Por que combinar Email Marketing com Marketing Conversacional e como fazê-lo

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O Email Marketing e o Marketing Conversacional são duas estratégias de marketing que, juntas, podem ter um impacto significativo no sucesso de um negócio.

Ambas têm suas próprias vantagens e pontos fortes, mas juntas podem criar uma experiência do cliente única e eficaz.

O Email Marketing permite chegar de forma personalizada aos clientes existentes e potenciais, enquanto o Marketing Conversacional permite uma comunicação em tempo real e online com os mesmos.

Juntas, essas estratégias podem ajudar a melhorar a relação com os clientes, aumentar as vendas e construir uma marca sólida.

Nesta nota, vamos ver as vantagens da combinação dessas estratégias e quais pontos considerar para implementar e aumentar o sucesso do seu negócio.

Para começar, quais são as principais vantagens desta combinação? 

Fidelização de clientes 

A fidelização de clientes é um aspecto chave do sucesso a longo prazo de um negócio. O Email Marketing é uma excelente maneira de manter uma comunicação regular com os clientes existentes e manter o seu interesse na marca.

Por outro lado, o Marketing Conversacional permite uma comunicação em tempo real e personalizada, o que pode aumentar ainda mais a fidelização do cliente.

Ao ter uma conversa em tempo real com um cliente, os vendedores podem entender melhor suas necessidades e desejos e, assim, poder fornecer um serviço melhor e mais personalizado.

Automatização de processos

A automatização de processos também é uma grande vantagem da combinação do Email Marketing com o Marketing Conversacional.

Ferramentas como a Perfit, que é uma plataforma de Email Marketing e Automação que permite a integração com ferramentas de Marketing Conversacional como o JivoChat, facilitam a sincronização em tempo real de informações relevantes.

Por exemplo: um visitante que não conhecíamos entra no site pela primeira vez, usa o chat online para fazer uma pergunta e nos deixa seu e-mail de contato.

Essa informação vai ser sincronizada automaticamente com a plataforma da Perfit, para que depois, através de campanhas de Email Marketing, possamos convidá-lo a voltar.

Ao mesmo tempo, permitem aos vendedores automatizar o processo de envio de e-mails personalizados após ter uma conversa em tempo real com o cliente.

Maior personalização


A personalização é uma das chaves para o sucesso no Email Marketing e no Marketing Conversacional. Ao combinar essas duas estratégias, é possível personalizar ainda mais a experiência do cliente.

Por exemplo, após ter uma conversa em tempo real com uma pessoa, será possível usar as informações coletadas para enviar e-mails personalizados que reflitam as necessidades e desejos desse cliente.

Isso vai aumentar as probabilidades do cliente abrir o e-mail e realizar ações, como por exemplo, fazer uma compra.

Aumento na taxa de conversão

Finalmente, um dos maiores benefícios de combinar o Email Marketing com o Marketing Conversacional é o aumento da taxa de conversão.

O Email Marketing pode fornecer informações valiosas e relevantes para o cliente, sendo o caminho perfeito para levá-lo a visitar o site, enquanto o Marketing Conversacional permite uma comunicação em tempo real e personalizada.

Trabalhados em conjunto, o e-mail marketing e o marketing conversacional, farão com que seus clientes se sintam valorizados e atendidos, gerando mais possibilidades que estes, tomem uma decisão de compra, que hoje conhecemos como conversão.


Embora estes sejam alguns dos pontos que podemos destacar da fusão dessas estratégias, para combinar Email Marketing com Marketing conversacional, é importante levar em consideração pontos como: segmentação de audiência, integração de canais e interação em tempo real.

Fazendo isso, você poderá se garantir de estar fornecendo uma experiência de marketing personalizada e coerente para seus clientes, o que ajudará a aumentar a eficiência de sua estratégia.

Então, o que devemos levar em consideração para implementar com sucesso essas estratégias?

Segmentação de audiência


É importante segmentar sua audiência para garantir que está enviando mensagens relevantes aos destinatários corretos.

Isso pode incluir segmentar os clientes por comportamento de compra, perfil demográfico, interação com o site ou qualquer outra informação relevante.

Ao segmentar sua audiência, você garante que está personalizando suas mensagens para se adaptarem às necessidades e preferências de cada grupo.

Integração de canais

A integração de canais é essencial para uma estratégia de marketing conversacional efetiva. Isso significa que você precisa garantir que suas mensagens de email estejam alinhadas com sua presença nas redes sociais, no seu site e em qualquer outro canal que esteja usando para se comunicar com sua audiência.

O que ajudará a criar uma experiência coerente para o cliente e aumentar a eficácia de sua estratégia de marketing.

Interação em tempo real

 
O marketing conversacional engloba tudo que está relacionado à interação em tempo real com clientes. Isso significa que você precisa estar disponível para responder perguntas e fornecer informações quando solicitado.

Uma forma de fazer isso é justamente usar uma plataforma de chat online ou um chat bot no seu site. Você também pode usar ferramentas de automação de email para responder aos clientes automaticamente em certos momentos do dia.

Para concluir, combinar o Email Marketing com o Marketing Conversacional pode ter um impacto significativo no sucesso de uma empresa, desde que levemos em consideração os pontos-chave para que as estratégias funcionem.

Fidelização de clientes, automação de processos e aumento da taxa de conversão são apenas alguns dos benefícios dessa combinação.

Ferramentas como Perfit e JivoChat ajudam os vendedores a aproveitar ao máximo essa combinação, oferecendo uma comunicação personalizada e em tempo real com os clientes.

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