Site responsivo: o que é e 9 formas de criar
Enquanto navegando online, você certamente já deve ter notado que a aparência e layout de páginas são diferentes quando acessadas através de seu computador e de seu smartphone, por exemplo.
Hoje, a maior parte dos sites são projetados para se ajustar perfeitamente à qualquer dimensão de tela e garantir boa navegabilidade independente do dispositivo usado pelos seus visitantes.
Estes são sites responsivos, projetados para se adaptar e oferecer a melhor experiência de navegação possível. Mas afinal, qual a diferença entre um site responsivo e um site mobile? Vale a pena investir em um layout responsivo?
Neste artigo tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto, apresentamos 10 ferramentas para criar sites responsivos e apresentamos porquê você realmente precisa de um site responsivo na hora de criar um site.
O que é site responsivo?
Um site responsivo é uma página projetada para se ajustar a diferentes tipos de dispositivos, com tamanhos de telas diferentes, por exemplo computadores, smart TVs, smartphones, tablets, etc.
Ao acessar um site responsivo através de qualquer dispositivo, seu layout se ajustará para manter a boa navegabilidade. Isso significa que menus e o posicionamento de certos elementos visuais podem mudar de lugar ou de aparência.
Quer conferir um exemplo prático? Acesse nosso site da JivoChat em um computador ou notebook e então faça o mesmo em um smartphone - notará como o menu no topo da página será comprimido em um "menu de hambúrguer" (três linhas horizontais em paralelo).
Nada ficará fora da tela e o site se ajustará perfeitamente ao tamanho do display do dispositivo usado.
O design responsivo de um site garante que a experiência dos visitantes não será afetada negativamente. Sem ele, a página se abriria da mesma forma em qualquer dispositivo, o que significa que você precisaria dar zoom para visualizar os botões e elementos caso estivesse acessando em um aparelho com tela menor, por exemplo.
Qual a diferença entre site responsivo e site mobile?
Existe ainda a diferença entre um design responsivo e um site mobile. O primeiro é capaz de se adaptar automaticamente a diferentes tamanhos de telas e dispositivos, enquanto o segundo é projetado exclusivamente para a navegação através de dispositivos móveis.
Dessa forma, um site mobile é diferente de um site responsivo pois, ao invés de se adaptar, ele identifica que o visitante está acessando através de um dispositivo móvel e o redireciona para a versão mobile da página.
Páginas como o Facebook, por exemplo, oferecem sites mobile, e você pode, inclusive, acessar esta versão mesmo se estiver em um computador seguindo a URL do site mobile, indicada pelo "m": https://m.facebook.com/.
O site mobile pode ser uma opção melhor que o site responsivo quando você precisa criar uma visualização adaptada para dispositivos móveis em uma página já existente. Por outro lado, se você está criando um novo site, garantir que este seja responsivo desde o início, usando o mesmo código, o que ajuda a economizar tempo e recursos.
8 formas de criar um site responsivo
Agora que você já sabe o que é design responsivo e sua diferença para um site mobile, confira ferramentas profissionais para criar sites responsivos - algumas delas são gratuitas.
Após a lista, leia mais sobre os motivos para garantir uma boa experiência aos seus visitantes acessando sua página através de smartphones e demais dispositivos mobile.
1. Wix
O Wix é um dos melhores construtores, atendendo profissionais e negócios ao redor do mundo. O motivo de sua popularidade pode ser atribuído diretamente à facilidade de criar sites profissionais através de um editor drag & drop (arraste e solte).
Usando a plataforma, você não precisa ter conhecimentos em design ou programação para montar um site, blog ou até mesmo loja virtual. Escolha um template profissional e personalize-o exatamente como quiser, com suas cores e imagens.
Destaques:
- Editor intuitivo que te permite personalizar a página por completo e, principalmente, te permite editar a visualização mobile de seu site;
- Suas páginas serão otimizadas para SEO (Search Engine Optimization) para melhorar suas chances de ranquear no Google;
- Centenas de templates personalizados e gratuitos;
- Hospedagem de site segura, veloz e suporte de qualidade, disponível 24/7.
