O que é IPTV? Como funciona esse serviço?
Atualmente com a facilidade do acesso a internet causou uma mudança na forma como consumimos TV. A popularização dos serviços de streaming, os usuários passaram a escolher o que querem e quando assistir seus programas favoritos.
Isso fez com que o IPTV surgisse como uma alternativa na maneira de se consumir conteúdos da televisão. O IPTV vem ganhando popularidade devido a sua comodidade, a possibilidade de TV on demand ( você assiste o que quer em qualquer momento).
Mesmo com a crescente popularidade do IPTV, ainda existem muitas dúvidas sobre esse serviço. Por isso, preparamos este artigo para responder todas as suas questões sobre o IPTV, como funciona? O que é? Se é legal ou não?
O que é IPTV?
Afinal, o que é IPTV? O IPTV, ou Internet Protocol Television, é uma tecnologia que permite transmitir sinais de TV via internet, garantindo qualidade de som e imagem. Basicamente é a TV que chega até você pelo IP do seu computador, sem satélites e cabos.
Desenvolvido com base na tecnologia de vídeo streaming, com o IPTV não precisa esperar baixar nenhum arquivo para poder assistir e aproveitar o seu conteúdo. Para algumas TVs que não estão equipadas para receber transmissão do IPTV é preciso de um aparelho.
Esse aparelho, chamado de TV box ou set-top boxes, funciona convertendo o sinal da internet para um formato que a TV consiga exibir. Para PC ou dispositivos móveis não precisa de nenhum conversor, basta acessar o serviço que você assina ou está inscrito.
Como funciona o IPTV?
O IPTV funciona criando uma rede privada e direta entre a operadora que oferece o serviço e o usuário para que possa receber esses canais sem conexão à internet. No IPTV, a internet destinada a esse serviço não interfere na internet de uso comum.
Dessa forma, se você possui um plano de internet com a velocidade de download de 100 Mbps o IPTV consome 30 ou 40 Mbps para funcionar, e o resto fica para o uso convencional da sua internet.
O IPTV nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Como dito anteriormente, é necessário um conversor (ou Set-top Box) para transformar o sinal recebido da internet para aparelhos de TV que não tenham essa função.
O serviço de IPTV não é ilegal, desde que o cliente pague uma taxa mensal ou anual para a operadora. Porem, existem algumas plataformas que retransmitem esse serviço de forma ilegal, e contratar a partir desses serviços é considerado crime.
Vantagens e desvantagens do IPTV
Por ser uma forma nova de assistir televisão, você pode encontrar vantagens e desvantagens ao utilizar o serviço de IPTV.
Vantagens do IPTV
A principal vantagem é a praticidade de escolher todo o conteúdo que você deseja assistir, desde séries, filmes, programas exclusivos até jogos de futebol e muito mais. Você é capaz de personalizar a televisão do jeito que preferir.
Além de incluir canais de televisão tradicionais, o IPTV traz uma alta qualidade de imagem, devido a largura de banda de internet reservada só para esse serviço. Essa resolução pode até passar a qualidade de sinal que você recebe da TV via satélite ou cabo.
Outra vantagem é a possibilidade de armazenar conteúdo na sua TV para você assistir quando e como quiser. Além disso, é possível utilizar o IPTV em todos os tipos de dispositivos móveis.
Desvantagens do IPTV
Apesar de toda praticidade, nem tudo pode ser excelente nessa tecnologia. A sua dependência de uma banda de internet grande e rápida, nos obriga a depender de um serviço extra de banda larga.
Outro fator que pode ser considerado uma desvantagem do IPTV é que igual a televisão convencional, pode aparecer algumas propagandas enquanto você assiste. Com um diferencial que essa publicidade pode ser interessante por ser mais personalizada.
A quantidade de requisitos para utilizar o IPTV pode ser colocada como uma desvantagem, apesar de não ser muitas, alguns deles podem ser difíceis de conseguir. Esses requisitos são:
- Como falamos acima, a largura de banda adequada;
- Sinal-ruído maior que 13dB;
- Atenuação menor de 40 dB;
Por ser uma tecnologia nova, é normal encontrar esse tipo de desvantagens. Porém, essa tecnologia tem o suficiente para revolucionar a forma de assistir televisão.
IPTV é legal?
O serviço de IPTV não é oficialmente considerado ilegal. Por ser uma tecnologia transmitida atraves da internet, o problema disso é que pode acabar gerando brechas para que canais pagos sejam distribuidos de forma ilegal.
Com isso, assinantes podem redistribuir o sinal de IPTV através de meios ilícitos, algo que é considerado pirataria, já que as empresas, emissoras e operadoras de TV são as únicas que detém os direitos de transmissão daquele conteúdo.
Conhecida como "Gatonet", outra pratica ilegal que se tornou comum é o compartilhamento de sinal de TV fechada a cabo ou via satelite atraves de aparelhos set-top boxes. Basta o usuário conectar o aparelho na rede e ligar na TV para usar esse sinal.
