Como montar um curso online: confira o passo a passo
O mercado dos cursos online tem se mostrado lucrativo e cheio de oportunidade para pessoas capazes de produzir um bom conteúdo, transmitir suas ideias de forma eficientes e com boas estratégias de vendas.
O próprio Ministério da Educação reconhece que o ensino a distância é a forma de ensino que mais tem crescido no Brasil.
No entanto, criar um curso online não é uma tarefa tão fácil. É comum que muitas pessoas tenham diversas dúvidas na hora de começar a produzir seus cursos, sem saber qual é o real investimento inicial para produzir um conteúdo de qualidade que seja capaz de competir.
Quem acredita que um grande investimento é necessário para começar a criar um bom curso digital está enganado.
Um bom conteúdo não precisa de cenários profissionais ou edições super complexas.
O que irá definir a qualidade do seu material é o seu nível de conhecimento, sua habilidade de transmitir este conhecimento e a quantidade de problemas que podem ser resolvidos a partir do seu conteúdo.
Se você tem interesse em saber mais sobre como criar seu próprio curso online e como vendê-lo, confira o nosso artigo e aprenda como iniciar este novo empreendimento.
Vale a pena montar um curso online?
Os cursos e treinamentos estão se tornando cada vez mais importantes para profissionais e para o mercado de trabalho.
Hoje as empresas buscam por profissionais com a melhor formação possível e treinamentos que o façam se destacar da concorrência, aumentando o potencial de resultados gerados pela empresa.
No entanto, não é todo mundo que tem tempo para participar de treinamentos e cursos presenciais. É neste quesito que os cursos online levam vantagem, pois oferecem muito mais flexibilidade para os alunos.
Isso é possível porque as aulas online, os exercícios, os trabalhos e as avaliações podem ser realizados nos melhores horários do dia a dia dos estudantes.
Além das vantagens práticas na forma de estudar, os números relacionados ao ensino a distância também têm se mostrado muito promissores.
9 milhões de alunos escolheram esta modalidade de ensino apenas em 2018, um aumento de 20% quando comparado a 2017 e um aumento de 150% quando comparado com os dados de 2016.
Já em 2020, segundo um levantamento feito pela Udemy, o número de matrículas em cursos online cresceu em 425% e houve um aumento de 55% na oferta de cursos criados por instrutores.
Segundo o mesmo estudo, os temas que tiveram um maior interesse foram: habilidades de comunicação, mindset de crescimento, redes neurais ou modelos computacionais inspirados no sistema nervoso.
Passo a passo de como montar um curso online
Se você está pensando em criar um curso online que gera resultados, confira o nosso passo a passo.
1. Escolha o que ensinar
Um dos primeiros passos para quem está pensando em empreender com um curso online é definir o tema do seu conteúdo.
Para alcançar sucesso com suas aulas é necessário que o seu material seja bastante rico em informações, atualizado e relevante, agregando valor aos seus alunos.
A verdade é que não é preciso ser um professor para investir neste tipo de empreendimento.
No entanto, é preciso escolher com cuidado. Pense em suas especializações e coisas que você faz bem, pelas quais recebe elogios e que poderia passar seu conhecimento adiante de uma forma prática e didática.
Vários temas podem ser explorados, desde arte, música, desenho até conteúdos mais profissionais como marketing, informática, excel, inglês, entre outros.
O que importa é escolher algo que você gosta e domina, desta forma o processo de criação do seu curso será mais produtivo e irá gerar mais resultados.
2. Defina seu público
Conhecer seu público-alvo também é algo muito importante durante o desenvolvimento de um curso online. Afinal de contas, não adianta criar um conteúdo pelo qual os consumidores não tenham interesse em comprar.
Após definir o tema do seu material, avalie se o assunto escolhido terá uma audiência relevante para que o curso possa ser vendido.
Busque por materiais semelhantes ao seu foco de estudo e faça análise sobre o público que tem interesse. Procure identificar a faixa etária, classe social, sexo e ocupação profissional dessa audiência.
Para resultados ainda melhores, vá além e compreenda quais são os interesses destas pessoas, suas necessidades, dores e desejos.
A técnica de criação de personas pode auxiliar bastante durante este processo.
3. Faça uma análise do seu curso
Pesquisar e analisar seus planos é importante para aumentar as chances de obter bons resultados e um investimento seguro.
Essa é a oportunidade de garantir que o seu curso terá um público interessado e estará disposto a pagar pelo seu material.
Portanto, faça um processo de avaliação detalhado. Ao garantir um bom cenário para o seu curso online, ficará muito mais fácil evitar prejuízos e produzir um material de qualidade.
Confira a seguir as principais formas de analisar o mercado para o seu empreendimento.
- Piloto: criar um piloto e entregá-lo para sua audiência é uma maneira efetiva de testar seu material. Desta forma será possível avaliar o potencial de resultados, como o público reagiu ao seu produto e até mesmo receber feedbacks para torná-lo melhor.
- Pré-venda: este é um método que oferece mais informações sobre o tamanho do seu público e a quantidade de consumidores interessados em comprar seu material.
