WhatsApp Pay: Saiba TUDO sobre o recurso para processar pagamentos
Em 15 de Junho de 2020 o WhatsApp anunciou que estará finalmente recebendo o recurso de transações financeiras já disponível em outras plataformas da Facebook - empresa responsável pelo aplicativo de mensagens desde sua aquisição em 2014.
Considerando a popularidade do WhatsApp no Brasil, esta é uma novidade que realmente pode fazer a diferença para milhares de negócios e, por isso, nesse artigo apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o Facebook Pay.
Facebook Pay ou WhatsApp Pay?
A primeira coisa que devemos explicar é que o recurso de processamento de transações do WhatsApp não se chama realmente WhatsApp Pay. Na verdade, ele faz o uso do Facebook Pay, uma solução lançada em 2019 pela empresa e que tem como objetivo servir não apenas ao WhatsApp e Facebook, mas também ao Facebook Messenger e Instagram.
Entretanto, no Brasil, até o primeiro semestre de 2020, o recurso não estava disponível em nenhuma plataforma além da própria rede social do Facebook.
Especulava-se que o nome dessa funcionalidade seria WhatsApp Pay, visto que este foi um nome amplamente usado durante o período de testes realizado primeiramente na Índia. Mas não, sendo lançada como Facebook Pay.
Esclarecendo: quando falamos sobre WhatsApp Pay, estamos falando sobre o Facebook Pay, porém de forma direcionada ao WhatsApp.
Autorização do WhatsApp Pay pelo Banco Central
O Banco Central concedeu, no dia 30 de março de 2021, autorizações de funcionamento que permitem a realização de transferências bancárias através do WhatsApp, aprovando o Facebook Pay do Brasil como um iniciador de pagamentos.
Além disso, as bandeiras de cartão Visa e Mastercard foram autorizadas para arranjos de pagamentos abertos, como transferências, depósito, pré-pago e doméstico - o que inclui o WhatsApp Pay e possibilita as transferências pelo aplicativo de mensagens.
A tarifa cobrada pelas transferências é definida pelo próprio aplicativo. Até então, o serviço de pagamentos pelo WhatsApp se encontrava suspenso pelo órgão regulador para que pudessem avaliar potenciais riscos de "danos irreparáveis à competiçãoo e à privacidade de dados.
Como funciona o WhatsApp Pay?
O WhatsApp Pay não é um aplicativo independente, na verdade, como já mencionado, ele é uma das funcionalidades oferecidas pelo Facebook Pay que, por sua vez, é uma solução para processamento de transações integrada aos aplicativos da empresa.
Isso significa que esta função poderá ser configurada diretamente a partir de seu perfil no WhatsApp e, diferente da versão para a rede social, não será necessário ter uma conta do Facebook para isso.
O processo de cadastro e configuração do WhatsApp Pay envolve a inserção de seus dados, informações de cartão de crédito ou débito e a criação de um código PIN de segurança, ou seja, não é necessário emitir boleto de cobrança.
Não existe nenhuma tarifa sobre as transferências ou recebimentos de valores feitos através do Facebook Pay através do WhatsApp. Entretanto, a empresa deixa explícito a possibilidade de cobrar uma taxa sobre a negociação de produtos de contas de comerciantes, ou seja, através do uso do recurso no WhatsApp Business.
Toda transação feita através do recurso poderá ser facilmente reconhecida em seu extrato com um código que começa com "FBP" e termina com os últimos quatro dígitos da identificação da transação.
Como fazer pagamentos pelo WhatsApp
A empresa se certificou de simplificar o processo de envio e recebimento de dinheiro dentro do aplicativo e, por isso, você poderá realizá-los diretamente a partir das conversas com seus contatos, com apenas dois passos:
Passo 1: Após a configuração de sua conta, você poderá simplesmente abrir uma conversa com um contato, tocar no ícone de anexar e então selecionar o ícone de cifra.
Passo 2: Insira o valor desejado, digite o seu código de segurança (PIN) do Facebook Pay e clique em enviar.
Formas de pagamento disponíveis no WhatsApp Pay
Até o momento da escrita deste conteúdo (30 de março de 2021), o Facebook credenciou os seguintes bancos:
- Banco do Brasil;
- Nubank;
- Sicredi;
Assim como a Cielo, rede de cartões Visa ou Mastercard. Entretanto, a empresa afirma estar trabalhando para ampliar o suporte a mais bancos e demais redes de pagamentos, pedindo para que usuários aguardem caso não encontrem uma opção que possa atendê-los.
O WhatsApp Pay é seguro?
Segurança é um aspecto crítico quando o assunto são transações financeiras e, considerando os perigos relacionados à uso de smartphones, como furtos, vírus, roubo de informações e outros problemas graves, não há como negar que exista certo receio sobre o quão confiável será a plataforma para pagamentos.
Monitoramento antifraude e armazenamento seguro
O Facebook assegura que possui tecnologia de ponta projetada para garantir a segurança de seus dados e transações através de recursos como o monitoramento antifraude - capaz de detectar atividades suspeitas - e o armazenamento dos dados de pagamento separados dos dados da sua conta do WhatsApp.
Suporte preparado
Além disso, é importante mencionarmos que a empresa se coloca à disposição para atendê-lo através de sua equipe de suporte 24 horas por dia via email - assim, fica fácil resolver situações adversas, como transações não autorizadas, problemas no processamento de transferências e pagamentos, etc.
Código de segurança
O código PIN criado no momento da configuração do Facebook Pay pode ser substituído por biometria, como reconhecimento facial ou através de suas digitais. Isso significa que mesmo que seu dispositivo seja furtado ou acessado por terceiros, outras pessoas não poderão acessar suas informações de pagamento.
Transações confidenciais
Por fim, suas transações são confidenciais. Isso significa que a única forma de outras conexões e usuários saberem sobre as mesmas é caso você mesmo decida compartilhá-las.
Vale a pena oferecer WhatsApp Pay em seu negócio?
Agora que você conhece tudo sobre a nova funcionalidade inclusa no Facebook Pay, pode estar se perguntando se realmente vale a pena começar a aceitar pagamentos e efetuar transações a partir do aplicativo de mensagens.
Hoje, milhares de negócios já utilizam o aplicativo e "mandar um zap" para a equipe de atendimento não é um conceito nem um pouco incomum. Por isso, se você já atende clientes através do aplicativo e alavanca os recursos do WhatsApp para vender mais, esta funcionalidade será realmente bem vinda.
Entretanto, não se esqueça que a qualidade do atendimento deve vir em primeiro lugar e, por isso, é importante ser capaz de rastrear todas as sessões e conversas iniciadas por clientes a partir de diversos canais de atendimento.
Para isso, não deixe de integrar o JivoChat ao WhatsApp comercial, Facebook Messenger e aos demais canais de atendimento oferecidos pelo seu negócio, como telefone e e-mail. Basta acessar nossa página dedicada para saber como fazer isso.
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