Como Elaborar Uma Boa Estratégia de Marketing Digital
Marketing digital significa um conjunto de técnicas e estratégias realizadas online, visando atrair novos clientes e criar bons relacionamentos. Tudo isso para desenvolver uma identidade para uma marca ou empresa na internet.
Cerca de 73% dos consumidores acreditam que um conteúdo útil e bem escrito ajuda a formar relacionamentos leais, segundo a Econsualtancy. Esse número mostra que uma boa estratégia de marketing digital pode mudar os resultados das vendas e captação de clientes da sua empresa.
Para isso, é importante compreender o que integra o marketing digital, e a partir deste ponto iniciar a elaboração da sua estratégia. A seguir, vamos entender melhor os passos importantes antes de iniciar o seu planejamento:
Quais as principais estratégias de marketing digital?
No marketing digital, as práticas a serem utilizadas em geral são SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Para cada uma delas existe uma série de ações e recursos, e podem ser definidas da seguinte forma:
SEO
Um conjunto de técnicas que visa a otimização dos sites para os mecanismos de busca, fazendo com que o negócio seja encontrado nos principais buscadores da internet, como o Google.
Isso é, em essência, o que significa SEO (Search Engine Optimization), e o seu principal objetivo é melhorar o rankeamento dos sites. Com ele, um site melhor posicionado possui maior autoridade online, além de ser encontrado por mais pessoas.
Pense no seguinte: ao pesquisar por algo você utiliza uma determinada palavra-chave (palavra com grande volume de pesquisas) e espera os resultados, correto? O motivo para aqueles sites estarem nos resultados com aquelas palavras é consequência da estratégia de SEO da empresa.
As palavras-chave mais buscadas são estudadas e adequadas de acordo com a estratégia da empresa, para que assim, quando o produto ou serviço que ela fornecer for pesquisado, a empresa apareça nos resultados.
Inbound Marketing
O inbound marketing, que também é chamado de marketing de atração, é a ideia de conquistar o interesse do cliente para que ele busque pelo seu produto ou serviço.
Diferente do marketing tradicional, que tem como objetivo mostrar o produto e suas características, o inbound marketing parte do princípio de educar para vender. Ou seja, produzir conteúdos educativos e interessantes para fazer com que o potencial cliente se interesse e busque o que a sua empresa estiver oferecendo.
Quando a pessoa gosta do conteúdo, se sente atraída o suficiente para permitir que a empresa se aproxime mais, criando assim um bom relacionamento de maneira sutil.
Marketing de conteúdo
Assim como o inbound marketing, o marketing de conteúdo também tem como foco a criação de conteúdos, no entanto, o objetivo dele é engajar o público e fazer com que a sua rede de potenciais clientes cresça.
O marketing de conteúdo atua fornecendo conteúdos relevantes, valiosos e atrativos, de modo que agregue valor e passe uma imagem positiva da sua marca. Inclusive, é por meio do marketing de conteúdo que a captação de leads é feita!
Para deixarmos bem claro o que é lead, podemos definir da seguinte forma: é o termo usado para descrever um potencial cliente que interage com o seu site por meio de trocas de informações. É por isso que a produção de conteúdos atrativos é importante, pois para se tornar um lead, é necessário que o usuário forneça suas informações de contato.
Como planejar sua estratégia de marketing digital?
Para iniciar a sua estratégia é importante pensar no seguinte: todo bom planejamento começa com informações, e essas informações vêm de pesquisas. Com as pesquisas feitas é possível traçar o seu objetivo se baseando nas demandas do mercado.
Após coletar dados, deve-se elaborar um plano de ação. Com ele, você pode definir os canais de divulgação mais apropriados para a sua estratégia, dar as orientações para a criação de conteúdo e entender qual o direcionamento da otimização por SEO que será feita no site.
É importante se atentar aos mais variados canais de divulgação, pois cada um deles tem uma linguagem específica e um público diferenciado. Entre os canais, estão os sites, blogs, redes sociais e e-mails.
Com isso estabelecido, é hora de fazer o cronograma. Assim, será possível decidir o fluxo de informações, como a quantidade de postagens e quais os dias das publicações. Esse cronograma pode ser feito por meio de planilhas ou documentos no computador.
Por fim, resta fazer o monitoramento. Essa etapa é colocada em prática após a implementação de todos os passos acima ser feita, e é baseada em controlar e monitorar os resultados.
Planeje bem sua estratégia
Para elaborar uma boa estratégia de marketing digital é importante entender os elementos que estão integrados a ela.
Em geral, o marketing digital está relacionado a 3 táticas, e são elas a otimização por SEO, as práticas de inbound marketing e o marketing de conteúdo.
Para isso, antes de colocar em prática, existem algumas fases a serem cumpridas, e são elas: as pesquisas, a elaboração do plano de ação, entender as comunicações nos diferentes canais de divulgação, a criação de um cronograma e o monitoramento das ações.
Seguindo esses passos, além de uma estratégia bem elaborada, sua empresa tem a chance de acompanhar os outros negócios que também utilizam marketing digital, se mantendo competitiva no mercado.
Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, o marketing digital tem se mostrado um grande aliado para um empreendimento de sucesso. Iniciando tudo com um bom planejamento, uma boa estratégia de marketing digital se mostra bastante eficiente e faz o seu negócio crescer bastante com o passar do tempo.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.
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