Como anunciar no Instagram [Guia Completo]

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Thais L.
Thais L.
Redatora

Aprender como anunciar no Instagram é essencial para divulgar seu negócio com sucesso. A plataforma oferece várias ferramentas de interação e passa por constantes atualizações, o que exige adaptação nas estratégias para alcançar resultados.

Com as mudanças no algoritmo afetando o alcance orgânico, investir em anúncios se torna essencial para expandir seu negócio e garantir que suas publicações cheguem ao público-alvo.

Para que você consiga alcançar o seu objetivo dentro da plataforma e transformar o tempo que você investe nessa rede social em conversões, neste artigo iremos apresentar um guia completo de como anunciar no Instagram. 

Antes de aprender como anunciar no Instagram, o que é preciso?

Antes de aprender como anunciar no Instagram os seus produtos, serviços ou até mesmo eventos online, é necessário que você saiba que existem duas maneiras diferentes de criar anúncios dentro da plataforma. 

São elas o impulsionamento de publicações e os anúncios. Veja a diferença entre elas a seguir:

Impulsionar Publicação

O impulsionamento de uma publicação não é um anúncio propriamente dito, mas é uma maneira eficaz de ampliar o alcance de seus posts, ajudando a alcançar um público maior com rapidez e simplicidade.

Através desse recurso é possível escolher uma audiência segmentada, definir um orçamento e determinar por quanto tempo aquela postagem será promovida. Ela é ideal para aumentar a visibilidade de publicações estratégicas.

Anúncios

Já o Gerenciador de Anúncios do Facebook permite que você defina seus objetivos com base em adquirir mais reconhecimento, consideração e conversão. Cada um desses objetivos possuem objetivos secundários que são mais específicos e detalhados.

O fato é que apesar do Gerenciador de Anúncios do Facebook se apresentar um pouco mais complexo, uma vez que você aprende a mexer e configurar as suas campanhas, dificilmente você vai querer utilizá-la de maneira mais fácil por conta da autonomia. 

Como converter seu perfil em uma conta comercial

Independente da opção que você escolher é necessário que você possua um Instagram Comercial para poder promover ou anunciar através do Facebook.

Para transformar a sua conta pessoal em uma conta comercial basta seguir esse passo a passo:

  • Abra o aplicativo, na conta que você deseja criar os anúncios
  • Abra o seu perfil;
  • Encontre o botão de "Editar perfil" 
  • Ao clicar nesse botão, você verá abaixo da sua bio do Instagram a opção "mudar para conta profissional" 
  • Depois de clicar você será redirecionado a uma página onde deverá definir o seu tipo de perfil através de uma série de perguntas realizadas pela plataforma.
  • Responda atentamente as perguntas para que a conversão seja feita corretamente.
  • Pronto! Agora você tem uma conta comercial.

Como impulsionar no Instagram em 8 passos

Depois de converter a sua conta pessoal em uma conta comercial ou profissional já é possível promover suas publicações. Confira a seguir como patrocinar no Instagram:

1. Entre na sua conta e acesse o seu perfil

Após configurar a sua conta profissional você terá acesso a recursos exclusivos de uma conta comercial como: o botão de Insights e também o botão de "Ferramentas para anúncios", que é utilizado para impulsionar publicação no Instagram.

Eles estão localizados na aba do seu perfil e também ficam disponíveis nas suas publicações. Ao acessar o seu perfil, é bem provável que você identifique o botão de "Ferramentas para anúncios" entre o botão de Editar perfil e Insights.

Também é possível acessar o recurso de promoção seguindo o seguinte caminho: "ver painel profissional" > "Expanda seus negócios" > "Ferramentas para anúncios".

Print Screen de como anunciar no Instagram através do impulsionamento de publicações

2. Acesse promoções

Na aba de "Ferramentas para anúncios" o Instagram irá sugerir que você crie uma promoção para uma publicação que tenha gerado maior engajamento. Porém, você pode escolher uma outra publicação ou ainda criar uma publicação nova a partir deste menu. 

