Como fazer um blog de sucesso [Guia Completo]
De acordo com o site Hosting Tribunal, existem mais de 500 milhões de sites classificados como blog pelo mundo, e são responsáveis por grande volume tráfego na internet. Só no Brasil, estima-se que dos mais de 10 milhões de sites ativos, metade sejam blogs.
Quem busca crescer no meio digital, é fundamental investir na utilização de blogs em suas estratégias de Marketing Digital. Se está com dúvidas de como criar um blog de sucesso e não sabe por onde começar?
Não se preocupe, muitos empreendedores digitais já estiveram nessa situação. Para ajudá-lo a entender tudo que precisa para saber como criar um blog de sucesso, nós preparamos este guia completo para te ajudar a definir um nicho e como monetizar seus conteúdos.
O que é blog e como fazer um?
Antes de tudo, para saber como fazer um blog, é necessário compreender qual a sua motivação para querer criar um. Pois fazer um blog envolve diversos aspectos como design, habilidades de comunicação e também divulgação.
De forma resumida, um blog é uma página que recebe atualizações periódicas e é usada para comunicação com pessoas e instituições diferentes através da internet. A palavra blog vem da simplificação do termo em inglês, "weblog", significando diário online.
Como criar um blog de sucesso
Agora é o momento de desvendar os segredos por trás dos blogs que obtêm resultados expressivos e conseguem construir uma sólida base de leads.
Criar um blog de sucesso requer investimento de tempo e dedicação, especialmente porque é necessário criar conteúdo de alta qualidade para se destacar na vastidão da internet e assegurar um lugar de destaque.
Portanto, confira essas dicas que compartilhamos, comece a colocar em prática e refine suas ideias ao longo do tempo.
1. Tenha um objetivo bem definido
Outro ponto importante na hora de pensar em como fazer um blog, é compreender quais são seus objetivos com a criação desta página. Dependendo do seu objetivo, tanto a criação quanto a manutenção irá demandar mais ou menos dedicação.
Portanto, aconselhamos que você reflita: Qual é o objetivo do seu blog?
Seja para estabelecer autoridade, obter renda na internet, atrair leads e clientes para sua empresa, gerar negócios ou trocar ideias, o objetivo é o elemento orientador de toda a estratégia, desde a concepção do conteúdo a ser divulgado até a avaliação de resultados.
Fazer um blog pode ter diversos objetivos entre eles podemos citar alguns como:
- Informar sobre notícias e acontecimentos: Sabemos que a internet é um local onde as pessoas buscam informações e mais ainda existe a possibilidade de transmitir informações em tempo real. Você pode direcionar o seu blog para trazer notícias atuais sobre temas que você tem interesse.
- Mostrar alguma habilidade sua: Se você possui algum hobby, deseja documentá-lo, e oferecer informações e dicas que demonstrem a sua experiência para ajudar quem também deseja iniciar nesse mesmo hobby pode ser bastante satisfatório pessoalmente.
- Contar sobre o seu dia a dia: Também é uma maneira de iniciar um blog, o que você faz ou como você faz as coisas, mostrar o seu trabalho e também as coisas que gosta de fazer, com um registro diário das suas atividades.
- Temas específicos para um público-alvo específico: Alguns influenciadores escolhem assuntos específicos que têm mais afinidade para trazer informação a um público-alvo específico.
- Vendas ou tráfego para um site: Outro objetivo para o seu blog pode ser informar o consumidor sobre o seu produto ou serviço. Você também pode utilizar um blog para investir no mercado de afiliados e vender produtos e serviços.
- Portfólio: Uma outra maneira de utilizar um blog, é para demonstrar o seu serviço ou exibir seus trabalhos no formato de portfólio. Muitas pessoas utilizam blogs para armazenar e exibir os seus melhores projetos para seus clientes.
Após definir seus objetivos e o que te levou a criar seu blog, para saber como criar um blog de sucesso é necessário definir alguns aspectos importantes sobre a temática do blog.
2. Escolha um nicho do seu blog
Outro ponto importante para quem deseja aprender como criar um blog de sucesso é escolher qual será o seu nicho. Assim como escolher o que vender na internet antes de criar uma loja virtual, é fundamental saber que segmento você irá abordar.
