Como Fazer Uma Campanha de Email Marketing de Sucesso
Em 1971, foi enviado o que seria considerado o primeiro email da história da internet. O responsável foi Ray Tomlinson, um programador norte-americano que não tinha a menor ideia do tamanho da mudança à qual estava dando início. Contudo, ainda foi preciso algum tempo para que o uso da ferramenta se tornasse comum.
Hoje, quase 50 anos depois, o email é crucial para as estratégias de comunicação e vendas de diversas empresas. Para sermos mais exatos, a pesquisa Email Marketing Trends 2018 revelou que 76,7% das companhias usam o email marketing como estratégia.
Neste artigo, vamos nos debruçar sobre os motivos que levam tantos empreendedores a investir nessa prática. Além disso, daremos dicas essenciais para você alcançar o sucesso em sua campanha de email marketing.
Por que investir em email marketing?
Por natureza, o marketing digital é um ambiente que está em constante mudança. A todo o tempo, velhas técnicas são substituídas por novas e se tornam ultrapassadas. Por isso, em tempos de dominância das redes sociais, é comum que um gestor levante dúvidas sobre a eficiência de campanhas de email marketing.
A preocupação, porém, é infundada. Por mais que ele tenha deixado de ser a principal forma de comunicação na internet, o email não dá sinais de se tornar obsoleto. Pelo contrário: um estudo estima que no fim de 2019 mais de um terço da população mundial estará utilizando a ferramenta.
Só com essa informação, já dá para imaginar um dos principais motivos que justificam o investimento: o enorme potencial de alcance da estratégia. Afinal, de acordo com a já citada pesquisa Email Marketing Trends, 95,9% das pessoas checam diariamente a caixa de entrada. Sabendo disso, fica mais fácil estabelecer um fluxo de nutrição com potencial de impactar positivamente a persona.
Segmentação
Falando em persona, uma das grandes vantagens do email marketing é a facilidade de segmentar o público. Ao construir sua própria base de contatos, você pode separá-los de acordo com diversas informações, o que aumenta consideravelmente a capacidade de conversão das mensagens enviadas.
Como? Vamos imaginar que você esteja lançando um produto ou promoção que tenha enorme apelo para o público de uma determinada região, mas que não cause grande interesse em outras. Ao focar apenas no público que você considera mais interessado, sua empresa, além de evitar gastos desnecessários, tem maior embasamento para produzir o tipo certo de conteúdo.
Além disso, você pode criar campanhas exclusivas para quem interagiu com algum tipo de conteúdo ou já realizou alguma compra em seu site. Atingir leads que já consumiram seus produtos é uma ótima forma de otimizar a taxa de conversão.
Personalização
Outro atributo apresentado por esse tipo de estratégia é a possibilidade de personalização. Uma das grandes vantagens do uso do email é sua natureza mais pessoal, o que facilita o relacionamento com o cliente.
Com a personalização, a marca pode alterar pontos-chave de suas mensagens-padrão. Assim, torna-se possível criar mensagens mais acolhedoras. O simples fato de chamar cada cliente pelo seu nome já pode ser um diferencial e tanto.
Automação
A automação de marketing é essencial para aumentar a produtividade de qualquer estratégia, e aqui não é diferente. Utilizar um sistema automatizado permite que você agende mensagens, possibilitando o alcance da pessoa certa, no local certo e na hora certa.
Além disso, é possível tornar todo o processo ainda mais eficiente ao basear suas configurações de automação nas ações prévias do lead. Aqueles que costumam abrir e interagir com mensagens, por exemplo, podem ganhar algum tipo de atenção especial.
Como criar sua campanha de email marketing?
Bom, agora você já sabe da importância que o email pode ter para o sucesso de uma empresa. Mas, como tudo que envolve o marketing, é preciso conhecer as boas práticas e entender como evitar erros, ou o resultado pode ser diferente do esperado. Por isso, vamos oferecer dicas cruciais para você montar sua campanha. Fique de olho!
Nunca compre uma lista
Compreender isso é essencial. Por mais que possa parecer tentador comprar uma lista de contatos já pronta, essa prática é extremamente desencorajada. Sabe o motivo? As pessoas presentes nessas listas não autorizaram seu contato, portanto, qualquer mensagem enviada por você pode despertar a impressão de spam.
Além de tornar seu esforço inefetivo, é preciso lembrar que estamos na era do marketing 4.0. As ações de uma empresa repercutem entre os consumidores e a compra de listas pode causar uma reputação ruim para a sua marca.
