Como Um Chat Online Faz Vender Mais
Cada decisão em um negócio pode ser a diferença entre alavancar suas vendas ou gastar tempo e esforço em algo que não dá retorno. Por isso, as decisões devem ser tomadas com cautela e com bastante estudo. Por isso, mostramos nos parágrafos seguintes como um chat online faz seu negócio fechar mais vendas, através de porcentagens e números que comprovam nossa afirmação. Confira abaixo!
Mas lembre-se, para que consiga atingir os melhores resultados com essa estratégia, é importante oferecer um chat que disponibiliza recursos projetados para ajudá-lo a converter e vender mais. Confira os diferenciais do JivoChat e aproveite nossas dicas sobre como impulsionar vendas.
Só de ter o chat online sua chance de fechar negócio aumenta
Pode parecer estranho, mas só em ter o chat online no seu site, sua chance de vender aumenta, sem nem mesmo precisar que faça algum atendimento. Essa informação foi dada pela Furst Person e revelou que que 77% dos consumidores online não irão comprar no seu site se ele não tiver um chat online disponível.
Isso significa que sua loja virtual já é levada com mais seriedade simplesmente por ser receptiva com seus visitantes e clientes. Esse dado está diretamente ligado ao fato de que 77% dos consumidores americanos também acreditam que a valorização do seu tempo é a ação mais importante que um negócio pode tomar para oferecer um bom serviço online de atendimento ao consumidor.
O chat online preenche todas as lacunas de atendimento
A principal vantagem do chat online para sua vendas é que ele preenche qualquer lacuna que existe no seu atendimento online. Por exemplo, o email é uma forma de comunicação confiável, mas normalmente leva um tempo a ser respondido, se tornando inviável para quem precisa solucionar uma urgência.
Já o atendimento telefônico é instantâneo, porém exige que tanto o usuário quanto o operador preste 100% de atenção, além do custo envolvido em ligar por uma linha telefônica. Isso sem considerar os altos custos em ter um setor de call center.
O chat online cobre as deficiências desses dois tipos de atendimento, os principais atualmente. Ele permite atender em tempo real, ao mesmo tempo que não demanda nenhum custo do usuário e não obriga ninguém a ficar pendurado no telefone caso não queira. Vale notar também que o chat online permite atender a mais de um cliente simultaneamente.
Essas afirmações são sustentadas pelos próprios consumidores de lojas virtuais, que elegeram o chat online como a plataforma mais satisfatória de atendimento. A pesquisa feita pela empresa J.D Power revelou que 42% dos consumidores online preferem ser atendidos por chat, enquanto 23% optam pelo email e 16% pelas mídias sociais.
Aumento nas conversões, no número de retornos e no valor do cliente
Até o momento havíamos falado apenas de como o chat online é preferido, sem mostrar com isso pode impactar nas conversões e vendas. Apesar das estatísticas demonstradas acima já oferecerem uma noção, ainda faltava alguns dados mais objetivos.
A empresa especializada em pesquisas de mercado Forrester Research revelou em 2015 que o aumento na taxa de conversões de uma empresa que adota o chat online é por volta de 40%. Além disso, cada hora de chat online em funcionamento resulta em um aumento de 48% no faturamento em relação à empresas que não usam a plataforma.
Algumas técnicas de vendas também são ideais para usar no chat online e são cada vez mais adotadas. Por exemplo, as técnicas de upsell - quando você aumenta o valor da venda oferecendo um produto mais moderno em relação ao que o cliente esteja comprando - e o cross-sell - quando você aumenta o valor da venda ao vender produtos relacionados -, aumentaram 2,4x o faturamento de lojas virtuais. No geral, usar o chat online traz um acréscimo de 10% no valor médio de compra, conforme o artigo mencionado no parágrafo anterior.
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