5 Dicas para escolher o modelo de landing page ideal

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

As landing pages são páginas criadas para recepcionar visitantes de seu site, tenham eles achado sua ecommerce através do Google ou redes sociais, entre outros.

Normalmente, essa é a primeira página com a qual seus visitantes se deparam e, por isso, ela deve ter algumas características em comum.

Entre elas, podemos destacar a necessidade dela auxiliar e encorajar leads a iniciar o processo de conversão, seja ela uma venda, assinatura em uma lista de emails ou download do seu aplicativo.

Para ajudá-lo nessa tarefa, buscamos modelos de landing pages exemplos para seu ecommerce e trouxemos os resultados de nossa pesquisa na forma da lista que pode ver abaixo.

O que é uma Landing Page?

A página de destino (ou landing page) é projetada para atrair visitantes, coletar informações deles e convertê-los em leads ou clientes. Geralmente, ela inclui uma descrição do produto ou serviço, pontos de venda, um formulário e um chamado para ação (CTA).

Essas páginas são criadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa e o objetivo de conversão desejado. Portanto, elas podem apresentar diferentes tipos de conteúdo e design, além de sugerir várias ações.

Como escolher um modelo de Landing Page?

Antes de compartilhar nossa lista de modelos de landing page, elaboramos uma lista com cinco dicas e características essenciais que toda landing page deve incluir para garantir uma alta taxa de conversão.

Objetivo claro

Desenvolvemos uma página de destino com um propósito específico, como incentivar o download de um e-book, divulgar uma demonstração de produto ou capturar informações de contato para campanhas futuras de marketing.

A landing page deve ter um único objetivo bem definido, com todos os elementos direcionados para alcançá-lo.

Layout atrativo e profissional

Um layout atraente é crucial para prender a atenção dos visitantes. Use cores, imagens e tipografia que estejam alinhadas à identidade da marca e transmitam profissionalismo.

O layout deve ser limpo e organizado, com uma hierarquia clara de elementos que facilite a leitura, navegação e compreensão das informações.

Conteúdo relevante e persuasivo

O conteúdo de uma página de destino deve ser conciso, relevante e convincente. Crie títulos e subtítulos chamativos para destacar os benefícios do produto ou serviço.

Você também pode incluir:

  • depoimentos e outras formas de prova social;
  • estudos de caso;
  • estatísticas sobre o produto ou serviço.

Formulário de conversão

Se o objetivo é obter informações de contato do visitante, como nome e e-mail, o formulário da página de destino deve ser simples e fácil de preencher.

Peça apenas as informações necessárias para iniciar o relacionamento com o lead, não só para simplificar o processo, mas também para cumprir requisitos legais, como mencionamos.

Chamada para ação

Uma página de destino eficaz deve motivar o usuário a agir. A chamada para ação deve ser clara, destacada e persuasiva. Use verbos de ação que estimulem a pessoa a agir imediatamente, como "compre agora", "inscreva-se" ou "experimente gratuitamente"

Melhores modelos de Landing Page

Agora que você já sabe melhor o que é uma Landing Page, separamos uma lista com alguns tipos e modelos de Landing Page para você utilizar para os mais diversos nichos.

1. Modelos de Landing Page da Brevo

Além de oferecer um dos melhores sistemas de CRM do mercado, o Brevo também conta com outras ferramentas de marketing, como e-mail marketing, notificações, CRM e também um construtor de landing pages de altíssima qualidade.

Após criar a sua conta gratuitamente, você poderá escolher entre começar uma nova página de captura do zero ou usar um modelo de landing page já existente.

Com a segunda opção, basta personalizar os textos e campos, se necessário até mesmo substituir as imagens e pronto, sua LP está pronta! É realmente muito intuitivo e rápido, vale a pena conferir.

Diferentes opções de modelos de landing page da Sendinblue

Escolha entre templates de sites de seminários, página de entrada, páginas de "em breve", landing pages para imóveis, páginas de startups e muito mais e personalize-os como preferir.

2. Modelos de Landing Page da Wix

O Wix é um dos melhores construtores de sites no mundo, atendendo clientes em diversos países e oferecendo uma interface intuitiva e que possibilita a personalização com facilidade através do editor drag and drop (arrastar e soltar).

Dessa forma, seja para criar um site completo ou para criar uma landing page responsiva, com design moderno ou até mesmo para criar uma loja online, basta acessar e conferir os recursos oferecidos pela plataforma.

Criar Landing Page com a Wix

Crie sua conta e comece a fazer landing pages sem qualquer dificuldade na plataforma da Wix.

3. Cupom de desconto

Campanhas que envolvem cupons de desconto oferecem diversas vantagens: destravam vendas, aumentam o ticket médio, ajudam a reter clientes e servem como "isca" para geração de leads.