Inclusive, com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entra em vigor em 2020, esse tipo de prática não será mais permitido.
Portanto, para montar sua base de contatos, utilize estratégias válidas de captação de leads. Para isso, vale usar as técnicas do marketing de conteúdo para atrair sua persona até uma landing page — página em que ela tem a opção de cadastrar seus dados.
Segmente sua base de contatos
Apontamos a segmentação como um dos principais benefícios do email marketing. Então, não há razão para não utilizá-la. O primeiro passo é conhecer a fundo sua audiência. Busque reunir a maior quantidade de dados possível sobre ela e preste atenção em seu comportamento.
Depois de algum tempo, você deve ser capaz de observar quais contatos respondem melhor em determinado horário do dia e quais preferem ser abordados com menor frequência, por exemplo. Faça segmentações dentro de sua base para que suas mensagens sejam mais diretas e efetivas.
Crie mensagens que instiguem o leitor
Quer aumentar a taxa de abertura e cliques? Desperte a curiosidade do leitor. Um fator muito importante para isso é o assunto da mensagem. Afinal, ele tem uma única função: fazer o leitor abrir o email. O recomendado é criar um assunto instigante utilizando entre 40 e 50 caracteres.
No corpo da mensagem, preste atenção na relevância. É preciso encontrar uma maneira de se comunicar de forma interessante, sem deixar que o cliente perca a atenção. Por isso, certifique-se de que a leitura do email vai agregar algum valor ao cliente. Portanto, seja objetivo e utilize uma linguagem amigável.
A ideia é que, ao terminar de ler a mensagem, o leitor seja encorajado a navegar em seu website. Para isso, utilizar um call to action bem elaborado é fundamental.
Nunca deixe de realizar testes
A realização de testes é essencial para dar suporte a estratégias de email marketing. Por meio deles, você obtém insights valiosos sobre as características e preferências da sua base de email, o que também serve como motor para a segmentação.
Na sua campanha, você pode fazer testes de todos os tipos. É possível vislumbrar a melhor linguagem para cada grupo de lead, os melhores horários para disparos, os assuntos mais engajadores etc. Sendo assim, tire proveito dos testes A/B para entender melhor sua base de leads e tornar sua estratégia cada vez mais eficiente.
Tome cuidado com o spam e a frequência
Definitivamente, uma das maiores falhas de uma campanha de email marketing é ser vista como inoportuna por sua audiência. Isso causa um efeito negativo nos contatos, fazendo seu conteúdo começar a encarar uma certa resistência. Portanto, preste atenção para não exagerar na frequência de mensagens enviadas.
Além disso, é preciso cuidado para que o email não seja visto como spam pelo próprio provedor. Para evitar esse problema, preste atenção nas seguintes dicas:
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jamais utilize caixa-alta no corpo do email;
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use entre 40 e 50 caracteres no assunto;
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deixe de lado termos apelativos demais (como "clique aqui", "free", "grátis" etc.);
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não exagere na utilização de acentos.
Dê a devida atenção ao design
O design é um dos pontos essenciais para a transmissão da mensagem. De nada adianta um conteúdo interessante e bem desenvolvido se o design tiver uma aparência pouco profissional. A utilização de um design otimizado é fundamental para passar confiança e reter a atenção de quem estiver lendo.
Imagine que seu lead está recebendo diversas ofertas parecidas, portanto, investir no design pode ser um verdadeiro diferencial, principalmente se a responsividade for bem trabalhada. Um email responsivo é aquele que pode ser lido em qualquer tipo de dispositivo sem que a qualidade seja perdida.
Garantir isso é crucial, especialmente em um cenário em que 91% das pessoas acessam seus emails utilizando um smartphone.
Conclusão
Não importa se o seu negócio é um e-commerce iniciante ou uma grande imobiliária: o email marketing é uma estratégia com potencial de trazer grandes benefícios para você. Seu baixo custo, alto alcance e diversas funcionalidades fazem dele uma ferramenta essencial para estratégias de marketing e publicidade.
Portanto, não deixe para depois: coloque a mão na massa, organize sua base de contatos e inicie a montagem da sua campanha de email marketing.
E aí? Deu para entender a importância do email marketing e como você pode criar uma campanha para sua empresa? Que tal uma ajuda? Dê uma olhada neste artigo que conta 27 táticas para crescer sua lista de emails de forma acelerada!
Conteúdo produzido por Rock Content.
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