Plataforma digital: O que é e como funcionam

Tempo de leitura12 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Nos últimos anos, empreender se tornou uma opção atrativa para os brasileiros. Com as facilidades do mundo virtual, vender pela internet ficou mais acessível para muitas pessoas. No entanto, antes de mais nada, é fundamental escolher o canal de venda adequado.

Nesse sentido, optar por uma plataforma digital pode ser um bom ponto de partida. De acordo com uma pesquisa da Grand View Research, o mercado global de plataformas digitais foi avaliado em US$ 11,17 bilhões em 2022 e deverá se expandir a uma taxa composta de crescimento anual de 11,9% de 2023 a 2030.

Em resumo, uma plataforma digital é um tipo de negócio online que conecta pessoas e empresas de diversos setores, como educação, empreendedorismo, alimentação, turismo, entre outros. Por exemplo, ao adquirir um produto em uma loja da plataforma de e-commerce, você está utilizando essa tecnologia.

Se você deseja entender melhor o que é uma plataforma digital, como funciona e quais são as vantagens de vender por meio desse tipo de negócio, pensando nisso, preparamos este artigo. Confira!

O que é plataforma digital?

Uma plataforma digital é um tipo de negócio que utiliza a tecnologia para conectar consumidores e empresas. Essas plataformas facilitam o relacionamento com o cliente, simplificando etapas do processo de compra, como pagamento, checkout e entrega.

Assim, além das tradicionais plataformas de e-commerce, os marketplaces como Mercado Livre e Shopee também são exemplos dessa tecnologia.

No entanto, esses sistemas não se limitam à venda de produtos e serviços para clientes. Algumas plataformas auxiliam as empresas a aprimorar sua comunicação com o público, como as ferramentas de e-mail marketing. Outras plataformas podem ajudar no gerenciamento de projetos, como o Asana, uma plataforma online de gestão de equipes.

Como funciona uma plataforma digital?

As plataformas digitais funcionam de duas formas principais: através do modelo de recorrência ou de comissões.

No caso das plataformas de e-commerce, esses serviços geralmente adotam o modelo de recorrência. Isso significa que, se o lojista optar por um plano que não seja o gratuito oferecido pela plataforma, ele paga uma mensalidade fixa e pode vender seus produtos online.

Esse modelo é semelhante ao utilizado por serviços de streaming, como Netflix e Spotify. Por outro lado, os marketplaces, como Amazon e Americanas, funcionam por meio de comissões.

Nesse caso, o vendedor utiliza a estrutura da plataforma para vender seus produtos e paga um percentual sobre cada venda realizada.

Imagem de uma pessoa segurando um celular e vários ícones na tela

Como escolher a melhor plataforma digital para sua empresa?

Confira alguns pontos na hora de escolher a plataforma digital ideal para o seu negócio. Com tantas opções e segmentos entre as plataformas digitais, pode até parecer um desperdício não aproveitar todas elas.

Na sua empresa, você pode utilizar desde uma plataforma de comunicação até sistemas de CRM e CMS, dependendo das necessidades, conveniências e recursos disponíveis. Para simplificar sua escolha, listamos abaixo alguns critérios que devem ser considerados.

Saiba quem é a sua persona

Antes de escolher uma plataforma digital, é essencial ter uma compreensão clara da persona da sua empresa, independentemente da finalidade.

Isso ajudará você a selecionar uma plataforma que atenda às necessidades, preferências e comportamentos do seu cliente. Por exemplo, se sua persona valoriza interações sociais e compartilhamento de conteúdo, uma plataforma com recursos de rede social pode ser mais adequada.

Alinhe seus times

Uma plataforma digital deve facilitar a colaboração entre os times. Recursos como compartilhamento de documentos, mensagens internas e calendários compartilhados são essenciais para manter todos informados e alinhados.

Optar por uma plataforma que ofereça comunicação e colaboração integradas pode melhorar o essencialismo e consequentemente melhorar a produtividade, reduzir conflitos e garantir que todos os membros da equipe trabalhem em sintonia.

Treine a sua equipe

Ao escolher uma plataforma digital, é importante considerar a capacitação da equipe. Prefira uma plataforma com uma curva de aprendizado acessível, recursos de treinamento, tutoriais e suporte online.

Isso ajudará os membros da equipe a dominar rapidamente as ferramentas, permitindo que tirem o máximo proveito delas. Uma plataforma que oferece recursos educacionais pode capacitar a equipe a usar a plataforma de forma eficaz e aproveitar ao máximo seus recursos.

Crie ofertas

Uma plataforma digital flexível e escalável é fundamental para o desenvolvimento contínuo das ofertas da sua empresa. Conforme sua empresa evolui e lança novos produtos ou serviços, a plataforma deve ser capaz de acompanhar essas mudanças.

Optar por uma plataforma que permita adicionar novos recursos, personalizar a experiência do usuário e expandir a funcionalidade é essencial para manter suas ofertas competitivas e alinhadas às necessidades do mercado em constante mudança.

Quais as vantagens de uma plataforma digital?

