Sorteio no Instagram: Como fazer e 5 melhores apps

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O Instagram é uma das redes sociais e aplicativos mais usados no mundo. Mais de 1 bilhão de pessoas usam a plataforma para consumir e produzir conteúdo. No Brasil, a rede também é muito popular, alcançando a marca de 64 milhões de usuários.

É claro que uma plataforma com tanta popularidade gera diversas oportunidades para promover a sua marca na internet e aumentar seu número de clientes.

Hoje vamos falar de uma das formas mais eficientes de ganhar seguidores, os sorteios no Instagram. Um método que traz diversas vantagens para o seu negócio, ajudando sua marca a crescer.

Contudo, fazer sorteios na rede social não é algo tão simples. Alguns cuidados precisam ser tomados e um planejamento deve ser definido para garantir o sucesso de sua campanha.

Confira o nosso artigo e descubra qual o melhor aplicativo para sorteio no Instagram, o passo a passo da criação de um sorteio e quais erros devem ser evitados a todo custo. Vamos lá?

O que é sorteio Instagram e como funciona?

Um sorteio Instagram consiste na distribuição gratuita de prêmios ou benefícios, onde os participantes precisam cumprir certos requisitos para concorrer à premiação.

Normalmente, as empresas oferecem seus próprios produtos, serviços ou até mesmo dinheiro como prêmio em um sorteio.

Por exemplo, é comum realizar sorteios com base em um valor mínimo de compras em uma loja física. Os clientes que atingirem esse valor mínimo recebem um cupom de inscrição, garantindo sua participação no sorteio e a chance de ganhar o prêmio oferecido.

No Instagram, a dinâmica é semelhante. Os usuários da rede social também precisam cumprir determinados requisitos para participar.

Esses requisitos incluem ações simples, como seguir uma ou várias páginas, marcar outros usuários em uma publicação ou compartilhar uma postagem específica no Stories.

Depois disso, o perfil da marca no Instagram deve compilar todos os contatos dos participantes elegíveis e realizar o sorteio na plataforma.

Esses sorteios são geralmente conduzidos por meio de aplicativos, e ao longo do artigo, apresentaremos algumas das melhores opções disponíveis para realizar sorteios no Instagram.

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Vantagens de fazer Sorteio Instagram para a sua marca

Os sorteios devem integrar sua estratégia de marketing no Instagram. Essa abordagem é eficaz para atrair mais engajamento e ampliar a audiência, expondo massivamente seu negócio na rede social.

As principais vantagens dessa prática para uma marca são:

Aumento da Visibilidade

Sorteios atraem muitos participantes devido à possibilidade de ganhar algo sem custo algum. Os usuários interagem entre si, e, como efeito cascata, seus produtos e serviços acabam sendo exibidos para um público muito maior, potencialmente conquistando novos visitantes e clientes.

Divulgação de Produtos ou Serviços

Marcas no Instagram frequentemente oferecem seus próprios produtos ou serviços como prêmios. Isso serve para que as pessoas conheçam melhor suas ofertas e, ao mesmo tempo, premia um participante. Quando o ganhador divulga o prêmio em suas redes sociais, a visibilidade da marca aumenta ainda mais.

Maior Engajamento e Novos Seguidores

Um sorteio no Instagram gera uma movimentação em torno do aumento de visitas no perfil, curtidas em postagens, marcação de pessoas e compartilhamento de conteúdos pelo Stories. Essas ações, que geralmente são requisitos para participar de sorteios, naturalmente trazem mais engajamento e novos seguidores para a página da marca.

Aumento do Tráfego no Seu Site

Se você possui um site, blog ou loja virtual e deseja aumentar o tráfego, pode utilizar uma campanha de sorteio no Instagram como uma estratégia para capturar cliques.

Ofereça um formulário de inscrição para a promoção em uma página específica do seu site, direcionando os acessos dos participantes interessados. Dessa forma, você consegue aumentar as visitas ao seu blog e impulsionar as vendas no seu e-commerce.

Aumento nas vendas

Com maior visibilidade, engajamento e novos seguidores, a possibilidade de conquistar novos clientes aumenta. Isso pode resultar em um aumento nas vendas dos seus produtos e serviços, elevando a receita total da empresa e fortalecendo a presença da marca no Instagram.

Marcas que utilizam essa estratégia frequentemente recebem mais propostas de parcerias e novos negócios.

Relacionamento mais próximo com o público

O sorteio no Instagram é uma forma de estreitar e melhorar o relacionamento com a sua audiência. Pois, quando a premiação é relevante, além de despertar o desejo, seus seguidores se sentirão mais valorizados.

Por isso, é uma boa estratégia para construir uma audiência mais fidelizada e engajada com suas publicações.

Como fazer sorteio no Instagram

Organizar um sorteio no Instagram vai além de apenas fazer algumas postagens e criar um vídeo para o Stories da página da sua marca. É crucial seguir certos passos para garantir que a campanha seja bem-sucedida.

