois permite manter os clientes engajados ao enviar recomendações de produtos ou serviços que possam ser do interesse deles.

Se você quer aproveitar recursos mais avançados da plataforma, o Plano Constant Contact Lite está acessível a partir de US$ 12/mês, enquanto o Plano Premium pode ser adquirido por US$ 80/mês.

12. MailerLite

Para você que busca por ferramentas de email marketing grátis, o MailerLite é uma alternativa que oferece um plano gratuito com limite de 12 mil emails por mês para até mil assinantes .

Você tem a opção de utilizar a ferramenta durante um período de avaliação de 14 dias, permitindo que explore todas as funcionalidades disponíveis nos planos profissionais.

Mesmo que decida prosseguir, terá à sua disposição uma abrangente base de conhecimento, contendo tutoriais em vídeo detalhados.

Ao optar pelo uso do MailerLite, você poderá usufruir dos recursos essenciais da plataforma, incluindo um editor de e-mails de arrastar e soltar que elimina a necessidade de utilizar modelos de e-mails em HTML gratuitos, um gerenciador de arquivos, fluxos de automação e muito mais.

Caso você necessite de funcionalidades mais avançadas, como domínio personalizado e IP dedicado, o pacote premium do MailerLite está disponível a partir de US$ 10 por mês.

Destaques:

  • Plano gratuito por 14 dias
  • Tutoriais em vídeo
  • Editor de emails em drag & drop
  • Gerenciador de arquivos

Captura de tela do MailerLite

13. SendPulse

Não poderíamos deixar o SendPulse fora de nossa lista com ferramentas de email marketing. Com esta plataforma, é viável realizar envios para até 500 assinantes e aproveitar uma gama de recursos profissionais.

Além disso, caso você avance para o plano VIP - destinado a bases de inscritos acima de 1 milhão - terá acesso a preços exclusivos, modelos de e-mail personalizados e a possibilidade de trabalhar com um gerente dedicado. Ainda mais, o SendPulse disponibiliza um servidor SMTP gratuito.

Além dessas características, é possível utilizar a plataforma para estabelecer uma automação abrangente, onde você pode configurar o envio de e-mails, notificações via Web Push e mensagens SMS com base em variáveis, eventos e atividades dos seus usuários.

O SendPulse oferece 15.000 e-mails gratuitos mensais para até 500 assinantes. Os preços começam a partir de R$ 21,45 por mês para envio ilimitado de e-mails e até 5 milhões de assinantes.

Destaques:

  • Facilidade em editar emails
  • Tags para trabalhar com o seu público
  • Personalização de emails
  • Formulários de inscrição

Captura de tela do SendPulse

14. Benchmark

O Benchmark é outra opção na nossa lista de ferramentas de email marketing. Essa plataforma é muito fácil de usar e oferece recursos de alta qualidade, tendo sido concebida para atender às necessidades de empresas de pequeno e médio porte.

Na versão gratuita, a ferramenta de email marketing apresenta um editor com funcionalidade de arrastar e soltar, proporcionando a escolha entre diversos modelos, a utilização de formulários de inscrição, a criação de campanhas de marketing sequenciais e a disponibilidade do recurso de depuração de listas.

O plano gratuito se destaca por ser um dos mais completos em termos de recursos disponibilizados no mercado. Embora possibilite o cadastro ilimitado de contatos, a limitação recai sobre o número de e-mails que podem ser enviados, restrito a 250 por mês.

Contudo, é crucial observar que a versão gratuita não contempla funcionalidades como testes A/B ou automação. Adicionalmente, não é viável importar contatos por meio de listas na modalidade gratuita.

O acesso à comunicação via e-mail fica restrito aos indivíduos que completarem os formulários de assinatura da plataforma Benchmark.

A plataforma oferece um plano gratuito para até 500 assinantes, permitindo o envio de até 3.500 e-mails por mês. Para quem busca mais recursos, o próximo plano disponível começa a partir de US$ 15,00 mensais, permitindo disparos ilimitados de e-mail.

15. Moosend

O Moosend é uma escolha adequada para aqueles que estão procurando por ferramentas de email marketing para começar a usar. A versão gratuita oferece uma variedade de recursos, embora limite o número de assinantes a 1.000 e não inclua um IP dedicado.