Agora que apresentamos melhor o que é uma plataforma digital e seu funcionamento, separamos algumas das principais vantagens de usar uma plataforma digital. Confira!

Atrair clientes

Ao escolher uma plataforma digital, você está investindo na atração de mais consumidores. Isso ocorre porque o ambiente online não possui limitações de espaço físico, podendo até ultrapassar fronteiras nacionais.

Reduzir gastos

Plataformas digitais são ferramentas pré-programadas que permitem que um usuário invista, mesmo sem ter conhecimentos técnicos. Além disso, oferecem uma estrutura de negócio enxuta e moderna.

Se você optar por vender produtos online, uma plataforma de e-commerce oferece mais de trinta temas customizáveis. Isso permite adequar o layout da loja virtual à sua marca, alterando cores, fontes e banners conforme necessário.

Automatizar processos

Ao optar por uma plataforma digital, você está escolhendo automatizar processos. A maioria dessas ferramentas oferece soluções para converter atividades manuais em processos digitais, além de integrar-se a outros serviços.

No contexto de uma loja virtual ou marketplace, por exemplo, é possível integrar soluções de frete, pagamento, controle de estoque, entre outros.

Quais os tipos de plataformas digitais?

Atualmente, vivemos em um mundo onde o real e o virtual se entrelaçam. Criar negócios que não possam ser gerenciados em ambos os ambientes não é mais uma opção.

Por isso, existem diversos tipos de plataformas digitais, cada uma atendendo às diferentes necessidades dos usuários em diversos contextos, permitindo a disponibilização de produtos e serviços de forma digital.

Especialmente no que diz respeito ao marketing digital, podemos encontrar uma variedade de plataformas, tais como: hospedagem, gestão de projetos colaborativos, disparo de e-mail marketing, gestão de redes sociais, automação de marketing, controle de vendas, distribuição de conteúdo e plataformas de vendas, entre outras.

A seguir, iremos abordar alguns tipos de plataformas digitais, explicando suas funções e os contextos nos quais são aplicáveis.

1. Redes sociais

As redes sociais são os principais atores no ambiente digital. Inicialmente concebidas para a interação entre pessoas, ao longo do tempo elas evoluíram para se tornar ferramentas cada vez mais adaptadas à promoção de diversos negócios.

Essa evolução gerou a necessidade de ferramentas de gestão de redes sociais, que auxiliam na otimização do trabalho dos profissionais responsáveis pelos canais de mídia social.

Essas ferramentas ajudam na administração dessas redes, que se tornou essencial para as empresas. A produção de conteúdo para o público, bem como a criação de estratégias criativas e atrativas, são funções que devem ser pensadas e elaboradas por equipes de marketing, mas o trabalho operacional pode ser automatizado por essas ferramentas.

Essas plataformas geralmente oferecem integração com diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras, e realizam ações automatizadas, como programação de publicações, apresentação de dados de desempenho das redes, produção de relatórios, integrações e organização do calendário de publicações, entre outros recursos.

2. Automação de Marketing

Como você provavelmente já sabe, a execução de uma estratégia de marketing digital envolve vários processos, desde a atração e captação de leads até a nutrição e a venda. Para garantir que toda essa jornada ocorra de maneira eficiente, é fundamental automatizar ao máximo esses procedimentos.

Nesse sentido, as ferramentas de automação de marketing são essenciais para organizar, facilitar e escalar essas operações, utilizando a tecnologia para desenhar e acompanhar automaticamente toda a jornada do cliente.

3. Email Marketing

O envio de e-mail marketing é parte integrante dos processos de marketing, vendas e relacionamento de um negócio. É uma atividade que deve ser automatizada, especialmente em fluxos de nutrição, nos quais vários e-mails são enviados seguindo uma sequência lógica e pré-definida.

Apesar de existirem outros meios de comunicação, como mensagens instantâneas e redes sociais, o e-mail ainda é amplamente utilizado nas empresas e continua a gerar resultados significativos.

Por essa razão, diversas plataformas digitais oferecem recursos de disparo e programação de e-mail marketing, incluindo criação de campanhas segmentadas, classificação de leads, criação de landing pages, formulários pop-ups, entre outros.

4. Gerenciamento de projetos e equipes

As plataformas de gerenciamento de projetos e equipes são ferramentas essenciais para a organização e execução de qualquer estratégia.

Independentemente do tamanho da equipe, ou mesmo se você trabalha sozinho, essas plataformas oferecem um grande suporte para o planejamento estratégico e a execução de tarefas.

Todo profissional precisa de um espaço, preferencialmente digital, para manter suas tarefas e ideias organizadas, dimensionar o tamanho de um projeto, distribuir as responsabilidades e prazos entre as pessoas envolvidas.

Essas ferramentas são fundamentais para garantir um bom desenvolvimento e agilidade nos processos.

5. CRM

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Na verdade, um CRM auxilia na automação do marketing, conforme mencionado anteriormente.

Os sistemas de CRM permitem segmentar os contatos de acordo com seus dados. Isso possibilita a realização de fluxos de e-mails de interação com leads e clientes de forma automatizada e personalizada.