Pesquisando rapidamente, é possível notar que a maioria dos grandes blogs se especializam em diversas áreas de conhecimento, como:
- Esportes, saúde, fitness e exercícios;
- Alimentos, receitas, culinária;
- Tecnologia, software, aplicativos, eletrônicos;
- Música, bandas, shows, instrumentos musicais;
- Ecommerce, marketing e marketing digital, vendas, empreendedorismo digital;
- Produtos de beleza, moda, cosméticos;
- Entre diversos outros nichos.
Imediatamente após definir o nicho do seu blog, sua primeira tarefa é buscar por concorrentes para palavras-chave que você pretende trabalhar. As chances de já existirem outros blogs trabalhando com o mesmo conteúdo que o seu são enormes.
Mas isso não significa que você não seja capaz de superá-los. Pense em como irá produzir um conteúdo relevante e melhor do que aquele já disponível que está sendo publicado por seus concorrentes.
Por exemplo, se quiser aprender mais sobre o nicho de viagens, não deixe de conferir nosso guia definitivo onde ensinamos como fazer um blog de viagem do zero!
3. Defina sua Persona
Um blog representa uma estratégia no âmbito do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo, e, por conseguinte, deve ser direcionado de maneira específica para suas personas.
A quem você deseja atrair por meio deste blog? Qual é a razão por trás dessa escolha? Quais são as características e comportamentos desse público-alvo?
Definir as personas para a sua estratégia de marketing de conteúdo é um passo fundamental que permite criar os conteúdos adequados, capazes de impulsionar o sucesso do seu blog.
É por meio desse entendimento que você será capaz de delinear os temas, as palavras-chave e os objetivos de cada conteúdo produzido.
4. Defina seu público-alvo
Se você deseja saber como fazer um blog de sucesso, essa etapa é fundamental. Afinal, será necessário entender quem será seu público para que você possa ajustar suas estratégias de conteúdo e até mesmo monetizar.
Alguns nichos são capazes de atingir essencialmente todo tipo de leitor, de qualquer idade. Ou então, é possível definir nichos com foco em gêneros ou faixas etárias específicas, como blogs de estudantes ou para mulheres grávidas, por exemplo.
A definição de seu público-alvo é importante pois afeta diretamente suas estratégias de produção de conteúdo e até mesmo o tipo de linguagem usada, como veremos a seguir.
5. Escolha uma plataforma para fazer o seu blog
Outra etapa fundamental na hora de fazer um blog é encontrar a plataforma que você irá construir seu blog. Essa plataforma irá permitir que ele tenha um layout e também que você adicione páginas extras caso necessário.
Mas não precisa se preocupar tanto com essa etapa, existem diversas plataformas projetadas para auxiliá-lo na criação do seu blog de forma intuitiva, sem a necessidade de programar nada, com ferramentas prontas.
Provavelmente você irá escolher uma plataforma que utiliza o sistema CMS, essa é a sigla para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, que permite que você crie blogs, sites e lojas virtuais a partir do seu navegador, sem a necessidade de programação.
A escolha da plataforma deve envolver a acessibilidade, funcionalidades disponíveis em seu blog, facilidade de gestão e também o preço. Sabendo disso, iremos mostrar no próximo tópico algumas opções de ferramentas para fazer um blog.
Para que você não tenha nenhuma dúvida na construção do seu blog, nós iremos realizar um passo a passo completo com a plataforma Wix.
Com a Wix, você consegue criar um blog de sucesso sem ter conhecimentos em programação, selecionando um modelo profissional pronto e já otimizado para dispositivos móveis. A partir disso, basta usar o editor arraste e solte para personalizar seu blog exatamente como preferir.
Seu blog terá um domínio personalizado e você poderá responder um questionário para receber um planejamento de SEO e fortalecer suas chances de ranquear bem nas páginas de resultados do Google e demais buscadores.
A melhor parte? Se não estiver satisfeito com os resultados, poderá testar o Wix por até 14 dias e solicitar um reembolso do valor integral de seu investimento.
O Wix conta com quatro planos, sendo que o plano mais básico envolve apenas a aquisição de domínio, e o mais caro benefícios como logo profissional e arquivos de redes sociais.