- Google Analytics: esta é uma das melhores ferramentas para analisar tráfego e dados na internet. Utilize a plataforma para avaliar sua concorrência e conteúdos similares ao seu.
4. Defina o formato
Decidir o formato para criar seu curso online é uma escolha muito importante e em alguns casos até mesmo difícil.
Contudo, existem algumas opções que se sobressaem, como as videoaulas e os e-books que são materiais mais acessíveis e facilitam o ensino dos usuários.
Videoaulas: pessoas desinibidas e capazes de se expressar bem em frente às câmeras podem optar por fazer videoaulas.
O formato exige mais conhecimento técnico e um maior nível de produção.
Mas não é preciso gastar muito dinheiro, com conhecimento, uma boa câmera que pode ser até mesmo de um celular, um microfone e um cenário iluminado é possível gravar suas aulas com qualidade.
O método exige mais trabalho para ser produzido, porém oferece diversas vantagens. O contato através dos vídeos permite uma conexão mais próxima com seu público, estreitando sua relação e transmitindo mais credibilidade.
E-books: é o formato constituído por livros digitais onde a maior parte da linguagem é escrita, mas que também permite o uso de imagens, infográficos, exercícios e outros conteúdos que podem melhorar a qualidade do seu material.
A principal vantagem de optar por este formato é a facilidade de elaborá-lo.
Afinal, é preciso apenas do seu conhecimento, uma ferramenta de edição de texto e um editor de imagens para resultados mais elaborados.
Porém é preciso ter a habilidade de escrever bem, de uma forma comunicativa para que a linguagem usada no e-book seja compreensível e transmita seu conhecimento e informações de uma maneira didática e efetiva.
5. Crie um roteiro
Após definir o conteúdo que será abordado em seu curso, criar um roteiro para suas aulas pode facilitar o desenvolvimento do seu material.
Porém, é preciso deixar alguns preconceitos de lado. Algumas pessoas acreditam que utilizar um roteiro pode fazer com que o resultado se torne mais artificial e engessado.
Essa é uma possibilidade caso o material não seja bem desenvolvido.
A verdade é que os roteiros são importantes porque listam as informações que serão adicionadas de uma forma hierárquica.
Desta forma será mais fácil organizar os, criar módulos e aulas para que o conteúdo possa ser assimilado de forma mais fácil pelos alunos.
6. Crie seu conteúdo
Após definir os pontos e preparar seu roteiro, é hora de criar o conteúdo do seu curso online.
Procure por referência em sua área e até mesmo em cursos diferentes que têm o público em comum.
Então, defina os módulos das aulas e produza seu e-book ou comece a gravar suas videoaulas.
7. Edite seu material
A edição do seu material é uma etapa fundamental. Essa revisão do conteúdo irá garantir que suas aulas não fiquem confusas e comprometam a qualidade do seu conteúdo.
Isso também é importante para evitar erros gramaticais, erros de diagramação e em seus vídeos.
Caso você possa investir, considere contratar profissionais freelancers para fazer o trabalho gráfico ou até mesmo a edição de seus vídeos.
8. Escolha uma plataforma de hospedagem
Após montar um curso online, revisá-lo e editá-lo, será preciso escolher uma plataforma para hospedar seu conteúdo.
Existem diversas plataformas disponíveis que oferecem diferentes benefícios e desvantagens.
Portanto, é essencial fazer uma pesquisa para conhecer bem cada uma das opções e escolher a melhor para o seu curso.
Avalie itens importantes para a sua situação. Algumas opções contam com planos gratuitos, outras são apenas pagas.
Algumas são responsivas e podem ser usadas em qualquer dispositivo, entre diversas outras opções.
9. Pesquise e defina o preço
Após criar um curso online, revisá-lo e editá-lo, será preciso escolher uma plataforma para hospedar seu conteúdo.
Existem diversas plataformas disponíveis que oferecem diferentes benefícios e desvantagens. Portanto, é essencial fazer uma pesquisa para conhecer bem cada uma das opções e escolher a melhor para o seu curso.
Avalie itens importantes para a sua situação. Algumas opções contam com planos gratuitos, outras são apenas pagas. Algumas são responsivas e podem ser usadas em qualquer dispositivo, entre diversas outras opções.
Também é importante pesquisar pela avaliação de alunos e optar por plataformas onde o aprendizado é facilitado.
Confira a seguir algumas das principais opções de hospedagem para um curso online.
Hospedagem própria: é uma opção que oferece mais controle aos profissionais que estão vendendo um curso, onde podem ajustar o ambiente de compra e até mesmo a configuração da área do aluno.
No entanto, esta alternativa exige a criação de um sistema próprio, registro de domínio e a contratação de hospedagem personalizada. Ou seja, é preciso de mais conhecimento técnico para garantir um bom produto.
Plataformas de cursos: existem plataformas prontas desenvolvidas exclusivamente para a hospedagem e a venda de cursos online.
Geralmente são intuitivas e bem fáceis de usar, tanto para criadores de cursos quanto para alunos. Conheça algumas das melhores opções:
Não deixe de conhecer também a EAD Plataforma uma plataforma com recursos incríveis para quem deseja criar o seu curso online e promover a melhor experiência para os seus alunos.