O objetivo é converter esses esforços em novos seguidores e clientes. Para ajudá-lo, reunimos cinco etapas fundamentais para aprender como realizar um sorteio no Instagram com sucesso.

1. Planeje o objetivo do seu sorteio

O planejamento é muito importante para executar qualquer atividade com sucesso. Portanto, o primeiro passo do seu sorteio deve ser identificar qual seu objetivo com a premiação.

Avalie o que você quer, se é aumentar o número de seguidores, aumentar o tráfego em seu site, vender um produto ou serviço, aumentar o engajamento, divulgar um produto ou divulgar alguma novidade.

Após identificar seu principal objetivo, será possível prosseguir com suas escolhas.

2. Crie as regras

A elaboração das regras é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de um sorteio do Instagram. Após definir suas metas e o que será sorteado, você irá elaborar as regras que irão ajudar a alcançar estes objetivos.

São inúmeras possibilidades para o seu sorteio, quanto mais criativas e interativas forem, maiores serão as chances de envolver os usuários e gerarem bastante engajamento em suas publicações e perfil.

Uma das regras importantes que podem ajudar a gerar engajamento no Instagram é o uso de hashtags. Com esta regra, seu sorteio pode ser interativo, com pessoas publicando fotos e vídeos fazendo desafios e usando a hashtag.

Além disso, através do próprio Instagram será possível acompanhar as hashtags e o andamento de sua campanha. Lembre-se de adicionar palavras-chave relacionadas ao seu negócio para fortalecer a imagem de sua marca.

Aproveite também as hashtags gerais de sorteios na rede social, como #sorteiobrasil, #sorteiorolando, #instasorteio e #sorteio para atrair a atenção de pessoas interessadas em participarem de sorteios que estão ativamente procurando por oportunidades.

Confira mais algumas outras regras que podem ser usadas em conjunto ou não para o seu sorteio.

  • Curtir a publicação oficial do sorteio: esta é uma forma de gerar mais engajamento. As curtidas orgânicas de diversos usuários irão ajudar o seu perfil a ser mais recomendado pelo algoritmo da rede social. Isso significa que seu conteúdo irá aparecer mais vezes no perfil de seguidores e o perfil será recomendado para novos usuários.
  • Seguir outros perfis: caso seu sorteio seja feito em parceria com outra marca ou perfil, peça para que os participantes sigam ambos perfis para se tornarem elegíveis. Essa é uma maneira eficaz de ganhar novos seguidores, tanto para sua empresa quanto para seus parceiros.
  • Marcar amigos nos comentários: esta é mais uma forma de gerar engajamento e ganhar novos seguidores através dos sorteios. Com os seguidores marcando seus amigos para participar, o alcance de sua campanha irá aumentar organicamente, aumentando também o alcance de sua marca.
  • Responder uma pergunta: por mais que seja uma regra bastante utilizada, esta é uma forma de tornar o sorteio mais interativo e divertido para os participantes.

Busque definir regras bem estabelecidas para evitar problemas e não criar margem para que participantes possam fazer reclamações futuras.

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3. Escolha o que será premiado

Após identificar qual meta deseja alcançar com seu sorteio, é preciso escolher o que será premiado. Isso irá depender de quem é seu público-alvo e da área de atuação do seu negócio.

Ofertar um de seus melhores produtos ou serviços é uma maneira interessante de atrair público e divulgar sua empresa. Agora, se o seu objetivo é aumentar o número de seguidores, talvez fazer uma parceria com outra empresa e oferecer algo interessante para seu público possa gerar resultados melhores.

Escolher um prêmio alinhado com seu objetivo é importante para aumentar a retenção de seguidores. Caso contrário, muitos participantes irão deixar de seguir sua página após a finalização do sorteio.

4. Faça o sorteio e a divulgação do resultado

O momento de realizar o sorteio no Instagram é quando a promoção chega ao fim, conforme definido nas regras e prazos de participação estabelecidos. Em seguida, utilize um aplicativo de sorteios (alguns exemplos são listados abaixo) para selecionar o vencedor.

Você pode anunciar o vencedor da promoção de várias maneiras:

  • No Feed: Utilize o campo padrão de publicações do Instagram para mostrar o procedimento do sorteio e anunciar o perfil vencedor. Crie uma postagem especial com um texto comemorativo ou um vídeo e marque o participante contemplado para garantir a autenticidade da promoção.
  • No Stories: A natureza imediata dos Stories é perfeita para sorteios. Prepare uma postagem especial ou um vídeo parabenizando o vencedor e divulgando o resultado. Se possível, faça o sorteio ao vivo e mostre o resultado em tempo real, o que aumenta a credibilidade do sorteio.
  • Outras Redes Sociais: Utilize os perfis da sua marca em outras redes sociais para anunciar o resultado do sorteio realizado no Instagram. Isso não só aumenta a visibilidade do seu negócio em outras plataformas, mas também demonstra transparência e responsabilidade ao cumprir as regras estabelecidas.