Confira o guia passo a passo sobre como criar um blog de sucesso com Wix.
- Acesse o site: Para iniciar a criação do seu blog no Wix, acesse o site. Assim que a página estiver carregada, você verá uma imagem com o texto: "Crie um blog e comece a compartilhar".
- Inicie o registro da sua conta: Existem duas opções de registro. Você pode criar uma nova conta, inserindo seus dados como e-mail e senha. Alternativamente, pode integrar suas contas do Google e do Facebook.
- Defina o seu blog: Após o registro, você será redirecionado para uma página em inglês. Para começar o seu site, basta clicar em "Let’s do it".
- Informe ao Wix: Neste passo, você pode informar ao Wix para quem é o blog, qual o objetivo e sua experiência com a construção de sites, ou simplesmente pular esta etapa.
- Construa o layout do seu blog: Agora, você pode escolher a opção Wix ADI, respondendo algumas perguntas para que o Wix crie um design para o seu site, ou selecionar um template já pronto.
- Pronto! Edite o seu site e clique em "publicar" para colocá-lo na web. Além de alterar o design, você pode considerar a aquisição do plano pago do Wix, otimizar seu blog para torná-lo responsivo e muito mais.
6. Crie uma identidade
Não há dúvidas que criar um blog de sucesso requer uma identidade única. O que isso significa? Vamos esclarecer.
Identidade é um conjunto de elementos e ações que contribuem para definir a sua página e destacá-la em relação aos demais. O nome, o design, a linguagem, os tipos de postagens... todos esses elementos contribuem para estabelecer a identidade de um blog de sucesso.
7. Faça seu planejamento de conteúdo
Estamos agora na fase mais crucial para alcançar o sucesso com um blog. Produzir conteúdo de forma aleatória, sem uma intenção consistente, não contribuirá para atrair leitores. O que você deve fazer?
Primeiramente, identifique as palavras-chave que seu público mais utiliza ao buscar conteúdos semelhantes aos que você pretende publicar.
Com base nessas palavras-chave, identifique temas que você deseja explorar no blog, temas que sejam relevantes e úteis para o seu público.
Em seguida, determine que tipo de conteúdo você pretende criar (blog posts, infográficos, imagens, vídeos, ebooks, etc.) e elabore um calendário editorial, um planejamento que estabeleça um cronograma para as suas postagens.
8. Crie conteúdo útil para seu público
É possível contar com os melhores escritores do mundo, o design mais primoroso e ainda assim não alcançar o sucesso com um blog. Sabe por quê? Porque é essencial ter em mente a utilidade da sua página para o leitor.
Seja o seu objetivo criar um blog de sucesso corporativo ou compartilhar conhecimentos sobre um tema específico, é crucial compreender as principais perguntas e dúvidas do seu público sobre o assunto.
A partir desse entendimento, a resposta a essas perguntas deve ser apresentada de maneira simples e direta, independentemente de ser um blog empresarial ou um blog pessoal de compartilhamento de conhecimento.
9. Utilize CTA
As chamadas para ação, também conhecidas como Call to Actions (CTAs), são botões projetados para orientar o usuário a realizar ações específicas, levando-o mais profundamente em seu blog.
Essas ações podem direcioná-lo ao longo da jornada do funil ou servir como ponte para landing pages, onde o usuário pode se tornar um lead mais qualificado para a empresa.
O nome "Call to Action" é derivado dos verbos no imperativo, convidando o leitor a alcançar um objetivo específico. Exemplos comuns de CTAs incluem:
- Acesse agora!
- Assine o plano mensal!
- Não perca tempo
- Compre agora
- Venha fazer parte
Apesar de sua simplicidade, essa estratégia é capaz de gerar resultados significativos, especialmente ao manter o usuário nas páginas do blog, reduzindo a taxa de rejeição do site e criando uma presença duradoura no inconsciente do leitor.
10. Tenha frequência de postagem
Considerando que um blog é um investimento para obter resultados a médio e longo prazo, não é viável criar alguns conteúdos e interromper constantemente a produção, gerando grandes intervalos entre um conteúdo e outro.