A plataforma possui uma navegação simplificada com interface intuitiva que se adapta a diversos dispositivos, além de ser fácil de personalizar e permitir que você acompanhe o progresso dos seus alunos ao longo do curso. Não deixe de conferir os outros recursos.
10. Crie uma página de vendas
Criar uma boa página de vendas é um processo essencial para que o seu curso online gere muitas conversões.
Este material de venda deve apresentar informações sobre o seu produto digital, suas vantagens e ótimos argumentos para convencer seu público.
Caso esta seja sua primeira vez criando uma página de vendas, tenha como básico o modelo padrão usado no marketing digital: título com a promessa do que será vendido, um vídeo ou imagem, chamado para ação, vantagens, diferenciais, depoimentos de alunos e fechamento com os benefícios e a oferta. Tudo na mesma ordem.
11. Divulgue e venda seu curso online
Após criar a página de vendas para o seu curso, é hora de divulgar suas aulas para começar a atrair seus clientes.
Esta etapa é essencial para que o seu material ganhe visibilidade e se destaque da concorrência, chegando até as pessoas certas e se destacando da concorrência.
Confira a seguir algumas das melhores formas de fazer a divulgação do seu produto e elaborar estratégias para atingir seu público-alvo.
Use as redes sociais
Identifique a partir das personas criadas para seu negócio quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público.
Então, crie e mantenha perfis constantemente atualizados com conteúdos.
Para que o marketing digital funcione nas redes é preciso ir além da publicidade, portanto, crie uma estratégia de inbound marketing para tornar as interações mais dinâmicas e as publicações mais interessantes.
Crie um blog
Assim como nas redes sociais, não produza apenas materiais publicitário para este tipo de canal.
Criar um blog para compartilhar conteúdo criado especificamente para o seu público é uma das principais ações em estratégias de inbound marketing.
Através de suas publicações será possível mostrar que tem conhecimento no assunto, se tornar uma autoridade em seu nicho e ganhar a confiança dos usuários.
Envie e-mail marketing
Após coletar leads através de suas estratégias de conteúdo, será possível usar estratégias de e-mail marketing para se comunicar com seu público.
Portanto, busque criar uma boa base de contato, desenhe uma estratégia de marketing digital eficiente e comece a nutrir o relacionamento com sua audiência através dos e-mails.
Quer aprender mais sobre marketing? Confira o nosso guia completo de marketing digital.
12. Invista em anúncios pagos
Os anúncios pagos criados exclusivamente com este objetivo podem ajudar seu curso online a ganhar mais visibilidade.
Utilize editores de imagem ou contrate profissionais freelancers para produzir materiais atrativos com textos e imagens bastante convidativas.
Use programas de afiliados
Plataformas criadas com o objetivo de hospedar e vender cursos online geralmente contam com programas de afiliados, que trabalham para promover e vender cursos ganhando comissões a cada nova matrícula.
Este método de monetização pode ajudar a aumentar o alcance do seu curso e gerar mais conversões.
13. Auxilie seus clientes
Por, para garantir que o seu curso tenha sucesso, acompanhe seus cliente e os ajude a alcançarem seu próprio sucesso.
Acompanhe os alunos em sua jornada e esteja presente na vida de quem comprou seu curso através de grupos de apoio e outras formas que proporcionem a oportunidade de trocar experiência e continuar aprendendo.
Dicas valiosas para de criar um curso online
Agora que você já sabe como montar um curso online, confira algumas dicas que podem ajudar a gerar um bom conteúdo e muitas vendas.
Conheça a concorrência
Uma das melhores formas para conhecer cursos online de qualidade é procurar por referências.
Ao decidir montar seu curso online, busque pelas melhores opções na área do seu conteúdo e até mesmo pelos melhores cursos de assuntos diferentes.
Para conhecer ótimas opções de temas diferentes, confira o nosso artigo com os melhores cursos online para aprender hoje.
Faça um curso em sua área
Fazer um curso em sua área antes de desenvolver seu próprio material pode ajudar a entender melhor como a dinâmica do ensino a distância funciona.
Desta forma será possível descobrir ideias interessantes que funcionam e adaptá-las ao seu material.
Além disso, busque ficar atento a erros e falhas que podem ser evitados, o que irá ajudar a criação de um conteúdo mais consistente.
Invista em vídeos
Caso tenha optado por criar videoaulas para o seu curso, invista na produção dos seus vídeos.
Se possível, busque por equipamentos de iluminação e um bom microfone para garantir um bom áudio, algo fundamental na qualidade de suas aulas.
Caso contratar um profissional para fazer suas edições esteja fora de seu alcance, considere aprender a usar um editor através de um curso online e organize suas próprias gravações.
Pronto para montar um curso online?
Esperamos que o nosso artigo tenha explicado de forma clara e prática o passo a passo de como montar um curso online.
Nossa última dica é para empreendedores que estão preparados para investir na produção de vídeos para suas aulas.
O Movavi é um editor de vídeo muito fácil, com uma interface simplificada e amigável para iniciantes, além do recurso de gravar tela que pode aumentar as possibilidades de produzir conteúdo.
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