Controle de vendas: 13 melhores sistemas

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Utilizar um sistema de controle de vendas na sua empresa é fundamental. Afinal, os gestores de vendas acabam tendo muitas responsabilidades e atividades que acabam se sentindo sobrecarregados e sem direção.

Relatórios genéricos podem dar uma falsa ideia de crescimento, porém só conseguimos conhecer a fundo os resultados da empresa com um relatório confiável com números, performances e métricas exatas.

Utilizar um sistema de controle de vendas possibilita ter as respostas certas sobre o desempenho do seu negócio. Por isso, vamos te mostrar opções de sistemas de controle de vendas e como escolher o melhor para a sua empresa.

O que é controle de vendas?

Para começar, é preciso entender o conceito. Basicamente o controle de vendas consiste em gerir as negociações de uma empresa, com o objetivo de analisar o desempenho do setor comercial e com isso realizar projeções para o futuro.

Quando se utiliza um sistema de controle de vendas, a empresa consegue fazer uma previsão para os próximos meses baseado em dados coletados. A partir disso, é possível traçar estratégias para atingir as metas, se preparar para períodos de baixa nas vendas, entre outras situações.

Esse controle pode ser feito de várias formas, muitas empresas optam por planilhas. Esse método pode funcionar em empresas que estão começando, entretanto, quando existem muitas negociações em andamento, pode acabar resultando em erros e desorganização.

A melhor forma de se lidar com essa tarefa é utilizando um sistema de controle de vendas, um software desenvolvido especialmente para atender as necessidades da área comercial.

Foto de duas pessoas analisando gráficos em um computador

Por que investir em um sistema de controle de vendas?

Um sistema de controle de vendas é um software desenvolvido para a gestão comercial, possibilitando realizar desde o cadastro de clientes e potenciais clientes até a criação de relatórios completos.

Esse sistema também pode ser chamado de CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente. Esse tipo de programa permite o acesso a um histórico de interações com os clientes, possibilitando um relacionamento mais próximo dos consumidores.

Usar um bom sistema de controle de vendas ajuda no dia a dia de todos os envolvidos na área comercial, como os líderes e vendedores. Para os líderes, o sistema traz mais controle e permite acessar dados para gerir os colaboradores, além dos relatórios automáticos.

Já para os vendedores, esses softwares automatizam tarefas burocráticas, sobrando mais tempo para focar no consumidor. Além disso, como já mencionamos, traz uma previsibilidade para o setor comercial da empresa, com dados registrados e a possibilidade de projetar resultados futuros.

Melhores sistemas de controle de vendas

Entendendo melhor o que é um sistema de controle de vendas e a importância dessa ferramenta para a sua empresa, chegou o momento de conhecer os melhores CRM do mercado. Confira!

1. Brevo

O SendinBlue agora é Brevo! Um sistema de controle de vendas completo para quem deseja realizar mais vendas e obter um gerenciamento completo dos seus clientes e conta com um plano inteiramente gratuito. 

Com o CRM Brevo é possível acompanhar todos os seus relacionamentos com clientes gerenciados em um só lugar, centralizando dados de contatos, organizando-os e segmentando-os de forma eficaz e mantendo o controle de seus follow ups para nunca perder uma oportunidade de venda.

Destaques:

  • Gerenciamento de contatos ilimitados já no plano grátis;
  • Segmentação avançada de leads;
  • Formulários de inscrição personalizáveis;
  • CRM de vendas.

captura de tela do sendinblue

Já seu plano mais completo, o Empresarial, além de contar com funcionalidades dos demais planos, possui recursos extras como:

  • Volume de e-mails personalizado;
  • Envio prioritário;
  • Mais de 20 landing pages;
  • Mais de 10 usuários;
  • SSO (SAML);
  • Encarregado de conta dedicado;
  • Suporte prioritário;
  • E muito mais.