A transparência é essencial na realização do sorteio e na divulgação do vencedor. Publique lembretes periódicos à medida que a data do sorteio se aproxima para preparar seus seguidores para o evento.

Se desejar, você pode impulsionar a postagem do sorteio como um anúncio. Isso ajudará a alcançar mais pessoas interessadas na sua marca, aumentando o engajamento e, potencialmente, atraindo novos seguidores e clientes.

5. Avalie o impacto da campanha do sorteio

Após realizar o sorteio, é crucial analisar os resultados para determinar se a ação foi bem-sucedida. Para isso, compare os dados do perfil da sua marca antes e depois da promoção.

O objetivo é entender a movimentação gerada no seu perfil. Concentre-se em métricas como a taxa de engajamento, o aumento no número de seguidores, as curtidas recebidas e o tempo de visualização das postagens nos Stories. Essas métricas variam de acordo com os objetivos da sua campanha.

Verifique se os novos números do seu perfil justificam o tempo e o investimento necessários para organizar o sorteio e oferecer a premiação. Crie uma tabela simples para acompanhar a evolução semanal das suas métricas, observando ganhos e perdas em cada uma delas.

Essa análise fornecerá uma visão clara do impacto do sorteio na sua marca. Com isso, você entenderá melhor o comportamento do seu público e poderá se preparar para futuras promoções ou lançamentos de novos produtos e serviços.

Qual o melhor aplicativo que faz sorteio no Instagram?

Após aprender o passo a passo de como fazer sorteios no Instagram, confira alguns dos melhores aplicativos que podem tornar sua tarefa mais fácil.

Vários aplicativos permitem que você faça sorteio grátis no Instagram.

1. Sorteador

O Sorteador é uma ferramenta que faz sorteios de uma forma rápida e fácil. Tudo o que precisa fazer é atribuir um número para cada participante e a plataforma irá realizar o resto do trabalho.

Uma de suas vantagens é a possibilidade de fazer sorteios em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e mais opções.

2. AppSorteos

Através do AppSorteos é possível definir ganhadores em publicações como fotos, vídeos e até mesmo no Reels.

Portanto, não será necessário carregar e copiar todos os comentários. A ferramenta dá conta de fazer tudo sozinha.

3. sorteio.com

O sorteio.com, antigo Sorteiogram, é uma das ferramentas mais simples e fáceis para você que está pensando em como fazer um sorteio no Instagram.

Basta inserir a URL da publicação do seu sorteio e a ferramenta irá listar todos os comentários e informará um número a cada um deles. Por fim, basta só clicar em "sortear número" para o sorteio.com escolher um número aleatório, que será o vencedor.

4. Heyo

Se você prefere fazer tudo através do seu smartphone, o Heyo é uma excelente opção para realizar os seus sorteios. A opção não é gratuita, mas oferece um período de testes.

5. Wishpond

Esta é uma ferramenta para realizar sorteios no Instagram, Facebook, Pinterest e até mesmo através do seu site. Além disso, a plataforma permite competições, como disputa de fotos, legendas, vídeos e muito mais.

Cuidados ao fazer sorteio no Instagram

Agora que você aprendeu como fazer sorteio no Instagram, conhecer as regras de sorteio do Instagram também é muito importante para evitar problemas futuros.

A plataforma conta com suas próprias normas que precisam ser respeitadas, caso contrário, seus resultados e até mesmo seu perfil podem ser perdidos.

É preciso reconhecer que toda a responsabilidade do sorteio é sua, além de reconhecer que a promoção não está ligada, associada, patrocinada nem administrada pelo Instagram.

Além disso, sorteios no Brasil também precisam da autorização prévia do governo federal.

As promoções comerciais, desde 2018, se tornaram responsabilidade da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, que fiscaliza os sorteios.

Para evitar problemas, lembre-se sempre de cumprir estes 3 passos fundamentais:

  1. Solicite o pedido de autorização do sorteio por meio do site da SEFEL

  2. Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que pode variar de acordo com o valor do prêmio escolhido.

  3. Ao final do sorteio, preste contas ao órgão.

Pronto para fazer seus sorteios no Instagram?

Independente da área do seu negócio, o Instagram é uma excelente ferramenta para aumentar o público de sua marca e conquistar novos clientes. Aprender a utilizar as redes sociais de forma otimizada pode gerar excelentes resultados, aumentando diretamente até mesmo o número de vendas.

Se você deseja aprofundar seu conhecimento, confira o curso Insta para Negócios. Através das aulas online você irá aprender desde a criação de conta business até a elaboração de estratégias de marketing para as redes sociais.

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