Dessa forma, com o Wix você consegue não apenas personalizar a visualização padrão de seu site para desktop, mas também ajustar e personalizar sua aparência em dispositivos móveis.
Para conhecer mais, acesse a página oficial ou confira nossa avaliação completa da Wix.
2. SITE123
O SITE123 é outra excelente opção para quem quer ter seu próprio site responsivo sem qualquer dor de cabeça.
Escolha entre diversos modelos de sites que já oferecem um design responsivo, personalize-os exatamente como preferir, insira o seu conteúdo e pronto, sua página está no ar, é realmente fácil assim.
Destaques:
- Ferramentas de SEO para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca;
- Domínio personalizado com hospedagem grátis;
- Modelos profissionais e com design moderno;
Confira ainda nossa avaliação completa do SITE123 e saiba mais sobre seus recursos.
3. Hostgator
Além de oferecer um dos melhores serviços de hospedagem do mercado, o Hostgator também conta com seu próprio construtor para que você possa criar um site responsivo com facilidade, sem precisar ter conhecimentos em design ou programação.
Destaques:
- Hospedagem de alta qualidade;
- Construtor intuitivo e rápido para ajustar o layout de seu site;
- Inclui certificado SSL gratuito.
Vale a pena conferir os planos disponibilizados pela Hostgator e experimentar o construtor. Ele também conta com um banco de imagens com centenas de fotos profissionais para adicionar ao seu site.
Não deixe de conferir também nossa avaliação completa do Hostgator.
4.WordPress
O WordPress certamente não pode ficar fora de qualquer lista quando o assunto é criação de sites, especialmente sites responsivos, considerando sua flexibilidade e como ele é realmente versátil.
Todavia, ele não entra em nossa lista como uma opção intuitiva, mas sim por ser extremamente robusto e abrir portas para designs responsivos e modernos como você preferir.
Destaques:
- Extremamente flexível, você pode criar essencialmente qualquer tipo de página;
- É possível encontrar plugins de WordPress para incrementar sua página com múltiplas funcionalidades;
- Pode ser integrado à maior parte dos sistemas e ferramentas disponíveis online.
O CMS (Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo) também é ideal para quem busca ter um blog responsivo.
5. GoDaddy
O GoDaddy é um criador que não oferece exatamente a possibilidade de manter uma página gratuitamente, mas sim de criar um site e testá-lo por 30 dias sem precisar pagar nada ou informar seu cartão de crédito, ou seja criar site grátis por 30 dias.
Com isso, ele é mais indicado para aqueles que já estão decididos em fazer o upgrade para uma ferramenta profissional - que certamente é o caso desta alternativa.
Destaques:
- Criação de domínio;
- Endereço de email personalizado;
- Hospedagem de altíssima qualidade.
6. Webnode
O Webnode já conta com mais de 40 milhões de usuários ao redor do mundo e também oferece um dos melhores construtores para quem está em busca de desenvolver seu próprio site responsivo sem precisar ter conhecimentos em programação ou design.
Destaques:
- Templates profissionais e modernos, adaptados para dispositivos móveis;
- Registro de domínio;
- Ferramentas de SEO inclusas.
Vale mencionar que o Webnode também oferece modelos para quem está interessado em ter seu próprio blog.
Acesse e confira os templates responsivos disponibilizados pela plataforma e não deixe de ler nossa avaliação do Webnode e seus recursos.
7. Weblium
Com o construtor profissional da Weblium, você poderá aproveitar tecnologia de ponta enquanto garantindo que seu website tenha um layout responsivo e moderno.
Isso porque além de oferecer um editor intuitivo, ele também disponibiliza uma ferramenta inteligente para ajudá-lo a construir suas páginas.