E além disso, a empresa também oferece soluções integradas de e-mail marketing para que você possa disparar campanhas de e-mails para seus contatos, criar modelos de e-mail, fazer SMS marketing e mais.

Confira as soluções profissionais da Brevo

2. Pipedrive

Se você está em busca de um sistema de controle de vendas, o Piperum é a escolha ideal para o seu negócio. 

Não ficando nem um pouco atrás da ferramenta anterior, o Pipedrive oferece um período de teste grátis de 30 dias para novos usuários e se destaca como um dos melhores sistemas CRM no mundo.

A ferramenta é bastante fácil de usar, sendo configurado em apenas poucos minutos e você já poderá definir as etapas do funil de vendas da sua empresa. 

Além disso, é possível gerenciar seus leads e negócios, rastrear comunicações, automatizar partes repetitivas de seu trabalho, gere relatórios detalhados e obter insights sobre o seu negócio com as soluções disponíveis na ferramenta.

Dentre seus recursos, você conseguirá encontrar soluções para gerenciar o funil de vendas, integrações de e-mail, painéis para criação e acompanhamento de atividades e metas de sua equipe, onde poderá delegar tarefas e garantir o andamento dos processos.

captura de tela do pipedrive

3. Ploomes

Especializado no processo comercial completo, o Ploomes é outro sistema de controle de vendas que apresentamos aqui. Com suas funcionalidades pensadas nas necessidades comerciais deste mercado.

E dentre os recursos podemos destacar a possibilidade de definir um workflow operacional de vendas B2B, automação de propostas comerciais com cálculo de impostos complexos, automação de documentos (como contratos e ordens de serviço), gestão de base de clientes com uso de funil e outros.

Para atender bem o mercado B2B, o CRM também oferece a possibilidade de integrar com a base de dados do ERP, que é um sistema quase que mandatório para a gestão empresarial do mercado em questão.

Dessa forma, o departamento de vendas consegue fazer toda a operação em uma única ferramenta, prática e eficiente, enquanto os gestores têm maior visibilidade do que está sendo feito no setor comercial.

4. RD Station

A RD Station é uma empresa brasileira com sede em Florianópolis e também oferece um excelente sistema de controle de vendas e automação de marketing do mercado.

Além das soluções que você precisa para gerenciar o relacionamento com seus clientes e gerar novas oportunidades de vendas, seus serviços são integrados de forma que possibilite alavancar as demais soluções oferecidas pela RD Station.

No plano de CRM gratuito,  você já tem acesso à automação e integração nativa com o RD Station Marketing, de forma que seja possível integrar e impulsionar o trabalho de sua equipe de marketing e vendas através de uma única plataforma de CRM.

É possível utilizar desde funis múltiplos, ter acesso a relatórios avançados, disparos de e-mail e muitos outros recursos do RD Station.  

Destaques:

  • Funil de vendas e histórico de interações;
  • Lembretes para tarefas e follow ups;
  • Integração com WhatsApp e WhatStation;
  • Modelos de email;
  • Disparador de emails da ferramenta.

captura de tela do rdstation

5. Zoho CRM

O Zoho CRM é um sistema de controle de vendas focado em canais de atendimento, onde é possível integrar o Zoho com: Telefone, email, live chat online, email e mídias sociais são canais que podem ser integrados a ele.

Além disso, ele é uma ótima ferramenta possível rastrear visitantes de seu site, além de contar com ferramentas analíticas para email em sua proposta.

O sistema do Zoho permite a seus usuários analisar processos de vendas nestes diferentes canais, assim como fornecer ferramentas de comunicação de sua empresa com seus clientes, incluindo até mesmo um discador telefônico.

O Zoho CRM conta com diversos planos e todos possuem um período de teste gratuito. E claro, não deixe de conferir os diferenciais do plano Plus!

Confira alguns dos destaques dessa ferramenta:

  • Automação de vendas e gerenciamento do processo;
  • Gestão de desempenho;
  • Vendas preditivas;
  • Vendas omnichannel.

