Passo a passo de como criar uma página no Facebook
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e, mais do que isso, acabou se transformando em uma excelente plataforma para empresas se relacionarem com sua audiência.
Entretanto, não basta criar uma página no Facebook e pensar que o trabalho está finalizado, é preciso estudar ações corretas para posicionar sua marca da forma correta e conseguir criar um relacionamento eficiente com seus clientes.
Por isso, criamos um passo a passo de como criar uma página no Facebook do zero, caso ainda não tenha, e também dicas para você aplicar em sua página e começar a crescer na rede social.
O que é uma página no Facebook ou fanpage?
Antes de começarmos, vamos te explicar melhor o que é uma fanpage, ou página do Facebook. Basicamente é uma página criada para ser um canal de comunicação com fãs dentro do Facebook.
Diferentemente dos perfis, as páginas no Facebook são espaços que reúnem pessoas interessadas sobre um assunto, empresa, causa ou personalidade em comum. Sem a necessidade da aprovação de amizade.
As fanpages acabam se tornando canais muito valiosos para empresas, permitindo que você tenha um contato direto com seu público.
Como criar uma página no Facebook?
Agora que você conhece melhor o que é uma página no Facebook, preparamos este passo a passo para você saber como criar uma página no Facebook totalmente do zero.
Criando uma Fanpage no Facebook é possível elaborar campanhas na rede social com diferentes objetivos, como reconhecimento da marca, aumento de tráfego no site ou blog, envolvimento e muito mais.
Para começar a criar uma página no Facebook, acesse os menus na lateral esquerda da tela inicial da rede social e clique em "Páginas" ou acesse diretamente pelo link: https://www.facebook.com/pages/create
Caso acesse pelo menu "Paginas", basta clicar no botão "Criar nova página" que será direcionado para a página onde você começa a editar sua página no Facebook. Nessa tela o Facebook oferece dois caminhos: "negócios ou marca" e "comunidade ou figura publica".
Caso você seja uma empresa que busca utilizar o Facebook para negócios, a primeira opção é a ideal. Agora, caso seja um influenciador ou uma ONG, clique em "começar" na opção de "comunidade ou figura publica".
Cada uma das categorias possuem subcategorias bem específicas. A intenção é deixar claro aqui o objetivo da sua marca.
A partir desse ponto, será necessário logar na sua conta do Facebook para continuar o processo. Ela se tornará administrador da Fanpage, tendo seu login conectado um ao outro.
Em seguida, será necessário definir as primeiras informações para criar a sua página, como nome, categoria e uma descrição. As duas primeiras são obrigatórias, o próprio Facebook informa se o nome está disponível para ser utilizado.
Nessa etapa, a descrição é o único campo optativo. São 255 caracteres disponíveis para informar as pessoas sobre a sua empresa, seus serviços e a finalidade da sua página no Facebook.
Após finalizar essa etapa, você será direcionado para a etapa onde irá editar as artes da sua página, escolhendo a imagem do seu perfil e capa da Fanpage. A ferramenta permite visualizar como irá ficar sua página no desktop e no mobile.
É fundamental que essas artes sejam relacionadas a sua marca, gerando uma fácil relação entre sua empresa e o visitante. Após adicionar todas as imagens, basta clicar em "Salvar" no canto esquerdo inferior.
Agora que sua página foi criada e já tem toda a identidade visual da sua marca, chegou o momento de editar as informações da página, adicionando o número de telefone, o site da sua empresa, e-mail de contato, local, horário de atendimento, entre outras informações.
Ao configurar o horário de funcionamento, você receberá uma notificação mostrando se a empresa está aberta ou fechada. Essa informação é bem importante para quem deseja vender no Facebook.
O Facebook é constantemente atualizado, e uma funcionalidade nova é a possibilidade de adicionar um botão de chamada de ação no perfil (call-to-action). O administrador da página pode direcionar esse botão para as seguintes ações:
- seguir;
- vale-presente no site;
- iniciar um pedido;
- fazer uma reserva;
- ligar para o estabelecimento;
- fale conosco;
- enviar mensagem pelo Facebook Messenger;
- enviar mensagem pelo WhatsApp;
- enviar um e-mail;
- cadastrar;
- usar o aplicativo;
- assistir um vídeo;
- comprar agora.
