Assessoria de marketing: como escolher a melhor opção

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O marketing é um dos fatores decisivos de sucesso da empresa. A clássica frase: "O marketing é a alma do negócio" faz total sentido de tal forma que a comunicação da marca consegue abranger, de ponta a ponta, uma empresa através de um posicionamento forte no mercado.

Fazer da comunicação um negócio lucrativo requer diferentes metodologias, técnicas e planos estratégicos para atingir os objetivos de marketing. Afinal, ter um planejamento bem definido faz total diferença para a criação de campanhas e ações.

Com tantas opções de estratégias de marketing, da área digital ou tradicional, como ter um poder de decisão com excelência para pôr em prática todas as demandas e necessidades mercadológicas do seu negócio?

Uma das maneiras mais completas é a assessoria de marketing, que contempla todos os campos de conhecimento para fornecer as melhores soluções para a sua empresa, personalizando demandas para alcançar os melhores resultados.

Dessa forma apresentamos nesse artigo, um guia completo para você entender todos os detalhes de uma assessoria de marketing completa, englobando temas como: o que é, o que faz, por que contratar, diferenças entre contratar uma assessoria ou agência, além de elencar prioridades na hora de escolher uma assessoria.

Vem com a CMLO que a gente te explica tudo. Boa leitura! 

O que é uma assessoria de marketing?

Antes de começarmos o nosso papo sobre assessoria, vamos dar dois passos para trás, definindo os conceitos de marketing e assessoria de um modo geral. Dessa forma, conseguimos voltar às raízes das palavras e significados para avançar em nosso artigo.

Apesar de ser um conhecimento muito amplo e já ser bastante disseminado no mercado, principalmente no digital, é importante destacar alguns pontos para prosseguirmos.

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, a definição de marketing é: "A ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade". Isto é, o valor é a essência do marketing e isso se desenvolve através de estratégias e processos de planejamento, pesquisa e execução para estabelecer um posicionamento sólido ao mercado e aos consumidores.

E quanto à assessoria? Esse conceito tem como fundamento oferecer auxílio no planejamento e pesquisa para a empresa contratante pôr em prática na execução. Com o objetivo de direcionar o problema para uma solução, a assessoria intermedia todos os processos de dados e estratégias.

No momento em que interligamos as palavras, temos a assessoria de marketing. Essa metodologia desenvolve e auxilia uma empresa a construir uma marca forte no mercado a partir de uma imagem positiva junto aos consumidores.

O foco é o mesmo que um departamento de marketing de uma empresa ou uma agência terceirizada: a busca pelos resultados. No entanto, a diferença está nos formatos de atuação.

Por que contratar uma assessoria de marketing?

Uma empresa dificilmente sobrevive sem publicidade. A busca pela maximização de resultados, vendas e reconhecimento de marca passa intimamente pelo marketing.

Sendo assim, os assessores contratados para melhorar o desempenho da empresa atuarão alinhados aos objetivos do negócio.

Os fatores que determinam a contratação iminente de uma equipe de marketing passam por integrar, com excelência, o marketing aos negócios de forma positiva. Além disso, o custo é menor do que contar com um time interno dedicado à empresa.

A primeira questão que define a importância de contratação de um time de marketing terceirizado é que a assessoria não mede esforços para atingir resultados.

Atuar em tempo integral e dedicado para a empresa faz com que o entendimento do negócio fique muito claro, já que por esse motivo, a assessoria normalmente conta com especialistas de ponta em todas as áreas de marketing, da pesquisa à entrega.

Ao mesmo tempo, a equipe de assessoria de marketing personaliza soluções para o negócio, afinal, o foco é na empresa e seu cliente.

Sob o mesmo ponto de vista, a assessoria de marketing tem as funções de realizar e identificar as melhores mídias, comunicações, criativos e, principalmente, a destinação da verba.

Este último ponto vale um parágrafo especial, já que a assessoria realiza testes para compreender quais campanhas dão certo para maximizar a verba nessas peças por meio de estudo e diagnóstico de métricas.

Dessa maneira, a consultoria de marketing atua diretamente com os dados disponibilizados do negócio, pois é assim que se constroem resultados significativos para uma empresa.

Principais funções da assessoria de marketing

Conforme definimos, a assessoria tem a função de colaborar no campo estratégico da empresa contratante. Nesse sentido, a consultoria atua no "backstage" do marketing de um negócio.