A solução ainda conta com um período de avaliação gratuita de 30 dias e planos escaláveis para quem deseja aproveitar todos os recursos disponíveis.

captura de tela do Zoho CRM

6. Bigin

Bigin é um sistema de controle de vendas criado pelo Zoho, porém com o foco em orientar e realizar a gestão de relacionamento entre clientes de pequenas empresas, ou de empresas iniciantes oferecendo recursos completos em um valor bastante atrativo para o mercado.

O CRM Bigin permite que você interaja com seus clientes em potencial, criando formulários, realizando o envio de emails e mantendo uma visão completa da interação com cada potencial cliente.

É possível também realizar o gerenciamento de fluxos criando fases de negociação personalizáveis, fluxos de trabalho que minimizem as tarefas repetitivas,  e fechamento de negócios através de uma visão geral do seu fluxo de vendas. 

Não deixe de conferir os valores desse sistema que é ideal para pequenos negócios acessando o link do site.

captura de tela do Bigin

7. JivoChat

Além de poder comunicar-se com seus clientes através do chat online, WhatsApp no plano profissional, Facebook Messenger, e-mail e telefone. O JivoChat agora conta com recursos de CRM já disponíveis em nosso plano grátis!

Também é possível cadastrar leads em sua base, delegar oportunidades e negócios para operadores, acompanhar as etapas do funil de vendas e aproveitar o melhor da integração do seu chat online ao sistema de controle de venda.

Isso claro, sem mencionar que você também pode usar o JivoChat como canal de comunicação interna de seu negócio, conectando setores e equipes e construindo o relacionamento com clientes em uma única solução.

Destaques:

  • Gerenciamento de contatos ilimitados;
  • Acompanhamento de negociações e histórico;
  • Integrado aos canais de atendimento disponíveis no JivoChat;
  • Cadastre leads do chat em sua base e crie novas oportunidades de vendas.

Para saber mais sobre nossos recursos de CRM, confira nosso plano gratuito ou converse com a nossa equipe aqui no chat, estamos sempre felizes em atendê-lo!

8. Fleeg

O Fleeg é um sistema de controle de vendas brasileiro, ágil e completo, indicado principalmente para empresas de pequeno e médio porte que buscam otimizar o relacionamento com clientes, gerenciar contatos e organizar processos de vendas.

A ferramenta possui funcionalidades como controle de agendas de visitas, registro de contatos, priorização de contatos através de lead scoring, integração com outras ferramentas de vendas e muito mais.

Seu principal diferencial é ser também uma ferramenta de automação de marketing e possibilitar que as equipes de marketing e vendas tenham uma comunicação unificada.

captura de tela do Fleeg

Podendo acompanhar a origem dos contatos de vendas, indicadores de marketing e vendas e muito mais em um único software CRM.

Com a integração Fleeg e JivoChat assim que o cliente entrar em contato com você pelo chat as informações de contato serão automaticamente registradas no CRM aumentando a produtividade do seu time.

Destaques:

  • Fluxos de relacionamento;
  • Funil de vendas e pipeline de oportunidades;
  • Disparos de e-mail inclusos;
  • Páginas de captura.

O sistema conta com um período de teste de seu CRM gratuito por 10 dias e, após isso, você pode escolher um plano sem fidelidade adaptado para o número de usuários que utilizarão a ferramenta!

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

9. Freshsales

Para quem busca por um sistema de controle de vendas inteligente de verdade, recomendamos o Freshsales.

Ele foi desenvolvido com Freddy AI, uma inteligência artificial capaz de ajudá-lo a descobrir os melhores leads, aumentar o engajamento com seu público e conduzir negócios do início ao fechamento.

O CRM Freshsales oferece uma visão cronológica do engajamento do cliente com o seu negócio através de uma linha do tempo de atividades. 

É possível utilizar a ferramenta para definir os estágios do ciclo de vida percorridos pelo público em sua jornada, mapear as atividades de vendas e acelerar suas conversões.