Esse botão fica visível no canto direito do perfil. Além disso, o Facebook também oferece a possibilidade de adicionar abas personalizadas ou categorias em sua página. Elas aparecem logo abaixo da foto de perfil, em um formato de lista.
Essa funcionalidade ajuda a direcionar os clientes para opções específicas como uma apresentação de produtos, destaque de fotos, informações sobre o estabelecimento, entre outras.
Como integrar sua página do Facebook à loja?
Muitas pessoas que desejam começar a vender no Facebook também pretendem vender em seu próprio site. Uma forma de criar sua loja no Facebook, é criando uma loja virtual em sites que oferecem integração com a rede social.
Assim é possível utilizar plataformas que oferecem um sistema de cadastro de produtos mais intuitivo e otimizado, para então importar seu catálogo direto do site a sua página no Facebook.
A Nuvemshop é uma excelente opção de ferramenta para e-commerce que permite essa integração da sua loja virtual com a loja do Facebook.
Dicas de como criar uma página no Facebook de sucesso
A primeira etapa para o seu negócio já foi feita, você está dentro do Facebook. Então, a próxima etapa é melhorar ainda mais a comunicação com seu público. Para isso, separamos algumas dicas para o sucesso da sua página.
1. Promova o engajamento dos seus fãs
Basicamente, o algoritmo do Facebook funciona da seguinte forma: quanto mais pessoas curtirem, comentarem e compartilharem suas publicações, maior será o alcance dos seus posts, por isso invista em criar imagens ou utilizar recursos de vídeo para cativar seu público.
Dessa forma, busque fazer perguntas e interagir com as pessoas que seguem sua página, para que esses números sejam sempre altos.
2. Invista no conteúdo visual
Outra dica importante é investir em fotos bem enquadradas e com alta qualidade visual, para chamar a atenção do maior número de pessoas. Sua página no Facebook funciona como uma vitrine do seu negócio.
Por isso, sempre escreva e compartilhe conteúdos que estão ligados a sua área. Nunca misture vida pessoal e profissional, a não ser que seja um profissional autônomo ou pretenda se tornar um criador de conteúdo e influenciador digital.
3. Confira os melhores dias e horários para postar
Outra dica muito interessante, utilize o Facebook Insights para analisar o comportamento dos seus seguidores. Dentro da plataforma é possível conferir quem são, qual a faixa etária e quais são as afinidades e até os horários que mais estão conectados.
4. Divulgue a sua página
Nossa última dica é para você começar a divulgar sua página em outras redes sociais, sites e blogs, para atrair mais seguidores e possíveis clientes. Quanto maior a divulgação, maior será o número de visitantes na sua página.
A importância da página no Facebook para empresas
O Brasil é um dos países com mais usuários no Facebook, passando dos 140 milhões de pessoas conectadas. Este ponto já pode ser considerado um dos principais para sua marca investir e atrair o público dessa plataforma.
Com o Facebook é possível construir a identidade da sua empresa, transmitir seu estilo e valores para criar uma imagem positiva. Além de ser um excelente canal para interagir com quem tem interesse em seus produtos ou serviços.
Uma página no Facebook para empresas ajuda a humanizar a marca, também consegue entender melhor as dúvidas, interesses, necessidades e preferências do seu público na hora de traçar suas estratégias de venda.
Além disso, o Facebook oferece uma plataforma de anúncios chamada Facebook Ads. Essa ferramenta é utilizada para veicular anúncios pagos, personalizados e muito bem segmentados.
Aprendeu como criar uma página no Facebook?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender a importância e como criar uma página no Facebook.
Se você está começando a pensar em criar uma loja virtual e vender pelo Facebook, mas ainda não sabe o que comercializar, confira nosso artigo com diversas sugestões do que vender na internet.
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