Isso pode transmitir ao leitor uma sensação de abandono ou, até mesmo, de inatividade. A consistência é fundamental não apenas para manter a atenção dos motores de busca, mas também para se manter produtivo e relevante na criação de conteúdo.
Além disso, à medida que mais conteúdo é produzido, você se consolida como uma autoridade no assunto, aumentando a confiabilidade do seu canal.
Dessa forma, é crucial investir na frequência do seu blog, alimentando-o com materiais relevantes que façam sentido para quem se encontra em qualquer fase do funil de vendas.
11. Estude seus concorrentes
É improvável que você seja o único proprietário de um blog dedicado a um tema exclusivo. Isso significa que você terá concorrentes. Como um produtor de conteúdo comprometido com o sucesso do seu negócio, sua missão é manter-se atualizado sobre tudo o que seus colegas estão produzindo.
Acompanhar assuntos, posts, ofertas, anúncios - entender o que e como estão executando um trabalho eficiente pode fornecer ideias valiosas para o seu blog.
É importante não encarar esses colegas como rivais. Afinal, um guest post pode ser benéfico para qualquer blog, e a troca de experiências nunca é demais.
12. Personalize o seu blog
Outro ponto importante é personalizar seu blog, é importante adotar uma identidade visual e deixá-lo com a sua cara. É possível criar todos seus designs em ferramentas como o Kittl.
Como falamos, muitas plataformas possuem templates prontos que você pode utilizar ou editá-lo como quiser.
Existem alguns temas pagos e temas gratuitos e utilizá-los vai do gosto de cada pessoa. Também é possível criar seu próprio tema, por tanto aposte na personalização para deixar o seu blog ainda mais atrativo para quem irá visitá-lo.
O importante é que você mantenha o seu blog organizado, na questão das páginas por categoria, também crie uma página contando um pouco sobre você para que o público possa te conhecer melhor.
Nessa página é possível deixar o seu contato e também quais são as redes sociais que você está presente. Não esqueça também de escolher um título interessante para o seu blog, e caprichar na descrição do seu blog.
13. Converse com seus leitores
Embora possa parecer, um blog não se trata de um veículo de comunicação unidirecional, onde você apenas fala, fala, às vezes escuta, mas nunca oferece um feedback.
Essa é a razão pela qual existe aquele campo lá embaixo, geralmente denominado "comente" ou "deixe sua opinião".
Ao compartilhar conhecimento, pontos de vista e opiniões, é imperativo conceder às pessoas o direito de se expressarem também.
Além disso, há a responsabilidade de dialogar com elas, interagir, responder, motivar e mediar. Por quê? Porque, do contrário, elas podem perder o interesse, seguir para outros lugares e engajar-se em conversas com outras pessoas.
Dado que a internet está repleta de pessoas interessantes para conversar, é essencial ser uma delas também.
14. Analise seus resultados
Quantos leads você conseguiu gerar, qual é o nível de engajamento do seu público, quais conteúdos apresentaram melhor desempenho e qual foi o retorno sobre o investimento (ROI) da sua estratégia de conteúdo.
A mensuração de resultados é uma oportunidade para aprender com os acertos e erros, efetuar os ajustes necessários e aprimorar constantemente.
Ao analisar alguns dados, é possível entender quais são os problemas mais comuns enfrentados pelo seu público, a preferência por determinada linguagem, extensão de post, formato de conteúdo, e outros elementos que contribuem para o aprimoramento contínuo e criar um blog de sucesso.
15. Envie newsletter para leads cadastrados
Outro ponto interessante para conseguir gerar uma base de leads e obter os e-mails dos mesmos, considere fazer o uso de ferramentas de e-mail marketing e automação de marketing.
Para enviar atualizações de novos conteúdos publicados em seu blog, promoções, eventos e demais anúncios que sejam de interesse de seu público.
Porém, para que isso funcione é importante que você não faça Spam, e envie conteúdo apenas para leads que optaram por recebê-lo.
Evite o uso de bases frias e não compre bases de e-mails prontas, pois elas podem danificar a reputação de seu website e fazer com que seus e-mails sejam bloqueados por serviços Anti-Spam.