A grande sacada dessa modalidade de trabalho é desenvolver projetos completos e, essencialmente, personalizados que foquem nos resultados com excelência. Para isso, é necessária a total participação da empresa, uma vez que o marketing depende da qualidade de dados coletados e, mais ainda, de todas as informações necessárias para criar planos bem-sucedidos.

Posto isto, o marketing precisa contar com vários departamentos internos da empresa, principalmente vendas, administração e gestores. A interação entre setores para o marketing agrega em variados sentidos, como:

  • Treinamento de vendas;
  • Estratégias de captação de leads;
  • Investimentos disponíveis;
  • Alinhamento aos objetivos.

Observa-se que a assessoria de marketing atua como ponto-chave entre as diversas fases de um plano bem-sucedido, pois engloba conceitos de maximização de resultados através de técnicas multidisciplinares de todas as áreas citadas acima, ou seja, possuir o know-how de mercado, oferecendo serviços de todos os âmbitos do marketing.

Os pré-requisitos da consultoria é dominar, amplamente, todos os assuntos, uma vez que, para construir uma marca forte, é necessário desenvolver, de ponta a ponta, um marketing completo, do digital ao tradicional.

De fato, um time de profissionais precisa trabalhar uniformemente para incorporar diferentes atividades e técnicas de marketing. Vamos apresentar, detalhadamente, cada especialidade da consultoria de marketing.

Vamos para a prática?

Pesquisa e diagnóstico

O primeiro passo é, sempre, mapear o mercado e todas as suas nuances e variáveis. Sem um diagnóstico detalhado, a assessoria pode não ter a real dimensão do segmento atuante. Portanto, existem diversos fatores que determinam o sucesso de uma pesquisa, desde identificar a persona até compreender o contexto da empresa com relação ao mercado.

A fim de detectar os indicativos determinantes que incorporam a pesquisa, vamos começar pela contextualização de mercado.

Contextualizar significa compreender todos os agentes envolvidos que compõem a cadeia de stakeholders, isto é, todas as partes interessadas da sua empresa.

De acordo com a imagem, observamos que todas as variáveis que constituem a rede fazem parte de uma ampla pesquisa para diagnosticar e identificar dados e padrões.

É indispensável para a assessoria de marketing ter todos esses dados para prosseguir em um plano estratégico, seja ele para qualquer campo de atuação.

Nesse sentido, o setor atua como uma espécie de inteligência de marketing que investiga os dados, armazena, processa e utiliza com um senso apurado de mercado.

Planejar

Após organizar os dados, a assessoria de marketing tem como principal função planejar estratégias que convertam em resultados. Para isso, os objetivos precisam estar alinhados entre todas as partes, podendo ser variados, como:

  • Engajamento;
  • Conversão;
  • Retenção;
  • Reconhecimento de marca.

Esses são apenas alguns dos objetivos que a assessoria de marketing pode desenvolver para uma empresa. A ideia por trás da resolução dos propósitos é alinhar as expectativas, afinal, o plano de marketing precisa ser colaborativo, no qual todos se dedicam para atingir o resultado.

Com a intenção de construir um objetivo real, a assessoria normalmente segue uma técnica muito utilizada por agências, o método SMART.

Todos os objetivos de empresa precisam ser específicos (S), visto que precisa deixar claros todos os detalhes das metas estabelecidas.

E, acima de tudo, mensurável (M), sendo possível analisar todos os indicadores de sucesso.

Ainda, precisa ser atingível (A), pois a assessoria precisa garantir resultados verdadeiros, e não utópicos, para entregar resultados constantes.

O objetivo também precisa ser relevante (R), pois os esforços precisam ser direcionados integralmente para atingir metas atraentes para a empresa.

Por fim, os objetivos precisam ser temporais (T), isto é, ter um prazo preestabelecido para mensurá-los e alcançá-los constantemente.

Para contextualizar este método, vamos apresentar um ótimo exemplo de uso para construir objetivos:

"Aumentar o faturamento da empresa em 10% nos próximos 6 meses."

Metodologias ágeis

Além disso, o plano define todas as metodologias e abordagens de execução. Existem inúmeras formas da assessoria planejar estratégias para executar. Hoje, para desenvolver uma assessoria bem-sucedida, é necessário aplicar as metodologias ágeis em um negócio. Inegavelmente, o método mais utilizado por assessorias de marketing é o scrum + kanban, sendo o primeiro mais ideológico, e o segundo executivo.

