4Cs do Marketing: O que é e como aplicar?

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Thais L.
Thais L.
Redatora

Os 4Cs do Marketing são os pilares de qualquer estratégia de marketing para você que deseja começar um negócio virtual.

Através do conceito de 4Cs do Marketing você irá compreender como entender as necessidades do consumidor e garantir um melhor posicionamento do mercado.

Ele também tem uma relação direta com os 4Ps do Marketing e que fazem parte de um grande complexo chamado de Mix de Marketing.

Entretanto, os 4Cs do Marketing é o modelo que mais se aproxima das estratégias de Marketing que são utilizadas atualmente, pois ele volta a sua atenção para as necessidades do consumidor.

Para você que deseja iniciar o seu negócio virtual, os 4Cs do Marketing podem ser um ótimo ponto de partida para você planejar o seu negócio e todas as estratégias que serão aplicadas. 

Nesse artigo você irá compreender o que são os 4Cs do Marketing e porque eles são importantes para você iniciar o seu negócio.

O que são os 4Cs do Marketing?

Os 4Cs do Marketing são uma teoria que surgiu em 1993 quando Robert Lauterborn propôs um novo modelo baseado nos 4Ps do Marketing.

Esse novo modelo surgiu devido às diversas mudanças que estavam acontecendo no mercado, e percebeu-se que os 4Ps do Marketing já não acompanhavam mais as tendências.

Ou seja, o modelo surgiu como uma atualização dos 4Ps do marketing para que fosse possível aplicar a estratégia com foco nas necessidades do consumidor ao invés do produto como acontecia nos  4Ps.

Dessa forma, os 4Cs do Marketing permitiram que empreendedores voltassem suas atenções para o consumidor e consequentemente fossem mais assertivos na hora de se lançar no mercado.  

Gerando maior impacto para os consumidores e trazendo maiores chances de fidelização.

E para que você conheça do que se trata os 4Cs vamos explicar o conceito de cada um deles mais adiante neste artigo. Mas eles são: 

  • Cliente
  • Custo
  • Conveniência
  • Comunicação

O que são os 4Ps do Marketing?

Antes de conceituar cada um dos 4Cs do Marketing é necessário que você conheça o que são os 4Ps do Marketing e como eles estão relacionados com os 4Cs do Marketing.

Os 4Ps do Marketing foram desenvolvidos por Jerome McCarthy e bastante divulgados pelo  economista e estudioso da área do Marketing Philip Kotler.

Em teoria, eles foram criados para que fosse possível ter condições de criar maneiras diferenciadas e criativas para o desenvolver um negócio, seja ele com a venda de produtos ou com prestação de serviços.

Ele é um  modelo que tem papel fundamental quando há necessidade de criar um processo de ofertas  de algum serviço ou produto aos consumidores.

Os quatro 4 Ps do Marketing são:

  • P de produto:  É a etapa onde se desenvolve um produto ou serviço para ser colocado no mercado. O que uma empresa irá oferecer ao consumidor. 
  • P de Preço: É levado em conta o quanto esse produto irá custar no mercado, o valor a ser oferecido por esse produto ou serviço.
  • P de Praça: A praça se refere ao local onde você irá ofertar seus produtos ou serviço. 
  • P de Promoção: Refere-se a atividade de promover o seu produto utilizando os recursos disponíveis como anúncios, publicidade, Marketing direto. 

Os 4Ps ainda são muito utilizados  no mercado por quem deseja iniciar o seu negócio, pois é através desse modelo é possível compreender mais sobre o mercado que você está inserido.

Entretanto, mudanças são necessárias, pois o mercado está em constante mudança e o pensamento do consumidor também. 

Por isso, vamos entender agora como os 4Ps se modificaram para que o conceito de 4Cs pudesse surgir.

Conceituando os 4Cs do Marketing

No ambiente virtual os consumidores se tornaram promotores da sua marca, e por isso é necessário buscar entender quais são essas necessidades e como você pode direcionar as suas estratégias para atendê-las visando oferecer um serviço de qualidade.

