Chatbot para WhatsApp: o que é e quais são os melhores
O chatbot para WhatsApp é uma ferramenta poderosa que ajuda empresas a otimizar o atendimento ao cliente, usando o maior aplicativo de troca de mensagens do mundo como principal canal de comunicação.
Por meio do WhatsApp Business e da API do WhatsApp Business, lançada em 2018, as empresas podem integrar diferentes tipos de chatbots para automatizar respostas e reduzir significativamente o tempo de espera.
Neste guia completo, você vai entender como o chatbot para WhatsApp funciona, conhecer os diferentes tipos disponíveis e descobrir como utilizá-lo para gerar melhores resultados.
O que é um chatbot para WhatsApp?
A Inteligência Artificial mudou a forma como a tecnologia é enxergada e utilizada. Cada vez mais empresas apostam neste tipo de tecnologia para melhorar a qualidade de seu atendimento, produtos e serviços.
Os chatbots são ferramentas que se tornaram populares graças aos recursos de inteligência artificial. Esta tecnologia é um software capaz de criar e manter diálogos, respondendo consumidores de forma automatizada.
Utilizar esta ferramenta permite otimizar e aumentar a eficiência da comunicação de empresas.
Tipos de Chatbot WhatsApp
Existem diversos tipos de chatbot para WhatsApp, cada um nível de complexidade diferente e capacidade de atender necessidades específicas. A seguir, iremos apresentar os principais tipos disponíveis no mercado:
1. Chatbot Simples (Baseado em Regras)
Como o próprio nome sugere, este é um chatbot mais simples, programado para responder perguntas específicas e trabalhar com fluxos predefinidos. Apesar de ser barato, ele possui uma capacidade de interação limite, pois funciona com base em regras e palavras-chave específicas.
2. Chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA)
Em seguida, temos os chatbots WhatsApp baseado em IA, que utilizando o processamento de linguagem natural (PLN) para conseguir compreender e interpretar as mensagens e solicitações dos usuários de forma mais precisa.
O grande diferencial desse tipo de chatbot é sua capacidade de aprender com cada interação, ajustando-se continuamente para oferecer respostas mais assertivas e personalizadas.
Isso não só aumenta a eficiência do atendimento, como também melhora significativamente a experiência do cliente ao proporcionar respostas mais relevantes e rápidas.
3. Chatbot Híbrido
O chatbot híbrido combina as características dos dois modelos anteriores, sendo capaz de seguir fluxos automatizados pré-definidos e, ao mesmo tempo, utilizar IA para resolver interações mais complexas quando necessário.
Além disso, caso o chatbot WhatsApp não consiga solucionar uma questão, ele pode ser configurado para transferir a conversa para um atendente humano. Dessa forma, seus clientes sempre terão acesso ao suporte necessário, garantindo um atendimento completo e eficiente.
4. Chatbot Transacional
Por último, mas não menos importante, existem os chatbots transacionais, projetados exclusivamente para efetuar transações como compras, pagamentos e agendamentos de horários dentro do WhatsApp.
Essa solução é especialmente atraente para donos de e-commerce que buscam oferecer aos clientes uma maneira prática, rápida e conveniente de adquirir produtos ou serviços.
Qual o melhor chatbot para WhatsApp?
Confira a seguir nossa lista com as principais opções de chatbot do mercado.
1. JivoChat
O JivoChat é uma solução para quem busca vender mais, oferecer atendimento e suporte ao cliente em uma só plataforma.
Reunindo tudo em uma só plataforma, é possível atender clientes em seu site, WhatsApp, Instagram e outros canais.
Além disso, o JivoChat conta com um chatbot para WhatsApp e os demais canais integrados em sua conta.
Isso é feito através da integração das soluções de parceiros. Ao todo são seis opções que oferecem recursos para negócios de todos os tamanhos.
É possível contar com a integração com chatbot no JivoChat a partir do Plano Profissional com um valor de R$ 99 ao mês por operador no plano anual.
2. Leadster
O chatbot para WhatsApp da Leadster foca em recursos para vendas e marketing, sendo uma boa alternativa para quem busca aumentar a geração de leads e taxa de conversão.
A plataforma oferece a opção de personalizar conversas, fazer testes A/B, criar dashboards com métricas de desempenho e qualificar leads.
Seu diferencial é que o serviço permite criar uma conta gratuita com as mesmas funcionalidades de contas pagas. A diferença está no limite de leads gerados ao mês.
Os planos profissionais para quem gera mais leads e tem mais acessos começam com valores a partir de R$ 187 ao mês.