16. Utilize a linguagem adequada
Outra dica interessante é saber como se comunicar com seu público, principalmente com relação a escrita do seus textos no blog. Os blogs podem abordar diversos assuntos, e eles vão te dar indícios de qual é a linguagem mais apropriada.
Em um blog é possível utilizar diferentes tipos textuais como: narrativos, descritivos, dissertativos, argumentativos, expositivos, etc.
Por isso, você deve ser capaz de conseguir identificar a maneira mais adequada de transferir a informação para o seu público-alvo através da escolha de qual tipo textual e da linguagem.
E isso demanda um vasto conhecimento do seu público-alvo, para tentar adaptar a linguagem que esse público usa para que você possa utilizá-la também.
Essa é uma maneira de facilitar a comunicação, e tentar fazer com que o seu público se identifique mais com o seu conteúdo.
Estabelecer uma boa comunicação com o público é fundamental para que você consiga alcançar os objetivos que você determinou para o seu blog.
17. Crie conteúdo otimizado para SEO
Uma dica para gerar tráfego de forma orgânica, você precisará otimizar suas páginas de acordo com as diretrizes utilizadas pelo algoritmo do Google e outros mecanismos de busca.
O nome desse tipo de otimização é Search Engine Optimization (SEO), traduzido diretamente para otimização para mecanismos de busca.
Para definir o posicionamento de cada conteúdo para determinadas palavras-chaves nas páginas de resultados do Google.
A ferramenta usa um algoritmo extremamente robusto e frequentemente atualizado que é capaz de identificar e mensurar a qualidade de seu material.
Afinal, seria impossível para o Google ter um representante humano indexando cada uma dos inúmeros websites disponíveis online.
SEO é um assunto realmente extenso e, por isso, criamos um conteúdo exclusivo para ajudá-lo a entender tudo sobre SEO.
Você deverá otimizar tanto elementos internos de suas páginas, como títulos, imagens, estrutura de texto, HTML, tamanho do artigo, distribuição de palavras-chave, densidade de palavras-chave, conhecidos como elementos SEO On-Page.
Assim como elementos externos, como backlinks e referenciamento de domínios, conhecidos como elementos SEO Off-Page.
Sem este tipo de otimização, não há como criar um blog de sucesso, pois o Google entenderá que seu material não é tão bom quanto outras páginas que oferecem conteúdos extremamente ricos e bem otimizados.
Entretanto, como a própria empresa menciona em suas diretrizes, seu foco principal deve estar na produção de conteúdo:
- Extremamente rico e valioso para a audiência;
- Exclusivo, não plagiado, diferente do que já existe;
- Responsivo, otimizado para leitura em dispositivos móveis (como smartphones e tablets).
Além disso, recomendamos que leia também todas as diretrizes para webmasters do Google ações que você pode tomar para ajudar a ferramenta a encontrar e indexar as páginas de seu blog, como a inserção de códigos em seu servidor de hospedagem, etc.
Vale mencionar que as plataformas para criar um blog apresentadas anteriormente já oferecem várias dessas otimizações de SEO de forma nativa.
Ou seja, você precisará se preocupar apenas na otimização de elementos SEO On-Page e Off-Page, como apresentados acima.
Entretanto, caso você queira desenvolver seu próprio website e hospedá-lo em um serviço de hospedagem, será importante otimizar elementos técnicos relacionados às diretrizes mencionadas no link anterior.
Ainda vale a pena fazer um blog?
Agora que você entendeu melhor como criar um blog de sucesso, é fundamental respondermos a esta pergunta, principalmente caso já tenha uma marca na internet e pense em expandir suas estratégias de marketing digital.
Entender como fazer um blog profissional passo a passo abre oportunidades para que você possa compartilhar conteúdo relevante para sua audiência, podendo ser do nicho que você domina ou algo relacionado a um produto ou serviço que você ofereça.
Com isso, é possível educar o mercado e começar a trabalhar as primeiras etapas do seu funil de vendas, fazendo com que sua audiência reconheça um problema e entenda como solucioná-lo.
Aprendeu como fazer um blog?
Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender tudo o que você precisa para criar um blog de sucesso.
Se você quer conhecer mais sobre nichos de blog, confira nosso artigo sobre o que é blog pessoal.
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