C de cliente

O cliente é o protagonista nesse modelo, e nesse modelo o foco principal é identificar quais são as principais necessidades dos clientes, no modelo dos 4Ps o cliente equivale ao produto.

Entretanto, percebeu que mais importante do que oferecer um produto de qualidade é necessário compreender qual é a real necessidade do consumidor, pois esse produto deve preencher uma lacuna em sua vida.

Por isso, é necessário encontrar maneiras de conhecer mais sobre o público-alvo antes mesmo de iniciar um novo negócio, pois ele irá definir o tipo de produto ou serviço que você irá oferecer. 

No seu plano de Marketing você deve priorizar encontrar um produto que seja a solução para uma dor e se possível uma solução que ainda não exista no mercado, pois os seus produtos atender a demanda.

Essa é uma maneira de permitir que você se posicione no mercado já apresentando um potencial diferencial, contribuindo para que você tenha mais reconhecimento e também possivelmente tendo um maior retorno nas vendas. 

E quanto mais você compreender sobre seu cliente mais assertivo será o seu posicionamento no mercado. 

A ideia principal para a implementação do C de Cliente nos 4Cs do Marketing é atender o desejo oferecendo qualidade para que o seu negócio possa ser valorizado.

C de custo

O C de Custo veio para que o empreendedor pudesse ter uma percepção mais ampliada dos gastos dos clientes durante a aquisição de um produto ou serviço.

Por isso, é importante não confundir o C de custo com o Preço dos 4Ps do Marketing, pois Preço é apenas uma parcela do custo global da compra de um produto.

Basta pensar que o consumidor ao acessar a sua loja virtual, por exemplo, está gastando luz, internet, tempo além do preço…

Nesse sentido, o custo deve considerar os gastos "extras", o frete também deve ser considerado, pois é uma despesa arcada pelo consumidor.

Por isso, antes de determinar o custo você  deve considerar todos esses fatores, bem como os benefícios que o consumidor terá na aquisição deste produto.

Para precificar o seu produto você deve considerar o custo, mas lembre-se que o consumidor não pagará um valor muito alto, por isso é necessário que você também esteja atento aos valores no mercado.

C de conveniência

Assim como o custo apresenta uma visão mais globalizada do Preço, a conveniência também apresenta essa visão mais globalizada de praça.

A praça se refere ao ponto de venda, o local onde o seu produto é distribuído e vendido enquanto a conveniência leva em consideração a facilidade de acesso ao seu público.

Para você que deseja iniciar uma loja virtual, além da própria loja virtual, como você pode facilitar o acesso do consumidor ao seu produto?

Provavelmente investindo em designs responsivos para que o consumidor possa ter acesso a sua loja de qualquer dispositivo móvel.

Talvez até mesmo facilitar o acesso através de um aplicativo próprio ou disponibilizar seus catálogos de produtos em outros canais que sejam mais acessíveis para os seus clientes.

A conveniência ainda leva em conta aspectos como a logística de entrega, métodos de pagamento, descontos e outros fatores.

C de comunicação

O C de comunicação toma o lugar do P de promoção, e mostra o quanto o marketing mudou ao longo dos anos.

Se antes as promoções eram focadas em "empurrar" um produto para o cliente, agora é necessário investir em relacionamento e trabalhar a maneira como você se comunica.

A maneira como você conduz o seu relacionamento com o cliente é mais importante do que a promoção, pois estabelecer um bom relacionamento aumenta as suas chances de fidelizar seus clientes. 

E para melhorar a comunicação é necessário investir em posicionamento de marca, branding, e utilizar um tom de voz que seja adequado para seus clientes. 

A comunicação também é uma maneira de fazer com que os seus produtos sejam encontrados por mais pessoas, uma vez que você pode escolher diversos canais de comunicação para se comunicar com o seu público.

