O que é Callback e Como Ele Pode Beneficiar Seu Negócio
O consumidor digital espera encontrar diversos canais de atendimento ao acessar a página de sua empresa, como o email, chat online, número de telefone, entre outros pontos de contato. Entre os diversos canais, o chat online se destaca como o meio de atendimento preferido do consumidor online, devido aos seus recursos projetados para ajudá-lo a conquistar clientes.
Todavia, como mencionamos, você não pode abandonar os demais meios de atendimento, na verdade, seu negócio deve otimizá-los para garantir que os consumidores tenham uma experiência positiva e personalizada independente do canal escolhido.
Hoje, o email ainda é capaz de agradar pelo menos 61% dos consumidores, porém, é o atendimento por telefone que pede um pouco mais de atenção, sendo considerado o canal com o menor índice de satisfação quando comparado aos demais. É exatamente para melhorar a percepção de seus clientes em relação ao telefone que chamamos atenção para uma ferramenta projetada para ajudá-lo a contornar este desafio.
Está na hora de conhecer o que é Callback e como ele pode beneficiar seu negócio, descubra como ele impacta a consumidor online e ajuda sua equipe a satisfazê-los através do atendimento por telefone. Caso esteja buscando uma solução de Callback para sua página, confira os diferenciais da JivoChat e aproveite também nosso chat online.
O que é Callback?
Essencialmente, o Callback é uma ferramenta que possibilita o retorno automático de ligações para seus clientes, ajudando a controlar o fluxo de ligações e aumentando a eficiência de sua equipe de atendimento ao cliente.
Normalmente, ele é exibido como um ícone dentro da página do seu negócio, onde o cliente pode solicitar o retorno por telefone, que será realizado assim que um operador estiver disponível.
Inclusive, uma ferramenta de callback, juntamente ao chat online, é capaz de substituir inteiramente a necessidade de oferecer um call center para o consumidor digital.
Como ele funciona?
Na prática, ao acessar sua página e clicar no ícone de callback, ou mesmo solicitar uma ligação de dentro da sua janela de chat online, o visitante poderá informar seu próprio número de telefone e solicitar uma ligação de seus atendentes.
As melhores ferramentas conseguem exibir ainda, quando é o tempo médio, ou mesmo o tempo exato de espera até que o visitante em questão receba a chamada através do número de telefone informado, onde sua equipe poderá oferecer assistência ou resolver problemas de acordo com a necessidade do cliente.
Além disso, devemos chamar atenção para o fato de que o número de telefone informado pode ser cadastrado imediatamente dentro de sua base ou sistema de CRM, ajudando a gerar leads para seu negócio.
Como o Callback beneficia seu negócio?
Primeiramente, é importante reconhecer que o callback pode ser utilizado de diversas formas, para diferentes estratégias em seu negócio. Inclusive, dependendo do fluxo de visitantes em sua página e o número de chamadas recebidas, você pode optar por apenas ativar a opção de callback em momentos que julgar necessário, como em datas especiais: Black Friday, Dia do Consumidor, entre outros.
Independente de como você optar por utilizar a ferramenta em seu negócio, o callback traz múltiplos benefícios, tanto para os clientes, quanto para sua própria equipe. Conheça alguns deles a seguir.
Elimina o tempo de espera
Um dos principais motivos que levam o atendimento por telefone a ter o menor índice de satisfação é exatamente o tempo de espera na linha. Seja aguardando para ser atendido pelo primeiro operador, passando por uma unidade de atendimento automatizada ou mesmo aguardando a transferência entre setores, toda esta espera pode realmente arruinar a experiência do consumidor, frustrando-o.
Já com o Callback, este tempo de espera na linha será completamente eliminado, permitindo que o cliente continue a realizar suas atividades naturalmente enquanto aguarda pela ligação automática do primeiro representante disponível.
De acordo com as estatísticas apresentadas pela HelpScout, 66% dos consumidores afirmam que ter seu próprio tempo valorizado é um dos aspectos mais importantes que uma empresa deve oferecer para garantir uma boa experiência através do atendimento ao cliente.
Otimiza a velocidade do atendimento
Eliminar o tempo de espera também implica na otimização a velocidade do atendimento por telefone. O tempo de resposta é uma das métricas mais importantes e com maior impacto na percepção dos clientes em relação ao atendimento.
No ambiente digital, você precisa sempre levar em consideração como seus visitantes e clientes podem chegar à página dos concorrentes dentro de poucos segundos, com apenas alguns cliques. Por isso, fazer o cliente esperar significa dar tempo para que o mesmo abandone sua página e encontre outras ofertas na concorrência.
Se mesmo com o callback, você ainda não é capaz de atender o número de chamadas dentro do menor intervalo de tempo possível, talvez seja a hora de considerar contratar mais operadores para sua equipe.
Aumenta a eficiência de sua equipe
Diferente do call center, o callback é um canal de atendimento acessível apenas através de sua própria página, seja diretamente, através de um ícone ou botão que leva o visitante ao painel, ou via a própria janela de chat, como mencionamos anteriormente.
Eliminar o tempo de espera na linha, especialmente durante uma transferência de chamada, é uma forma de evitar que o cliente desista da chama e desligue a ligação, desperdiçando todo o tempo dedicado ao mesmo e esforço de sua equipe.
Com o callback, você estará entrando em contato com quem realmente quer falar com um de seus representantes no telefone. Afinal, a iniciativa é do próprio consumidor, que já ficará satisfeito com a conveniência de não ter suas atividades interrompidas enquanto aguardando.
Sistema integrado à sua plataforma de atendimento
As melhores ferramentas de callback são integradas à sua plataforma de atendimento, frequentemente juntamente ao chat online e outros canais, especialmente em uma estratégia de atendimento omnichannel.
Isso significa que os dados ou mesmo gravação do atendimento realizado estarão armazenados em um único local, de forma que sua equipe possa acessar o histórico rapidamente, sem precisar alternar entre múltiplas plataformas.
Como instalar o Callback em meu negócio?
Agora que você conhece os benefícios e o potencial que uma ferramenta de callback apresenta no que diz respeito a valorizar o tempo do cliente, garantir a satisfação e melhorar a percepção do atendimento prestado e também de sua empresa como um todo, está na hora de considerar instalar esta solução na página de seu negócio.
Felizmente, você não precisa procurar longe! O JivoChat conta com uma ferramenta de Callback completa e robusta, que pode ser integrada à sua plataforma de atendimento omnichannel, juntamente ao chat online. Com ela, você poderá oferecer um novo canal de atendimento projetado para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.
O Callback é pago?
Através do JivoChat, você poderá utilizar a ferramenta independente da versão que estiver utilizando, seja a profissional ou gratuita. A ferramenta de callback é paga separadamente, em formas de créditos que são utilizados para cada ligação realizada. Ou seja, você só precisa pagar pelo que estará utilizando!
Como ativar o Callback no JivoChat?
Se você já utiliza o JivoChat em sua página, ativar o callback é realmente muito simples! Basta seguir nosso tutorial completo e detalhado com imagens para começar a utilizar esta função em sua página agora mesmo!
Lembre-se, muitos consumidores ainda preferem ter uma conversa por telefone com um de seus representantes antes de tomar sua decisão de compra. Por isso, não perca mais oportunidades seja capaz de agradar todos os visitantes oferecendo um ecossistema de atendimento completo na página de seu negócio!
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