Para facilitar a disponibilização dos cupons e aumentar as conversões geradas, é possível usar o template Cupom de Desconto, do RD Station, que foi criado especialmente para esse tipo de oferta e é totalmente personalizável. Você pode conferir o modelo e editá-lo em tempo real.

Landing Page de Cupom de Desconto da RD Station

4. Divi

Um dos modelos de landing pages mais completos do mercado. Além disso, o Divi possui uma alta gama de customização aliados a funcionalidades simples, permitindo que até mesmo novatos utilizem as ferramentas disponíveis.

Entre os diferenciais, podemos destacar a grande quantidade de layouts prontos para utilizar com apenas um clique. Saiba acessando o site da landing page.

Modelo de landing page da Divi

5. Simple

Do outro lado do espectro, o Simple é um modelo de landing page simplista, altamente focado em permitir apontar seus visitantes para as conversões sem muita firula.

Focado para a área de serviços, o template permite incluir uma imagem de fundo, uma descrição e a chamada para ação (CTA), junto ao botão para começar a contratação do serviço que oferecer.

Modelo de landing page com botão de chamada para ação

6. Miru.

Focado nos webinários, o Miru é um modelo perfeito para quem deseja transmitir os seminários online.

Ao invés de dar destaque às vendas, as landing pages do Miru permitem que gere leads através de formulários de contato exibidos na página, usando como chamada algum tipo de produto gratuito e a promessa de enviar notificações por email sobre o webinário em si.

Modelo de landing page com formulário de captura à direita

7. Minimalista Light

Um modelo de landing page também voltado para geração de leads para eventos ou contratação de serviços, como fazem o Miru e o Simple.

Permitindo incluir formulários personalizáveis, o Minimalista Light é um modelo focado em mostrar fundos claros para seus usuários.

Modelo simples com detalhes escritos à esquerda e formulário de captura à direita

8. Minimalista Dark

O Minimalista Dark é semelhante ao que o Light oferece. Porém, é o modelo ideal para quem prefere trabalhar com fundos em tons mais escuros.

Assim como sua contraparte, também é direcionado para a geração de leads.

Versão alternativa do modelo Minimalista Light

9. Uncode

O Uncode permite aos usuários manipularem os elementos que compõem a página através de um sistema Drag & Drop, além de oferecer modelos de landing pages criativos.

Ou seja, o template permite apenas arrastar e soltar esses elementos em qualquer parte da tela para incluí-los ou removê-los onde quiser.

O Uncode também é otimizado para SEO, facilitando ser encontrado nas buscas do Google.

Landing Page exibindo botões e um smartphone

10. Climato

Uma alternativa em relação ao App Newsletter mencionado acima, o Climato também é ideal para gerar leads para seus aplicativos.

O template permite adicionar uma tela exibindo seu app, uma chamada para ação e uma descrição do aplicativo junto à barra para inserção do email. Este é um modelo ideal para informar aos visitantes do lançamento de seus produtos.

Landing page com campo de captura de email à esquerda e um smartphone à direita

11. Maia

Um modelo de landing page que pode ser usado tanto para compras quanto para geração de leads em seu ecommerce, o Maia permite a inserção de logos da sua empresa e inclusão de mais elementos visuais.

Centrado na conversão, pode usar descrições, chamadas para ação, imagens relacionadas aos seus produtos ou serviços, além de testemunhos de clientes na parte inferior da página na composição de sua landing page.

Landing Page exibindo um smartphone e um tablet e um botão de assinatura

12. Stratus

Designado para sites em WordPress, o Stratus foi construído em HTML5 e é um dos templates mais completos dessa lista.

Através dele, é possível criar landing pages com diversas imagens exibidas como apresentação de slides, além de design responsivo, ou seja, permite criar landing pages que podem ser visualizadas no computador ou em dispositivos móveis.

Diversos modelos de landing page na plataforma Stratus

13. Universidade Henton

Um dos modelos para landing pages dedicado à área educacional, o template da Universidade Henton conta com mais informações que as páginas de captura tradicionais.

Porém, não faltam locais para inserir informações sobre os cursos disponíveis e a possibilidade de criar um formulário extenso, capturando mais detalhes sobre o visitante e suas intenções acadêmicas.

Modelo de landing page com campo de captura à direita

14. Modelo X

Um pacote de vários modelos em um, o X tem ganhado bastante popularidade por oferecer uma solução mais abrangente em relação às landing pages, independente de seu objetivo de conversão.

Outro de seus destaques está na equipe de suporte dos templates, que auxiliam usuários a personalizar suas páginas de captura.

