O Que É SEMrush e Como Funciona?

Tempo de leitura5 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Se você já possui seu próprio negócio digital, seja uma agência de marketing, um ecommerce ou essencialmente qualquer outro tipo de empresa e está decidido a impulsionar suas estratégias de marketing digital para construir autoridade para sua marca e destacar-se nas pesquisas orgânicas, certamente irá precisar de uma ferramenta que o ajuda a acompanhar tudo isso.

Portanto, para ajudá-lo a entender o que é SEMrush, como funciona e para quê ele serve, trouxemos essa avaliação completa para que entenda melhor os recursos da SEMrush e como ela pode impulsionar seus resultados.

O que é SEMrush? Conheça a empresa

Para começar, um pouco de história sobre ela. A SEMrush é uma empresa SaaS (Software as a Service) que possui sua sede em Boston, nos Estados Unidos e foi fundada em 2008, ou seja, atua no mercado há mais de 11 anos e hoje já possui sua página inteiramente em português para servir melhor ao mercado brasileiro.

O seu maior foco é oferecer uma ferramenta completa de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) projetada para ajudá-lo a otimizar suas estratégias de marketing digital e também rastrear e analisar sua concorrência. Isso é feito com dados e relatórios sobre áreas críticas, como o marketing de conteúdo, criação de anúncios direcionados, avaliando backlinks e possibilitando uma melhor compreensão sobre o tráfego de sua página.

Porém, saber o nome dos recursos não é o suficiente para que você entenda realmente o que é SEMrush e o que suas ferramentas fazem.

SEMrush logo

Relatórios analíticos da SEMrush

Para começar, vamos abordar os principais recursos de relatórios analíticos da SEMrush, projetados para ajudá-lo a adquirir e interpretar dados sobre a situação atual de seu website e de sua marca no ambiente digital e nos mecanismos de busca. Como você pode conferir na imagem abaixo do painel principal da SEMrush:

Relatórios analíticos

Estas ferramentas servem para ajudá-lo a entender o que será necessário para ranquear ao topo nas SERPs (Search Engine Result Pages, ou páginas de resultados dos mecanismos de busca). Afinal, quanto melhor seu posicionamento, maior será o tráfego para as páginas bem ranqueadas.

Com o SEMrush, você poderá identificar as melhores palavras-chave da concorrência para saber qual tipo de conteúdo deve abordar, descobrir novos concorrentes orgânicos que estão disputando contra você e o posicionamento dos mesmos e acompanhar a posição de seus conteúdos para cada palavra-chave rastreada.

Além disso, confira também quais domínios estão linkando de volta para suas páginas com um relatório detalhado de backlinks e utilize estes dados para saber se precisa investir em mais ações em parceria, como uma troca de conteúdo ou de backlinks com empresas relevantes e capazes de ajudá-lo a criar autoridade.

Ou seja, com todos estes relatórios e dados, será possível alinhar seus esforços e acompanhar o resultado de suas ações de SEO para que possa ajustar sua estratégia conforme necessário.

Recursos da SEMrush

Ao falar sobre o que é SEMrush, não poderíamos deixar de apresentar o painel de ferramentas oferecido aos seus usuários. Ele é realmente completo, robusto e bastante intuitivo.

Como você pode notar na imagem abaixo, no menu à esquerda terá acesso às principais ferramentas da SEMrush.

Recursos para SEO

Aqui também se encontra o painel de recursos dedicados aos seus Projetos, que é onde você poderá informar seu domínio e acompanhar todos os dados sobre o mesmo, além de poder acessar funções como:

  • Monitoramento de posição;
  • Acompanhamento de mídias sociais;
  • Monitoramento de marca;
  • Verificação de On Page SEO;
  • Auditoria de backlinks;
  • Verificador de conteúdos;
  • Ferramenta para palavras-chave e anúncios PPC (Pay per click);
  • Construtor de anúncios (ads);

Utilize-os para avaliar por exemplo seu blog e outros subdomínios presentes na página de sua empresa, assim como suas redes sociais e também descubra o que pode ser melhorado. Aproveite ainda os recursos da SEMrush para otimizar seus anúncios direcionados, por exemplo.

Planos disponíveis

Por fim, não poderíamos ajudá-lo a avaliar completamente o que é SEMrush e se ela vale a pena para seu negócio sem falarmos dos planos disponíveis para sua empresa. Assim como apresentado na página de preços, existem quatro planos disponíveis, onde todos eles incluem 28 ferramentas e recursos disponibilizados pela empresa. Avalie:

Pro

O plano Pro é mais indicado para novos ou pequenos negócios que querem começar a alavancar sua estratégia de marketing digital para impulsionar resultados. Ele apresenta maiores limitações se comparado aos demais planos, mas também é significativamente mais barato.

Com o plano Pro, é possível cadastrar até 5 projetos, monitorar 500 palavras-chave e rastrear até 100 mil páginas por mês.

Guru

O plano Guru seria considerado o plano intermediário da SEMrush. Todos seus limites são significativamente maiores que aqueles encontrados no plano Pro: você poderá cadastrar até 50 projetos, monitorar 1500 palavras-chave, rastrear 300 mil páginas por mês e ter acesso à ferramentas de Multi-targeting, relatórios PDF com marca e terá a opção de adquirir o acesso para pelo menos mais 1 usuário.

Business

Já o plano Business é ainda mais robusto, indicado para negócios bem estabelecidos e também oferece como diferencial a integração com o Google Data Studio, além da possibilidade de adquirir até 9 outros usuários para a sua conta na plataforma.

Este plano também oferece acesso à outras APIs da SEMrush. Diferente dos planos Pro ou Guru, o Business não pode ser experimentado gratuitamente.

Enterprise

Por fim, o plano Enterprise é um pacote personalizado de acordo com as necessidades de sua empresa. Se algum dos planos anteriores não o atender da forma como precisa, é possível conversar diretamente com a equipe da SEMrush e criar um plano de acordo com suas necessidades. Essa flexibilidade também é um dos grandes diferenciais da empresa.

Definitivamente vale a pena

Todo negócio de sucesso sabe como é importante trabalhar estrategicamente e agir sempre sobre dados concretos e por isso, definitivamente vale a pena investir em uma ferramenta tão robusta projetada para otimizar suas ações de marketing digital. Agora que você sabe o que é SEMrush, acesse a página oficial e aproveite o teste gratuito para experimentar suas funcionalidades.

E claro, colocar sua página nas primeiras posições do Google ainda não é o suficiente para garantir maiores oportunidades de negócios. Portanto, não deixe também de instalar o JivoChat ao seu website e seja capaz de monitorar e abordar visitantes em tempo real para aumentar suas taxas de retenção.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download