Como trabalhar uma parceria com influencers?
O uso do marketing digital tem se tornado cada vez mais comum para as empresas, que têm diversificado as estratégias com a renovação de técnicas, entre elas, o apoio de digital influencers para maior alcance publicitário.
Os influenciadores de mídias digitais são usuários com maior alcance, visibilidade e engajamento nas principais plataformas, como o Instagram, e influenciam outros usuários e seguidores sobre temas como beleza, moda e estilo de vida.
Contar com o auxílio da divulgação dos influenciadores nas redes sociais, foi o que garantiu o sucesso da campanha direcionada para alavancar os agendamentos de micropigmentação labial masculina de uma clínica de estética.
As parcerias devem ser trabalhadas estrategicamente para proporcionar resultados assertivos nas taxas de conversão, sendo indicadas para implementação em determinados casos, como:
- Desbravar novos mercados;
- Aumentar o alcance;
- Engajar com o novo público-alvo;
- Ganho de autoridade.
Logo, é fundamental que as empresas usem o recurso de apoio fornecido pelos influenciadores de mídias digitais e sociais como complemento de estratégia, como forma de otimizar os resultados.
Digital influencer: a profissão aliada dos negócios?
A flexibilidade proporcionada pela internet permite não só que as informações sejam transmitidas e recebidas com maior velocidade, pois o surgimento de novas profissões e ocupações tem aumentado concomitantemente aos avanços tecnológicos.
Se antes trabalhar com internet era algo exclusivo das equipes de sistemas de informação, o mercado trabalhou no desenvolvimento de novos leques para essa área. Assim, há espaço para uma gráfica anunciar letra caixa com LED interno.
Indo ao encontro do conceito atual de mercado sobre a humanização de atendimento e processos, surgem os influenciadores de mídias digitais. Estes, são pessoas que iniciaram compartilhando o estilo de vida e algumas dicas do cotidiano.
Mas, ao obterem um número considerável de seguidores e interações nas redes sociais, esses indivíduos recebem uma posição de destaque, justamente como um retorno pelo próprio trabalho e por sua visibilidade.
Apesar de contarem com um modelo de trabalho autônomo, esses agentes são essenciais nas empresas e principalmente nos negócios diretos ao consumidor, o B2C, porque são um modo de humanizar as marcas.
Conforme indicam as pesquisas, o consumidor de modo geral é influenciado pela sociedade durante o momento de decisão de compra. Se um produto é consumido e referenciado por alguém de posição relevante, as chances das vendas aumentarem são altas.
Isso porque, as pessoas acompanham influencers que de fato possuem sinergia com seu contexto de vida, logo fica subentendido que se uma marca de pulseira de tecido personalizada atende as necessidades do influenciador, atenderá também as do indivíduo.
Além disso, uma marca ter um "rosto" de comum conhecimento para o público-alvo durante as campanhas de publicidade demonstra confiança para o cliente, fomentando o desejo de consumo.
Entendendo a parceria na prática
Uma loja virtual dedicada às produções gráficas compreende a importância de usar um ou mais influenciadores para tornar o site mais atrativo, viabilizando o aumento dos pedidos de adesivo personalizado para loja .
Embora na teoria demonstra ser algo simples, adicionar uma nova estratégia pode deixar equipes e proprietários ansiosos, considerando inclusive que o marketing digital, em suma, é um recurso recente e em pleno desenvolvimento.
Analisando as oscilações econômicas, é compreensível o receio de empresários a investirem em recursos para marketing digital, afinal, para os negócios qualquer decisão pode pesar de maneira positiva ou negativa.
Entretanto, métodos podem ser aplicados nas diretrizes da gestão de recursos do marketing digital, incluindo na gestão de influenciadores e do seu trabalho de parceria.
1. Escolha o influenciador ideal
A função do influenciador digital nas estratégias de promoção ao cliente final implementadas pelas empresas, é transmitir a mensagem e objetivos empresariais de forma assertiva e humanizada ao público-alvo.
Tal como as empresas possuem diversidade de nichos, o mesmo ocorre com os influenciadores, que podem abordar pautas como esportes, moda, dicas gerais no dia a dia, política, finanças e por aí vai.
O encontrado regularmente no Instagram e YouTube, que são as duas principais plataformas que concentram os influenciadores, são pessoas que produzem conteúdo autonomamente sobre moda e beleza.
Se uma loja de maquiagem, por exemplo, quer demonstrar novos produtos ou alguma nova promoção ao público, pode convidar um digital influencer para demonstrar o que há no expositor de maquiagem para loja.
