Criando Uma Estratégia de Marca: Como se Destacar dos Concorrentes

Tempo de leitura8 minutos
Nataliia Shpitula
Nataliia Shpitula
Head of Content/Editorial Director na Logaster

Se você digitou na caixa de pesquisa e ela o trouxe até este artigo, há uma boa probabilidade de que você tenha uma nova ideia para uma startup ou até mesmo já tenha começado a pôr as mão na massa. É bastante provável que você esteja ficando acordado até tarde, pois o início dos negócios é um dos estágios mais difíceis de se passar. É bastante trabalhoso e uma das tarefas mais importantes é a criação da identidade corporativa. Vamos tentar lidar com isso juntos.

Ao que tudo indica, você já ouviu falar de expressões como identidade corporativa, marca e logotipo, e talvez as considerou erroneamente como sinônimos absolutos. Neste caso, vamos conectar o A ao B.

Uma marca é uma emoção, atitude, memória e expectativa associada a uma experiência pessoal ou compartilhada do uso de um produto ou serviço. Essas coisas estão prestes a aparecer após distinguirmos a imagem da empresa de muitas outras.

A identidade corporativa é um conjunto de elementos gráficos harmonizados em um único estilo, cuja principal tarefa é promover a criação de uma imagem única e memorável da empresa.

O logo é o principal elemento visual. Entre as suas funções, podemos destacar a identificação da empresa, sua notabilidade através de ícones de alta qualidade e diferenciação dos concorrentes. O logo é usado para desenvolver toda a identidade corporativa.

Crie a sua própria estratégia de posicionamento de marca

Não há dúvida de que criar uma marca é uma coisa necessária, mas é igualmente importante avaliar objetivamente a eficácia dela. Para ficar completamente atento, você precisa realizar uma análise completa.

Passo 1. Determinar o posicionamento atual da marca

"Se você quiser determinar a posição atual de sua marca, comece por você mesmo." É uma pena que um provérbio como esse ainda não exista. No entanto, agora ele parece ser muito razoável. Antes de criar enquetes para clientes e público-alvo, fazer uma pesquisa no Google sobre os segredos do sucesso das grandes empresas e monitorar os concorrentes, faça a si mesmo algumas perguntas:

  • Qual é a sua categoria de bens e serviços?

  • Como eles podem ser úteis para o cliente?

  • O que você pode fazer para atrair um cliente?

  • Quais são os benefícios de trabalhar com você?

  • Quem é o seu público alvo? (Gênero, idade, ocupação, etc.)

Uma série de questões que contribuem para a análise da marca ajudam a determinar a direção futura do desenvolvimento.

Passo 2. Quem são os seus concorrentes?

Os concorrentes não são apenas empresas que vendem o mesmo produto que você. Entre eles, há aqueles que não ocupam o seu nicho, mas preenchem os blogs deles com conteúdo semelhante e estão em busca de resultados com as "suas" palavras-chave. Isso distrai a atenção de seus clientes em potencial e pode tirar você dos principais resultados da pesquisa. Assim, você deve distinguir os concorrentes diretos e indiretos. Ambos são perigosos porque dificultam a conversão de seu público-alvo em clientes. Então, comece a descobrir os concorrentes. Neste objetivo, tais coisas lhe ajudarão:

  • Análise de mercado.

Analise o mercado em busca da presença de concorrentes. Use palavras-chave na caixa de pesquisa e pergunte à sua equipe de negócios quais concorrentes eles se depararam no processo de trabalho.

  • Opinião do cliente

Use seus chats e páginas de redes sociais como ferramenta para se comunicar com os clientes e perguntar-lhes sobre quais produtos/serviços em seu nicho eles usaram antes de conhecê-lo ou se ainda estão em busca de algo.

  • Fóruns de discussão.

Usando palavras-chave, encontre fóruns com discussões sobre quem, onde e como fornece serviços ou produtos semelhantes aos seus. E então aprenda sobre essas empresas em mais detalhes.

Passo 3. Realize um estudo dos concorrentes

Descobrir os concorrentes é apenas metade da batalha, a segunda parte é analisar as atividades deles. Se entrar no meio de qualquer coisa é considerado imoral, no marketing - faz parte da estratégia do negócio, sem a qual é difícil avaliar quaisquer posições no mercado. Portanto, sem embaraço, procure respostas para estas perguntas:

  • O que seus concorrentes oferecem?

  • Quais são as vantagens e desvantagens?

  • Quais estratégias eles usam e quão bem sucedidos eles são?

  • Qual é a posição deles no mercado?

A análise dos concorrentes ajudará a encontrar inspiração e a se estimar.

Passo 4. O que torna a sua marca única?

Depois de ver certa consistência de seus concorrentes, pergunte-se: como você se diferencia deles? Você tem algum ponto original e forte? O que de novo você pode oferecer? Tendo estabelecido isso, você poderá colocar acentos e criar a sua própria proposta de valor vencedora. Mas não transforme sua estratégia em uma competição, caso contrário, você corre o risco de perder sua identidade. Uma análise lógica e algumas conclusões objetivas serão suficientes.

