Comparador de preços: vale a pena para sua loja virtual?
Com a crescente popularização das compras pela internet e o aumento na quantidade de lojas virtuais, os consumidores estão pesquisando cada vez mais sobre a qualidade, as avaliações e os melhores preços para produtos que desejam comprar.
Para facilitar esta tarefa que pode ser trabalhosa, considerando a quantidade de opções de lojas que existem na internet, foi criado de comparador de preços. Uma ferramenta que encontra informações sobre um produto determinado pela busca de seu usuário, exibindo seu preço em uma variedade de lojas e sites diferentes.
Isto significa que estar em um destes espaços pode ajudar a trazer visibilidade e tráfego para o seu negócio. Mas antes de investir nesta categoria de ferramenta, é preciso tomar alguns cuidados e avaliar se vale a pena.
Para que você consiga identificar os benefícios e definir se este é um bom investimento, entenda melhor como um comparador de preços funciona e como ele deve ser utilizado. Vamos lá?
Como funciona um comparador de preços?
Sites de comparação de preços divulgam e comparam produtos de várias lojas virtuais diferentes. Por ser um serviço bastante utilizado por consumidores que já sabem qual produto desejam comprar, estas ferramentas geralmente têm uma quantidade muito grande de visitantes.
Então, empreendedores que têm um ecommerce podem aproveitar a oportunidade de aparecer para este público e compar planos em um site de busca de preços para que sua mercadoria seja exibida nas comparações.
Quando vale a pena investir?
Para entender se vale a pena ter seus produtos comparadores em uma destas ferramentas, é preciso avaliar o que sua loja virtual oferece.
Apesar de ser uma excelente fonte de tráfego, estas plataformas não são recomendadas para quem oferece serviços ou vende alguma categoria de produtos exclusivos, pois os gastos podem ser maiores que os lucros.
A comparação só irá trazer vantagens para seu ecommerce se seus preços forem competitivos. Apesar disso, é importante ressaltar que nem sempre o menor valor irá conquistar os consumidores.
A credibilidade do seu site, fotos de qualidade e com informações sobre o produto, bem descritas, completas e fáceis de entender serão atrativos adicionais para levar estes visitantes à página de compra.
Para garantir que esta estratégia funcione, é preciso analisar constantemente a quantidade de visitas geradas com os itens incluídos no comparador de preços e avaliar os resultados de suas vendas. Assim, é possível identificar quais produtos não vão bem, parar seus anúncios e investir naqueles que oferecem os melhores resultados.
O que sua loja virtual precisa para estar em um comparador de preços
Você gostou da ideia de exibir seus produtos em sites de pesquisa de preços e já quer começar? Confira alguns itens que é preciso para com que fazer seu ecommerce seja exibido sites comparadores.
Segurança
Um site seguro é indispensável para quem busca sucesso de sua loja virtual. Contar com certificados de segurança é um pré-requisito que a maioria dos comparadores irá exigir.
Além disso, a segurança do site pode afetar até mesmo os resultados de sua estratégia, pois clientes podem deixar de comprar em sua loja ao notarem que seus dados pessoais podem correr qualquer tipo de risco.
Site bem feito com um bom layout
Para ganhar o maior número de clientes possível ao trabalhar com um comparador de preços você precisa de um site bem construído, rápido, bonito e fácil de usar. Assim, a credibilidade de suas páginas será notada pelos visitantes, conferindo a eles a confiança para comprar.
Se o seu site precisa de melhorias no layout, tempo de carregamento ou até mesmo em outros aspectos, procure melhorá-lo antes de adotar uma estratégia que utilize comparadores.
Entender e respeitar as regras de cada plataforma
Existem diferentes opções de sites comparadores de preços e cada um conta com suas próprias regras.
Qualidade de imagens, quantidade de informações, fotos representem fielmente o produto ofertado são alguns requisitos comuns. Entenda as demandas das plataformas selecionadas para sua estratégia e garanta que seus anúncios atendam estas exigências para que possam ser exibidos.
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Devo me preocupar em sempre ter o melhor preço?
Não. Apesar destas ferramentas serem criadas para quem busca preços mais baixos, nem sempre o menor valor irá garantir mais vendas. Sua atenção deve estar voltada em oferecer anúncios de qualidade.
