Por Que e Como Escolher Uma Agência de Marketing Digital?
Imaginar uma empresa de sucesso sem presença online parece absurdo. Hoje, existem mais de 3 bilhões de pessoas com acesso à internet no planeta, pessoas que cada vez mais têm seus hábitos transformados em função do mundo virtual.
A grande maioria dos consumidores pesquisa na internet antes de fazer suas compras. Segundo a Retailing Today, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes aquisições. Isso é significativo, pois demonstra o quanto uma empresa que não se posiciona em ambiente online perde.
Isso praticamente tira do mercado empresas que não investem no online, algo que tende a ficar ainda mais acentuado nos próximos anos, em que se estima um crescimento ainda maior do marketing digital em consequência do número de companhias que ainda não investem em ambiente online.
Por esse motivo é que não se pode mais dispensar o marketing digital. É ele quem tem as ferramentas necessárias para dar às empresas condições de ocuparem espaço em ambiente online e se posicionarem de maneira adequada diante dos consumidores.
Porquê você seu negócio precisa estar online
Imagine uma empresa que compreenda a importância de estar online, mas que não o faz de maneira estratégica, ou seja, ela simplesmente tem perfis nas redes sociais — que não são atualizados frequentemente — e mantém um site pouco atrativo, com navegação desinteressante, design não responsivo e uma marca sem identidade visual forte.
Essa empresa dificilmente conseguirá explorar todo o potencial que a internet oferece. Sem uma campanha de marketing bem estruturada, capaz de compreender todas as oportunidades geradas pela rede, a tendência é que os resultados dessa presença online sejam os mesmos que a empresa teria se ela estivesse alheia à rede: insatisfatórios.
Por isso, ter presença online e qualificada é indispensável para os interesses de uma companhia.
Entrar em ambiente online sem o apoio de uma equipe preparada é um risco que nenhuma empresa precisa correr. Hoje, as agências de marketing oferecem serviços de diversas naturezas, sendo elas generalistas, ou seja, capazes de atender a todo tipo de cliente, independentemente da área em que atuam, ou especialistas, focadas num determinado segmento de um mercado específico.
As características de uma boa agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital precisa ter a agilidade necessária para atuar em todas as mídias de maneira precisa. E isso só é possível por conta das ferramentas que têm surgido nos últimos anos. Programas específicos fizeram com que o próprio espaço nas agências também se transformasse. Hoje, praticamente tudo o que se precisa está disponível em ambiente online, acessível via PCs, notebooks, tablets e smartphones.
A chamada Cloud Computing é um exemplo dessa transformação. Com ela, os profissionais não precisam sequer trabalhar com um mesmo computador para acessar os arquivos instalados, uma vez que eles ficam disponibilizados na nuvem.
Em consequência disso, surgiram as plataformas, acessíveis tanto para os profissionais quanto para os clientes. Com elas, os serviços podem ser realizados de maneira ágil, e as entregas podem ser feitas de forma muito mais eficiente do que no passado.
Mas não pense que a tecnologia torna a ação humana menos importante. Para dar conta desse novo momento, uma agência de marketing eficiente precisa:
Ser estratégica
Isso diz respeito a realizar cada ação de maneira integrada com os objetivos finais da campanha. No marketing digital, as partes específicas de um trabalho precisam fazer parte de um conjunto maior para que os resultados sejam interessantes. Nada é feito sem conexão.
Trabalhar com métricas
Um diferencial que o marketing digital apresenta em relação ao tradicional diz respeito à facilidade de mensuração das ações. É por isso que o profissional precisa acompanhar as diversas métricas disponíveis e usá-las em seu favor, ou melhor, em favor da campanha, alterando procedimentos diante das necessidades.
Estar de olho no mercado
Oportunidades surgem em função de brechas que o mercado apresenta. Por isso, é preciso atenção. Identificar oportunidades diz respeito a observar o comportamento do consumidor e também compreender o que está sendo oferecido a ele. Não é difícil identificar gargalos e transformá-los em oportunidades. É essa visão que se espera de especialistas de marketing digital na rede.