Vale destacar que, nessa aba, você também tem acesso a outras promoções que você já tenha feito na plataforma. 

3. Crie uma promoção

Selecione "Escolher uma publicação" e o Instagram irá exibir todas as publicações feitas naquela conta. Escolha a publicação que você deseja promover e aperte na seta azul no canto superior direito da tela para avançar.

Print Screen de como anunciar no Instagram através do impulsionamento de publicações

4. Selecione uma meta

O que você deseja alcançar através do impulsionamento desta publicação?

Existem três opções possíveis de meta para alcançar:

  • Selecione "Mais visitas ao Perfil" para conduzir os usuários diretamente para o seu perfil fazendo com que ele seja mais visualizado.
  • Selecione "Mais acessos ao site" para direcionar os usuários para o seu site.
  • Selecione "Mais mensagens" para receber mais mensagens no direct.

Lembre-se que para alcançar os objetivos é necessário que o seu anúncio esteja adequado com a meta.

Print Screen de como anunciar no Instagram e definir uma meta

5. Selecione o seu público-alvo

Depois de definir sua meta é hora de selecionar o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você deseja alcançar através dessa promoção.

Você pode optar por definir um público automaticamente, onde o próprio Instagram irá direcionar os seus anúncios para pessoas com características semelhantes aos seus seguidores através da coleta de dados feita pela plataforma.

Ou pode criar o seu público manualmente. Para isso, você precisa:

  • Nomear o público: Isso é importante, caso queira salvar esse público para campanhas futuras.
  • Definir a localização desse público: Escolha se deseja alcançar um publico regional ou local. Em campanhas locais você pode definir o raio de alcance com base na sua localização atual, e o Instagram te dá uma estimativa de quantas pessoas é possível alcançar nesse raio.
  • Interesses: Ao selecionar temas de interesse para o seu público, você pode observar que a estimativa de alcance do anúncio aumenta ou diminui conforme ajusta a segmentação. Quanto mais específico o tema, menor será o público.
  • Idade e gênero: Defina a idade e o gênero das pessoas que você deseja que o seu anúncio apareça.

Print Screen de como anunciar no Instagram e definir o seu público

6. Defina o seu orçamento

Depois de definir o público-alvo, o próximo passo de como impulsionar no Instagram, é definir o orçamento.

A plataforma permite que você utilize o orçamento mínimo de R$ 6,00 por dia, mas você é livre para determinar a duração de sua campanha.

Basta ajustar a barra para alterar os valores, mas é importante observar que a própria plataforma sugere um valor mínimo recomendado para garantir resultados efetivos ao impulsionar no Instagram.

Enquanto estiver definindo o orçamento, é possível você observar em média quantas pessoas serão impactadas com o seu anúncio. 

Print Screen de como anunciar no Instagram e definir o orçamento da sua campanha

7. Confira a sua promoção

Depois de definir a duração e o orçamento da sua campanha, é hora de verificar se está tudo ok com e também definir o método de pagamento.

Confira os detalhes da sua campanha:

  • Alcance estimado: Mostra quantas pessoas serão alcançadas com aquela configuração;
  • Prévia da promoção: Prévia de como a sua publicação ficará após o início da campanha;
  • Destino: Caso seu objetivo seja direcionar os usuários para seu site, verifique se a URL está ok;
  • Botão de ação: Para as campanhas de acesso ao site ou mais mensagens é possível configurar botões de ação;
  • Público-alvo: Público que você definiu;
  • Orçamento e duração;
  • Forma de pagamento vinculada.

O Instagram aceita pagamentos por cartão de crédito, PayPal, Mercado Pago e também boleto bancário. Agora que tudo foi configurado e revisado, basta prosseguir para criar o seu anúncio!

Print Screen de como anunciar no Instagram e definir o orçamento da sua campanha

8. Acompanhe e analise os resultados

Após a verificação do anúncio pelo Instagram, ele será exibido durante o período definido. Para acompanhar o desempenho da sua promoção, basta acessar a aba de insights.