Passo 5. Uma maneira de fazer a sua voz ser ouvida no mundo

Tênis brancos comuns geralmente nos dizem apenas que eles se sujam rapidamente. Os mesmos tênis brancos, mas com três listras na língua, nos dizem: "Esses vão servir por muito tempo...As pessoas vão olhar...São confortáveis e de alta qualidade." Para produtos com um logo reconhecível, há ainda menos reclamações e não há dúvidas sobre a qualidade. E apenas um pequeno sinal gráfico pode nos convencer a dar prioridade a determinados produtos ou serviços. Portanto, não reduza a importância do design do logo. Especialmente hoje em dia em que existem muitos serviços online de qualidade para criar uma identidade corporativa, como por exemplo, o Logaster.

Comece criando o logo da sua empresa

O estilo do logo depende do estilo geral da sua empresa. Em que indústria você trabalha? Qual o produto que você oferece? Se for uma loja de roupas esportivas, os clássicos vão parecer fora de lugar. Mas eles funcionariam de forma particularmente favorável, por exemplo, para uma joalheria. Faça um retrato de seu público-alvo e concentre-se nas preferências dele.

Leia também: Como Conquistar a Confiança Dos Clientes no Ecommerce Criando uma Estratégia de Marca Escolha o Estilo da Logo

Escolha as fontes

Fontes para o nome e slogan podem enfatizar ou estragar a aparência do logo. Por isso, é importante estudar a tipografia com todos os seus "precisa ter" e "jamais ter". Também é importante não usar mais de três fontes diferentes no mesmo logotipo.

Criando uma Estratégia de Marca Escolha as Fontes

Definir a paleta de cores

Escolher uma cor para um logo é uma ciência completa, é por isso que você precisa estudar antes de começar a desenvolver a sua própria marca. Usar apenas gostos pessoais e a intuição não faz sentido. Afinal, por exemplo, segundo as estatísticas, a maioria das pessoas ama a cor azul. Se você é um delas e você também possui uma deliciosa cafeteria, então, de acordo com essa lógica, você deveria usar a cor azul no seu logotipo. Infelizmente a cor azul tem a capacidade de estragar o apetite e, portanto, ela não funcionaria muito bem para o seu ramo.

Criando uma Estratégia de Marca Paleta de Cores

Experimente o logo sobre os elementos da identidade corporativa

Avalie o seu logo sobre os elementos da identidade corporativa: favicon, cartões de visita, papel timbrado, envelopes, banners, material de escritório, roupas, etc. E também não se esqueça de conferir como ele ficará como elemento de design no site e nas páginas de mídia social. . Talvez, em alguns casos, você precisará simplificar seu logo ou vice-versa para adicionar mais detalhes. Teste se ele fica atraente e compreensível em todos os tamanhos e formatos.

Como criar um logotipo online?

Existem muitas maneiras de criar um logo, mas a mais acessível é usando serviços online. Vamos examinar o processo passo a passo de criação de um logo através do serviço online Logaster.

Passo 1. Você precisa preencher o campo "Nome da empresa" e clicar em "Criar logo" para iniciar a criação do logotipo.

Criando uma Estratégia de Marca Passo 1

Passo 2. O gerador fornecerá muitos layouts prontos para serem usados, para restringi-los você precisa selecionar o setor e o esquema de cores (se desejar, adicione um slogan) e clique em "Criar".

Criando uma Estratégia de Marca Passo 2

Passo 3. As melhores opções podem ser favoritadas com um coração. Quando você escolher a que mais lhe agrada clique em "Visualizar e baixar" para baixá-la. Neste ponto, você também poderá ver como o logo ficará em forma de favicon, em documentos comerciais, etc.

  1. Se estiver satisfeito: deslize para baixo e clique em "Baixar".

  2. Se edições forem necessárias: clique no lápis no bloco da direita. No editor, você poderá alterar o texto, as cores, o ícone - transformar completamente a versão original. Após a edição, clique em "Salvar" no canto superior direito.

Criando uma Estratégia de Marca Passo 3

Passo 4. O serviço oferecerá a você o cadastro para que o seu trabalho seja salvo. Você poderá compartilhar seu design com os amigos ou simplesmente fazer uma pausa no processo de criação e, em seguida, voltar à sua conta pessoal com todos os seus designs criados.

Criando uma Estratégia de Marca Passo 4

Passo 5. Depois de salvar o logo, verifique o plano de tarifas. Você poderá atualizá-lo clicando em "alterar plano", se for necessário. Conheça a política de preços do serviço, por exemplo, um pequeno logo pode ser baixado gratuitamente. Escolha o kit que você precisa e clique em comprar.

Criando uma Estratégia de Marca Passo 5

Passo 6. Efetue um pagamento através do Paypal, WebMoney, cartão de crédito ou débito, etc.

O resultado de uma simples sequência de ações é um logo de alta resolução. É por isso que você deve amar os serviços online, especialmente o Logaster. Embora existam outras formas de criar um logo, como designers, agências de design, editores gráficos, você definitivamente precisará investir uma quantia relativamente alta de tempo e dinheiro sem ter a garantia que receberá um logo perfeito. A escolha é óbvia, mas todo mundo é livre para escolher o que quiser.

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