Destaques:

  • Gerenciamento de contatos, contas e negociações;
  • Fases do ciclo de vida do contato;
  • Formulários web e rastreamento de site;
  • Pontuação preditiva de contatos com o uso da Freddy AI.

Além dos planos profissionais, você pode acessar a página oficial do Freshsales e optar por dar seus primeiros passos através do plano gratuito para sempre, que já disponibiliza recursos de gerenciamento de contatos, telefone e chat integrados e suporte para a sua equipe.

captura de tela do Freshsales

10. eGestor

Gerencie suas vendas, estoque e comissões de forma fácil e eficiente com o eGestor. Seu sistema de controle de vendas online oferece uma solução completa para a gestão de vendas, garantindo o controle automatizado e seguro das suas operações financeiras.

Com o eGestor, você elimina os riscos associados ao controle manual de vendas por meio de cadernos, agendas ou planilhas eletrônicas. A plataforma proporciona agilidade e rapidez no processo, permitindo que você foque no crescimento do seu negócio.

Além disso, o eGestor permite analisar a produtividade dos seus vendedores de maneira simples e eficaz. Através dos relatórios de venda por documento, você pode acompanhar individualmente o desempenho de cada vendedor e verificar se as metas estão sendo alcançadas.

11. Nex

O Nex é outra opção de sistema de controle de vendas para você que deseja aumentar a eficiência do seu negócio. Com recursos abrangentes e integrados, oferecemos soluções que vão além do simples ponto de venda.

Com o Nex, você terá acesso a um PDV gratuito, Controle de Estoque, Controle de Caixa, Relatórios Financeiros, Suporte Especializado e muito mais! Recursos essenciais para administrar sua loja estão ao seu alcance, incluindo:

  • Controle de Estoque: Mantenha o controle preciso do seu estoque, evitando perdas e garantindo a disponibilidade dos produtos mais populares.
  • Site para vendas online: Amplie seu alcance e aumente suas vendas com uma plataforma de vendas online integrada ao Nex.
  • Orçamentos: Crie orçamentos personalizados para seus clientes, oferecendo um atendimento personalizado e aumentando suas chances de conversão.
  • Contas a Pagar: Gerencie suas despesas de forma eficiente, mantendo-se organizado e evitando atrasos em pagamentos.
  • Controle de caixa: Tenha uma visão clara e precisa das transações em dinheiro que ocorrem em sua loja, garantindo o controle financeiro adequado.
  • Aplicativo de Vendas: Acesse o Nex de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de nosso aplicativo para dispositivos móveis, facilitando a gestão mesmo quando você estiver fora da loja.
  • Relatórios Financeiros: Tenha uma visão completa do desempenho financeiro da sua loja, com relatórios detalhados que fornecem insights valiosos para suas tomadas de decisão.

12. Vhsys

O Vhsys é um sistema de controle de vendas completo onde é possível enviar propostas e orçamentos, gerenciar vendedores e comissões, e integrar vendas presenciais e online de forma automatizada.

Sua solução de controle de vendas oferece diversas funcionalidades integradas para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Ao realizar uma venda com o vhsys, seu estoque é atualizado automaticamente e a nota fiscal é emitida, garantindo agilidade e precisão no processo. Seu sistema também oferece um sistema de frente de caixa completo, permitindo que você centralize a gestão do seu negócio em um único lugar.

Diga adeus às planilhas e aproveite a agilidade de um sistema automatizado e seguro. Com o vhsys, você pode controlar seu estoque, emitir notas fiscais ilimitadas, gerenciar vendedores, emitir boletos e manter seu financeiro sob controle.

13. Bling

Com o sistema de controle de vendas Bling, você pode realizar vendas e entregar pedidos de forma eficiente, seja utilizando os Correios ou outras soluções logísticas. Mantenha o controle total sobre o processo, acompanhando seus pedidos do início ao fim.