Pode-se definir como uma gestão de projetos, que tem como base entrega contínua, qualidade, transparência e iteração. Isto é, um trabalho cíclico que propõe entregar melhores resultados constantemente.

Aliás, essa é a base da assessoria de marketing: a entrega contínua a longo prazo, apresentando resultados constantes.

Executar

Mencionamos que a agência  de marketing tem como princípios realizar projetos completos, então, nada melhor do que pôr em prática tudo o que foi pesquisado e planejado.

Com os objetivos definidos, a assessoria precisa determinar os melhores formatos, conteúdos e mídias para atingi-los.

Contratar uma assessoria é ter a certeza da amplitude de atuação, como uma agência 360º, que domina todas as áreas.

Branding

A marca é o primeiro contato de um possível cliente, afinal é o conceito que engloba toda a identidade, valores e posicionamento de mercado.

Dentro do branding, a assessoria pode desenvolver inúmeras ações publicitárias e de comunicação, do logo à padronização visual.

SEO

Uma vez que o branding trabalha com o visual, o SEO tem como principal fundamento buscar melhores resultados com palavras.

A assessoria de marketing faz uma busca incessante para garantir as melhores palavras-chave, fazendo com que o tráfego orgânico atinja resultados satisfatórios.

O SEO, desse modo, gera autoridade de mercado, claro posicionamento digital e cria conteúdos ricos e relevantes para uma audiência engajada.

Inbound marketing

Uma das áreas mais requeridas da atual lógica de mercado, o inbound marketing é uma metodologia que tem como foco atrair clientes com persuasão e conexões verdadeiras através de conteúdos relevantes.

Esse tipo de serviço da assessoria de marketing implementa técnicas de automação para captar leads através do funil de vendas, criando uma jornada de compra para aumentar a taxa de conversão.

No caso da CMLO, automatizamos todo o processo de vendas através do CRM da nossa parceira oficial RD Station, que integra todas as ações de marketing e vendas para gerenciar todas as negociações, em qualquer etapa do funil, fornecendo as melhores soluções e conteúdos na jornada de compra do usuário. Vem conhecer um pouco mais.

Construção de sites e aplicativos em UX

Criar plataformas focadas na experiência do usuário exige desenvolver design intuitivo e com fácil navegação, tornando as plataformas um produto digital que retenha os usuários dentro da plataforma.

Nesse caso, a assessoria precisa desenvolver diversas etapas de desenvolvimento, planejamento e operação.

Tráfego pago

Um profissional trabalha na gestão de tráfego pago partindo de três pilares básicos:

  • Criação;
  • Otimização;
  • Remarketing.

Identificar as necessidades de mercado, o gestor de tráfego precisa realizar um diagnóstico geral dentro da assessoria de marketing, estuda a empresa, direciona objetivos de tráfego e desenvolve as melhores estratégias para maximizar o ROI — retorno sobre o investimento — com o intuito de levar os melhores anúncios para as pessoas certas no momento certo.

Mídias sociais

O assessor de marketing consegue identificar cada rede social e suas particularidades para criar as melhores estratégias de execução.

Seja para engajar usuários, gerar vendas ou criar uma identidade digital, as redes sociais são importantes aliadas da assessoria de marketing para mensurar campanhas dos outros serviços.

Validar

Uma assessoria de marketing precisa validar todos os pontos anteriores com uma certa frequência. Em princípio, a validação permite medir o sucesso de um serviço.

Para certificar-se de algo, um assessor tem, em seu leque, diferentes métodos e perspectivas para avaliar. A consultoria pode desenvolver pesquisas de satisfação com os clientes, stakeholders e times internos da empresa.

Com a estratégia em mãos, o assessor deve, após a pesquisa, armazenar e processar os dados de feedback para trabalhar a iteração.

Iterar

Dentro da metodologia ágil, iterar é essencial para revisitar projetos. A principal atividade do assessor é repetir tarefas que podem ser melhoradas antes, durante ou depois de serviços prestados.

O objetivo é otimizar os trabalhos para manter-se sempre atualizado na oferta de produtos e serviços da empresa contratante.

Essa é uma das técnicas mais importantes dentro do trabalho do assessor, uma vez que identificar melhorias e otimizações requer um trabalho minucioso de pesquisa, recriação e atualização.

Como escolher a melhor assessoria de marketing para a sua empresa

Depois de tudo isso, como saber como escolher a assessoria de marketing que dá o match com a sua empresa? Separamos algumas dicas essenciais.