Imagem vetorizada de um homem com um cubo observando estratégias de 4Cs do Marketing

Como os 4Cs do Marketing podem ser aplicados no ambiente virtual

Os 4Cs do Marketing facilitam a tomada de decisão para vários fatores de quem deseja iniciar seus negócios no ambiente virtual.

Pois através deles você passa a ter um amplo conhecimento do seus clientes que consequentemente são o centro de suas ações.

Para que você comece o seu negócio virtual já colocando em prática o que vimos a respeito dos 4Cs do marketing é necessário observar uma série de aspectos.

Defina um nicho de mercado

Como já abordamos no C de cliente é importante que você encontre um produto que resolva uma necessidade do consumidor.

E antes de  definir um público-alvo, é importante que você escolha um segmento de mercado e posteriormente um nicho para atuar.

Definindo um nicho de mercado, você vai conseguir manter o foco das suas atenções para um grupo específico de pessoas, uma vez que o conceito de nicho de mercado é o que define uma parcela que tem as suas necessidades pouco ou nada atendidas.

Por isso, antes de começar comece a explorar os diferentes segmentos e posteriormente os nichos.

Faça uma análise dos segmentos que você acha que são mais rentáveis e que ainda não estão tão explorados. 

Defina seu público-alvo

Depois de definir o seu nicho de mercado é hora de olhar com atenção para o seu público-alvo com atenção.

Dentro do segmento que você definiu: quem são os consumidores e quais são as necessidades desses consumidores que ainda não foram exploradas?

É importante que você busque diferenciais na hora de atender as necessidade do seu público, é preciso se destacar, pois o mercado virtual é altamente competitivo.

E para direcionar suas campanhas de Marketing crie persona, para que você possa aprofundar seus conhecimento sobre as necessidades, dores e hábitos do público.

Para entender mais sobre o seu público você pode realizar questionários, pesquisas de mercado e também analisar dados disponíveis em banco de dados.

A própria internet pode ser uma fonte de dados sobre o consumidor, pois é possível realizar a análise dos concorrentes através dela, como veremos a seguir.

Analise os concorrentes

Como abordamos anteriormente, além de pesquisar o mercado e o seu público-alvo é necessário também analisar os seus concorrentes. 

É importante observar o que os seus concorrentes estão oferecendo para os consumidores, e a partir desse ponto tentar definir um nicho com menos concorrência e buscar uma maneira de se diferenciar.

A análise da concorrência também é um aspecto importante quando você for definir o custo de um produto.

Pois é preciso levar em consideração que preços muito acima dos seus concorrentes farão o consumidor optar pelos concorrentes.

Então você precisa definir um valor que seja atrativo para o consumidor, mas levando em consideração que você também precisa obter lucros. 

Monte a sua loja virtual com Wix

Depois de definir o seu produto e precificá-lo é hora de iniciar sua loja virtual e aplicar os 4Cs do Marketing.

De uma maneira geral, uma loja virtual permite que os consumidores tenham acesso aos seus produtos com mais facilidade.

Mas antes de montar uma loja virtual é preciso ter certeza de que o seu público utiliza esse meio para realizar compras.

E como já mencionamos anteriormente é preciso garantir que a sua loja virtual seja amigável e adaptável aos principais dispositivos móveis.

Outro aspecto importante é garantir um design acessível, que mantenha um nível de organização e que foque na experiência do usuário.

Ou seja, o cliente precisa saber qual caminho seguir para ter acesso a um produto e ele deve ser o mais simples possível.

Uma plataforma que permite que você tenha controle total de todos esses aspectos mencionados é o Wix.

O Wix é uma plataforma de hospedagem de blogs, sites e lojas virtuais. 

Além de possuir elementos de design responsivos, é possível escolher um template e editá-lo da maneira que você desejar. 

Você também pode utilizar a inteligência artificial do Wix para obter um design personalizado.