Nesta aba você tem acesso a informações mais completas sobre o desempenho da sua conta, como número de seguidores, curtidas, followers, visualizações, público e também de todas as suas publicações. 

Para visualizar essas informações, selecione a postagem que você promoveu em seu perfil e toque em "Exibir Insights".

Você também pode tocar na guia "Original" para ver Insights sobre o desempenho de sua postagem sem promoções ou anúncios do Instagram.

Como anunciar no Instagram através do Gerenciador de Anúncios Facebook

Agora que você já aprendeu a como impulsionar publicação no Instagram, nós iremos te mostrar como fazer anúncios através do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

De uma maneira geral, essa ferramenta é uma opção mais completa para quem deseja acompanhar os anúncios ao longo do tempo e otimizar as suas campanhas.

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios 

Primeiro de tudo, para utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook é necessário que você tenha uma conta na rede social, além de uma conta profissional no Instagram.

Depois basta você acessar Gerenciador de Anúncios do Facebook. Depois de acessar a ferramenta e fazer login com a sua conta do Facebook, você terá acesso ao painel de Gerenciamento de Anúncios.

Nesse painel, o botão verde "criar" será nosso ponto de partida para aprender como anunciar no Instagram.

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook

2. Crie uma campanha e defina seu objetivo

Ao clicar no botão verde, você verá uma janela pop-up com diversos objetivos de campanha diferentes. Veja as opções:

  • Reconhecimento de marca: Para alcançar usuários e fazer com que eles conheçam a sua marca.
  • Alcance: Mostrar o seu anúncio para o máximo de usuários possível.
  • Tráfego: Mandar os usuários para um link externo ao Instagram, como o site da sua empresa, aplicativo ou conversar por mensagem.
  • Engajamento: Fazer com que mais usuários vejam e interajam com a sua página ou com as suas publicações.
  • Instalações no aplicativo: Levar o consumidor até a App Store e Play Store para que ele baixe e instale o seu aplicativo.
  • Visualizações em vídeos: Veicule anúncios para aumentar as visualizações dos seus vídeos. 
  • Geração de cadastros: Preenchimento de formulários para que você possa obter mais dados sobre as pessoas que se interessam pelo seu negócio.
  • Mensagens: Conduz os usuários até a sua caixa de mensagens para esclarecer dúvidas, saber mais informações ou fechar uma compra.
  • Conversões: Gerar mais conversões no seu site ou aplicativo. 

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook

3. Nomeie a sua campanha

Embora seja um passo básico, é muito importante que você nomeie sua campanha e também o seu grupo de anúncios. Assim ficará mais fácil de você identificá-las quando estiver rodando outras campanhas.

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook

4. Escolha o destino

Essa não é uma etapa obrigatória, e ela depende do objetivo da sua campanha. Como utilizamos o exemplo de objetivo de campanha adquirir tráfego, é necessário definir para onde queremos direcionar o público. 

Entre as opções você pode escolher: 

  • Site: Para direcionar o seu público para o site da sua empresa ou ecommerce.
  • Aplicativo: Conduz o seu público para um aplicativo.  
  • Messenger: Direcionar o público para o Messenger do Facebook
  • WhatsApp: Direciona o público para iniciar uma conversa no WhatsApp comercial.

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook e escolher o destino da sua campanha para gerar tráfego

5. Segmentação de público

Depois de definir para onde o seu público será direcionado, é hora de segmenta-lo. Assim como nas "Promoções", você precisa definir o público-alvo que você deseja alcançar com o seu anúncio. 

Você deve inserir todas as informações que você tem a respeito do seu público, essa é uma etapa muito importante. Afinal, exibir o anúncio para o público certo é um dos fatores determinantes para que sua campanha seja bem sucedida.

Por isso, adicione informações como:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização geográfica
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia)
  • Interesses de consumo
  • Dispositivos e sistemas de acesso
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando)
  • Públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos etc).