A ferramenta de e-mail marketing da Moosend é bem completo, mesmo sendo em inglês. Algumas das funcionalidades que ela oferece são:

  • E-mails ilimitados para envio;
  • Templates personalizáveis;
  • Relatórios sobre as campanhas;
  • Integração com Google Analytics;
  • Teste A/B;
  • Teste de spam;
  • Suporte por chat e e-mail (em inglês).

O Moosend disponibiliza um editor de arrastar e soltar extremamente fácil de usar, combinado com gatilhos de automação para o marketing por e-mail, análises em tempo real e a capacidade de segmentar listas, entre outras características.

Apesar de não oferecer um sistema CRM, se o seu objetivo é concentrar-se exclusivamente no marketing por e-mail, o Moosend pode representar um excelente ponto de partida para o crescimento do seu empreendimento.

A empresa é reconhecida por seu excelente suporte e altos índices de satisfação do cliente. Se a sua companhia está em crescimento, você paga apenas pelos assinantes. O próximo upgrade custa US$ 9,00 e permite o envio para até 500 assinantes, com capacidade de expandir para até 1 milhão de contatos.

Captura de tela do Moosend

Como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing

Para obter êxito nas suas campanhas de email marketing, é fundamental que você escolha uma ferramenta que atenda às suas necessidades atuais.

Com tantas opções disponíveis no mercado, essa tarefa pode ser um tanto quanto difícil se tratando de que as ferramentas de e-mail marketing podem apresentar uma ampla gama de funcionalidades.

Por isso, separamos algumas dicas para você que ainda está em dúvida sobre qual ferramenta utilizar e para quem deseja compreender o que deve ser levado em conta na hora de escolher a ferramenta de e-mail marketing ideal para o seu negócio.

Acessibilidade e simplicidade

Na hora de escolher a sua ferramenta de email marketing é fundamental que você preze pela praticidade, principalmente se você for fazer o uso dela diariamente.

Logo, é preciso escolher uma ferramenta que se apresente como simples e intuitiva, de preferência escolha uma ferramenta que não seja necessário ter conhecimentos em HTML para utilizá-la.

Assim, você poderá focar na sua campanha e não perderá tempo com detalhes de funcionamento da ferramenta.

Segmentação da sua base de dados

É fundamental para que você possa ter sucesso em suas campanhas que possa segmentar o seu público com base em características como interesses, idade, gênero, região geográfica, renda e muitas outras possibilidades.

Essa segmentação vai permitir que você possa otimizar as suas campanhas e consequentemente alcançar o seu público-alvo com maior assertividade e gerando melhores resultados.

Outro aspecto importante, e que cabe fazer a observação é que algumas ferramentas essa segmentação é feita de maneira automática, enquanto em outras ela é manual, cabe avaliar o que fica mais enconta para você na questão custo-benefício.

Templates e planilhas

Outro aspecto importante é que durante a criação das suas campanhas você utilizará planilhas para organizar as suas listas e também templates para que os seus e-mails tenham um aspecto mais profissional.

Algumas ferramentas de e-mail marketing oferecem arquivos prontos para você editar da maneira que preferir e assim poupar tempo e prática durante o uso da ferramenta.

Automação de Marketing

Esse recurso vai permitir que o seu trabalho se torne mais dinâmico, pois a partir dele é possível criar Workflows ou autoresponders.

Com esse recurso é possível manter leads mais aquecidos ou então aumentar a quantidade de contatos que chegam até os seus times de vendas.

Além de outras funcionalidades de marketing que farão toda a diferença durante as suas campanhas e fornecerão insights valiosos para você.

Reputação da empresa e suporte

Por último, mas não menos importante. Na hora de escolher uma ferramenta de e-mail marketing não esqueça de levar em consideração a reputação dela no mercado.

Visite as páginas oficiais da empresa nas redes sociais e vejam o que as pessoas comentam, uma ótima opção também é ver a reputação da empresa em sites como "reclame aqui".

Além disso, preferencialmente, escolha uma empresa que ofereça uma ótima qualidade de suporte e suporte no seu idioma nativo.

Encontrou as melhores ferramentas de email marketing?

Nesse artigo, apresentamos algumas das principais opções de ferramentas de email marketing disponíveis no mercado e como você pode fazer para escolher a ferramenta ideal para o seu negócio.

Não deixe de utilizar as ferramentas estrategicamente seguindo as dicas do nosso artigo, e também conhecendo os recursos de cada ferramenta apresentada e como ela pode ser aplicada ao seu negócio.

Uma campanha de email marketing bem estruturada pode render muitos leads e novas vendas para o seu negócio.

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