Modelo de landing page com uma mulher olhando para o botão de chamada para ação

15. Wanderlust

Esse modelo foi criado especialmente para empresas da área de turismo. Centrado em mostrar informações essenciais sobre viagens de destaque que está oferecendo, o Wanderlust também conta com botões para que o visitante possa desde já começar a fazer as reservas de suas próximas férias.

Landing page com um casal em frente à Torre Eiffel

16. Wayfaring Travel

O Wayfaring Travel é um template responsivo - providenciando landing pages que aparecem bem na tela de computadores, smartphones ou tablets - feito para guiar os visitantes para o download de softwares ou aplicativos móveis.

O modelo de landing page permite incluir sua própria imagem de fundo, chamada para ação e botões para download, vídeos demonstrativos ou para a página principal de seu site.

Modelo de landing page exibindo dois monitores e detalhes do produto

17. York

Focado na área jurídica e advocacia, o York traz um modelo sóbrio, com cores e imagens que transmitem o profissionalismo exigido da área.

É possível incluir formulários de contato na landing page, junto com curtas descrições dos serviços prestados e testemunhos de clientes satisfeitos na parte inferior da tela, caso necessário, para conferir mais detalhes sobre o template.

Modelo de landing page com formulário de captura no meio da imagem

18. Lasano

Voltado à área de saúde e bem-estar, o Lasano é um template de landing page que traz a possibilidade de conduzir visitantes para contato com os profissionais de sua empresa.

Seja o seu negócio uma clínica de fisioterapia ou serviços de coaching, é possível capturar informações dos visitantes para torná-los em leads e permitir que seus profissionais ou equipes de venda entrem em contato.

Página de captura para bem-esta e saúde

19. Evento

Um dos modelos de landing pages direcionado para a divulgação de eventos presenciais ou online, o Evento é um template que permite aos visitantes saber de pronto quando e onde o evento acontecerá.

É possível adicionar uma breve descrição e incluir um botão para que o visitante possa preencher os detalhes e cumprir os passos necessários para adquirir sua vaga.

Modelo de landing page com horário e local de um evento

20. 5 Elementos

Finalizando a lista, o 5 Elementos permite aos donos de sites criar landing pages com diferentes propósitos.

Baseando-se nas 5 características necessárias que uma página de captura deve ter, esse modelo permite incluir a chamada para ação, descrição e proposta do produto ou serviço, benefícios para o comprador e a influência que teve sobrevida de usuários existentes.

Modelo de landing page com formulário de captura à direita e foto de dois homens à esquerda

Dúvidas frequentes sobre landing pages

Confira a seguir as principais dúvidas relacionadas à criação de landing pages.

Qual a diferença entre uma landing page e uma homepage?

O propósito da homepage é oferecer uma visão geral da organização, apresentando vários links sobre suas informações, produtos ou serviços.

Já a landing page é criada com um único objetivo, que em sua maioria é o chamado para ação (CTA). Por isso, qualquer outro tipo de distração não tem espaço nesse tipo de página.

Quais elementos não podem faltar em uma landing page eficaz?

  • Título claro e atrativo
  • Descrição do produto, serviço ou oferta
  • Vídeo ou imagem relevante
  • Formulário de captura de leads
  • CTA em destaque
  • Provas sociais como testemunhos, avaliações, etc.
  • Certificados de segurança e garantias

Como melhorar a taxa de conversão de landing pages?

Existem alguns fatores universais que podem contribuir para sua taxa de conversão nas landing pages, como: velocidade de carregamento, clareza na mensagem, foco nos benefícios e uso de provas sociais.

Além disso, é importante trabalhar bem seu CTA e realizar testes A/B com variações, descobrindo os elementos que têm um melhor desempenho com seu público.

Quais são os erros mais comuns na criação de landing pages?

  • Uso de vários CTAs: vários chamados para ação podem confundir o consumidor, diminuindo a efetividade de sua landing page.
  • Textos muito longos: a chance de perder a atenção dos consumidores com textos longos é muito grande, portanto, crie textos mais concisos.
  • Design amador e confuso: utilize referências interessantes ou modelos prontos para criar páginas com design limpo e profissional.
  • Demora no carregamento em dispositivos móveis: cerca de metade do tráfego na internet é feito através de dispositivos móveis, por isso, garantir que sua landing page funcione bem para eles é essencial.
  • Não fazer testes: deixar de fazer testes, como o teste A/B, pode gerar um desempenho abaixo da média.

Encontrou o melhor modelo de landing page?

Após escolher o modelo que mais se adequar ao seu negócio, não esqueça de prestar atenção ao que seus visitantes fazem em seu website.

Utilize funções como o chat proativo para fazer contato com esse visitante e responda suas dúvidas, utilizando as principais funcionalidades de nossa plataforma. Confira nossos planos e faça um teste gratuito por 14 dias!

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