Você também pode utilizar públicos salvos de campanhas anteriores, ou salvar esse novo público para campanhas posteriores.

Enquanto determina o seu público-alvo, no painel à direita você tem uma prévia de quantas pessoas podem ser alcançadas pelo seu anúncio, tanto no Facebook quanto para o Instagram.

Essa estimativa também é alterada de acordo com o valor que você pretende investir nas suas campanhas. 

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook e escolher o destino da sua campanha para gerar tráfego

6. Defina onde o seu anúncio será exibido

Estamos chegando na etapa final de aprender como anunciar no Instagram através do Gerenciador de anúncios do Facebook. Fique atento, pois é padrão que os anúncios venham configurados para obterem posicionamento automático. 

O posicionamento automático é quando o próprio Facebook define qual é a localização de melhor performance para um anúncio.

Para que você possa anunciar através do Instagram é necessário que você desmarque essas opções e deixe somente a opção do Instagram ativa.

Observe que na opção do Instagram você pode escolher se irá anunciar no Feed ou nos Stories do Instagram. 

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook e escolher o destino da sua campanha para gerar tráfego

7. Defina o orçamento da sua campanha

Agora que já aprendemos como patrocinar no Instagram, precisamos definir quanto investir para fazer tráfego pago no Instagram e por quanto tempo veicular essa campanha.

Lembre-se de determinar uma data limite para a sua campanha, afim de evitar que ocorram gastos não programados caso esqueça de pausa-la.

Nessa etapa também é possível definir um valor do quanto você está disposto a investir na campanha ou deixar que o próprio Facebook faça o controle dos gastos.

O custo de uma campanha que envolve cliques no Instagram é em média R$ 14,00 por dia, mas esse valor é varia dependendo do objetivo da campanha e também da cotação do dólar.

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook e escolher o destino da sua campanha para gerar tráfego

8. Defina os formatos de mídia a ser veiculado

Saber definir o formato de uma campanha é muito importante para quem está aprendendo como anunciar no Instagram. Isso porque no gerador de anúncios, você está criando uma "publicação do zero", então é possível escolher qual o formato mais de adequado de anúncios.

A ferramenta te permite escolher entre:

  • Imagem
  • Carrossel 
  • Vídeo único

Se fizer o upload de mais de uma imagem, a plataforma oferece a opção de transformar imagens em vídeos para que você possa veicular anúncios mais chamativos.

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook e escolher o destino da sua campanha para gerar tráfego

Não esqueça de adicionar o texto e também a URL ao seu anúncio. Depois de tudo configurado basta confirmar e esperar a aprovação do seu anúncio. 

Print Screen de como anunciar no Instagram através do gerenciador de anúncios do Facebook e escolher o destino da sua campanha para gerar tráfego

Como anunciar no Instagram e gerar conversões?

Agora que você já sabe como fazer patrocinado no Instagram, é bem provável que esteja cheio de ideias, ou se perguntando se é possível otimizar os seus anúncios para que o público fique ainda mais interessado e realmente gere uma conversão.

Existem alguns aspectos que separam uma campanha de sucesso de uma que não se conecta com o público-alvo. Por isso, para te ajudar a otimizar suas campanhas de anúncios, separamos algumas dicas interessantes. Veja: 

Conheça seu nicho de mercado

Quando mencionamos nicho de mercado, estamos nos referindo tanto às características do seu produto quanto ao perfil específico do seu público-alvo.

Aprenda a identificar qual é a dor do seu público-alvo, e também como o seu produto se insere na vida desse público. É crucial conhecer as necessidades deste público e obter o máximo de informações possíveis.

Como vimos, ambas as maneiras de como anunciar no Instagram permitem segmentação de público baseado em diversas fatores, até mesmo através de dados comportamentais.

Por isso, é interessante criar Personas, personagens fictícios que representam seu público-alvo. Durante o processo de criação de um anúncio, é essencial se colocar no lugar dessas personas para entender melhor suas necessidades e interesses.