3. Octadesk
A Octadesk oferece soluções de chatbots para WhatsApp, sites, email, Instagram e Facebook.
O foco de sua ferramenta é em marketing e vendas, além de oferecer suporte ao consumidor.
Um de seus recursos permite automatizar os comentários no Facebook enquanto gera dados para análise em um dashboard.
O preço dos planos da Octadesk começa a partir de R$ 687 ao mês em sua versão mais básica, oferecendo acesso a até 3 usuários.
4. Zendesk
O Zendesk é uma opção de chatbot para atendimento e suporte ao cliente.
A solução conta com implantação omnichannel, integração com vários sistemas, roteamento inteligente e seu chatbot pode ser usado no WhatsApp, Instagram, site, Email e até mesmo em voz.
É possível fazer uma avaliação gratuita do serviço. Quem se interessar pela ferramenta poderá contratá-la com planos a partir de R$ 465 ao mês por agente.
Quanto custa um chatbot para WhatsApp?
O preço dos chatbots em geral variam bastante porque dependem de uma série de fatores relacionados a suas funcionalidades e integrações.
A melhor forma de descobrir quanto custa um chatbot para WhatsApp é fazer um levantamento das ferramentas que seu negócio precisa e pesquisar por opções no mercado.
Não há uma faixa de valor fixa, afinal, existem opções gratuitas para pequenos negócios, além de serviços profissionais que podem custar de R$ 197 ao mês até mais de R$ 4.000 ao mês para grandes empresas.
Para quem o chatbot WhatsApp é indicado?
Ao contrário do que muitos pensam, os bot WhatsApp são indicados para empresas de todos os tamanhos. Isso porque, conforme destacamos, eles são capazes de automatizar diversas áreas do seu negócio, incluindo comunicação, vendas e atendimento.
Assim, tanto pequenos empreendimentos quanto grandes corporações conseguem otimizar processos e melhorar significativamente a experiência de seus clientes.
Entendendo os tipos de contas de WhatsApp para empresas
É comum que existam algumas dúvidas sobre as categorias de contas de WhatsApp para empresas. Conheça cada um dos tipos e suas diferenças.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo que permitiu que empresas de qualquer tamanho pudessem aproveitar seus recursos para se comunicarem de forma profissional.
As funcionalidades avançadas permitiam que empreendedores pudessem planejar e desenvolver estratégias de atendimento mais complexas.
Dentre os recursos oferecidos pela versão da ferramenta, estão:
- Espaço para informações empresariais destacadas, como email, endereço, site, horário de funcionamento.
- Perfis podem ter o selo de verificação garantindo a veracidade de sua conta e as informações listadas.
- Criação de respostas rápidas e respostas pré-definidas, otimizando o tempo de resposta.
- Mensagens automatizadas que serão enviadas caso certas condições sejam atingidas.
- Etiquetas para marcar contatos.
- Relatório de estatísticas sobre mensagens recebidas e enviadas.
WhatsApp Business API
A API do WhatsApp é bastante parecida com a versão Business, apresentando todas as suas funcionalidades.
Sua principal característica, que faz com que se diferencia do Business, é a possibilidade de integração através de API à conta de WhatsApp do negócio.
Desta forma é possível usar um chatbot para WhatsApp para aprimorar a experiência dos seus clientes.
Utilizar este recurso permite que os robôs de atendimento sejam programados para informar sobre o horário de funcionamento, tirar dúvidas, ajudar a acompanhar envio e até mesmo atendimentos autônomos.
É possível configurar este recursos para direcionar o atendimento de clientes para atendentes humanos. A integração com ferramentas de chat profissional. Desta forma, seus canais de atendimento online são unificados em um só lugar.
Por que é importante usar um chatbot para WhatsApp?
Confira a seguir algumas dicas e dados para entender porque contar com um chatbot para WhatsApp vale a pena.
1. Aumentar a presença digital
Uma das principais vantagens de usar o chatbot é a possibilidade de aumentar a presença digital de sua marca.
Apenas no Brasil o aplicativo conta com mais de 120 milhões de usuários. 97% das pessoas que têm smartphone utilizam o aplicativo e cerca de 59% dessas pessoas deixam o aplicativo na tela inicial do seu smartphone.
Isso significa que grande parte das pessoas passam muito tempo usando o aplicativo, portanto, contar com um canal oficial de atendimento pelo WhatsApp proporciona a oportunidade de atender os consumidores em um canal no qual eles se sentem seguros.
Oferecer o chatbot irá garantir que sua presença seja completa, durando 24 horas pelos 7 dias da semana através das respostas automáticas e a grande variedade de recursos.