Assim, a comunicação com sua base de contatos fica mais organizada, suas mensagens alcançam as pessoas certas no momento certo, tornando sua estratégia mais eficiente.

6. Chatbot

Os chatbots são robôs inteligentes que mantêm interações automatizadas e personalizadas com as pessoas, semelhante aos e-mails. No entanto, eles funcionam instantaneamente por meio de mensagens diretas.

Geralmente, os chatbots são integrados a websites e aplicativos, em menus de chat ou em redes sociais como Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, SMS e outros canais de mensagens.

Esse recurso é amplamente utilizado e tende a gerar bons resultados, pois funciona em um ambiente familiar para as pessoas. No século XXI, é muito fácil para nós mantermos conversas via chat, seja com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Portanto, existe uma grande familiaridade com esse ambiente, o que torna a conversa por meio desses canais de mensagens bem aceita, mesmo que seja intermediada por um robô conversacional.

7. Gestão e distribuição de conteúdos digitais

Também encontramos as plataformas de gestão e distribuição de conteúdo digital, conhecidas como plataformas de infoprodutos. Essas plataformas têm como objetivo hospedar e comercializar materiais digitais, como cursos online, ebooks e ferramentas.

Esses produtos são consumidos exclusivamente no ambiente online, ou seja, não são artigos físicos que precisam ser entregues na casa do comprador, portanto, requerem o suporte de uma plataforma para serem distribuídos.

Essas plataformas têm desempenhado um papel significativo no dia a dia das pessoas, pois cada vez mais indivíduos têm ingressado no mercado digital e criado esse tipo de conteúdo para ser comercializado.

Além disso, os infoprodutos são uma solução prática para serem consumidos de qualquer lugar e a qualquer momento. Portanto, esse modelo de negócio tem se tornado muito popular nos dias de hoje.

Quais as melhores plataformas digitais para o seu negócio?

Pronto, agora que você conheceu melhor o que é uma plataforma digital, como escolher a sua e seus tipos, separamos algumas das principais plataformas digitais para sua empresa.

1.Nuvemshop

A Nuvemshop é uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina. Ela permite criar uma loja virtual gratuita com design responsivo, ou seja, adaptável a qualquer tipo de tela, personalizável e com diversas funcionalidades. Além disso, a plataforma oferece integração com marketplaces, soluções de pagamento e envio.

captura de tela da Nuvemshop

2.Wix

O Wix é uma plataforma para criar lojas virtuais a partir do zero ou com modelos personalizáveis, utilizando a funcionalidade de arrastar e soltar.

Com um plano de e-commerce acessível que inclui todas as funcionalidades essenciais, como integração com as principais redes sociais para vendas. Além disso, a plataforma oferece sua própria solução de processamento de pagamentos online e recursos de segurança.

3.Brevo

Outra plataforma digital que pode ser adotada no seu negócio é o Brevo, que conta com um poderoso CRM, plataforma de e-mail marketing, além de vários outros recursos de marketing.

Ela também abrange e-mails transacionais, como confirmações de pedidos e pagamentos. O Brevo é uma das principais ferramentas que une os dois serviços facilitando o trabalho de quem é lojista e ao unir os dois tipos de correio eletrônico mais comuns dentro de um negócio.

O sistema de CRM da Brevo oferece uma plataforma centralizada para rastrear todos os relacionamentos comerciais. Através dessa ferramenta, é possível aproveitar a automação de marketing para otimizar a eficiência e produtividade da sua equipe.

WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários atualmente, incluindo cerca de 140 milhões só no Brasil. Por essa razão, muitas empresas já adotam o WhatsApp Business como um canal de atendimento ao cliente.

Para simplificar e melhorar o contato do seu cliente com a sua marca, é possível integrar o perfil do WhatsApp Business ao JivoChat e aproveitar todos os recursos oferecidos pela ferramenta de atendimento ao cliente.

Além disso, você pode criar um botão do WhatsApp em seu site para facilitar o início do contato do seu cliente com sua empresa. Também é possível visualizar relatórios de desempenho detalhados, métricas de atendimento e muito mais.

Facebook e Instagram

O Facebook possui mais de 2,11 bilhões de contas ativas, o que representa mais de 50% da população mundial com acesso à internet. A rede social oferece várias funcionalidades para divulgar um negócio, como conteúdos e anúncios na linha do tempo e relacionamento com os clientes no Messenger.

Por sua vez, o Instagram começou em 2010 como um aplicativo para compartilhar fotos. À medida que ganhou novas funcionalidades, como mensagens, Stories, transmissões ao vivo e posts patrocinados, também se tornou parte da estratégia digital das empresas. A rede social ultrapassa a marca de 1,65 bilhão de usuários ativos.

Descobriu o que é uma plataforma digital?

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as principais dúvidas sobre o que é plataforma digital para que serve e por que investir nessas plataformas para sua empresa.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre Automação de comercial e conhecer mais estratégias e soluções para otimizar as atividades do seu negócio.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download