Alinhamento interno de objetivos

Antes de olhar para fora, é necessário identificar as próprias dores e necessidades. Compreender o que se busca é o primeiro passo para contratar assessorias de marketing externas.

Você e seu time interno precisam realizar análises da empresa, identificando pontos de melhoria através de coleta de feedback e observação.

Assim que levantar todas as informações necessárias, documente e comece a procurar por agências de assessoria de marketing.

Pesquise sobre os campos de atuação de uma assessoria de marketing

Todas as assessorias prezam pelos resultados, mas para alcançá-los, são executados inúmeros serviços.

Identifique pontos essenciais, como: é especialista em qual nicho, quais serviços são feitos e se as metodologias convergem com as suas necessidades.

Faça um mapeamento no mercado

Agora que você já sabe como funciona uma assessoria de marketing, é hora de mapear as opções.

Existem diversos aspectos que determinam o sucesso de uma assessoria, como:

Mídias sociais e sites

Quem melhor para falar de si do que si próprio? Pesquise e analise as mídias sociais e sites, observando o engajamento, serviços, conteúdo e qualidade visual no branding, peças criativas, audiovisuais e o design do site.

Certificações para comprovar a qualidade

Na era da informação, com a grande gama de opções surgindo periodicamente, atualizar-se constantemente em técnicas, conceitos e ferramentas é fator determinante de sucesso de uma assessoria.

Premiações

Obter reconhecimento por meio de premiações demonstra a autoridade e qualidade do serviço prestado de uma assessoria. Isso mostra que o marketing sabe encantar e persuadir através de projetos consolidados.

Cases de sucesso

Buscar por cases confirma, claramente, qual é a proposta de uma assessoria de marketing. Além disso, filtra quais são os nichos de atuação e como foram desenvolvidos projetos bem-sucedidos.

Observe, também, os formatos de apresentação dos cases, pois é assim que a assessoria vai lidar com a sua empresa.

Conheça os agentes envolvidos da assessoria de marketing

Filtre avaliações que contenham informações valiosas para você compreender o que buscar na hora de contratar um time para a sua empresa. Toda a cadeia de stakeholder pode acrescentar com informações valiosas para você compreender o que buscar na hora de contratar um time para a sua empresa.

Converse com a equipe da assessoria de marketing

Marque uma reunião sem compromisso com o intuito de tirar o máximo de informações relevantes que identifiquem a qualidade da agência, como:

  • Saber quem é o time;
  • Prazos;
  • Metodologias;
  • Investimento;
  • Apresentações;
  • Recursos.

Esses fatores são determinantes para construir uma parceria sólida com uma assessoria de marketing, afinal, nenhuma das partes quer perder tempo e dinheiro com algo que pode não dar certo.

Vantagens e diferenciais da assessoria de marketing

Em toda a nossa conversa neste artigo, demonstramos a importância e qualidades de uma assessoria de marketing. Mas agora vamos sintetizar tudo e apresentar as principais vantagens de construir uma parceria de sucesso entre a sua empresa e os assessores de marketing.

A primeira vantagem é que a sua marca se torna o foco principal. Os profissionais envolvidos na assessoria dão todo o suporte, em tempo integral, para solucionar os objetivos da empresa.

Ademais, os profissionais são especialistas em diversas funções para oferecer as melhores soluções de marketing para sanar as dores de mercado da sua empresa.

Em terceiro lugar, a assessoria de marketing proporciona à agência a diminuição da lacuna do problema, visto que a gestão se torna menos arriscada no quesito financeiro e planejamento a longo prazo.

Por último, e tão importante quanto, o posicionamento adquirido através de um trabalho gerido por grandes profissionais possibilita que a sua empresa se torne destaque diante dos seus clientes, possíveis clientes e concorrência.

Conte com a CMLO para assessoria de marketing

Nós trabalhamos e desenvolvemos as melhores soluções que o mercado atual demanda. Buscamos oferecer serviços e produtos, do branding ao inbound marketing, passando por outras tantas soluções, através de personalização, maximização de vendas e conversão otimizada de resultados, seja ele qual for o seu objetivo.

Em cada etapa do nosso artigo, apresentamos tópicos dos quais fazemos — e com excelência. Afinal de contas, quem diz isso são nossos tantos clientes, de todos os portes. Além de premiações e reconhecimentos do mercado e parceiros.

Confira um pouquinho do nosso dia a dia em nossos cases, redes sociais e nosso site para saber o que uma assessoria de marketing bem executada proporciona para a sua empresa.

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