2. Variedade de funções
Por ser um ambiente digital com o qual os brasileiros estão mais acostumados a usar, além de apresentar uma interface limpa e intuitiva, o aplicativo oferece uma ótima experiência aos seus usuários.
Contar com um chat bot para WhatsApp permite que negócios ofereçam funcionalidades diversas através das respostas automáticas.
Ferramentas de automação contam com opções dinâmicas que os usuários podem utilizar para conferir informações sobre seus pedidos, o estado de uma chamada, informações específicas sobre produtos, agendamentos, entre várias outras opções.
3. O chatbot para WhatsApp reduz custos
Investir em aplicativos e chatbots é uma excelente maneira de economizar mais, reduzindo o custo por atendimento, otimizando suas cobranças e melhorando sua infraestrutura.
Além disso, automatizar tarefas repetitivas com um chatbot para Whatsapp permite que sua equipe de atendimento direcione esforços para tarefas mais complexas, aumentando a eficiência e reduzindo consideravelmente os custos operacionais.
Entenda a API do WhatsApp
Para aprender como usar o chatbot WhatsApp no seu atendimento, é importante entender como a API da versão Business funciona. Porém, é importante destacar que empresas só podem usar o serviço se elas forem aprovadas pelo próprio WhatsApp.
Para fazer sua solicitação, acesse o formulário do Business API e realize o cadastro. Isso é necessário para que o serviço garanta o melhor desempenho tanto para negócios quanto para clientes.
Com este recurso será possível fazer o atendimento padrão gratuito e o envio pago de notificações informativas aos usuários.
Também será possível adicionar o chatbot ao seu chat, possibilitando um atendimento híbrido e a automação de processos.
Como usar o chatbot para WhatsApp no seu negócio
O chatbot é uma das melhores soluções para empresas com alta demanda de chamados para atendimento.
Se o negócio tem a necessidade, considere o investimento nesta ferramenta para que as demandas mais simples sejam atendidas automaticamente, enquanto os atendentes humanos podem reservar mais atenção para casos complexos e um atendimento humanizado.
Confira a seguir algumas dicas de como aplicar o chatbot para WhatsApp em sua empresa e melhore seus resultados.
1. Encontre um provedor de soluções parceiro do WhatsApp
Trabalhar com empresas que já oferecem esta solução é a melhor forma de contar com o WhatsApp Business API para adicionar um chatbot em seu canal de atendimento.
É possível optar pelo caminho mais tradicional, solicitando a autorização diretamente pelo WhatsApp, mas este caminho pode ser bem mais lento.
Contratar o serviço de parceiros da plataforma ajuda ao oferecerem um serviço mais ágil, além de já contarem com o conhecimento prático para adicionar a solução de forma funcional em seu chat. Isso torna o processo muito mais fácil e efetivo.
2. Desenvolva uma estratégia para o uso do chatbot
Após contratar o serviço ou desenvolver seu próprio chatbot será necessário avaliar quais funcionalidades serão oferecidas para seus clientes.
É importante pensar bem para garantir que a experiência dos seus clientes seja excelente. Para isso, foque em 2 características principais:
- Atendimento: planeje o momento em que os consumidores irão entrar em contato com sua empresa. Defina opções práticas e ofereça informações úteis.
- Notificações: ao utilizar a API do WhatsApp seu negócio poderá enviar notificações para clientes. Contudo, não é possível enviar conteúdos promocionais, ofertas ou propagandas. Apenas conteúdos relevantes podem ser enviados.
3. Produza conteúdo para sua plataforma
Desenvolva uma estratégia de conteúdo que tenha como principal objetivo responder ao questionamento: "qual é o problema dos seus clientes?".
Adotar esta postura irá permitir que o seu chatbot para WhatsApp seja capaz de responder questionamentos de forma objetiva, auxiliando seus clientes ativamente e proporcionando uma melhor experiência de atendimento.
Investir em mais recursos como inteligência artificial e NLP (Processamento de Linguagem Natural) pode aprimorar sua plataforma e gerar diálogos espontâneos e naturais.
Lembre-se de ser formal, respeitar os usuários, mas não abra mão da criatividade e das características que tornam o seu negócio único.
4. Lembre-se do opt-in
A Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD indica a necessidade de uma relação transparente quanto aos dados entre usuários e empresas.
Por parte das empresas, o princípio desta relação consiste na solicitação de permissão do público para incluí-lo em ações de marketing.
Por isso é importante contar com o opt-in, a autorização cedida pelos usuários para que sua empresa possa entrar em contato com eles por diversos canais, incluindo o WhatsApp.
