5 Formas de vetorizar imagem facilmente

Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Vetorizar imagem é uma técnica essencial que você provavelmente já ouviu falar, especialmente ao criar logotipos ou artes que precisam de alta qualidade. No entanto, é comum acabar trabalhando com uma imagem bitmap, como aquelas nos formatos PNG ou JPEG, que são amplamente usadas no dia a dia.

Com o objetivo de esclarecer suas principais dúvidas a respeito deste tema, nós preparamos um guia completo onde explicamos o que significa vetorizar uma imagem, como fazer isso e muito mais. Vamos lá?

Qual a diferença de imagens vetoriais e bitmaps?

Visualmente, as diferenças entre uma imagem vetorial e uma bitmap podem não ser tão evidentes. No entanto, tecnicamente, elas são estruturas completamente distintas:

  • Imagens Vetoriais: Compostas por linhas, curvas e pontos matemáticos, cada elemento de uma imagem vetorial pode ser editado separadamente, o que garante flexibilidade para alterações e ajustes. Esse formato permite redimensionar a imagem sem perder qualidade, tornando-o ideal para logotipos, ilustrações e materiais que serão impressos ou usados em diferentes tamanhos.

  • Imagens Bitmap: Os bitmaps são formadas por uma grade de pixels, onde cada pixel possui uma cor e, apesar de serem ótimas para fotografias e imagens com muitos detalhes, esse formato de imagem perde qualidade quando redimensionado, o que pode causar pixelização ou borrão.

O que significa vetorizar uma imagem?

Vetorizar imagem nada mais é do que o processo de transformar uma imagem bitmap (composta por pixel) em uma imagem vetorial (composta por linhas, curvas e pontos). Esse tipo de transformação permite:

    1. Escalonamento perfeito: Conforme destacamos, esse processo possibilita redimensionar a imagem para qualquer tamanho sem perder qualidade.
    1. Praticidade na Edição: Além disso, a vetorização também te permite alterar elementos individuais da imagem de forma prática.
    1. Qualidade profissional: Possibilidade de produzir materiais com alta qualidade para impressão, como banners, adesivos e diversos outros itens visuais que exigem maior resolução.

Por que utilizar vetores?

Como já falamos, por ser uma imagem com elementos separados, o seu compartilhamento acaba sendo mais seguro, pois as imagens vetorizadas não perdem a qualidade e só podem ser editadas em programas específicos de design gráfico.

Os programas mais utilizados para criação e edição de imagens vetorizadas são o Corel Draw, Adobe Illustrator. Os arquivos geralmente são salvos nos formatos CDR, AI, SVG e EPS.

Quando você deve vetorizar uma imagem?

A vetorização é recomendada para:

  • *Logotipos: Garantir que a identidade visual da marca seja consistente em todos os tamanhos e aplicações.
  • Gráficos: Criar ilustrações ou infográficos escalonáveis.
  • Artes para impressão: Evitar problemas de resolução em materiais como cartazes ou outdoors.

Como vetorizar imagem?

Existem algumas formas para criar uma imagem vetorial do zero: desenhando polígonos, linhas, preenchimento de cores na imagem, adicionando textos ou transformando uma imagem bitmap em um vetor.

Duas formas possíveis de fazer isso:

Abrindo um arquivo bitmap em algum programa de edição de vetores,  uma das formas é desenhando por cima da imagem as linhas e curvas da figura vetorial, como se cobrisse a imagem original, porém em vetor;

Outra forma é utilizando ferramentas de vetorização automáticas desses programas, que cria outra imagem através de uma aproximação da imagem original.

Utilizar qualquer um desses processos resulta em uma imagem vetorizada que você pode editar da forma que desejar, modificando suas formas, deixando suas linhas mais suaves ou acentuadas, alterando as cores, removendo o fundo da imagem ou até mesmo eliminando alguns elementos.