A plataforma permite que você acompanhe toda a negociação dos seus pedidos, desde a geração da proposta até a concretização da venda. Mantenha seus clientes sempre informados sobre o status do processo de venda, garantindo a transparência e a satisfação do cliente.

Além disso, armazene os dados pessoais dos seus clientes e outras informações relevantes. Isso permitirá otimizar o atendimento, fornecendo um serviço personalizado em caso de dúvidas e agilizando a emissão de notas fiscais e comprovantes.

Principais vantagens de um sistema de controle de vendas

Como falamos, um sistema de controle de vendas é importante para a gestão comercial da sua empresa, ajudando diariamente todo o setor do seu negócio. Além disso, conheça mais algumas vantagens de se usar um sistema de controle de vendas:

  • Dados organizados: com o CRM, todos os dados dos Leads e clientes ficam armazenados em um só lugar. Baseado neles, é possível fazer uma abordagem personalizada. 
  • Acompanhar as negociações: com um CRM é possível acompanhar cada etapa das negociações, permitindo decidir onde focar os esforços.
  • Vendas mais inteligentes: esse sistema permite a integração de diversas ferramentas, como email e agenda, além das informações dos Leads. Com isso, as tarefas são automatizadas, e a equipe vende de maneira mais inteligente e rápida.
  • Fidelização: tão importante quando fechar novos negócios é fidelizar o cliente. O CRM permite entender o perfil dos consumidores para fazer outras ofertas que estejam de acordo com os interesses de cada um. Isso facilita o upsell e o cross-sell
  • Melhoria constante: com sistema de controle de vendas, seu time de vendas pode registrar os motivos de perda, permitindo melhorias para que negócios não continuem sendo perdidos.

Sistema de controle de vendas, ERP ou sistema de controle financeiro?

Para otimizar e automatizar processos dentro da empresa, acabamos utilizando muitas ferramentas e sistemas que podem gerar certa confusão. Por isso, é importante diferenciar o sistema de controle de vendas de outras ferramentas, como ERP e sistema de controle financeiro.

O CRM é utilizado para melhorar a relação com os clientes e controlar as vendas, enquanto o ERP é focado em otimizar processos operacionais, sendo composto por diversos módulos, como administrativo, financeiro e contábil.

Apesar de serem diferentes, é possível integrá-las para facilitar a gestão do seu negócio, alinhando todas as áreas da empresa.

Como escolher um sistema de controle de vendas para sua empresa?

Agora que você entendeu melhor o que é controle de vendas e as vantagens dessa ferramenta, separamos algumas dicas para escolher o melhor sistema para sua empresa. Pois, dentre as diversas opções no mercado, pode surgir a dúvida de qual sistema investir.

Interface simples de usar

Para facilitar o dia a dia do seu time de vendas, é importante que o sistema de controle de vendas tenha uma interface amigável e seja fácil de usar. Caso contrário, os vendedores não utilizarão. Escolha uma opção com boa usabilidade e que registre as atividades automaticamente, reduzindo o trabalho manual.

Suporte

Ao adotar um sistema de controle de vendas na sua empresa, podem surgir diversas dúvidas. Certifique-se de que a ferramenta contratada oferece suporte para auxiliar nesses momentos.

Armazenamento na nuvem

É importante que o sistema contratado fique armazenado em servidores externos, sendo acessível pela internet, com login e senha. Isso proporciona mais segurança e facilita o acesso dos colaboradores.

Integrações

Como falamos, existem diversas ferramentas que auxiliam no dia a dia da empresa, por isso é essencial que o sistema de controle de vendas possa ser integrado a demais ferramentas, como WhatsApp, telefone e agenda do Google.

Afinal, a ideia desse sistema é facilitar o trabalho e agilizar os processos. Outra integração importante é com o ERP. Com essa conexão, é possível fazer um controle fiel das vendas e do faturamento.

Encontrou o melhor sistema de controle de vendas?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor sistema de controle de vendas para auxiliar na gestão da sua empresa e otimizar os processos de vendas.

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