Para evitar qualquer tipo de problema, desenvolva uma mensagem objetiva sobre esta solicitação, como: "Aceita receber mensagens de atualização sobre sua conta bancária no número...".
É possível conseguir o opt-in em vários momentos de contato com o cliente, por e-mail, através de seu site, no final de atendimentos iniciados por clientes, entre outras opções.
Anúncios online também podem ser feitos especificamente para pedir por esta permissão aos usuários.
5. Esteja atento à política de pagamento do WhatsApp
Aprender sobre o funcionamento da política de pagamento do WhatsApp Business API é algo essencial para o planejamento de sua estratégia.
Após um cliente entrar em contato em seu chat pelo WhatsApp, sua empresa terá 24 horas para realizar o atendimento sem custos e limitações.
Contudo, enviar notificações após as 24 horas ou antes que um cliente inicie uma interação irá gerar custos para o seu negócio.
6. Mensagens precisarão ser aprovadas
Outro passo importante para a utilização otimizada desta plataforma é a provação das mensagens usadas por sua empresa.
Os templates de mensagens que serão enviados para seus clientes e suas variáveis primeiro precisarão ser aprovadas pelo próprio WhatsApp. Mensagens que não foram aprovadas serão bloqueadas.
7. Escolha um chatbot de qualidade
Por fim, escolha uma plataforma que permita o uso ou a criação de chatbots. As melhores alternativas irão oferecer recursos além da programação de chatbots para WhatsApp, como a unificação de canais de atendimento e relatórios avançados sobre o uso do chat.
Existem várias opções no mercado, algumas das principais são: JivoChat, Agentbot, Botscrew, Botsociety, entre várias outras opções.
4 erros que devem ser evitados na hora de usar um chatbot para WhatsApp
Tão importante quanto as dicas para a implementação do chatbot são as dicas de erros que precisam ser evitados durante sua utilização.
Confira a seguir os principais erros que o seu negócio não deve cometer ao automatizar o atendimento pelo WhatsApp.
1. Não mapear a jornada do usuário
O primeiro passo para a utilização de um chatbot é identificar a necessidade deste recurso em seu negócio.
Após definir que esta ferramenta irá trazer resultados, será preciso mapear a jornada dos usuários.
Entenda os motivos dos consumidores, por que entraram em contato, para que e como a solução pode os ajudar a resolver seus problemas.
Então, a partir destas respostas, trace um planejamento que acompanhe estes usuários por toda a experiência de interação com seu negócio.
Esquecer de elaborar esta estratégia pode fazer com que as interações com seu chat acabem mais cedo e não geram resultados.
2. Não planejar a curto, médio e longo prazo
Apressar a implementação do uso de um chatbot sem planejamento pode prejudicar seus resultados.
É preciso pensar em todas as etapas necessárias para adicionar e utilizar a ferramenta em seu negócio.
Ao escolher uma empresa para ajudar neste processo, seja bem claro quanto aos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Desta forma, os profissionais poderão ajudar a entender o que será necessário para atender suas demandas.
Descobrir se o serviço conta com escalabilidade também é importante, desta forma será possível contratar uma opção que condiz com seu momento e aumentar a qualidade do serviço conforme sua empresa evolui.
3. Deixar a manutenção de lado
Além de planejar todos os passos da implementação do chatbot, também é preciso se preparar para possíveis imprevistos.
Erros técnicos, necessidade de remover informações, atualizar informações e o aumento de demanda podem acontecer repentinamente.
É preciso estar atento para atuar nestas situações de forma proativa, corrigindo erros e implementando melhorias na ferramenta quando necessário.
Além disso, sabia que chatbots são ferramentas que estão sempre em evolução, portanto não são produtos finalizados e devem ser sempre melhorados ao longo do tempo.
4. Não adaptar o projeto à realidade de sua empresa
Por fim, é preciso entender como o chatbot para WhatsApp atende as necessidades do seu negócio.
Avalie qual a realidade de sua empresa e contexto em que as mensagens e recursos serão utilizados.
Para ter o melhor entendimento sobre este assunto, faça alguns questionamentos sobre a utilização deste recurso:
- Clientes poderão solicitar o atendimento por humanos? Esta função irá contar com muita demanda? A empresa conta com atendentes suficientes para atender a demanda?
- Qual é o objetivo do seu projeto?
- O relacionamento dos clientes é recorrente ou sazonal? Ativo ou receptivo?
Precisa de um chatbot para WhatsApp? Escolha a solução mais completa
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Além disso é possível analisar o feedback de clientes, seu funil de vendas e muito mais.
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