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

Melhores ferramentas para vetorizar imagem

A seguir, separamos algumas ferramentas que podem te ajudar a conquistar um resultado mais profissional:

1. Vector Magic

O Vector Magic é uma plataforma que permite vetorizar imagem online. Além de possuir uma versão para baixar no computador que acaba sendo mais completa que a versão do navegador.

No site do Vector Magic é possível transformar imagens bitmap nos formatos JPG, PNG, BMP e GIF em imagens vetorizadas que podem ser salvas no formato SVG, EPS e PDF.

Para vetorizar imagem online é bem simples. Basta selecionar ou colar na área indicada a imagem bitmap que deseja transformar e aguardar que a imagem seja carregada. A versão online detecta automaticamente o tipo de imagem para você.

Porém pode ser substituído manualmente ao clicar na opção "Selecionar Configurações a Mão" na seção Avançado.

O Vector Magic diferencia a imagem original em três tipos: Fotos, Ilustrações com mescla nas delimitações das cores e Ilustrações sem mescla nas delimitações das cores.

A versão online também possibilita a edição de cores, podendo alterar a paleta de cores do novo vetor.

Ao editar e configurar tudo no seu novo vetor, clique em "Download do resultado" e escolha se deseja baixar "somente o preenchimento do vetor" ou "traço mais o preenchimento", nessas duas opções você poderá salvar o novo vetor nos formatos SVG, EPS ou PDF.

Na versão offline que você baixou no seu computador, é possível salvar em todos os formatos do online além dos formatos AI e DXF, que funciona perfeitamente com Illustrator, Corel e outros programas de edição.

Além da versão gratuita, a plataforma oferece serviços pagos por assinatura para a versão web e desktop, sendo essa a mais completa.

Imagem de uma folha em pixels azul e uma seta indicando para a direita com uma imagem de uma folha com linhas pretas

2. Photoshop

O Adobe Photoshop é uma das ferramentas de edição e tratamento de imagens, além de editar imagens e outras funções também é possível criar vetorizar imagem através dentro do Photoshop.

Entenda como vetorizar imagens no Photoshop através desse guia:

  • Abra a imagem que deseja vetorizar no Photoshop, clicando em "Arquivo" e depois "Abrir" e selecione a imagem;
  • Ao abrir a imagem, você precisa fazer o recorte com o traçado que deseja transformar em vetor. Para isso utilize a ferramenta "Laço Magnético", ou a "Ferramenta Caneta" (Pen Tool) para fazer um recorte mais preciso;
  • Contorne toda a imagem, com os detalhes que deseja que apareça no vetor. Ao terminar o contorno, pressione "Enter" no seu teclado para criar uma seleção pontilhada;
  • Na barra de ferramentas superior, clique em "Janela" e selecione "Demarcadores";
  • Na lateral do editor, uma aba será aberta. Entre no menu de "Demarcadores" e selecione "Criar Demarcador de Trabalho";
  • Após isso, toda a área selecionada será demarcada para ser trabalhada como vetor;
  • Em seguida será necessário exportar para o Illustrator, acesse "Arquivo", "Exportar" e selecione "Demarcadores para Illustrator";
  • Ao abrir o Illustrator, os pontos já estão certinhos para traçado de vetor, com qualidade de linha perfeita, podendo dar zoom ou redimensionar o quanto quiser;
  • Após isso, basta salvar o seu novo vetor.

3. Illustrator

Outra ferramenta da Adobe, o Illustrator é um dos melhores e mais populares programas para criação e edição de vetores. Muito utilizado por designers gráficos para a criação de desenhos, logos e muito mais.

Um passo a passo de como vetorizar imagem no Illustrator, totalmente automatizado e bem rápido:

  • Entre no Adobe Illustrator e clique em "Criar um novo arquivo";
  • Em seguida, selecione a imagem desejada clicando em "inserir arquivo" e buscando a imagem no seu computador;
  • Assim que a imagem estiver carregada no programa, selecione ela e, na barra de ferramentas superior, clique na seta que está ao lado direito da ferramenta "Traçado da imagem";
  • Após clicar na seta, vai abrir uma tela em uma com estilos de vetorização;
  • Selecione a opção "foto de alta fidelidade", para que o resultado tenha mais qualidade;
  • Após isso, na barra de ferramentas superior, clique no botão "expandir";
  • Ao finalizar esses passos, o seu arquivo já está vetorizado. Para finalizar, clique na imagem e usando o botão direito do mouse, selecione "desagrupar".