Pense sobre "o que essas pessoas gostariam de ver?" ou ainda "como posso chamar a atenção delas para esse produto ou serviço"

Saiba identificar quais são as qualidades e os benefícios do seu produto e como destacá-las da melhor forma possível.

Utilize o Shutterstock: Creative Flow para criar os seus anúncios

Para que sua mensagem seja transmitida com sucesso, além de uma copy de qualidade, é fundamental pensar nos criativos, ou seja, nas imagens que acompanharão seus anúncios.

Essas imagens desempenham um papel crucial no processo de atração da atenção do público e na comunicação visual do que você deseja transmitir.

Lembre-se que os seus concorrentes provavelmente também estão investindo e traçando as melhores estratégias sobre como promover no Instagram, e por isso é necessário que você se destaque.

Quer criar anúncios com facilidade e ainda sim com um aspecto bastante profissional, o Shutterstock: Creative Flow é a ferramenta perfeita. Ele é uma plataforma gratuita, bastante intuitiva e fácil de utilizar, até mesmo se você não possui conhecimento em design.

O Shutterstock conta com uma grande quantidade de modelos prontos, basta inserir sua imagem e aplicar a identidade visual do seu negócio para ter um design bonito e com a mesma qualidade de um criativo profissional.

Apesar de alguns recursos da plataforma estarem disponíveis apenas para assinantes, a opção gratuita é bastante ampla e supre a necessidade de quem deseja criar anúncios profissionais.

Banner do Shutterstock

Esteja atento às especificações da plataforma 

Existem algumas especificações altamente recomendadas ao veicular seus anúncios no Instagram ou Facebook:

  • Texto na imagem: Embora seja preferível não usar texto, ele pode ser necessário para transmitir uma mensagem clara. Porém, o texto não deve ocupar mais de 20% da área da imagem ou foto.
  • Tamanho e formato da imagem: O formato quadrado (1080x1080px) é o mais recomendado, mas também pode ser retangular (1200x628px). O arquivo não pode ultrapassar 30MB.
  • Duração do vídeo: O vídeo pode ter até 120 segundos, mas é recomendado que não passe de 15 segundos. O arquivo deve ser no formato MP4 e não pode exceder 4GB. As dimensões do vídeo são as mesmas das imagens.
  • Carrossel: Limite de 10 imagens, que devem ser quadradas.
  • Tamanho da legenda: A legenda pode ter até 2.200 caracteres, mas para anúncios, o ideal é manter até 125 caracteres.

Capriche no Copywriting 

Um dos motivos para você estudar o seu público, é também saber como você irá direcionar o seu texto na hora de escrever a legenda do seu anúncio.

Lembre-se que para que uma mensagem seja compreendida ele deve ser transmitida na linguagem mais próxima que o seu público-alvo utiliza para a comunicação.

É através do Copywriting que você deve mostrar para o seu público qual é a sua proposta de valor, o que você vai entregar a ele, e como você vai suprir uma necessidade existente através do seu serviço ou produto.

O seu público precisa entender porque ele precisa executar a ação desejada, e para isso você precisa chamar a sua atenção com um texto claro e objetivo. 

Você também pode utilizar técnicas de Storytelling para humanizar a comunicação com o seu público utilizando um apelo focado no emocional.

Mas lembre-se de manter o seu foco na oferta, e de fazer uso dos CTAs e dos gatilhos mentais para lembrar o público de executar uma ação.

Analise os seus concorrentes

Para se destacar no mercado, é essencial analisar seus concorrentes e entender as estratégias que eles estão utilizando nos anúncios patrocinados do Instagram.

Esse estudo ajudará você a criar anúncios mais criativos e diferenciados, já que o público tende a se cansar de ver sempre o mesmo tipo de conteúdo.

Para analisar a concorrência e quais anúncios eles andam veiculando você pode utilizar a ferramenta Biblioteca de anúncios do Facebook . Utiliza-la é fácil, basta colocar o nome dos seus concorrentes na barra de pesquisa e buscar pelo nome da página ou perfil para ter acesso aos anúncios veiculados por ele.

