7 Boas Práticas nas Redes Sociais Para Ecommerce
Se você está investindo no marketing da sua loja online, certamente já percebeu que cada rede social tem as suas particularidades. Cada uma delas possui funcionalidades e, portanto, possibilidades distintas. No entanto, há algumas boas práticas nas redes sociais que podem ser aplicadas a todas elas. Selecionamos algumas das principais para você adotar e aprimorar os canais de divulgação do seu negócio online!
Boas práticas nas redes sociais para negócios online
1. Acertar o tipo de linguagem
Qual é o tipo de linguagem que deve ser usado na rede social? Esta é uma pergunta que ainda deixa muitos lojistas intrigados. Será que o certo é uma linguagem mais formal? Ou talvez mais informal? Será que é possível fazer uma brincadeira ou usar gírias? Ou isso não é muito profissional? A resposta para tudo isso é: depende. Não existe certo nem errado. Tudo vai depender do perfil do seu público e da imagem que a marca quer passar.
De forma geral, as redes sociais são espaços de interação em que as pessoas usam uma linguagem mais casual, portanto, publicações extremamente formais podem causar um estranhamento. Mas como dissemos, é importante considerar a realidade do seu negócio antes de qualquer coisa.
Por exemplo: uma marca de consultoria de projetos que atende principalmente gestores de grandes empresas quer passar uma imagem de confiança. Talvez o ideal, neste caso, seja uma abordagem um pouco mais séria, evitando gírias e abreviações comuns na internet (vc para você, pq para porque etc.).
Já uma loja de papel de parede e adesivos atende pessoas joviais que estão reformando ou decorando suas casas e deseja transmitir uma ideia de criatividade e "faça você mesmo". Pode ser que, nesse caso, uma linguagem mais divertida combine bem com o público e com a marca.
A linguagem certa é aquela que é capaz de criar identificação e se aproximar do cliente. Isso está muito ligado com a definição do posicionamento de marca e do tom de voz.
2. Ter periodicidade
Outra boa prática nas redes sociais é ter periodicidade. Ou seja, publicar com uma certa frequência. Dessa forma, o cliente sabe quando há atualizações e fica esperando as postagens novas. Além disso, quando um cliente entra em um perfil que não posta nada em suas redes sociais há muito tempo, pode se perguntar se a loja ainda está operando ou pode perder o interesse.
Agora, qual é a frequência certa? Novamente, depende. Depende da quantidade de conteúdo que você tem para postar, da sua disponibilidade — ou da equipe responsável por isso — e, claro, do que é considerado uma frequência boa para os seus seguidores. Fazendo alguns testes você descobrirá se está postando demais ou de menos.
3. Planejar e decidir o que postar
Saber que conteúdo postar exige planejamento e pesquisa, antes de qualquer coisa. Confira algumas ideias do que você pode fazer:
- Mostrar os bastidores da loja;
- Compartilhar imagens ou vídeos de clientes fazendo o unboxing das suas encomendas;
- Divulgar promoções;
- Apresentar lançamentos.
Além de temas relevantes para o seu nicho de mercado e informações sobre a sua loja, você pode postar sobre notícias atuais, datas comemorativas etc. O importante é você sempre testar para verificar qual tipo de postagem impacta e engaja o cliente.
4. Não perder as oportunidades
Uma dica é não perder o timing, ou seja, o momento ideal para publicar ou comentar sobre um tema, novidade, evento etc. É claro que, acertando a periodicidade de postagens e o tipo de conteúdo, você poderá montar um calendário editorial para o semestre ou ano.
No entanto, é importante que você não fique totalmente preso(a) a esse cronograma e que saiba encaixar oportunidades de abordar temas que estão em alta. Só tome cuidado ao entrar em assuntos polêmicos. Só faça isso se realmente fizer sentido para o relacionamento que você quer criar com os seguidores.
Por exemplo, é relevante que uma loja de cosméticos naturais comente uma pesquisa que fala sobre produtos que são testados em animais, mas será que vale a pena expor um posicionamento político numa eleição?
5. Não postar o mesmo em todas as redes sociais
Replicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais não é uma boa prática, pois não traz para o seguidor um motivo para seguir a marca em todas elas. Além disso, esta atitude não permite que a loja extraia de cada rede social o melhor que ela tem para oferecer, como ferramentas, recursos, particularidades etc.
6. Caprichar nas imagens
Somos seres visuais! Ou seja, somos muito estimulados e impactados por recursos visuais. Além disso, se uma imagem vale mais que mil palavras, elas podem ajudá-lo(a) a passar uma mensagem mais completa.
Por isso, você precisa dedicar um tempo especial para elaborar imagens atraentes para as suas postagens.
7. Escrever títulos chamativos — e honestos
Uma das boas práticas nas redes sociais é usar bons títulos. Eles merecem muita atenção dos lojistas, pois são os responsáveis por cativar os usuários e atraí-los para as suas postagens.
Por isso, use estratégias de SEO, aplique técnicas para instigar a curiosidade dos internautas e lembre-se de sempre ser sincero, entregando no conteúdo o que foi prometido no título.
Agora que você já sabe quais são as boas práticas nas redes sociais, é hora de começar a divulgar as novidades da sua loja virtual.
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