E assim que finalizar todos esses passos a sua imagem está totalmente vetorizada e pronto para ser salva ou editada da maneira que desejar.

4. Corel Draw

Outra ferramenta bastante popular no mundo dos designers gráficos, o Corel Draw é um programa de computador usado para a criação e edição de imagens vetoriais.

Assim como Illustrator, é bem simples criar uma imagem vetorial no Corel Draw, apenas seguindo esse passo a passo de como vetorizar imagem no Corel Draw:

No seu computador, abre o programa e crie um novo arquivo, clicando em "arquivo" e depois em "novo";

Em seguida, você deve importar a imagem que deseja transformar em vetor, sendo elas em PNG ou JPEG;

Clique na figura e depois selecione a opção "bitmap" e em seguida "rastreio de contorno";

Após isso, uma janela abrirá para que você edite e realize alguns ajustes no seu vetor;

Ao finalizar esses ajustes, clique na figura e selecione "organizar" e depois "desagrupar;

Assim que fizer isso, a sua imagem estará vetorizada e pronta para salvar ou editar.

5. Inkscape

O Inkscape é uma ferramenta gratuita para a criação de imagens vetorizadas, disponível para diversos sistemas operacionais.

Para vetorizar imagem através do Inkscape, é necessário baixar o programa para o seu computador. Ao abrir o programa, importe a imagem que deseja vetorizar e selecione a ferramenta "Caminho", em seguida clique em "Vetorizar Bitmap".

Em seguida, você poderá escolher três opções de filtros disponíveis para o seu vetor: Limiar de brilho; Detecção de borda; Quantificação de cor.

O limiar de brilho vai usar a soma do vermelho, verde e azul (ou tons de cinza) de um pixel para escolher se ele será considerado preto ou branco. O limiar pode ser configurado de 0.0 (preto) a 1.0 (branco).

Quanto maior esse valor, menor a quantidade de pixels considerados "brancos" e a imagem ficará mais escura.

Já a detecção de borda produzirá um bitmap intermediário que se parecerá menos com a imagem original, porém fornece informação sobre a curva que de outra forma seria ignorada.

Essa opção permite ajustar a obscuridade e espessura da borda da imagem vetorizada.

Por último, a quantificação de cor procurará bordas onde as cores mudam, mesmo o brilho ou contrastes sendo iguais. O campo de cores decide quantas cores de saída existiriam se o bitmap fosse colorido.

O recomendado é testar cada um dos filtros para você encontrar o que melhor se adequa a imagem vetorizada que deseja criar. Ao finalizar essas etapas, clique em "caminho" e, em seguida, em "simplificar".

Ao finalizar esses passos, você terá um conjunto de curvas da sua imagem vetorizada que será mais fácil de editar.

Dicas para obter um bom resultado

Confira algumas dicas que podem te ajudar a conquistar uma boa vetorização:

  • Escolha uma imagem de alta qualidade: Quanto melhor a resolução do arquivo original, mais precisa será a vetorização.
  • Simplifique a imagem: Remova detalhes desnecessários antes de vetorizar para facilitar o processo.
  • Ajuste manualmente: Caso opte por utilizar a vetorização automática, revise e refine os elementos manualmente para garantir qualidade.

Aprendeu como vetorizar imagem?

Esperamos que essa lista tenha te ajudado a entender o que são imagens vetorizadas e como transformar uma imagem comum em um vetor.

Alguns desses programas podem ser um pouco mais robustos e pesados, para isso, confira nosso artigo com os melhores notebooks para você comprar.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download