Tão importante quanto focar no nicho de atuação, é preciso ter em mente que a autenticidade é uma competência indispensável para um bom interlocutor. Os números de seguidores ou inscritos podem enganar.
É fundamental que durante o processo de escolha, a empresa analise a linguagem de comunicação, espontaneidade e principalmente o engajamento nas redes sociais. Esses são os verdadeiros indicadores que determinarão o influenciador ideal.
2. Planejamento em conjunto
Estabelecer uma relação de parceria deve ser um processo construído a quatro mãos, tendo em vista que as ações feitas irão gerar resultados para as partes envolvidas.
Para uma consultoria de arquitetura, realizar o planejamento com quem mais entende das tendências na internet, foi essencial para permitir a diversificação de mercado e atingir novos clientes em potencial.
A empresa anteriormente focava na prestação de serviços direto para empresas, o chamado B2B, porém, com o aumento das demandas de estação de trabalho 3 lugares, conseguiu realizar investimentos para aumentar a produção.
O planejamento é indispensável para dar visibilidade em diversos projetos, seja para conquistar mercados, ampliar a visibilidade ou mesmo como estratégia de posicionamento de marca.
Tendo em vista que o influencer é quem possui as habilidades para falar direto com o público, o trabalho em conjunto deve ser considerado para que as empresas consigam combinar os objetivos e as tendências de mercado.
As empresas devem ainda fornecer briefings para dar mais visibilidade das metas a serem cumpridas, aliás, para que o recurso seja usado com sucesso, as partes envolvidas precisam estar alinhadas quanto às expectativas.
3. Dê dinamismo para a parceria
É fato que as empresas buscam parceiros para otimizar as estratégias no marketing digital, mas para construir uma relação duradoura e demonstrar ainda mais autenticidade, o contato entre as partes não precisa ser resumido ao tema de postagens e publicações.
Eventos posicionados estrategicamente auxiliam as empresas a ganharem mais notoriedade no mercado e devem ser adotados por diferentes segmentos, incluindo fornecedores do serviço de limpeza de carpete profissional.
Permitir que o público veja o bom relacionamento entre a empresa e o indivíduo que influencia outras pessoas na internet, é um ato de demonstração de confiabilidade de uma marca, o que ajuda no ganho de autoridade e no posicionamento.
4. Clareza nos objetivos
Ter objetivos bem definidos é essencial para assegurar que as partes mantenham o foco ao longo do processo.
Afinal, os resultados devem ser construídos dentro do escopo de curto, médio e até mesmo no longo prazo.
Ao implementar um novo produto em seu portfólio, uma empresa focada na comercialização de embalagens plásticas entendeu a relevância de investir também no Business-To-Customer, para contribuir com as relações de oferta e demanda.
Embora o comprador de embalagem para hamburguer personalizada seja outras empresas, isto é, o modelo de negócios é o Business-To-Business, a empresa deve fomentar o interesse nesse tipo de produto diretamente com o cliente final.
Os negócios funcionam como processos segmentados, por isso, é válido segmentar a função de cada agente e investir em métodos para maximizar a atuação de cada um deles.
Porquanto, para garantir que as funções das partes envolvidas no processo, além de dar visibilidade, é necessário cooperar para que o foco não seja deixado de lado.
5. Atente-se para as tendências
É importante também que revisões nos planejamentos e cronogramas sejam feitas periodicamente, contribuindo para a viabilidade do atingimento de objetivos e no atendimento das expectativas.
Quando a pauta é internet, cabe destacar que diversas tendências são criadas diariamente e para algumas pessoas pode ser até difícil acompanhar todas as mudanças e inovações presentes no mercado.
Para isso, analisar as tendências e averiguar se de fato podem ser encaixadas no negócio é primordial, porque evita que esforços feitos pelas partes envolvidas sejam em vão.
Em outras palavras, as empresas em conjunto com os influencers devem analisar e filtrar as tendências encontradas no marketing, adotando somente aquelas que efetivamente estejam em conformidade com os objetivos e com o perfil do cliente ideal.
Considerações finais
Sendo assim, as inovações proporcionadas pelo avanço tecnológico mudaram o cenário dos negócios, definindo métodos assertivos para facilitar o processo de prospecção, ganho de autoridade e principalmente no relacionamento com o cliente.
Portanto, contar com o apoio de digital influencers é indicado para empresas que querem estreitar laços com o cliente, por intermédio da humanização de marcas e aumento da confiabilidade e segurança com o marketing de referência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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