Ser flexível
A adaptação faz parte da história do marketing. No novo momento, isso exige flexibilidade. Sem ela, é impossível acompanhar todas as inovações que surgem.
Já parou para pensar em quantas novas tecnologias a internet apresentou nos últimos dez anos? Agora imagine um profissional de marketing que não se atualizou durante esse tempo. Certamente, ele perdeu espaço no mercado. Uma agência campeã tem um time focado em se adaptar diante de cada novidade.
Ser inovadora
A inovação é a grande marca do marketing digital hoje. Mais do que se adaptar, cabe às agências abrirem espaço para inovar, para que elas mesmas sejam capazes de transformar as vidas das pessoas com soluções. Como fazer isso? Desenvolvendo um ambiente voltado à inovação, em que os profissionais estejam constantemente aperfeiçoando suas tarefas, tanto no online quanto no offline.
Dessa forma, escolher uma agência de marketing digital que compreende esse momento é o caminho para o futuro. Afinal, mesmo quando sua equipe interna conhece os benefícios que o trabalho com o digital pode oferecer, ainda é possível ter dificuldades para se adaptar a ele em função de problemas como:
- Falta de tempo para conciliar com o offline;
- Falta de conhecimento específico;
- Falta de equipe;
- Falta de estrutura na empresa.
É por isso que terceirizar esse departamento, trabalhando com agências qualificadas, capazes de trazer os benefícios esperados, costuma ser o ideal. Quando isso acontece, cabe à empresa apenas acompanhar os resultados e avaliá-los em função de seus interesses.
Como escolher sua agência de marketing digital
Mas saber escolher a agência certa envolve algumas questões. Por exemplo, o que você precisa? De alguém para executar ações ou para orientar? No primeiro caso, a solução é contratar uma agência, pois cabe a ela desenvolver as atividades para operar no dia a dia; já no segundo caso, a solução para o seu problema é contratar um serviço de consultoria, pois cabe a ele orientar o cliente da maneira como parecer mais adequada em função da análise realizada.
Outro elemento essencial a se avaliar é o passado da agência. Ela tem cases de sucesso? Tem, em seu portfólio, empresas de nichos variados? Caso as respostas sejam positivas, você terá maiores condições de ter ao seu lado uma equipe forte para ajudar a fortalecer a imagem de sua organização em ambiente online.
Para quem ainda têm dúvidas em como contratar uma agência, no e-commerce, por exemplo, algumas plataformas indicam agências certificadas ou até oferecem consultores de marketing e desenvolvimento gratuitamente, como é o caso de plataformas como Nuvemshop Next e Tray, por exemplo para atender suas necessidades.
A possibilidade de adaptação a diversas situações e diversidade de nichos atendidos também são indicativos de que eles estão preparados para ajudar sua empresa em qualquer situação. Agências Full Service permitem que você entre realmente do zero e saia com uma estratégia completa de marketing digital:
- Websites;
- Blogs;
- Lojas virtuais;
- Geração de conteúdo para blogs e redes sociais;
- SEO;
- Mídia paga (Facebook/Instagram Ads, Google, LinkedIn)
- Native Ads, muito presente com Taboola;
- Email-marketing;
- Inbound Marketing;
Como diferenciais, boas agências apresentam parcerias e certificações de marketing como Google Partner Premier, RD Station Platinum e o Google Analytics Individual Qualified (GAIQ), que garantem a credibilidade da agência diante de especialistas na área, o que permite a você ter maior confiança em fechar o negócio, como é o caso da Agência DDWB.
Por isso, na hora de escolher uma agência de marketing digital para cuidar do seu negócio, escolha uma que reúna todos esses pontos, que trabalhe com profissionais que possuam experiência de mercado e a capacitação adequada, que seja capaz de montar o melhor plano de ação para sua empresa, além de traçar as estratégias mais assertivas. Essa é a receita do sucesso para que seu negócio possa alcançar os resultados almejados e ir cada vez mais longe.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!