O que é o cliente potencial e como identificá-lo
A capacidade de identificar seu público e focar ações para os consumidores certos é fundamental no marketing digital.
Saber quem é seu cliente potencial é um passo importante para começar a desenvolver estratégias de inbound marketing, transformando consumidores em leads qualificados.
Confira nosso artigo para entender um pouco melhor sobre esse conceito e conferir algumas dicas para identificar os potenciais clientes do seu negócio.
O que é um cliente em potencial?
Os clientes em potencial são pessoas que apresentam o perfil de adquirir os produtos ou os serviços de uma empresa.
É um consumidor que está dentro do público-alvo de uma marca, apresentando os meios para fechar negócio e autonomia para tomar a decisão de compra.
Onde o cliente potencial está no funil de vendas?
Os clientes em potencial se encontram no topo do seu funil de vendas.
Apesar de apresentar o perfil ideal para fechar um negócio com sua empresa, isso não significa que essas pessoas interagiram com sua marca ou foram alcançadas pelos seus esforços de marketing.
Por isso é preciso focar em ações que atinjam essas pessoas, os transformando em leads qualificados até eventualmente serem convertidos em clientes.
Como identificar os clientes em potencial?
Encontrar os potenciais clientes é importante para facilitar o trabalho de sua equipe de vendas, que será mais assertiva e direcionada em sua abordagem.
Uma das formas mais práticas de realizar esse trabalho é analisar a jornada de compra e comportamentos existentes em clientes.
Dessa forma será possível definir clientes em potencial qualificados, contribuindo diretamente com suas estratégias de marketing e necessidades comerciais.
Para fazer isso será necessário definir os critérios os qualificam, analisando os hábitos de seus atuais clientes.
Se aprofunde e avalie os dados demográficos, localização, cargo, tamanho de empresa e até mesmo hobbies, se você não souber por onde começar, você ainda pode buscar os serviços de empresas de marketing digital para facilitar esse processo.
Confira a seguir formas de fazer essa pesquisa ativamente:
Analise o comportamento histórico
Tente entender o que os clientes que você ganhou e os clientes que perdeu fazem quando estão preparados para comprar.
Analise também o desenrolar de suas vendas, avaliando o caminho que esses clientes trilharam até fechar o negócio.
Use o feedback dos clientes
Busque os comentários de clientes em potencial que desistiram de uma compra e tente entender se existe algum problema específico que os fez mudar de ideia.
Busque tendências
O que seus clientes têm em comum? Tente buscar quais são seus anúncios foram mais efetivos e tiveram uma maior taxa de conversão.
Essa é uma forma de identificar o que está dando certo para continuar se concentrando nessas ações.
Escolha pessoas engajadas com a marca
Escolha pessoas que já interagem com sua marca nas redes para direcionar seus anúncios e aumentar as chances de conversão.
Quem não tem uma base sólida de seguidores pode procurar por pessoas que seguem perfis e páginas semelhantes, já que terão interesses e comportamentos relacionados ao seu negócio.
Identifique sua vantagem competitiva
Encontre o que faz seus clientes escolherem sua empresa em vez dos concorrentes.
Então, entenda e analise usando uma abordagem realista sobre seu momento atual no mercado competitivo, considerando suas estratégias e presença de marketing.
Já sabe como identificar os clientes em potencial?
Depois de identificar seus potenciais clientes é preciso garantir que a relação com eles seja positiva e duradoura.
Usar uma ferramenta profissional de relacionamento com os clientes, como o JivoChat, pode ser a escolha certa para maximizar suas conversões.
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