Além desses aspectos, o Wix conta com sistemas de logística de entregas, pagamentos e recursos de marketing para que você possa divulgar os seus produtos.

A plataforma é acessível oferecendo diversas ferramentas para você que está iniciando. 

Crie sua loja virtual com a Wix

Utilize canais de comunicação para trabalhar 

A comunicação é muito importante para quem deseja se destacar para o seu público. 

Para aumentar as chances de fidelização dos clientes, invista em Marketing de relacionamento e também na estratégia multicanal.

Encontre os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público, e marque presença nas redes sociais. 

As redes sociais têm um importante papel em manter um relacionamento mais aproximado com o seu público.

Pois elas são canais tanto de uso pessoal quanto comercial permitindo o uso de um diálogo mais próximo.

Para saber como utilizar o Instagram para desenvolver relacionamento com o seu público-alvo você pode fazer o curso Insta para Negócios.

Nesse curso você aprenderá como configurar a rede social para ter uma conta profissional,  como aumentar o engajamento das suas publicações e gerar conteúdo de valor para os seus clientes para que eles continuem interagindo com a sua marca. 

Tenha uma identidade visual e um posicionamento forte

Importante também no ambiente digital é ter uma identidade visual e um posicionamento que vá de encontro com os ideais do seu público-alvo.

A identidade visual de um negócio permite que você seja reconhecido, mesmo fora da sua loja virtual. 

Por exemplo, se você investir em relacionamento nas redes sociais é necessário que você tenha um logotipo, para que o público possa fazer a conexão entre a sua conta nas redes sociais e a sua loja.

Também é importante definir uma paleta de cores para aplicar nas suas campanhas, e realizar publicações personalizadas que ajudem o seu negócio a permanecer na cabeça do seu público.

Para criar designs incríveis e que façam da sua rede social um sucesso você pode utilizar o Kittl.

O Kittl é uma ferramenta que possibilita a criação de logotipo, aplicação de paleta de cores, cards para as redes sociais sem que você precise ter um amplo conhecimento de design.

A ferramenta é bastante amigável e você pode montar designs profissionais apenas clicando e arrastando os elementos da ferramenta.

Caso não queira iniciar um design do zero, você pode escolher um template pronto  e editar como você quiser.

Apesar do Kittl possuir recursos pagos, a plataforma também conta com vários recursos gratuitos.

Posicione o seu negócio e comece a compartilhar conteúdo para melhorar o relacionamento com os seus clientes.

Shutterstock Creative Flow

Ofereça um canal de atendimento ao cliente

Para completar os 4Cs do Marketing, oferecer atendimento ao cliente também é importante, pois ele faz parte da sua comunicação. 

Um atendimento de qualidade pode resultar em clientes satisfeitos e mais fiéis à sua marca, para oferecer um atendimento de qualidade é recomendável que você disponibilize um chat online na sua loja virtual.

Um chat online integrado à sua loja funciona como um canal de comunicação oficial, onde o cliente sabe que poderá encontrar resposta para suas eventuais dúvidas sobre os produtos ou  solicitar informações técnicas sobre processos de compra e entrega.

Além disso, um chat online pode oferecer várias vantagens como chatbot para oferecer atendimento 24 horas por dia através de chatbot, convites proativos e até mesmo oferecer recursos de CRM.

Por isso, não deixe de conhecer os recursos do JivoChat e utilizá-los na sua loja virtual para melhorar o relacionamento com seus clientes.

Imagem vetorizada de uma mulher pesquisando sobre como aplicar os 4Cs do Marketing

Conheça as diferentes estratégias de marketing digital 

Depois de montar a sua loja virtual e aplicar os 4cs do Marketing não esqueça de utilizar as demais estratégias de Marketing digital.

Invista também em estratégias de e-mail marketing para enviar promoções e manter seus clientes informados sobre as novidades na sua loja.

E não esqueça de manter os seus esforços com o foco nas necessidades dos seus clientes.

Boas vendas!

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