Esta também pode ser uma ótima oportunidade para fazer sua marca conhecida, afinal de contas, os comparadores podem colocar sua loja lado a lado de gigantes de mercado fazendo com que novos consumidores conheçam o seu negócio.
Melhores sites para comparar preços
Confira nossa lista e descubra qual o melhor comparador de preços para o seu site.
1. Google Shopping
A gigante mundial que conta com plataformas de diferentes segmentos garantiu seu espaço entre os comparadores de preço. Uma das principais características que a ferramenta tem é a integração completa com o Google Ads, apresentando suas ofertas baseadas nas pesquisas de palavras-chave dos usuários.
A maneira como o Google Shopping exibe e ranqueia seus anúncios também é muito interessante, pois não é baseado em valores pagos pelas lojas, mas sim na qualidade e relevância dos anúncios.
2. Buscapé
Bem famoso no Brasil, o comparador de preços Buscapé possibilita, além do anúncio de produtos, a exibição de serviços e assinaturas. Um grande diferencial é que usuários podem realizar a compra através da própria plataforma.
3. Bondfaro
O comparador Bondfaro tem o foco apenas em produtos. A ferramenta, que faz integra o grupo do Buscapé, se diferencia de outras opções por mostrar comentários e análises de seus usuários. A plataforma também conta com um filtro de pesquisa avançada para clientes que preferem uma busca mais refinada.
4. Zoom
Estar no Zoom é uma maneira de mostrar que sua loja é confiável, porque a ferramenta exibe apenas anúncios de lojas com análises positivas. O comparador também conta com o histórico de preços de um produto, onde os consumidores altas e baixas para definir o melhor momento de compra.
5. JáCotei
O comparador de preços Já Cotei conta com descrições detalhadas de produtos, opções para seu filtro de pesquisa e a review de consumidores. Seu principal diferencial é o programa de fidelidade, onde usuários juntam pontos que podem ser trocados por milhas.
6. Vigia de Preço
O Vigia de Preço reúne informações e ofertas das principais lojas do país. O site separa seus produtos em segmentos para facilitar a busca de seus usuários.
Também é possível utilizar uma extensão para comparar preços em seu navegador Chrome ou Firefox, uma versão para celulares também está disponível na Google Play e App Store.
7. Shopping UOL
Com uma proposta mais minimalista, o UOL Shopping oferece uma experiência simples para que você compare preços em sua ferramenta. O site conta com uma interface intuitiva, é fácil de entender e dá foco aos produtos anunciados.
8. Compare TechTudo
O blog que trata assuntos relacionados a tecnologia também conta com sua própria ferramenta para comparar preços, disponível apenas através de navegadores.
Uma das vantagens de utilizar o Compare TechTudo é a possibilidade de conferir a descrição de todos os detalhes sobre um produto, além buscar pelo melhor preço.
9. EscolhaSegura
O EscolhaSegura é um comparador que busca pelo melhor preço, monitora os preços de produtos e testa cupons de desconto. A ferramenta também conta com um recurso de notificação para avisar seus usuários sobre promoções de produtos específicos.
Comparar preços com a extensão é fácil, a partir de uma barra é possível conferir o gráfico do valor de um produto e definir o melhor momento para sua compra.
Como colocar seus produtos em um comparador de preços
Se após avaliar os produtos oferecidos em sua loja virtual e atender os requisitos necessários você considerou que vale a pena utilizar um site comparador em sua estratégia, é hora de entender como funciona a integração do seu ecommerce com as plataformas.
Integração com sua loja virtual
Uma prática comum para integrar as lojas virtuais aos sites de comparação é utilizar um arquivo no formato XML para fornecer dados detalhados dos produtos que a ferramenta irá usar para fazer a comparação. Algumas das principais informações que precisam ser oferecidas são nomes dos itens, descrições, páginas do produto, imagens, entre outros.
Não use a mesma tabela para todos os sites em que você inscreveu sua loja, pois os dados solicitados pelos comparadores pode variar. Então, na hora de preencher este documento preste bastante atenção nas informações solicitadas e garanta que nenhuma oferta ficará sem links.
Informações bem descritas
Procure se adequar às regras de cada comparador de preços. Alguns não permitem a divulgação do valor na descrição dos produtos, outros exigem uma qualidade mínima de cada imagem.
Busque manter suas ofertas dentro dos padrões das plataformas escolhidas e aproveite a oportunidade de gerar tráfego para o seu site.
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