Destaques:
- Construção de layouts de forma inteligente, com ajustes e posicionamento automático para ajudá-lo a atingir um design moderno;
- Recursos de otimização para SEO;
- Acesso ao banco de imagens da Weblium com fotos profissionais para sua página.
8. Weebly
Criador intuitivo baseado em arrastar e soltar, fontes personalizadas, efeitos parallax e editor de fotos são apenas alguns dos recursos oferecidos pela Weebly para garantir que você tenha um website responsivo profissional.
- Aplicativo mobile para acompanhamento do desempenho de seu site;
- Hospedagem e segurança com certificado SSL;
- Gestão de domínio diretamente do Weebly.
9. Crie um site com layout responsivo com uma agência digital
Outra excelente opção para garantir a responsividade de seu site é contratar os serviços de uma agência digital especializada para desenvolver um website com design moderno e que se adapta a dispositivos móveis.
Hoje, você pode encontrar centenas de agências digitais profissionais no Brasil e garantir que uma equipe de designers e desenvolvedores possa ajudá-lo a construir exatamente o que você precisa.
A desvantagem é que esta solução pode levar mais tempo e, em alguns casos, ser mais cara em comparação à usar uma plataforma pronta dedicada para isso. Por outro lado, sua página seguirá todas as suas especificações.
8 motivos para ter um site responsivo
Sabendo como você pode garantir que seu website se ajuste a qualquer tipo de tela diferente, talvez você esteja se perguntando se vale a pena investir nisso ao invés de simplesmente ter uma página que funcione normalmente nos computadores. Nós explicamos.
1. A navegação mobile já ultrapassou o desktop
Hoje, de acordo com dados apresentados pela Statista, mais de 55% do tráfego online já ocorre através de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, smartwatches, entre outros.
Isso significa que, ao criar um site incapaz de se ajustar para estes dispositivos e não oferecer um site mobile como alternativa, você está essencialmente negligenciando a experiência de mais da metade de seus visitantes.
Hoje, de acordo com dados do IBGE, mais de 69% dos brasileiros possuem um celular com acesso à internet móvel e, de fato, esta é uma opção muito mais acessível e prática que depender de um computador conectado à internet.
Os índices indicam que esta tendência deve continuar crescendo e que, cada vez mais, dispositivos móveis sejam favorecidos no que diz respeito à navegação web.
No gráfico abaixo do Digital 2020: Global Digital Overview, você pode notar como o crescimento do acesso à internet através de dispositivos móveis já cresceu significativamente, partindo de 33% em 2014 para mais de 50% já em 2019.
2. Otimizar a experiência do usuário
Além de simplesmente ajustar o tamanho de imagens e elementos visuais para se enquadrar aos tamanhos de telas de dispositivos móveis, um design responsivo inteligente também é feito para melhorar a experiência de uso de suas páginas.
Como já mencionamos na introdução do artigo, a navegabilidade de um site diz respeito ao quão intuitivo e prático é navegar por suas páginas, acessar menus, encontrar o que o usuário busca, etc.
Dessa forma, um layout responsivo deve levar em consideração o posicionamento e reajuste de menus, áreas de login, tamanho e visibilidade de botões, links e seções de um website para garantir que ninguém tenha dificuldade sou fique perdido ao abrir a página em seu próprio smartphone, por exemplo.
Inclusive, o mesmo se aplica para a experiência de compra dos consumidores acessando lojas virtuais e ecommerces pelo mobile, como indicam diversas pesquisas relacionadas ao m-commerce.
3. Google Mobile Index First
Desde 1º de julho de 2019, como indicado pela nota oficial na página dedicada aos desenvolvedores, a indexação de páginas do Google prioriza sites responsivos para todos os novos websites criados a partir desta data.
Isso significa que ter um layout responsivo também é necessário para quem busca otimizar suas páginas para SEO e gerar tráfego orgânico através das páginas de resultados do Google.