Basicamente a diferença do serviço de IPTV legal e ilegal, de forma resumida é assim:
- A tecnologia IPTV é legal;
- Listas IPTV com canais de rede aberta é legal;
- Listas IPTV com canais pagos pelo assinante e para uso próprio é legal;
- Listas IPTV com canais pagos na internet é ilegal.
Lista de IPTV
As listas de IPTV é basicamente uma playlist com endereços de internet que podem ser acessados de dispositivos e softwares compatíveis. Para acessar esse conjunto de canais é preciso baixar um player compatível com a tecnologia IPTV.
A extensão de arquivo mais conhecida é a m3u, nela você pode encontrar os endereços IP remotos de cada canal. É possível usar essa lista de IPTV em diversos dispositivos, como Smart TV, smartphone, tablet ou PC.
Diferença entre IPTV e TV online
É importante lembrar que IPTV não é TV online, e sim TV via IP. As duas são muito diferentes, tanto na operação quanto no modo de uso.
Como já explicamos, o IPTV utiliza uma parte da banda larga fornecida ao cliente. Dessa forma não precisa necessariamente da internet para utilizá-la. Ela funciona como a internet de uma forma mais específica, e em formato de vídeos e materiais audiovisuais.
Por outro lado, ao falar de televisão online, a gente se refere apenas a assistir algum canal de televisão na internet. A banda larga utilizada para você assistir vai ser a mesma que você utiliza para navegar normalmente na internet.
Além disso, o conteúdo pode ser mais limitado e a qualidade depende necessariamente da sua banda larga. Dependendo pode não ser das melhores.
E caso você queira uma opção ainda melhor para assistir seus filmes e séries favoritos, sem precisar se preocupar com custos mensalidade, pois a renovação é anual e com mais de 40.000 opções de programas cinematográficos, experimente a GoldCard. Você poderá devolver o produto, caso ele não alcance suas expectativas em até 7 dias após a aquisição.
Como assistir TV online
Separamos uma lista com algumas ferramentas que permitem assistir TV online.
1. TurboTV
A TurboTV conta com mais de 140 canais em resoluções HD, Full HD e 4K, além de fornecer mais de 10 mil filmes, séries e novelas. A ferramenta possui o seu próprio sistema de transmissões P2P.
Com transmissões estáveis e de qualidade, o serviço está disponível para diversos modelos de televisores Samsung, LG e Android. Além de poder ser usado em smartphones Android, ou aparelhos TV Box - utilizado para transformar sua TV em Smart TV.
Apesar de ser uma ferramenta paga, é possível testá-la gratuitamente por 5 dias. O serviço conta com um guia de programação detalhado, área para guardar seus canais favoritos, controle de acesso a canais adultos e um grande acervo de filmes e séries.
2. Globoplay
Streaming oficial da Rede Globo, o Globoplay permite assistir ao canal ao vivo da Globo online no PC, smartphones, tablets e Smart TVs. Além de contar com inúmeros filmes, séries, novelas e documentários exclusivos para assinantes.
O Globoplay é um serviço pago que conta com diversos canais do Grupo Globo em seus pacotes de assinatura, por exemplo: GNT, Multishow, Sportv, e muitos outros.
A função de TV online ao vivo está disponível apenas para algumas regiões do Brasil, mas os demais conteúdos é possível acessar de qualquer dispositivo e lugar.
3. UOL Play
O UOL Play é o serviço de streaming do UOL e conta com uma grande biblioteca de séries e filmes por demanda, além de vários canais de TV.
O serviço do UOL Play é pago e existem diversos planos de assinatura, alguns deles contam com opções de canais de TV ao vivo: como Warner, History Channel, Paramount, Sony, e vários outros.
A plataforma funciona em vários dispositivos, tanto no PC quanto em tablets e smartphones Android e iOS. Para acessar, basta escolher o melhor plano para você e realizar o login.
4. HBO Max
O HBO Max, antigo HBO GO, é o serviço de streaming que traz conteúdo de diversos estúdios como: Warner, HBO, TNT, Cartoon Network, TBS, TCM, CW e CNN Internacional.
Eles contam com um variado catálogo de filmes, séries, documentários e transmissão de jogos de futebol. O serviço é pago por assinatura, mas eles possuem um período de testes de até 7 dias.
Quem já é assinante dos canais a cabo da HBO possuem a vantagem de poder acessar o HBO Max sem nenhum custo adicional.
5. Facebook
Uma das redes sociais mais populares do Brasil, o Facebook, também permite assistir à TV online no PC. Diversas emissoras do Brasil e do exterior fazem transmissão dos seus programas ao vivo na plataforma.
Para assistir a esses programas, dentro do Facebook selecione o ícone "Watch" na barra de ferramentas superior. Assim que entrar no Watch, estará disponível diversos conteúdos em vídeo para você assistir.
Aprendeu o que é IPTV?
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o que é IPTV e como funciona esse serviço.
Não deixe de conferir nosso artigo sobre as melhores TV de 50 polegadas para você assistir séries e filmes com a imagem perfeita.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!