Monitore constantemente suas campanhas

prender como anunciar no Instagram não é uma tarefa difícil, mas monitorar e otimizar suas campanhas constantemente pode ser um desafio. Um erro comum é acreditar que, após configurar a campanha, não é necessário realizar mais nenhuma ação.

O ideal é manter um monitoramento constante para refiná-las cada vez mais, além de fazer testes a/b e modificações sempre que necessário.

A ferramenta nativa para impulsionar publicações no Instagram oferece informações como: 

  • Número de visitas ao perfil originadas pelo anúncio;
  • Quantidade de impressões;
  • Quantas pessoas visualizaram o anúncio;
  • Cliques no link;
  • Valor investido;

Enquanto o Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece informações mais robustas e detalhadas sobre o desempenho das campanhas, como se fosse um relatório completo. 

Para acessar os relatórios basta:

  • Acessar a plataforma;
  • Clicar no link "visualizar gráficos";
  • Visualizar as métricas.

O ADS manager também é uma ferramenta que informa maiores detalhes como:

  • Qual a faixa etária que melhor respondeu ao seu anúncio;
  • Qual posicionamento deu melhor resultado;
  • Outras informações muito relevantes para otimizar anúncios futuros;

Não se esqueça de avaliar também os seus horários e dias de pico de visualizações, pois essa métrica pode te ajudar a entender como fazer patrocinado no Instagram nos melhores momentos possíveis.

Esteja atento as principais métricas das redes sociais

Por fim, lembre-se de analisar as principais métricas das redes socias para avaliar o desempenho de suas campanhas. Algumas métricas importantes de acompanhar incluem:

  • Alcance: Número de pessoas que visualizaram sua publicação promovida;
  • Impressões: Número de vezes que o seu anúncio foi exibido, independentemente de a mesma pessoa vê-lo várias vezes;
  • Visitas ao perfil: Conjunto de ações realizadas pelas pessoas no anúncio, como curtidas, comentários e visitas ao perfil;

Exemplos de anúncios

Agora que você sabe tudo sobre como anunciar no Instagram, trouxemos alguns exemplos de anúncios que estão sendo veiculados atualmente através da biblioteca de anúncios do Facebook para te inspirar.

Para ter acesso a esses anúncios basta pesquisar pela marca na biblioteca de anúncios do Facebook.

Exemplo de anúncio iFood

Exemplo de como anunciar no Instagram

Copy utilizada pela empresa: Aqui no iFood, nós iremos te ajudar a parcelar suas compras de mercado, sem precisar ter um cartão de crédito! Tudo sem juros!!! 

No iFood você compra agora e só paga depois, sem juros e sem cartão de crédito! Vem pro iFood! 

Exemplo de anúncio Dafiti

Exemplo de como anunciar no Instagram

Copy utilizada pela marca: O verão está no ar e a promo de vestidos também! Vem dar um look nessa seleção de Lança Perfume. 😍

Exemplo de anúncio Restaurante Giraffas

Exemplo de como anunciar no Instagram

O que fazer depois de aprender como anunciar no Instagram?

O próximo passo é colocar a mão na massa e começar a trabalhar na divulgação dos seus produtos e serviços dentro da rede social. 

A vantagem de aprender como patrocinar no Instagram é que a plataforma tem crescido cada vez mais e disponibilizado novas ferramentas para quem deseja vender através de um perfil comercial.

Por isso, é importante que se manter atualizado e saber como utilizar as hashtags, o melhor horário para postar no Instagram e o que postar nos Stories.

Aprenda também sobre Marketing de Conteúdo e mantenha uma presença consistente no Instagram para atrair mais seguidores e convertê-los em clientes.

E se você quiser oferecer um atendimento qualificado dentro da plataforma utilize as integrações do JivoChat, e utilize os outros recursos disponíveis. 

Boas vendas!

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