Vale destacar ainda que, o Mobile Index First não conta com seu próprio índice, sendo incorporado como padrão da pesquisa Google em qualquer dispositivo.
Portanto, certifique-se que o Googlebot consiga acessar e renderizar seu conteúdo nos sites para dispositivos móveis e computadores.
4. Diminuir a taxa de rejeição e saída
Ao acessar uma página que não possui design responsivo e uma boa navegabilidade, as chances são que os visitantes mobile irão apenas fechá-la e buscar por alternativas.
Novamente, este fator também impacta diretamente a sua otimização para mecanismos de busca. Isso porque o Google considera que uma página com altas taxas de rejeição e saída não possuem conteúdo relevante e, dessa forma, não merecem ter posições elevadas nas páginas de resultados.
5. Melhorar a sua conversão de leads
De forma semelhante, a sua conversão de leads está diretamente relacionada à taxa de rejeição de seu site. Afinal, como você terá a oportunidade de reter visitantes acessando um website não otimizado para mobile e trabalhar para convertê-los em leads?
Além de garantir que o seu site, blog ou ecommerce sejam responsivos, certifique-se também que todas as suas integrações, como chat online, janelas de pop-up ou até mesmo suas landing pages sigam o mesmo conceito.
Caso contrário, seus usuários podem ser interrompidos por pop-ups e janelas não otimizadas e, neste caso, as chances são que eles vão sair da página ao invés de tentar dar zoom ou buscar formas de fechá-la para continuar navegando.
6. Facilitar o compartilhamento da página
Mesmo que você crie um site mobile, isso ainda não impede que seus visitantes, ao compartilhar o link (URL) de seu site, compartilhem o link mobile que pode acabar levando pessoas acessando pelo desktop à versão para dispositivos móveis.
O problema aqui é que a versão para dispositivos móveis tende a ser simplificada em relação ao layout padrão projetado para desktop, como apresentamos com o exemplo anterior da página mobile do Facebook.
Como um site responsivo se ajusta automaticamente, não há riscos de que o link compartilhado leve pessoas para uma versão do site que não ofereça a melhor experiência projetada para qualquer dispositivo usado no momento do acesso.
7. Adapte-se para novas tecnologias
Nunca se sabe quando novos tipos de dispositivos móveis chegarão ao mercado e para quais tipos de telas e displays você terá de ajustar as suas páginas.
Portanto, ter um layout responsivo facilita o ajuste para novos tipos de dispositivos lançados no futuro ou novas tecnologias no geral.
Para exemplificar, podemos destacar que hoje já é possível acessar navegadores e sites através de smartwatches, por exemplo, assim como displays em painéis de carros.
8. Compatibilidade com diferentes dispositivos e navegadores
Com um site responsivo, você consegue garantir compatibilidade com uma enorme variedade de dispositivos e diferentes navegadores web, como por exemplo o Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox e até mesmo diversos browsers disponíveis para smartphones e demais dispositivos móveis.
Além disso, normalmente não é necessário fazer ajustes em suas páginas para se adaptar ao lançamento de novos modelos de dispositivos móveis no mercado, como por exemplo lançamentos de smartphones (que ocorrem com frequência), etc.
Como você pode notar, ter um site responsivo já não é mais opcional para quem deseja gerar autoridade no ambiente digital.
Aprendeu tudo sobre o que é site responsivo?
Esperamos que nosso conteúdo tenha lhe ajudado a entender tudo sobre o assunto e sobre a importância de oferecer um design responsivo, otimizado e pensado para melhorar a experiência de usuários no mobile.
Por fim, não se esqueça que você pode sim incluir um chat online em seu site e estar pronto para conversar com clientes e visitantes diretamente no site mesmo que estejam acessando pelo mobile.
Para isso, basta instalar o JivoChat gratuitamente em seu site e não deixe de aproveitar sua versão profissional para integrá-lo ao WhatsApp, Facebook Messenger e mais.
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